Significado de nomes e símbolos de marcas: Jeep

jeep compass 2023 eua 2

O nome da marca americana se confunde com o clássico Jeep Willys, que do exército americano para as ruas, se tornou um produto cult nos anos 50 e 60, mas sua origem começa com a Bantam, cujo projeto do jipe militar foi aprovado.

Contudo, a Bantam não teve capacidade de entregar os volumes e variantes que surgiram para Willys e Ford, mas no pós-guerra, a primeira acabou ficando com a versão civil do modelo, que na Segunda Guerra foi apelidado de “Jeep”.

Nos anos 50, surgiram variantes do Jeep, mas a Willys acabou comprada pela Kaiser e tanto lá quanto cá, onde a Willys Overland do Brasil tinha fábricas em São Bernardo do Campo, Taubaté e Jaboatão dos Guararapes.

Os modelos CJ-6 e CJ-7 se tornaram os mais populares da Jeep e modelos como Jeepster, Jeep Truck e Jeep Station Wagon se destacaram. Posteriormente surgiram variantes diversas, como o estranho FC-170 e o Fleetvan para os Correios dos EUA.

Modelos como Wagoneer, Cherokee e Grand Cherokee, além do raizeiro Wrangler, a Jeep passou para a Ford no Brasil, com modelos Rural, Jeep e Pickup, enquanto nos EUA caiu nas mãos da Chrysler após a AMC até os anos 80.

Depois da Fiat Chrysler, a Jeep voltou a ampliar seu alcance com os modelos Renegade e Compass, seguidos por Commander e Avenger, além da picape Gladiator nos EUA e o retorno do Wagoneer.

O termo pejorativo “jeepy” foi usado como gíria no exército americano para designar novos recrutas ou veículos, mas foi usado até em personagem de desenho antes de chegar ao jipe militar.

A palavra significaria algo como “qualquer coisa insignificante, boba, desajeitada ou tola”, mas o apelido Jeep pegou para se referir às novas viaturas de reconhecimento do exército.

No pós-guerra, o apelido virou marca, mas easter eggs são associados com ela, como Trail Rated, o desenho do Jeep Willys e as sete barras na grade, são alusivas ao jipe militar.

Modelos de carros da Jeep:

  • SUVs – Renegade, Compass, Commander, Cherokee, Grand Cherokee, Wagoneer, Grand Wagoneer
  • Crossover – Avenger
  • Picape – Gladiator

Jeep – informações da Wikipedia

Razão social Subsidiária
Tipo Afiliação do Grupo Stellantis
Slogan Legends aren’t born, they’re made
Indústria automobilística
Fundação 1943 (80 anos)
Fundador(es) US Army
Sede Toledo, Ohio, EUA
Área(s) servida(s) Mundo
Pessoas-chave Christian Meunier
Empregados Não declarado
Produtos Automóveis
Subsidiárias Nenhuma
Acionistas Stellantis
Website oficial www.jeep.com

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Sem categoria

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X