Significado de nomes e símbolos de marcas: Dodge

dodge challenger 6

Dodge. Uma das marcas mais conhecidas e reverenciadas do mundo, é também uma bandeira conhecida no Brasil, desde os seus caminhões até os carrões com motor V8 que encantaram nos anos 70.

Americana, a Dodge é uma sobrevivente em um mercado que viu várias marcas históricas dos EUA serem extintas e hoje busca seu lugar ao sol sob a Stellantis, tendo que se reinventar para seguir o caminho.

Antiga, a Dodge surgiu em 1900 pelas mãos dos irmãos Horace Elgin e John Francis, que fundaram uma empresa que fornecia peças e componentes para outros fabricantes, como Dodge Brothers.

Em 1920, a Gripe Espanhola matou os irmãos Dodge e a empresa foi vendida para Dillon, Read e Co., em 1925. Contudo, três anos depois, a Chrysler a comprou.

A Dodge criou uma gama de automóveis populares e caminhões, mas chegou a tentar o luxo, porém no pós-guerra a gama da marca foi reduzida com a Plymouth.

Nos anos 60, a Dodge chegou ao Brasil com seus caminhões e picape, mas em 1967, a marca começou a produzir carros por aqui, com modelos como Dart e Charger.

Com seus motores V8 5.2, esses carros foram os últimos de influência americana no mercado brasileiro ao lado de carros da Ford, como o Maverick.

Em 1980, a VW compra a Dodge no Brasil, mas a marca retorna ao país no fim dos anos 90, produzindo a picape Dakota, inclusive com o mesmo V8 5.2 litros, porém, poucos anos depois saiu novamente.

Nos EUA, a Dodge mantém os dois últimos muscle cars, sendo eles Charger e Challenger, mas fez história com a Dodge Caravan, a primeira minivan de sucesso e ponto de virada do mercado americano.

Produzindo carros desde 1914, a Dodge iniciou sua carreira com dois “D” em delta, depois convertidos em estrela, tendo ainda um aríete em 1932, um brasão em 1941, com duplo bumerangue e o Fratzog seguindo.

A Dodge chegou a usar o Pentastar da Chrysler, além de uma cruz e agora duas barras paralelas, mas o carneiro da montanha é famoso, pois veio do trator Dodge Bighorn 1973, que depois foi estendido para as picapes Dodge Ram.

Estes são os modelos atuais da Dodge no mercado americano:

  • Crossover – Hornet
  • SUV – Durango
  • Cupê – Challenger
  • Sedã – Charger

Dodge – informações na Wikipedia

Razão social Sociedade anônima
Tipo Afiliação do Grupo Stellantis
Slogan Get Yours Before They’re Gone
Indústria automobilística
Fundação 1900 (122 anos)
Fundador(es) Horace Elgin Dodge e John Francis Dodge
Sede Auburn Hills, Michigan, EUA
Área(s) servida(s) Mundo
Pessoas-chave Timothy Kuniskis
Empregados Não declarado
Produtos Automóveis
Subsidiárias Ram (separada)
Acionistas Stellantis
Website oficial www.dodge.com

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X