Significado de nomes e símbolos de marcas: Land Rover

land rover defender 110 1

A Land Rover surgiu como um produto específico para a Rover, mas acabou separando-se da marca que o nomeou e hoje faz dupla com a Jaguar em uma empresa reunida sob o grupo indiano Tata Motors.

A marca inglesa tornou-se então uma bandeira dedicada exclusivamente a veículos com tração nas quatro rodas, atuando agora essencialmente no segmento de luxo.

Em 1948, a Rover – tradicional fabricante britânico – lançou um novo produto para atuar em regiões onde o veículo 4×4 se destaca-se, surgindo assim o Land Rover Series.

Este veículo rústico e robusto teve três séries até o final dos anos 70, quando surgiu um modelo derivado dele, o Land Rover Defender.

Com mando real desde 1951, a Land Rover exportou seu veículo 4×4 para todos os lugares do mundo e começou a mudar a linha de atuação a partir de 1970, com o Range Rover, um SUV mais luxuoso e sofisticado.

Após a British Leyland, a Land Rover foi para as mãos da BMW nos anos 90, quando surgiram o Discovery (LR1 e LR2), a segunda geração do Range Rover e o Freelander, primeiro monobloco da marca.

Já sob a Ford após 2001, surgiram os Freelander II (base Mondeo), Discovery LR3 e Range Rover III, bem como o Range Rover Sport.

Em 2008, a Ford vendeu a Land Rover com a Jaguar para a Tata Motors, lançando a seguir os modelos LR4 (Discovery), novos Range Rover (Vogue) e Sport, bem como o bem-sucedido Evoque.

Também surgiu o Discovery Sport e Range Rover Velar, com a Land Rover tendo fábricas em vários países, inclusive o Brasil, onde produz Evoque e Discovery Sport.

O nome era uma designação (Land = terra) da Rover para seus veículos no fora de estrada, com a Range Rover virando submarca de luxo da mesma, ambas com o logotipo de fundo verde, nome da marca e sempre posicionado no lado esquerdo do carro.

Tipos de veículos da Land Rover:

  • SUV rústico – Defender
  • SUV familiar – Discovery, Discovery Sport
  • SUV de luxo – Range Rover Sport, Velar, Evoque

Land Rover – informações da Wikipedia

Razão social Subsidiária
Tipo Afiliação do Grupo Tata Motors
Slogan Above & Beyond
Indústria automobilística
Fundação 1948 (75 anos)
Fundador(es) Rover Company
Sede Solihull, Inglaterra, Reino Unido
Área(s) servida(s) Mundo
Pessoas-chave Adrian Mardell
Empregados Não declarado
Produtos Automóveis
Subsidiárias Jaguar Cars
Acionistas Tata Motors
Website oficial www.landrover.com

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Sem categoria

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X