Passat: dono melhora 6km/l no consumo com mudanças aerodinâmicas

vw passat variant 2006 hypermiling 1
vw passat variant 2006 hypermiling 1

Tornar o carro mais econômico é o sonho de muita gente, porém, mesmo fazendo a manutenção correta e moderando nos hábitos ao acelerador, nem sempre se consegue o que quer.

No entanto, o dono de uma VW Passat Variant adotou o estilo “Hypermiler” para alcançar uma média de consumo bem melhor que o carro original.

Diferente de outras culturas automotivas, especial do Rolling Coal os hypermilers buscam o máximo de eficiência de seus carros e esta Variant recebeu mudanças técnicas que a fizeram 6 km/l mais econômica.

vw passat variant 2006 hypermiling 2
vw passat variant 2006 hypermiling 2

Pertencente ao youtuber B Sport, esta Variant TDI ficou 33% mais frugal com alterações aerodinâmicas, visando assim reduzir seu arrasto na estrada.

De ano/modelo 2006, a VW Passat Variant ganhou calotas integrais “Disco”, mas não como aquelas do último Fusca, vendidas somente na América do Norte e Europa.

Estas calotas não possuem aberturas para ventilação dos freios e, cromados, ocupam toda a área da roda, tendo ainda uma banda branca decorativa.

vw passat variant 2006 hypermiling 3
vw passat variant 2006 hypermiling 3

Com uma suspensão 40 mm mais baixa, graças a troca de molas, a Variant TDI 2006 perdeu também as barras longitudinais no teto, objetivando ter menos apêndices que possam criar arrasto.

BS Sport adotou ainda coberturas aerodinâmicas na parte inferior do carro, bem como grade do radiador e entradas de ventilação dos freios cobertas.

Todavia, a redução do fluxo de ar para o arrefecimento do motor e também para o resfriamento dos discos de freio é um problema, mas BS Sport esclarece que seu carro tem apenas um objetivo: economizar combustível.

vw passat variant 2006 hypermiling 4
vw passat variant 2006 hypermiling 4

Para isso, a ideia é rodar somente por estradas, como a Autobahn, onde a velocidade ideal nesse caso seria de 130 km/h.

A Variant TDI modificada faz 18,3 km/l na Autobahn e 17,4 km/l em estradas secundárias da Alemanha.

Com a frente quase que completamente selada e as rodas completamente retas, após um realinhamento, a perua da VW chegou a ótimos 24,2 km/l de diesel na estrada.

No entanto, alcançar tais números poderá acarretar problemas futuros, especialmente em refrigeração do motor. Vale a pena?

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X