O que é o cárter do motor? Para que serve?

carter motor
carter motor

Você com certeza já ouviu falar do protetor do cárter, um item que hoje em dia já não vem instalado de fábrica em todos os carros vendidos no Brasil, por economia.

Mas o que é o cárter, que ele protege?

O que é o cárter?

O cárter do motor é um recipiente que fica embaixo do motor, atuando como um reservatório de óleo, aquele que é usado para a lubrificação do motor.

Ele fica sempre abaixo da parte mais baixa do motor, e serve para coletar o óleo do motor, tanto quando ele está ligado quanto no momento que desligamos o veículo.

Quando o motor está ligado, o óleo desce até ele pela simples ação da gravidade e é bombeado novamente para as partes mais altas do motor, para ficar circulando o tempo todo, lubrificando todas as partes móveis do motor.

O cárter é normalmente fabricado em chapa de aço ou ligas de alumínio, escolhidos pela sua resistência e leveza.

Os recortes e formas específicos do cárter são essenciais, pois são projetados para se ajustarem à dinâmica do veículo em movimento, respondendo de modo eficiente tanto nas curvas quanto em frenagens intensas.

O cárter também ajuda a resfriar o óleo

O sistema de resfriamento do motor também conta com a atuação do cárter.

A refrigeração do óleo acontece devido ao contato do material do cárter, geralmente alumínio, com o óleo aquecido que retorna do bloco do motor.

Adicionalmente, o cárter tem a função de decantar impurezas, garantindo que o óleo circule com a menor quantidade possível de partículas prejudiciais.

O óleo circula o tempo todo, mas as impurezas contidas nele ficam no fundo do cárter, atraídas por ímãs posicionados ali.

Cárter úmido: características e uso

O cárter úmido é o sistema mais comumente encontrado em cárter para carros comuns.

Esta configuração tem lubrificação realizada por meio da imersão do virabrequim e outras peças no óleo armazenado na parte inferior do cárter, o que facilita a lubrificação por cárter úmido.

Essa alternativa é financeiramente mais acessível e suficiente para a maioria dos automóveis.

Cárter seco: vantagens e aplicação em veículos de alto desempenho

Por outro lado, o cárter seco, menos comum em carros de produção em série, é a escolha preferida para veículos esportivos e de alta performance.

Ele tem como vantagem a capacidade de manter uma lubrificação eficaz sob condições extremas de direção, como altas velocidades e mudanças rápidas de direção, condições nas quais os cárteres úmidos podem falhar devido à movimentação do óleo dentro da câmara.

Característica Cárter Úmido Cárter Seco
Aplicação Veículos cotidianos Veículos esportivos e de alta performance
Lubrificação Imersão das peças no óleo Sistema de multiestágios com bombas de óleo
Risco de falha em alta velocidade Maior Menor
Custo Mais acessível Mais elevado

Protetor de cárter: quando ele é necessário?

Não é raro encontrar situações em que os componentes inferiores do motor estão expostos a riscos, como é o caso daqueles que apreciam aventuras fora de estrada ou que frequentemente passam por vias urbanas em más condições.

Entre esses componentes, o cárter é particularmente vulnerável.

Diante dessa realidade, surge o protetor de cárter como uma ajuda adicional para veículos SUV, picapes e outros tipos de transporte que encaram terrenos além do asfalto.

Vantagens de Instalar um Protetor de Cárter

A colocação de um protetor de cárter traz vantagens não somente para os aficionados por terrenos acidentados, mas também para quem deseja prevenção de danos em contextos urbanos.

Com o aumento de buracos e obstáculos nas cidades, ele protege o cárter contra impactos inesperados.

Perguntas frequentes

O que é o cárter do motor e qual é a sua função?

O cárter do motor é um componente essencial localizado na parte inferior do motor, responsável por armazenar o óleo e garantir a lubrificação das partes móveis do motor, reduzindo o atrito entre elas. Além disso, serve como proteção para os componentes internos do motor contra impurezas e oferece rigidez ao conjunto.

Onde se encontra o cárter no motor?

O cárter está situado na parte inferior do motor, logo abaixo do virabrequim e das bielas, permitindo que o óleo coletado seja recirculado pelo motor.

Quais os materiais são utilizados na fabricação do cárter?

Geralmente, cárteres são feitos de chapa de aço ou ligas de alumínio, devido à sua eficácia na dissipação de calor e resistência a danos.

Quais são as principais funções do cárter do motor?

O cárter tem como funções principais armazenar e refrigerar o óleo e garantir a lubrificação do motor, além de decantar impurezas e assegurar proteção e estanqueidade ao sistema.

O que é um cárter úmido e qual sua aplicação?

O cárter úmido é o design mais comum, onde o óleo é armazenado na parte inferior do motor e recirculado, sendo ideal para veículos cotidianos e de produção em série.

Quais as vantagens do cárter seco e em que tipo de veículo ele é usado?

O cárter seco é projetado para veículos de alta performance, como carros esportivos, pois garante lubrificação consistente em condições de alta velocidade e manobras bruscas, graças ao seu sistema fechado e multiestágios com várias bombas de óleo.

Como deve ser feita a manutenção e limpeza do cárter?

A manutenção do cárter inclui a limpeza para evitar a formação de borras, a troca de óleo e a verificação e substituição periódica de juntas e selantes para prevenir vazamentos.

Quais as vantagens de instalar um protetor de cárter?

A instalação de um protetor de cárter oferece proteção extra contra danos e vazamentos, protegendo o motor em condições adversas, seja em off-road ou vias urbanas com problemas no asfalto.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.