Nova Strada Turbo: as regras da Fiat só servem para alguns

nova strada turbo 2024 1

OBS.: Pelo menos na hora de punir quem os desagrada, a Fiat e a Stellantis são bem rápidos, baniram o NA de seus eventos. Enquanto isso, as matérias “fura-embargo” continuam no ar.

Hoje está acontecendo o evento de lançamento da Fiat Strada 1.0 Turbo para a imprensa automotiva.

Seria apenas mais um evento como todos os outros, se não fosse um detalhe a respeito da atitude da Fiat que com certeza todos os membros da imprensa automotiva não estão gostando.

A marca, através do seu departamento de imprensa, informou o seguinte, como uma regra a ser seguida por todos:

embargo fiat strada

Pois bem, todos estão ali, preparando suas matérias, textos, impressões ao dirigir, vídeos (no caso daqueles que são canais de Youtube), etc.

Foi aí que notamos que por volta do meio dia de hoje, a matéria em site, que não era permitida, saiu nos respectivos sites das duas revistas automotivas, Quatro Rodas e Auto Esporte, e também no site Motor1.

Isso expõe uma situação que todos sabem mas ninguém fala a respeito: alguns sites automotivos são tratados de maneira especial, e para eles a regra não vale de nada.

E quais sites são esses? Pode ser que algumas marcas os tratem assim pois eles tem mais peso, mais visitantes, mais renome, etc.

Mas sabemos muito bem que são privilegiados aqueles que mais puxam o saco dos funcionários das fabricantes. Aqueles que estão sempre passeando juntos, aqueles que até mesmo desenvolvem uma “amizade pessoal”, com objetivo de ser favorecido.

Para tristeza do pessoal do NA, se esse for o padrão de análise da importância de cada site automotivo, nós sempre seremos os últimos da fila, pois eu, que sou o criador do NA, fui nos meus últimos eventos do setor lá por volta de 2011. Dá pra notar que dou muita importância a isso!

Já por décadas, revistas automotivas postam as coisas antes das datas de embargo, e sempre usaram as “datas de publicação” de suas revistas impressas como motivo para tal.

nova strada turbo 2024 2

Só que hoje, elas fazem o mesmo em seus sites, sendo que os mesmos não tem uma data específica para que as coisas sejam postadas, como acontecia na época das revistas que saíam no finalzinho do mês anterior.

Para sermos justos, temos que citar que o NA já fez algo parecido neste mesmo ano de 2023, por ignorância.

Um membro de nossa equipe foi no evento, e apenas ele sabia da data de embargo. Outro membro foi lá e adiantou o horário de publicação, sem saber disso.

O engraçado é que quando fizemos isso, passados 15 minutos da nossa publicação, já recebemos uma ligação de uma pessoa da marca em questão, avisando para tirar do ar a nossa reportagem.

E assim o fizemos, afinal, não nos achamos mais importantes do que ninguém.

nova strada turbo 2024 3

Já a situação de hoje é bem diferente. Agora, cerca de 17:30, já fazem 5 horas que essas matérias estão no ar, e nada foi feito.

Fica claro que a Fiat sabe das publicações, e simplesmente não faz nada, dada a importância que estes “seletos” membros da imprensa tem, o que os dá direitos que os outros não tem.

E também fica claro a arrogância de alguns, de acharem que são melhores do que os outros.

A situação é bem mais complicada para quem tem canais em Youtube e outras redes de vídeos, já que irão postar seus vídeos no dia 10, mostrando algo que todo mundo já viu.

Muitos profissionais tem um trabalho gigantesco para poder estar nesses eventos. Nosso editor, por exemplo, saiu da cidade dele, no litoral de SP, foi até a capital, e de lá pegou um avião até Florianópolis, onde o evento está acontecendo.

A pessoa acaba reservando de dois a três dias com isso, só para ver alguns sites serem liberados para a publicação, e o próprio não.

Aqui no NA, a decisão que tomamos foi de não postar nada da Strada Turbo, já que é assim que somos tratados.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.