NMAX 160: consumo, preço, motor, desempenho, detalhes e fotos

NMAX 160
NMAX 160

A Yamaha NMAX 160 está em sua segunda geração, tendo sido lançada no Brasil no segundo semestre de 2016, sendo um produto da marca japonesa, recente no mercado mundial.

A scooter chegou para concorrer com a Honda PCX e assim como esta, evoluiu em 2020 para uma nova geração, ganhando edições especiais de franquias do cinema.

Nessas séries, surgiram temas como Homem Aranha, Star Wars e The Mandalorian, com a NMAX ainda recebendo uma nova versão em 2023, a SE.

Moderna e com visual expressivo, a NMAX 160 é uma scooter descolada e versátil, que usa motor refrigerado a água com cabeçote SOHC de 4 válvulas e injeção de combustível.

Com câmbio CVT e transmissão por engrenagem, a NMAX 160 tem ainda bagageiro interno de 25 litros, freios ABS, controle de tração, Start&Stop e partida presencial, entre outros.

NMAX 160 – detalhes

NMAX 160
NMAX 160

Lançada em 2016, a Yamaha NMAX 160 surgiu com farol único, carenagem fluida, suspensão traseira bichoque com motor-balança, freios a disco nas duas rodas com 230 mm e sistema ABS de série.

A NMAX 160 trouxe uma proposta avançada, com motor de 155 cilindradas com refrigeração líquida e entregando 15,4 cavalos e 1,4 kgfm, tendo ainda CVT por engrenagens, partida elétrica, cluster digital, conexão Bluetooth para aplicativo dedicado e outras inovações.

Este último contém indicadores de utilização e desempenho, programação de manutenções, comparação do modo de pilotagem mais eficiente, identificação do último local onde o veículo foi estacionado, além de poder marcar e compartilhar nas redes sociais as rotas.

Com chave presencial, a Yamaha NMAX 160 garante segurança na hora de ligar e possui comando para partida remota, tendo ainda tomada de 12 volts para recarga de smartphone ou uso de algum equipamento de limpeza, por exemplo, além de incorporar coisas como Start&Stop e controle de tração.

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No primeiro destes dois últimos, é um sistema que desliga automaticamente o motor com a moto parada e engatada, permitindo assim maior economia de combustível, religando a mesma quando se acelera novamente.

Já o segundo dispositivo é um atenuador de potência quando se detecta através dos freios ABS o patinar da roda traseira, cortando assim a força, de modo a evitar o desequilíbrio do motociclista, especialmente em curvas com pista molhada.

Com bom apoio para os pés, que podem ficar inclinados também, a Yamaha NMAX 160 tem bom espaço e conforto para piloto e passageiro, com este tendo alças de liga leve e sob o assento, um bagageiro com 25 litros que pode caber um capacete completo.

Tendo freios a disco nas duas rodas de liga leve aro 13 polegadas com pneus esportivos Pirelli Diablo Scooter, a NMAX 160 garante segurança nas frenagens com sistema ABS.

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Apresentando mudanças de cor e grafismos até 2019, na linha 2020, a NMAX 160 ganhou uma “segunda geração”, que nada mais era que uma atualização visual, com faróis duplos de LED e assinatura em LED.

Ela recebeu ainda pisca-alerta no punho, bem como os piscas foram reposicionados, enquanto o banco ficou mais largo e macio.

A NMAX 160 2020 adicionou ainda um novo cluster digital maior, bem como alerta de troca da correia do CVT e também o nível de carga da bateria.

Além da chave presencial, a NMAX recebeu o Start&Stop, enquanto o tanque passou de 6,6 para 7,1 litros.

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Na mecânica, o motor ganhou nova calibração de emissão do Promot, passando de 15,1 para 15,4 cavalos, enquanto o torque caiu de 1,5 kgfm a 6.000 rpm para 1,4 kgfm a 6.500 rpm.

Em compensação, o motor de 155 cm³ ganhou o comando VVA (Variable Valve Actuation) atuando nas duas válvulas de admissão.

Um novo chassi foi construído, assim como foram adotadas rodas de liga leve mais leves, contribuindo assim para melhor ciclística e desempenho.

A NMAX 160 ganhou ainda as séries Homem Aranha, Star Wars (nos temas Aliança Rebelde e Império Galáctico) e a atual The Mandalorian, com cores e grafismos exclusivos.

NMAX 160 – versões

  • Yamaha NMAX ABS Navy Blue
  • Yamaha NMAX ABS Solar Red
  • Yamaha NMAX ABS Matt Grey
  • Yamaha NMAX SE ABS Matt Grey
  • Yamaha NMAX ABS Mandalorian Silver Beskar

NMAX 160 – equipamentos

Yamaha NMAX 160 ABS Navy Blue – motor de 155 cm³ e câmbio CVT, mais banco duplo, bagageiro com 25 litros, farol duplo de LED, luz diurna em LED, lanterna em LED, freios com ABS, rodas de liga leve aro 13 polegadas e pneus 110/70-13 na frente e 130/70-13 atrás.

Partida elétrica, cluster digital, conexão Bluetooth com app, fonte 12V, pisca-alerta, Start&Stop, controle de tração, chave presencial e pintura azul metálico.

Yamaha NMAX 160 ABS Solar Red – Itens acima, mais cor vermelha.

Yamaha NMAX 160 ABS Matt Grey – Itens acima, mais cor cinza.

Yamaha NMAX 160 SE ABS Matt Grey – Itens acima, mais faixas decorativas em amarelo e pintura cinza metálico.

Yamaha NMAX 160 ABS Mandalorian Silver Beskar – Itens acima, mais grafismos alusivos ao personagem, além da pintura prata metálico.

NMAX 160 – preços

  • Yamaha NMAX ABS 2017 – R$ 13.072
  • Yamaha NMAX ABS 2020 – R$ 15.812
  • Yamaha NMAX ABS 2022 – R$ 18.591
  • Yamaha NMAX ABS Homem Aranha 2022 – R$ 19.274
  • Yamaha NMAX SE ABS 2023 – R$ 20.150

(*) Preços da tabela Fipe – agosto/2023.

NMAX 160 – motor

O motor da NMAX 160 é um monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração líquida e comando SOHC de 4 válvulas com sistema VVA para 2 válvulas de admissão, além de partida elétrica, injeção eletrônica e Start&Stop.

Com 155 cm³, o motor tem diâmetro x curso de 58,0 mm x 58,7 mm, com taxa de compressão de 11,6:1 e abastecido apenas com gasolina, o propulsor dispõe de 15,4 cavalos a 8.000 rpm e 1,4 kgfm a 6.500 rpm.

O câmbio CVT é acionado por correia e polia variável, com embreagem centrífuga com sapata, além de relação final por engrenagem.

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NMAX 160 – desempenho

  • 0 a 100 km/h – 16 segundos
  • Velocidade máxima – 125 km/h

NMAX 160 – consumo

  • Consumo urbano – 31,5 km/l
  • Consumo rodoviário – 36,5 km/l

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NMAX 160 – ficha técnica

Motor 160
Tipo
Número de cilindros 1 em linha
Cilindrada em cm3 155
Válvulas 4
Taxa de compressão 11,6:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 15,4 cv a 8.000 rpm (gasolina)
Torque máximo 1,4 kgfm a 6.500 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo CVT
Tração
Tipo Engrenagens
Partida
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Disco dianteiro de 230 mm e disco traseiro com 230 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico
Traseira Balança convencional
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 13 polegadas na frente e liga leve aro 13 polegadas atrás
Pneus 110/70-13 na frente e 130/70-13 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 1.935
Largura (mm) 0.740
Altura (mm) 1.160
Entre eixos (mm) 1.340
Capacidades
Bagageiro (L) 25
Tanque de combustível (L) 7,1
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 131
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X