Suzuki Vitara 2022: preço, motor, consumo, equipamentos detalhes

Suzuki Vitara 2022: preço, motor, consumo, equipamentos detalhes

O Suzuki Vitara 2022 é um dos carros mais tradicionais oferecidos pela marca japonesa no mercado. Ele já soma mais de 30 anos de história e, na geração atual, se transformou em um crossover compacto para brigar com Jeep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks e outros.


Recentemente, o Vitara recebeu algumas mudanças para tentar aumentar a sua participação nas vendas do segmento. Se você está se perguntando sobre os números de 2021, saiba que o modelo não figurou nem entre os 40 SUVs mais vendidos.

Entre as novidades, o Suzuki Vitara passou a dispor de um leve retoque no visual, novos detalhes de acabamento e novos equipamentos, como o painel de instrumentos com tela TFT colorida, teto solar duplo, entre outros.

Ele deixou de lado o motor 1.6 litro flex aspirado e manteve apenas o 1.4 litro turbo a gasolina, sempre com transmissão automática. Seus preços começam em R$ 162.990 e podem chegar a R$ 170.990 na versão mais completa da gama.

Confira abaixo todos os detalhes do novo Suzuki Vitara 2022:

Suzuki Vitara 2022: preço, motor, consumo, equipamentos detalhes

Suzuki Vitara 2022 – detalhes

O Suzuki Vitara 2022 tem diversas cores de teto e carroceria, totalizando dezenas de combinações de tonalidades. Isso inclui o interior, onde várias texturas e cores mudam a cara de itens, como alavanca de câmbio, difusores de ar, volante e painel.

Há também várias opções de texturas em personalização de diversos itens externos, incluindo retrovisores, saídas de ar laterais, grade, entre outros.

Divertido, o Suzuki Vitara 2022 chega com vários itens de série, entre eles airbag duplo, rodas de liga leve aro 16 ou 17 polegadas, multimídia com tela de 10 polegadas e aplicativos, Wi-Fi, ar-condicionado automático, controles de tração e estabilidade, HD 16GB, tração AWD All Grip com modos de terreno, Start&Stop, câmera de ré, sensor de estacionamento, Isofix, controle de descida, entre outros.

O Suzuki Vitara 2022 na versão 4Sport também traz seis airbags, faróis de LED, LEDs diurnos, detalhes pretos, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, pedais de alumínio, ajuste de altura dos faróis automática, entre outros.

Suzuki Vitara 2022: preço, motor, consumo, equipamentos detalhes

Com 4,17 m de comprimento e 2,50 m de entre eixos, o SUV pesa apenas entre 1.115 kg e 1.235 kg, além de oferecer 375 litros no porta-malas, ampliáveis para 1.120 litros. O tanque do Suzuki Vitara 2022 tem 47 litros e a suspensão traseira é do tipo eixo de torção, mas com barra deformada por causa do eixo cardã na versão AllGrip.

Sob o capô, o Suzuki Vitara 2022 tinha o motor 1.6 16V DVVT com gasolina e que entregava 126 cv a 6.000 rpm e 16,7 kgfm a 4.400 rpm, com transmissão automática com seis velocidades.

Agora, ele conta apenas com propulsor 1.4 Boosterjet com turbo e injeção direta a gasolina, entregando 146 cv a 5.500 rpm e 23,5 kgfm entre 1.700 e 4.000 rpm. Ele também usa uma caixa automática de seis marchas.

O Suzuki Vitara 2022 tem sempre a tração AWD All-Grip com 4 modos: Lock, Sport, Auto e Snow/Mud. O modo Lock é para perda de aderência, tal como em pistas molhadas, por exemplo. O modo Snow/Mud é para estradas não pavimentadas e de baixa aderência.

Já o Sport entrega 15% a mais de torque para melhor performance, enquanto o Auto prioriza o conforto e a economia, deixando a tração apenas 4×2. Esse sistema de tração é bem interessante, pois ele altera a força nas rodas e nos eixos de acordo com a situação, chegando a ter 100% de tração nas rodas traseiras, por exemplo.

Suzuki Vitara 2022: preço, motor, consumo, equipamentos detalhes

Suzuki Vitara 2022 – novidades

O Vitara 2022 mudou apenas a oferta de versões, deixando de lado as opções 4All  e 4You, que tinham tração dianteira e motor 1.6 com câmbio automático. Agora, o crossover é vendido apenas com tração integral e motor 1.4 turbo.

Antes disso, a linha 2021 do modelo não teve grandes mudanças. O motivo foi que ele havia sido apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, dando ao novo Suzuki Vitara 2019 boas novidades que seguem na linha atual.

A respeito do visual, o crossover compacto agora conta com retoques na dianteira da carroceria, com direito a um para-choque redesenhado, uma nova grade com desenho diferente para cada versão, linhas do capô invadindo as laterais e ainda novos faróis em LED nas versões mais caras, formando conjunto com as luzes diurnas de LED.

As laterais exibem novas rodas de liga-leve de 17 polegadas com acabamento Diamond Black, calçadas com pneus de alta eficiência energética, que garantem menor atrito e menor consumo. A traseira ostenta novas lanternas em LED.

Por dentro, o carro exibe um novo painel de instrumentos com tela TFT colorida de alta definição, que exibe informações do computador de bordo, também com novas funções. O recurso tem gráfico de aceleração e de frenagem, força G, indicação de torque e potência, números de consumo e economia de combustível, entre outros.

Ele oferece ainda um novo relógio analógico no centro do painel. Há também um novo teto solar Double Sliding, com abertura total ou parcial, que segundo a Suzuki proporciona “uma maior sensação de amplitude dentro do veículo”.

A lista de equipamentos contempla também ar-condicionado digital e automático, nove airbags, bancos com revestimento em couro e UltraSuede, painel de instrumentos com acabamento macio ao toque, painel com textura 3D na faixa central, descansa-braço central, entre outros.

Outro recurso é o sistema de entretenimento com tela de 10 polegadas, processador quad-core, 2 GB de memória RAM, 16 GB de armazenamento interno, sistema operacional Android 7.1, conexão Bluetooth e conexão WiFi para a utilização de apps como Waze e Spotify.

Suzuki Vitara 2022 – versões

A linha do Suzuki Vitara 2022 está disponível em duas versões de acabamento, sempre com o motor 1.4 litro Boosterjet, dotado de turbocompressor e tração nas quatro rodas. Em todos os casos, a transmissão é uma automática de seis marchas.

Confira abaixo as versões da nova linha Vitara 2022:

  • Suzuki Vitara 4Sport 1.4 Boosterjet AT 4×4 2022
  • Suzuki Vitara 4Style 1.4 Boosterjet AT 4×4 2022

Suzuki Vitara 2022 – equipamentos

Suzuki Vitara 2022: preço, motor, consumo, equipamentos detalhes

Suzuki Vitara 4Sport 1.4 Boosterjet AT 2022

Segurança: airbags frontais, dianteiros laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, freios ABS com EBD, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, Isofix, faróis em LED com acendimento automático e nivelamento automático, luzes de condução diurna em LED, imobilizador do motor, ajuste de altura dos cintos dianteiros, faróis de neblina dianteiros, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, barras de proteção laterais, sistema de desarme dos pedais, entre outros.

Conforto: volante com regulagem de altura e profundidade, banco do passageiro dianteiro com regulagem de altura, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, limitador de velocidade, câmera de ré, luz no porta-malas e no porta-luvas, iluminação de cortesia para os pés, porta-luvas com amortecimento, relógio central analógico, comandos de áudio e de controle de cruzeiro e paddle shifts, banco do motorista com ajuste de altura, porta-revista no banco do passageiro, banco traseiro bipartido, luzes de leitura dianteiras, ar-condicionado manual, controle de cruzeiro, indicador de troca de marcha, entre outros.

Tecnologia: computador de bordo com sete funções, relógio, sistema de som com quatro alto-falantes, central multimídia com tela sensível ao toque de 10 polegadas e conexão WiFi, vidros elétricos, travas e retrovisores externos elétricos, entre outros.

Visual e acabamento: console central com porta-copos e tomada USB, bancos revestidos em tecido com costura na cor vermelha, frisos nas portas, molduras das caixas de roda, skid plate dianteiro e traseiro na cor cinza, faróis com projetor e nivelamento manual, maçanetas na cor da carroceria, pedais em alumínio, capa dos retrovisores na cor Prata Premium, detalhes internos dos faróis na cor vermelha, detalhes de acabamento cromado, detalhes internos na cor vermelha, rodas em alumínio Black Diamond de 17 polegadas, entre outros.

Suzuki Vitara 4Style 1.4 Boosterjet AT 4×4 2022

Segurança: traz assistente de descidas.

Conforto: recebe luzes de cortesia laterais e teto solar duplo com abertura panorâmica.

Visual e acabamento: adota bancos com costura na cor branca, rack de teto em alumínio, detalhes internos dos faróis na cor azul, detalhes de acabamento interno cromados, em prata ou preto, entre outros.

Suzuki Vitara 2022: preço, motor, consumo, equipamentos detalhes

Suzuki Vitara 2022 – preços

O Suzuki Vitara 2022 pode ser encontrado em versões com preços que partem de R$ 162.990.

Veja abaixo os preços praticados pela Suzuki:

  • Suzuki Vitara 4Sport 1.4 Boosterjet AT 4×4 2022 – R$ 162.990
  • Suzuki Vitara 4Style 1.4 Boosterjet AT 4×4 2022 – R$ 170.990

*Preços com base no site da Suzuki em setembro de 2021.

Suzuki Vitara 2022 – motor

Antes disponível com dois motores, o Suzuki Vitara 2022 deixou de lado a opção inicial para oferecer uma linha apenas com motorização turbo.

Falando sobre esse propulsor descontinuado, o motor 1.6 do Suzuki Vitara era todo feito em alumínio, com duplo comando de válvulas variável e sistema de injeção eletrônica indireta.

O propulsor era abastecido somente com gasolina e entregava 126 cv a 6.000 rpm, além de 16,7 kgfm a 4.400 rpm.

Apesar das rotações altas, ele funcionava bem em baixa rotação, entregando boa disposição. Além de ser um tanto elástico, era silencioso e econômico, fazendo 11,6 km/litro na cidade e 13,2 km/litro na estrada, quando com tração dianteira e câmbio automático de seis marchas.

O desempenho era suficiente para atender a proposta do Suzuki Vitara, que é pequeno e leve. Com ele, a aceleração de 0 a 100 km/h ficava entre 11,5 e 12,5 segundos, dependendo da versão, mas a velocidade máxima era de 180 km/h.

Para mais desempenho, no entanto, a marca oferece também o 1.4 Turbo.

Este propulsor é novo e possui turbocompressor com intercooler e injeção direta de combustível, além de ser todo feito em alumínio e com duplo comando variável para as válvulas. Com grande força em baixas rotações, o pequeno motor empurra com vigor o Suzuki Vitara 2022.

Com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, o crossover alcança 195 km/h. São 23,5 kgfm a partir de 1.700 rpm, sendo mais do que suficiente para uma performance animadora.

Não só rápido em aceleração, o Suzuki Vitara 2022 com motor 1.4 Turbo também tem retomadas excelentes e economia superior ao do motor 1.6, mais fraco.

Na cidade, chega a fazer 11,5 km/litro, enquanto na estrada alcança 12,9 km/litro, sempre com gasolina. O câmbio automático de seis marchas tem relações bem equilibradas e mudanças suaves, pouco perceptíveis.

O conjunto tem uma calibração bem afinada e permite ao Suzuki Vitara 2022 tem um comportamento dinâmico muito bom, aliado com a direção elétrica bem direta e leve, bem como suspensão com ajuste para firmeza, mas que mesmo assim absorve bem as irregularidades. Os freios já atuam de forma progressiva e eficaz.

Outro ponto interessante é que, mesmo sendo o eixo traseiro de torção, o Suzuki Vitara 2022 tem opção de tração nas quatro rodas, tendo quatro modos de atuação.

Na Auto, o crossover modula de forma eficiente a força nos dois eixos, sendo a tração dianteira em regime normal, mas caso haja perda de aderência traseira ou uma condução mais esportiva, a força é transferida em parte ou totalmente para as rodas traseiras.

No modo Sport, há 15% a mais de torque para tornar a condução ainda mais agradável. No modo Lock, a tração é bloqueada nas quatro rodas, permitindo assim seu uso em terrenos difíceis sem alteração da força nos eixos.

Já o modo Sand/Mud é feito para lugares com muito lama, barro, pedras, areia, relva, entre outros.

Suzuki Vitara 2022: preço, motor, consumo, equipamentos detalhes

Suzuki Vitara 2022 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Suzuki Vitara 1.6 AT – 12,5 segundos e 180 km/h (fora de linha)
  • Suzuki Vitara 1.4 Turbo AT 4×2 – 8,5 segundos e 195 km/h (fora de linha)
  • Suzuki Vitara 1.4 Turbo AT 4×4 – 9,2 segundos e 195 km/h

Suzuki Vitara 2022 – consumo

Cidade

  • Suzuki Vitara 1.6 AT – 11,6 km/litro na gasolina (fora de linha)
  • Suzuki Vitara 1.4 Turbo AT 4×2 – 12,0 km/litro na gasolina (fora de linha)
  • Suzuki Vitara 1.4 Turbo AT 4×4 – 11,5 km/litro na gasolina

Estrada

  • Suzuki Vitara 1.6 AT – 13,2 km/litro na gasolina (fora de linha)
  • Suzuki Vitara 1.4 Turbo AT 4×2 – 13,7 km/litro na gasolina (fora de linha)
  • Suzuki Vitara 1.4 Turbo AT 4×4 – 12,9 km/litro na gasolina

Suzuki Vitara 2022 – manutenção e revisão

A Suzuki tem revisões a cada 10.000 km e isso inclui também o Suzuki Vitara 2022. O SUV compacto tem custo de revisão até 60.000 km de R$ 5.870 para a descontinuada versão 1.6, além de R$ 5.677 para a versão com motor 1.4 Turbo.

As revisões incluem mão de obra, preços fixos e peças originais, compreendendo até 60.000 km na substituição de óleo lubrificante do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de ar-condicionado, fluído de freio/embreagem, fluído limpa vidros, velas e anel do cárter.

A Suzuki disponibiliza ainda um serviço de assistência de emergência 24 horas com atendimento concierge para todo o território nacional e mais países do Mercosul, além de Bolívia e Chile.

O objetivo é permitir que os proprietários possam viajar para fora do Brasil e ainda ter cobertura em caso de necessidade.

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.6 (fora de linha)

Preços 1.4 Turbo

10.000 km

R$ 687

R$ 682

20.000 km

R$ 877

R$ 961

30.000 km

R$ 1.148

R$ 928

40.000 km

R$ 1.171

R$ 1.255

50.000 km

R$ 687

R$ 682

60.000 km

R$ 1.300

R$ 1.169

Suzuki Vitara 2022: preço, motor, consumo, equipamentos detalhes

Suzuki Vitara 2022 – ficha técnica

Motor

1.6 (fora de linha)

1.4 Turbo

Tipo

Dianteiro transversal e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1586

1373

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

11:1

9,9:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 126 cv @ 6000 rpm

Gasolina: 146 cv @ 5500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 16,7 kgfm @ 4400 rpm

Gasolina: 23,5 kgfm @ 1700 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 Marchas

Automática 6 Marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

215/60 R16

215/55 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.175

4.175

Largura sem retrovisores (mm)

1.775

1.775

Altura (mm)

1.610

1.610

Distância entre os eixos (mm)

2.500

2.500

Capacidades

Porta-malas (litros)

375

375

Tanque (litros)

47

47

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

585

495

Peso em ordem de marcha (kg)

1.145

1.235

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

0,33

Suzuki Vitara 2022 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.