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Retrovisor com câmera: entenda como funciona

Saiba como funciona o retrovisor com câmera.

Retrovisor com câmera: entenda como funciona


 

 

Não podemos negar que a tecnologia automotiva passou e ainda caminha por um caminho de inovação, facilitando cada vez mais a vida dos motoristas.


As novas invenções conquistam pelo conforto, eficiência e segurança. Não é à toa que, ao comprar um novo carro, o consumidor passou a avaliar primeiro itens como: ar condicionado, direção hidráulica, vidro e trava elétrica, dentre outros.

Retrovisor com câmera: entenda como funciona

O sensor de estacionamento, que, inicialmente, chegou nos automóveis mais sofisticados, é um dos “queridinhos” dos motoristas. Atualmente já é possível vê-lo em muitos populares.

Veículos como Renault Kwid, Chevrolet Onix, Lifan 530, Renault Logan, Volkswagen Fox, Peugeot 208, Chevrolet Prisma e Fiat Argo são alguns dos modelos mais baratos que disponibilizam sensor e câmera de ré.

Retrovisor com câmera: entenda como funciona

Ano após ano, acompanhamos a evolução do item de segurança. Os primeiros surgiram simples, apenas por meio de sensores. Atualmente, além do sensor, a tecnologia permitiu que condutor verificasse as condições de estacionamento por câmeras.

Importante equipamento de segurança, graças à sua eficiência, muitos acidentes com animais e crianças são evitados. Ainda há a ampliação da visão para proteger o condutor de colidir contra muros e outros veículos.

Como é a instalação e o funcionamento do retrovisor com câmera

Basicamente, existem duas formas do motorista visualizar o que acontece lá atrás no seu veículo no momento de estacionar.

Retrovisor com câmera: entenda como funciona

Com a câmera instalada, você pode ter toda a visão traseira para estacionar através da central multimídia do carro (a mesma tela do som/GPS) ou pelo retrovisor — opção que iremos abordar nesta matéria.

No centro do para choque é necessário realizar um furo para instalar a câmera. Na parte interna, mais especificamente na lateral, o instalador deverá passar os cabos de energia e transmissão de imagem do equipamento.

Há outros modelos que a câmera pode ir ao lado da placa traseira.

Além do encaixe para a câmera, também é preciso fazer outros furos, geralmente são quatro, para o espaço dos sensores que irão lhe auxiliar.

Retrovisor com câmera: entenda como funciona

Atente-se a cor do sensor. Os mais comercializados são: branco, preto e prata. Portanto, ao realizar a instalação, não deixe de consultar com o profissional.

Já o retrovisor, que deverá ser trocado, já vem pronto para receber alimentação e informação. Alguns modelos já vêm com garras para fazer o encaixe no para-brisa, podendo ajustar de acordo com o modelo do seu carro, além de botão de liga/desliga para o som de alerta no momento de estacionar.

Ao procurar pelo modelo, consulte se o retrovisor já oferece saída de som para os sensores. Assim não será preciso mexer nos alto-falantes do veículo.

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O encaixe do novo retrovisor pode ser feito sobre o original do automóvel. Sem a necessidade de alterar.

A partir do momento em que o motorista aciona a marcha à ré, automaticamente, a tela é acionada transmitido a imagem da visão traseira.

A instalação requer cuidados, em vista disso, é recomendado que o proprietário do veículo procure um profissional com pleno conhecimento para equipar no carro. Lembrando que ele deverá mexer no forro traseiro até chegar à parte frontal para colocar o novo retrovisor.

A qualidade do produto adquirido

Outro detalhe importante é referente à qualidade e originalidade do produto. Além de verificar a tela, retrovisor e sensor, o condutor precisa avaliar as propriedades e funcionamento da câmera.

Retrovisor com câmera: entenda como funciona

Veja se o kit proporciona visão clara e nítida. Dependendo do modelo, algumas câmeras podem não ter tanta eficiência durante em ambientes de baixa luminosidade. Sendo assim, considere esse ponto antes de instalar.

Caso haja dificuldade para enxergar, o motivo pode estar no kit escolhido e, inclusive, ele poderá trazer problemas futuros.

Para ajudar, não avalie a quantidade de megapixels da câmera. Busque por um equipamento com lente de grande abertura, assim será possível receber mais luz e a transmissão ficará mais nítida na tela do retrovisor.

Retrovisor com câmera: entenda como funciona

A luz é representada pela sigla: f/X — o X deve ter o menor número possível. No manual encontre informações sobre o tamanho do sensor CMOS, quanto maior, mais qualidade você terá na imagem.

O tempo de resposta também é muito importante. Uma câmera que leva muitos segundos para transmitir pode não ser um bom negócio. Em média, até 2 milissegundos (ms) é o aceitável, acima disso, poderá haver problemas.

Outra questão pessoal que deve ser avaliada é sobre o tamanho da tela. Alguns motoristas podem não se acostumar com a tela pequena do retrovisor. Neste caso, pode ser vantajoso optar pelo sistema que transmite as imagens na central multimídia.

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Na tela, é essencial que apareça as linhas coloridas que mostram ao motorista a distância em que ele está do carro, moto ou muro atrás. As cores são ótimas para que você possa ter uma noção do intervalo, por exemplo: verde, significa que há espaço disponível; já o vermelho, indica que deve parar.

É possível encontrar sistemas modernos onde as linhas se movem enquanto o condutor vira a direção. Mostrando a distância com ainda mais precisão.

Sensor de estacionamento original da montadora

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Antes de realizar o serviço por fora, procure pela montadora do seu carro e confira se existe a possibilidade de instalar o equipamento com produtos originais de fábrica. Obviamente que o valor pode ficar mais caro, por isso que o indicado é sempre fazer uma busca de preço.

Caso a diferença seja pequena, talvez a instalação com o próprio fabricante do veículo pode ser um bom negócio.

Preço para instalar retrovisor com câmera

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Após todas as dicas que passamos aqui, é hora de avaliar o custo. Fora da montadora, há diversos sites que comercializam o kit com retrovisor, câmera e sensor. O custo varia podendo iniciar em R$ 130 e chegar até R$ 300.

Nesses valores o custo de instalação pode não estar incluso, logo, confirme com o instalador. Lembrando que é possível fazer na sua própria garagem, no entanto, tome cuidado para não prejudicar outras peças do veículo.

O sensor de estacionamento acompanhado de câmera é, sem dúvidas, um equipamento crucial para a segurança, garantindo com que o motorista tenha mais uma visão que nunca é 100% no momento de estacionar o carro. Contudo, nenhuma dessas novas tecnologias será tão importante quanto à atenção do condutor.

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Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Daniel dos Santos

    Gambiarras, gambiarra, gambiarra….

    • Thiago

      Não necessariamente. Há carros que vêm/vinham com essa solução que você chama de “gambiarra” de fábrica. A Kia e a Hyundai mesmo se utilizaram disso por muito tempo.

  • Ina Marlina

    veja “Fighting with My Family” neste site! tudo está aqui !! visite este blog: ONETWOTHREESERIES123.BLOGSPOT.COM

  • Mayck Colares

    O novo uno se não me engano tem esse opcional. Uma vez andei no carro de uma colega em que adaptaram um outro retrovisor na frente do retrovisor do carro que vinha com câmera. Isso sim é gambiarra.

  • Cromo

    Acho q este tipo de “espelho” pode ser interessante por outros motivos: o farol alto do carro q vem atrás não ofusca a vista. Também pode ser útil no sentido de melhorar o campo de visão de carros com menor visibilidade, notadamente em esportivos e ônibus/caminhões. Estacionar está longe de ser um motivo desprezível, mas pra mim não é prioritário.

  • Josué

    Eu tenho uma “gambiarra” dessa no meu carro, e funciona bem, é bem util……………..

  • Edson Fernandes

    Se esse retrovisor com camera fosse também como o primeiro que é fotocromico, eu teria colocado no meu carro. Masno Brasil não se acha esse modelo.

    Por isso que eu não coloquei no meu carro.

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