Palio Weekend 2010: Attractive, Trekking e Adventure

palio weekend 2010 8

A Fiat Palio Weekend 2010 foi a última a dispor do motor GM Família I 1.8 8V, que era parte do acordo de troca de ações entre GM e Fiat no começo do século XXI.

Disponível nas versões Attractive, ELX, Trekking e Adventure, a perua longeva da Fiat era uma opção importante num mercado que ainda não havia sofrido dos SUVs e assim tinha espaço para brilhar.

Derivada do Fiat Palio, a Weekend era irmã da Fiat Strada, assim como do Fiat Siena, mas não vendeu o suficiente para continuar como uma segunda geração, ainda que o Novo Palio pudesse tê-la gerado.

Tendo suspensão traseira própria e bom porta-malas, a Weekend foi de versões simples até a aventureira Palio Weekend 2010 Adventure, inclusive com sistema Locker e cara de SUV disfarçado.

Veja também: Palio Weekend 2005

Palio Weekend 2010 – novidades

A Palio Weekend 2010 não teve alterações em relação ao modelo 2009, exceto pela introdução do câmbio automatizado Dualogic na versão Adventure, reforçando o compromisso de conforto ao dirigir na perua.

A Weekend 2010 tinha versões Attractive e ELX, ambas com motor Fire 1.4 8V, assim como a Trekking, que também era encontrada com motor 1.8, o mesmo da versão Adventure Locker.

Havia, no entanto, algumas diferenças de tamanho entre a Attractive e a Adventure, dada a instalação de itens que tornavam esta última, visualmente muito diferente das demais opções.

Palio Weekend 2010 – detalhes

palio weekend 2010 2

Com algo entre 4,23 e 4,30 m, a Palio Weekend  tinha 2,43 m de entre-eixos e bagageiro com 460 litros até a altura das janelas.

O visual era da terceira atualização de estilo, com faróis circulares no conjunto ótico, assim como lanternas horizontalizadas atrás.

Muito antes do Fiat Pulse, a Palio Weekend Adventure Locker era o “SUV” da marca italiana, com suspensão elevada, pneus de uso misto, bloqueio eletrônico do diferencial, para-choques parrudos e apliques estéticos em profusão.

Mecanicamente, a Palio Weekend 2010 tinha o motor Fire 1.4 8V de até 86 cavalos e 12,5 kgfm, com o GM Família I tendo até 114 cavalos e 18,5 kgfm, ambos com câmbio manual de cinco marchas e Dualogic no segundo.

Palio Weekend 2010 – versões

  • Fiat Palio Weekend Attrative 1.4 Manual
  • Fiat Palio Weekend ELX 1.4 Manual
  • Fiat Palio Weekend Trekking 1.4 Manual
  • Fiat Palio Weekend Trekking 1.8 Manual
  • Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 Manual
  • Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 Dualogic

Palio Weekend 2010 – equipamentos

Fiat Palio Weekend Attrative 1.4 Manual – Motor 1.4 e transmissão de cinco marchas, mais ar condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve aro 14 polegadas, vidros dianteiros e travas elétricas, pneus 185/65 R14, frisos cromados, faróis de neblina e alarme.

Fiat Palio Weekend ELX 1.4 Manual  – Itens acima, mais vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, banco traseiro com três apoios de cabeça, padronagem diferenciada, coluna de direção ajustável, entre outros.

Fiat Palio Weekend Trekking 1.4 Manual – Itens acima, mais suspensão elevada com pneus 175/70 R14 de uso misto, grade preta, maçanetas e retrovisores pretos, saias de rodas protegidas, rodas exclusivas, para-choque com aplique preto, padronagem exclusiva e barras no teto duplas.

Fiat Palio Weekend Trekking 1.8 Manual – Itens acima, mais motor 1.8 litro.

Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 Manual – Itens acima, mais suspensão mais elevada, para-choques exclusivos, retrovisores mais altos, saias e protetores laterais, rack personalizado no teto, sistema Locker e pneus de uso misto 205/70 R15

Instrumentação auxiliar, faróis de milha, cluster com fundo branco, bancos esportivos, protetor de cárter e e rodas de liga leve aro 15 polegadas.

Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 Dualogic – Itens acima, mais câmbio automatizado com modo Sport e trocas manuais na alavanca.

Palio Weekend 2010 – preços

Palio Weekend 2010 valor

  • Fiat Palio Weekend Attrative 1.4 Manual – R$ 27.722
  • Fiat Palio Weekend ELX 1.4 Manual – R$ 27.727
  • Fiat Palio Weekend Trekking 1.4 Manual – R$ 28.883
  • Fiat Palio Weekend Trekking 1.8 Manual – R$ 29.032
  • Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 Manual – R$ 35.042
  • Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 Dualogic – R$ 35.120

Preços dos modelos usados de acordo com a tabela Fipe em julho de 2022.

Palio Weekend 2010 – motor

palio weekend 2010 7

A Palio Weekend 2010 tinha motor Fire 1.4 8V com 85 cavalos na gasolina e 86 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm, além de 12,4 kgfm no primeiro e 12,5 kgfm no segundo, obtidos em 3.500 rpm.

Já o motor 1.8 da GM tinha cabeçote 8V com 112 cavalos na gasolina e 114 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm e torques de 17,8 kgfm no derivado de petróleo e 18,5 kgfm no combustível vegetal, ambos a 32.800 rpm.

O câmbio era manual de cinco marchas com opção automatizada Dualogic de cinco marchas, mais trocas manuais e modo Sport na versão Adventure Locker.

Palio Weekend 2010 – desempenho

  • Fiat Palio Weekend 1.4 Manual – 13,4 segundos e 167 km/h
  • Fiat Palio Weekend 1.8 Manual – 10,7 segundos e 180 km/h
  • Fiat Palio Weekend 1.8 Dualogic – 11,5 segundos e 174 km/h

Palio Weekend 2010 – consumo

  • Fiat Palio Weekend 1.4 Manual – 7,1/7,8 km/l e 10,4/11,7 km/l
  • Fiat Palio Weekend 1.8 Manual – 6,5/8,0 km/l e 9,5/11,6 km/l
  • Fiat Palio Weekend 1.8 Dualogic – 6,5/8,1 km/l e 9,5/11,6 km/l

Palio Weekend 2010 – manutenção e revisão

A Fiat tem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses para a Palio Weekend 2010, tendo troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, velas, correia em V, correia dentada, entre outros.

Nas revendas Fiat, pode-se ainda fazer a troca de pastilhas de freio, discos de freio, lonas de freio, amortecedores, molas, buchas, coxins, pivôs, batentes, pneus, entre outros.

Há também serviços de funilaria, pintura, alinhamento, balanceamento, cambagem, recall, limpeza de ar condicionado, lavagem, instalação de acessórios, entre outros.

Palio Weekend 2010 – ficha técnica

Motor 1.4 8V 1.8 8V
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1368 1796
Válvulas 2 2
Taxa de compressão 12,35:1 10,5:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta
Potência máxima 85/86 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) 112/114 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol) 17,8/18,5 kgfm a 2.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas ou automatizado de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço ou liga leve aro 14 polegadas Liga leve aro 15 polegadas
Pneus 175/70 R14 ou 185/65 R14 205/70 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 4.237/4.305 4.237/4.305
Largura (mm) 1.639/1.659/1.721 1.639/1.659/1.721
Altura (mm) 1.515/1.587/1.643 1.515/1.587/1.643
Entre eixos (mm) 2.437 2.437
Capacidades
Porta-malas (L) 460 460
Tanque de combustível (L) 51 51
Carga (Kg) 400 400
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.091 1.180 (MT) 1.203 (AMT)
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND

Palio Weekend 2010 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X