Montadoras cogitam trazer ao Brasil linhas de montagem usadas

fiat fabrica abandonada 9
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Os carros elétricos exigiram que vários fabricantes substituíssem as antigas linhas de montagem de carros a combustão e estas foram colocadas de lado diante da eletrificação, especialmente na Europa.

Para os fabricantes que substituíram suas linhas de montagem no exterior para carros elétricos, a expectativa agora é de transferir tais equipamentos não mais usados na produção de carros a combustão para o Brasil, conforme reportagem do Estadão.

Impulsionados pelo programa Mover, que prevê incentivos para importação de linhas de produção e exportação de carros feitos por estas linhas, os fabricantes estão se empenhando em transferir linhas mais modernas para o país.

O movimento não é novo na indústria, mas agora deve acentuar-se, já que cálculos apontam enorme economia em relação a construir uma planta com maquinário zero km.

Francisco Tripodi, sócio-diretor da Pieracciani, uma consultoria especializada em inovação, comentou: “Pensando que muitas vezes essa operação será feita dentro de um mesmo grupo – como, por exemplo, uma filial no Brasil que vai trazer uma linha não mais usada pela matriz na Alemanha – o único gasto é de transferir a linha”.

Tripodi aponta para uma economia da ordem de 50% se comparada com a construção de uma planta totalmente nova. Uma montadora, em anonimato, confidenciou que outra vantagem de importar linhas usadas é o tempo de instalação.

Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM, também concorda que é uma alternativa interessante para os fabricantes de veículos, importarem linhas de montagem usadas.

Bastos afirmou que é possível pensar em trazer ao Brasil linhas de montagem que não são mais usadas na China para promover um rápido investimento em produção no país.

Na China, o mercado é 12 vezes maior e muitos fabricantes, como se sabe, operam com menos de 20% da capacidade naquele país, existindo lá capacidade instalada de 50 milhões de carros ao ano, mas apenas metade disso é usada.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X