Palio G4 (2008-2011): ficou com visual mais moderno

palio elx 11

O Palio G4 foi a terceira atualização do hatch compacto da Fiat, tendo sido lançado em 2008 e presente nas versões ELX e 1.8 R, após eliminação das demais versões do modelo, surgindo a Essence no lugar da ELX posteriormente.

Com a atualização, o Palio G4 ficou mais moderno (tal como os irmãos Fiat Siena, Fiat Palio Weekend e Fiat Strada), com um olhar mais acentuado e grade bipartida, assim como para-choques redesenhados e lanternas mais horizontais.

Até a tampa do bagageiro foi modificada, assim como as vigias laterais da versão duas portas, que deixou o visual mais fluido nessa opção de carroceria.

O G4 manteve o painel do G3 e com destaque para o cluster de fundo branco, tendo ainda sistema de som com Bluetooth, CD player e USB.

Ele também ganhou airbag duplo e freios ABS como opcionais, além de ter opção de câmbio automatizado Dualogic com manuais e modo Sport.

Palio G4 – detalhes

palio elx 12

Como novidade, o Palio G4 apareceu com novos faróis de desenho fluido e parábola dupla, enquanto a grade foi remodelada, ganhando duas partes separadas pelo suporte de placa e entrada adicional para refrigeração do motor.

O para-choque envolvente abrigava os faróis de neblina circulares e novas grades pretas, dando um novo visual ao compacto da Fiat, que também ganhou novas lanternas traseiras, mais horizontais e uma tampa do bagageiro lisa, totalmente redesenhada.

Rodas de liga leve aro 14 polegadas foram incorporadas e o Palio G4 manteve o interior do Palio G3, tendo este cor preta e segundo porta-luvas, sobre o original, em versões sem airbag duplo, que eram opcionais.

O cluster analógico tinha instrumentação com fundo branco, tendo conta-giros, velocímetro e temperatura da água, já que o display digital continha o nível de combustível.

Com coluna de direção hidráulica, o Palio G4 tinha ainda sistema de áudio embutido com CD player, com difusores abaixo e comandos físicos do ar condicionado.

Tendo aplique cinza no lado do passageiro, o Palio G4 tinha ainda bancos em tecido com padronagem específica, além de ajuste de altura para o motorista, para-sois no teto, retrovisor interno dia e noite, vidros e travas elétricas, banco traseiro rebatível, entre outros, estavam disponíveis.

Palio G4 – preços

  • Palio ELX 1.0 2008 – R$ 24.123
  • Palio ELX 1.0 2009 – R$ 25.816
  • Palio ELX 1.0 2010 – R$ 26.602
  • Palio ELX 1.0 2011 – R$ 27.353
  • Palio ELX 1.4 2008 – R$ 28.344
  • Palio ELX 1.4 2009 – R$ 29.144
  • Palio ELX 1.4 2010 – R$ 30.078
  • Palio ELX 1.8 2010 – R$ 30.149
  • Palio Essence 1.6 16V 2011 – R$ 28.494
  • Palio 1.8R 2008 – R$ 28.517
  • Palio 1.8R 2009 – R$ 31.140
  • Palio 1.8R 2010 – R$ 32.019

Preços da tabela Fipe de janeiro de 2023.

Palio G4 – equipamentos

Fiat Palio ELX 1.0 2/4 portas – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos e travas elétricas.

Rodas de liga leve aro 14 polegadas, freios ABS (opcional), airbag duplo (opcional), banco do motorista com ajuste em altura, bancos em tecido, cintos de 3 pontos laterais, vidros verdes, vidro térmico traseiro, para-brisa degradê e bocal do tanque e porta-malas de abertura interna.

Rádio com CD player, quatro alto-falantes, antena no teto, travas das portas traseiras, bloqueio dos vidros, alças no teto, luzes de leitura, lavador e limpador do vidro traseiro, faróis de neblina, coluna de direção ajustável em altura e alarme.

Fiat Palio ELX 1.4 2/4 portas – Itens acima, mais motor 1.4 litro.

Fiat Palio ELX 1.8 2/4 portas – Itens acima, mais motor 1.8 litro.

Fiat Palio ELX 1.8 Dualogic 2/4 portas – Itens acima, mais câmbio automatizado Dualogic com modo Sport e mudanças manuais na alavanca.

Fiat Palio Essence 1.6 16V 2/4 portas – Itens do ELX 1.8, mais motor 1.6 16V.

Fiat Palio Essence 1.6 16V Dualogic 2/4 portas – Itens acima, mais câmbio automatizado Dualogic com modo Sport e mudanças manuais na alavanca.

Fiat Palio 1.8 R 2/4 portas – Itens do ELX 1.8, mais motor 1.8 litro modificado, faixas laterais decorativas, defletor de ar traseiro, rodas de liga leve exclusivas, pneus 185/60 R14, saias laterais, bancos personalizados, cluster diferenciado, cintos vermelhos, entre outros.

Palio G4 – versões

palio elx 9

  • Fiat Palio ELX 1.0 2 portas
  • Fiat Palio ELX 1.0 4 portas
  • Fiat Palio ELX 1.4 2 portas
  • Fiat Palio ELX 1.4 4 portas
  • Fiat Palio ELX 1.8 2 portas
  • Fiat Palio ELX 1.8 4 portas
  • Fiat Palio ELX 1.8 Dualogic 2 portas
  • Fiat Palio ELX 1.8 Dualogic 4 portas
  • Fiat Palio Essence 1.6 16V 2 portas
  • Fiat Palio Essence 1.6 16V 4 portas
  • Fiat Palio Essence 1.6 16V Dualogic 2 portas
  • Fiat Palio Essence 1.6 16V Dualogic 4 portas
  • Fiat Palio 1.8 R 2 portas
  • Fiat Palio 1.8 R 4 portas

Palio G4 – motor

O Palio G4 começou sua carreira com o trio Fire 1.0, Fire 1.4 e GM 1.8, todos com tecnologia flex, porém, no final do período, o motor E.torQ 1.6 16V entrou na gama do compacto.

O motor Fire empregado no G4 era um projeto dos anos 80 que chegou ao Brasil em 2000 para substituir o Fiasa, desenvolvido nos anos 70 para o Brasil.

Com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, o Fire 1.0 tinha 999 cm³ e tinha 65 cavalos na gasolina e 66 cavalos com etanol, entregando 9,1 kgfm no primeiro e 9,2 kgfm no segundo.

Já o Fire 1.4 tinha 1.368 cm³, entregando 80 cavalos na gasolina e 81 cavalos no etanol, além de 12,2 kgfm no primeiro e 12,4 kgfm no segundo.

Por fim, o GM 1.8 8V tinha 112 cavalos na gasolina e 114 cavalos no etanol, além de 17,8/18,5 kgfm, respectivamente.

O motor GM 1.8 no 1.8 R, tinha calibração diferente, entregando 113/115 cavalos com 17,8/18,0 segundos.

No entanto, o Palio G4 teve mudança de calibração nos motores Fire, que passaram para 73/75 cavalos no 1.0 e 85/86 cavalos com 1.4, com torques de 9,5/9,9 kgfm e 12,4/12,5 kgfm, respectivamente.

Um terceiro motor foi introduzido ao final do período do Palio G4, sendo este o E.torQ 1.6 16V, um propulsor de origem BMW-Chrysler, fabricado no Paraná.

Com bloco de ferro fundido e cabeçote com comando único, o E.torQ 1.6 tinha quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica multiponto, tendo tecnologia flex.

Tendo 1.598 cm³ com 115 cavalos na gasolina e 117 cavalos no etanol, com 16,2 kgfm no primeiro e 16,8 kgfm no segundo.

O câmbio era manual de cinco marchas e havia opção de câmbio automatizado Dualogic de cinco velocidades, oferecido inicialmente no 1.8 8V e depois no 1.6 16V.

Palio G4 – desempenho

  • Fiat Palio ELX 1.0 – 15,9 segundos e 155 km/h
  • Fiat Palio ELX 1.4 – 12,2 segundos e 166 km/h
  • Fiat Palio ELX 1.8 – 9,3 segundos e 190 km/h
  • Fiat Palio ELX 1.8 Dualogic – 9,4 segundos e 190 km/h
  • Fiat Palio ELX 1.6 16V – 9,3 segundos e 190 km/h
  • Fiat Palio ELX 1.6 16V Dualogic – 9,3 segundos e 190 km/h
  • Fiat Palio 1.8 R – 9,2 segundos e 191 km/h

Palio G4 – consumo

  • Fiat Palio ELX 1.0 – 7,8/10,2 km/l e 9,9/13,2 km/l
  • Fiat Palio ELX 1.4 – 7,4/9,8 km/l e 9,5/12,8 km/l
  • Fiat Palio ELX 1.8 – 6,4/8,9 km/l e 10,2/13,6 km/l
  • Fiat Palio ELX 1.8 Dualogic – 6,5/8,0 km/l e 9,5/11,6 km/l
  • Fiat Palio ELX 1.6 16V – 6,3/8,8 km/l e 9,6/13,0 km/l
  • Fiat Palio ELX 1.6 16V Dualogic – 6,5/7,7 km/l e 9,5/11,6 km/l
  • Fiat Palio 1.8 R – 6,3/8,8 km/l e 9,6/13,0 km/l
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X