Shelby Cobra: variante especial do AC Cobra

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O Shelby Cobra foi uma variante americana do AC Cobra, um roadster esportivo britânico criado nos anos 60 e que ganhou muita fama nos dois lados do Atlântico Norte.

Compacto, elegante e com dois lugares para os felizardos que podem acelerar seu potente motor V8 de origem Ford e dominar a pequena máquina de tração traseira.

Construído originalmente com um seis em linha Bristol de antes da Segunda Guerra, o Cobra nasceu de um roadster anterior da AC Cars, um fabricante britânico de pequeno volume.

Shelby Cobra – história

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No início dos anos 60, Carroll Shelby, piloto aposentado e designer automotivo, pediu à AC uma variante do Cobra que pudesse levar um motor V8 sob o capô.

Então, como a AC havia aposentado o Bristol pouco antes, aceitou a tarefa e criou o que se chamou de Shelby Cobra, que acabou sendo também produzido nos EUA.

Como Shelby tinha contrato com a Ford, os V8 Small Block 260 e 289, chamados Challenger e respectivamente com 4.3 e 4.7 litros, foram disponibilizados tanto nos EUA quanto na Inglaterra.

Lá, a AC Cars lançou o Cobra com sua marca e o propulsor da Ford, ressurgindo após o fim do roadster Ace, gerando assim três gerações desse novo carro esportivo.

O Shelby Cobra ficou famoso nas mãos de Carroll e pode ser visto no filme Ford vs Ferrari, onde o personagem do designer aparece dirigindo um exemplar de cor azul.

O Cobra teve três gerações entre 1962 e 1967, sendo revivido nos anos 80 em uma forma não reconhecida como canônica, ganhando motores de outras marcas e parecendo um kit car.

Na terceira geração, o Shelby Cobra recebeu um V8 Big Block 427 de 7.0 litros com dois carburadores, foi adicionado ao carro com bitolas maiores e comprimento um pouco mais longo.

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Shelby Cobra – detalhes

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O Shelby Cobra tinha uma carroceria elegante, com linhas suaves e capô longo, com faróis circulares cromados e piscas circulares na parte inferior, além de duas barras verticais cromados como para-choque.

A grade superior era ampla e tinha grande profundidade, sendo simples no 260, cromada no 289 e exclusiva no 427, tendo ainda nas laterais com rodas de liga leve raiadas com aro 15 polegadas.

O capô longo tem entrada de ar pequena no 289 e larga no 427, enquanto o para-brisa tinha batentes cromados.

As portas, por exemplo, não tinham maçanetas, sendo abertas por dentro, pois, não havia janelas e nem capota retrátil, sendo a diminuta cabine dominada por barras anticapotamento individuais arredondadas.

No Cobra 427, havia uma barra única cromada para a mesma função, enquanto a traseira tinha pequenas lanternas e barras cromadas como protetores.

Dentro, o ambiente era dominado pelo túnel largo que separa os dois bancos em couro, com painel sendo revestido em couro com vários mostradores analógicos e dois deles, velocímetro e conta-giros maiores.

O volante era esportivo de três raios de aço e aro em madeira, com a alavanca do câmbio longa e inclinada, tendo pomo de madeira.

Shelby Cobra – versões

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  • Shelby Cobra 260 4.3 MT
  • Shelby Cobra 289 4.7 MT
  • Shelby Cobra 427 7.0 MT

Shelby Cobra – equipamentos

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Shelby Cobra 260 4.3 MT – Motor V8 4.3 e câmbio manual de quatro marchas, faróis cromados, barras anti-choque cromadas, rodas de liga leve aro 15 polegadas e raiadas, pneus 185 R15, para-brisa com batentes cromados, barras anticapotamento, revestimento em couro no painel, portas e bancos, volante esportivo em madeira e instrumentação de cor branca.

Shelby Cobra 289 4.7 MT – Itens acima, mais motor V8 4.7 litros, mais faixas decorativas no capô e porta-malas, entrada de ar no capô e quebra ventos de vidro.

Shelby Cobra 427 7.0 MT – Itens acima, mais motor V8 7.0 litros, grade exclusiva, entrada de ar maior no capô, saídas de ar laterais, canos de escape cromados nas laterais, rodas de liga leve exclusivas, barra única cromada anticapotamento, saias de rodas e para-lamas mais abaulados.

Shelby Cobra – preços

  • Shelby Cobra 427 7.0 MT – US$ 5 milhões (estimativa)

Shelby Cobra – motor

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O Shelby Cobra teve três motores originalmente, sendo dois da família Challenger e do grupo Small Block, além de um FE dos Big Blocks.

Os primeiros 75 exemplares do Cobra MK I ganharam as ruas com o V8 260 Challenger de 4.3 litros, feito inteiramente em ferro fundido e com comandos no bloco, além de duas válvulas por cilindro.

Era alimentado por um carburador quádruplo, tendo assim 4.261 cm³ e taxa de compressão de 10:1, entregando 260 cavalos a 5.800 rpm e 37,2 kgfm a 4.800 rpm.

Ainda no Mk I, o segundo lote, com 51 unidades, foi equipado com o V8 289 de 4.7 litros da linha Challenger, com a mesma carburação de quatro corpos, tendo este 4.727 cm³ e 11:1.

Desse modo, o Shelby Cobra 289 entregava 275 cavalos a 5.750 rpm e 43,1 kgfm a 4.500 rpm, sendo a mesma mecânica usada no Cobra Mk II.

Já o Cobra 427 surgiu no modelo Mk III era um Big Block V8 FE de 7.0 litros com dois carburadores, também feito inteiramente de ferro fundido, tendo 6.997 cm³ e taxa de compressão de 11,5:1.

O mais forte motor colocado no Shelby Cobra entregava 425 cavalos a 6.000 rpm e 66,4 kgfm a 3.700 rpm, sendo controlado por uma caixa mecânica de quatro marchas, tal como as versões anteriores.

Shelby Cobra – desempenho

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  • Shelby Cobra 260 4.3 MT – 6,0 segundos e 220 km/h
  • Shelby Cobra 289 4.7 MT – 5,5 segundos e 230 km/h
  • Shelby Cobra 427 7.0 MT – 4,8 segundos e 265 km/h

Shelby Cobra – consumo

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  • Shelby Cobra 260 4.3 MT – ND
  • Shelby Cobra 289 4.7 MT – 5,3/6,9 km/l
  • Shelby Cobra 427 7.0 MT – ND

Shelby Cobra – ficha técnica

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Motor V8 4.3 Challenger V8 4.7 Challenger V8 7.0 FE
Tipo
Número de cilindros 8 em V 8 em V 8 em V
Cilindrada em cm3 4.261 4.736 6.997
Válvulas 2 2 2
Taxa de compressão 10:1 11:1 11,5:1
Alimentação Carburador 4 corpos Carburador 4 corpos Dois carburadores
Potência máxima 260 cv a 5.800 rpm (gasolina) 275 cv a 5.750 rpm (gasolina) 425 cv a 6.000 rpm (gasolina)
Torque máximo 37,2 kgfm a 4.800 rpm (gasolina) 43,1 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) 66,4 kgfm a 3.700 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Manual de 4 marchas Manual de 4 marchas Manual de 4 marchas
Tração
Tipo Traseira Traseira Traseira
Direção
Tipo Mecânica Mecânica Mecânica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira Braços sobrepostos Braços sobrepostos Braços sobrepostos
Traseira Braços sobrepostos Braços sobrepostos Braços sobrepostos
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 15 polegadas Liga leve aro 15 polegadas Liga leve aro 15 polegadas
Pneus 185 R15 205 R15 205 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.848 3.848 3.962
Largura (mm) 1.549 1.549 1.727
Altura (mm) 1.245 1.245 1.219
Entre eixos (mm) 2.286 2.286 2.286
Capacidades
Porta-malas (L) ND ND ND
Tanque de combustível (L) 68,1 68,1 68,1
Carga (Kg) ND ND ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 950 1.050 1.150
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X