Não dá para remar contra a maré no mercado automotivo nacional. Ou você está com todos, ou tem que jogar a toalha e sair de cena. Já teve fabricante que fiz isso, mas quem recaía suspeita semelhante, parece que tomou sua decisão e ela é jogar a partida dos eletrificados.
Essa é a General Motors, que até pouco tempo se apoiava na decisão de Detroit de ir direto aos elétricos, um feito que aqui teria sido o maior desafio de um fabricante na história nacional, ainda mais com uma marca popular.
Com Mary Barra mudando a conversa para híbridos plug-in na América do Norte a partir de 2027, a GM na América do Sul se vê livre (?) para apostar nos híbridos e assim buscar virar o jogo nas vendas, que a montadora reclama estarem em baixa.
Fabio Rua, vice-presidente de relações-públicas, comunicação e ESG da GM, revelou ao site Automotive Business, a mudança da filial diante dos carros eletrificados. Como se sabe, a Chevrolet terá aqui os novos Equinox EV, Blazer EV e Silverado EV, esta, lá na frente. Mas, eles são elétricos.
Rua comentou sobre os planos da GM para híbridos no Brasil e uma possível data: “A partir do ano que vem, talvez, você veja um novo reposicionamento das tecnologias que temos para oferecer para o mercado”. No ano em questão, a montadora comemora 100 anos de presença no país.
Então, apresentar uma nova estratégia de carros híbridos flex ao chegar a um século de presença no Brasil seria o marco para a GM reafirmar que não deixará o mercado, mas que entrará na luta dos veículos que usam baterias.
Rua confirmou que a GM não faria a transição para energia com o híbrido, mas a montadora reconhece o desejo do consumidor que acredita que a hibridização é viável no Brasil.
O executivo não revelou o nível de hibridização do primeiro carro com essa tecnologia da Chevrolet no Brasil, mas indicou que existem pistas nos EUA sobre o qual e o que terá por aqui.
Fábio Rua apontou para meses ou um ano a novidade, que celebrará aqui o centenário da GMB. Nos EUA, ainda não existe nenhum modelo híbrido comum ou plug-in, exceto o Corvette, disponível.
Não devemos esperar pelo icônico esportivo, ainda que não fosse uma ideia ruim tê-lo por aqui, mas produtos como o Novo Equinox PHEV, poderiam adiantar a eletrificação. Importar da China? Até ser feito no México, não seria má ideia.
Ele dará um vislumbre positivo ao consumidor que espera ver a eletrificação a bordo de Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, ainda que apostemos em um sistema MHEV de 48V inicialmente.
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