Renault Kardian vs Renault Stepway: Conheça as diferenças entre os dois

kardian vs stepway
kardian vs stepway

O Renault Kardian chegou e com ele a missão de substituir o Renault Sandero, atualmente existente apenas na versão Stepway com pacote Zen e Iconic, enquanto a novidade vem nas opções Evolution, Techno e Première Edition.

O Kardian chega com motor H4Dt 1.0 TCe de 125 cavalos e 22,4 kgfm, além de câmbio de dupla embreagem EDC de seis marchas.

Já o Stepway tem versão 1.0 de até 82 cavalos, mas aqui a comparação é com o H4M 1.6 de 115 cavalos na gasolina e 118 cavalos no etanol, ambos com 16 kgfm, além de transmissão CVT que simula seis marchas.

Pelo preço, o aventureiro antigo se encontra com o crossover novo na versão Iconic 1.6 CVT, enquanto o irmão mais novo aparece com a Techno 1.0 Turbo. A versão de acesso Evolution é mais barata, mas fica evidente que isso não irá durar.

Estilo e preço

renault kardian 2025 3
renault kardian 2025 3

É inegável que o Renault Kardian é superior ao Stepway em estilo, com seus faróis full LED reposicionados e luzes diurnas em LED num formato de “T”. Bem equilibrado visualmente, tem ar esportivo e jovial, além de lanternas em “C” bonitas.

O Sandero Stepway está datado, mas ainda exibe as formas do projeto bem-sucedido do Logan, que levantou a Renault no país, tendo um aspecto simples e discreto, ainda que personalizado, incluindo rodas de liga leve e barras no teto.

renault stepway 2024 estoril santos (1)
renault stepway 2024 estoril santos (1)

Já em preço, o Kardian ganha também do Sandero Stepway, já que começa em R$ 112.790 na versão Evolution, sendo R$ 4.900 mais em conta que o irmão mais velho, com a Techno saindo por R$ 122.990.

O Sandero Stepway Iconic 1.6 CVT é muito caro para sua proposta diante do irmão mais novo e seus R$ 117.690 realmente não compensam quando você se depara com a novidade da Renault, bem mais moderno em estilo e tecnologia.

Conforto e conteúdo

renault kardian 2025 2
renault kardian 2025 2

O Renault Kardian chega com novo padrão de acabamento e design interno mais sofisticado, tendo guarnição em preto brilhante e boa mescla de cores e tecidos, além de bancos mais envolventes e bom espaço, mais 358 litros no bagageiro.

O Renault Sandero Stepway expõe o projeto do Logan, com acabamento simples demais e bancos pouco confortáveis.

O destaque fica para a altura da suspensão, o maior volume interno da carroceria e o bom porta-malas de 320 litros.

renault stepway 2024 estoril santos (3)
renault stepway 2024 estoril santos (3)

Sem dúvidas, o Kardian ganha de lavada em conteúdo, com freio de estacionamento elétrico, auto-hold, cluster digital de 7 polegadas e multimídia com tela de 8 polegadas, seis airbags, alavanca joystick, porém, compartilha o mesmo volante.

O Sandero Stepway é bem menos equipado, destacando-se apenas a multimídia com tela de 7 polegadas e o ar condicionado automático, mas peca na direção eletro-hidráulica, na falta de mais airbags e menor assistência do condutor.

Desempenho e consumo

renault stepway 2024 estoril santos (2)
renault stepway 2024 estoril santos (2)

Por usar um motor turbo com transmissão automatizada de dupla embreagem, o Kardian se sai melhor que o irmão, indo de 0 a 100 km/h em 10,0 segundos com máxima de 185 km/h.

Já o Sandero Stepway com seu motor 1.6 aspirado e câmbio CVT, não foca na performance e assim precisa de 11,9 segundos para ir até 100 km/h e alcança 177 km/h de velocidade final.

renault kardian 2025 4
renault kardian 2025 4

No consumo, o Sandero Stepway leva vantagem por seu conjunto acima, com 9,3 km/l tanto na estrada quanto na cidade, um resultado insólito, realmente, enquanto com gasolina, faz bons 13 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

No caso do Kardian, o resultado é ruim sob o mesmo Inmetro, com 7,3 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol, além de 10,7 km/l no urbano e 11,6 km/l no rodoviário com gasolina.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X