Significado de nomes e símbolos de marcas: Citroën

citroen c3 feel pack 2023

O que significa o nome e o símbolo da Citroën?

Citroën é o sobrenome do fundador da marca parisiense, André Citroën, que deu início à empresa em março de 1919, na capital francesa, sendo que hoje a marca pertence à Stellantis, que congrega 14 marcas pelo mundo, desde a italiana Fiat até a americana Dodge.

Sempre focada na inovação, a Citroën usa, desde sempre, o chamado duplo chevron, as famosas barras dobradas que André Citroën conheceu em uma viagem até Lódz, na Polônia, quando tinha 22 anos.

Citroën conheceu um conceito novo de engrenagem em chevron para um sistema mecânico de produção e comprou a patente das engrenagens, cujo design anulava a força axial nos eixos, equilibrando-os.

Essa inovação, Citroën levou não só no logo da marca que criou, mas nos primeiros diferenciais traseiros de seus carros.

Hoje, o duplo chevron é totalmente associado com a marca francesa, que a partir de 1919, inovou não só em engenharia, mas também em design, criando seu próprio estilo e ousando, ditando moda.

Tendo adquirido a Michelin no início de carreira, a Citroën começou a chamar atenção a partir do Traction Avant, um clássico de tração dianteira (motivo do nome) que se pode ver rodando no Brasil ainda hoje.

Citroën ousou ir do luxo às massas com o 2CV ou Deux Chevaux (Dois cavalos em francês), um carro tão inovador que ainda hoje surpreende quem não o conhece.

A marca francesa ousou em colocar a transmissão na frente do motor, criou um para-brisa triplo, volante de raio único e a chamada suspensão hidropneumática do modelo DS, de 1955.

Este carro podia literalmente rodar com três rodas e dispensava macaco para troca de pneu, tendo evoluído para a Hydractive ou “tapete mágico”, hoje feito com amortecedores especiais, patenteados para carros comuns da marca.

Produzindo no Brasil desde 1999, a Citroën tem os seguintes modelos em seu portfólio global:

  • Hatch – C3, C4
  • Sedãs – Elysée, C4 Lounge e C5
  • Perua – C5 X
  • Crossover cupê – C4 X
  • SUVs – C3 Aircross, C4 Cactus e C5 Aircross
  • Elétricos – ë-C4 e Ami

Citroën – informações na Wikipedia

Razão social Sociedade anônima
Tipo Afiliação do Grupo Stellantis
Slogan Nothing Moves Us Like Citroën
Indústria automobilística
Fundação março de 1919 (103 anos)
Fundador(es) André Citroën
Sede Paris, França
Área(s) servida(s) Mundo
Pessoas-chave Vincent Cobée
Empregados 13.900
Produtos Automóveis
Subsidiárias DS Automobiles
Acionistas Stellantis
Website oficial www.citroen.com

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X