Toyota SW4 SRX Platinum 2024: SUV raiz é imponente, e tem interior simples, mas com um certo refinamento

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A SW4 é uma longeva SUV, presente no mercado brasileiro há tempos, e é a cara da Toyota, robusta e sem muita firula.

Pode ser encontrada na versão SRX Platinum de 5 ou 7 lugares, além da versão de topo, a Diamond.

Seus principais rivais são a Chevrolet Trailblazer e a Mitsubishi Pajero Sport.

Avaliamos uma unidade SRX e vamos te trazer todos os detalhes dela.

Note que alguns itens presentes na unidade em questão são opcionais, e não de série.

Partindo de R$ 379.990,00 na versão de 5 lugares e R$ 386.290,00 na versão de 7 lugares, a SW4 vem com:

Sistema multimídia de 9″ com 8 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer (kit JBL) e conexão wireless para Android Auto e Apple CarPlay., câmera 360°, comando multifuncional, computador de bordo, bancos da fileira adicional com rebatimento “one touch”, faróis e lanternas LED, roda de liga 18”, 7 airbags, assistente de mudança de faixa, controle de tração e estabilidade, bancos em couro, tração 4×4, controle adaptativo de cruzeiro, assistente pré-colisão e frenagem automática.

Diversos opcio/nais estão disponíveis, como aplique cromado da tampa do porta-malas, bandejas de porta-malas, engate, luz colorida no assoalho, soleiras em metal, sobre capa de para-choque e mais.

Motor Turbo Diesel equilibra consumo e desempenho

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A SW4 tem powertrain raiz, com toques de modernidade, motor Turbo Diesel, com turbo de geometria variável, que apesar de não ser algo totalmente novo, traz um aproveitamento melhor do compressor em diversas faixas de operação, reduzindo o famoso “Turbo Lag”.

Ela traz um propulsor 2.8L 16V, que rende 204 cv e ótimos 50,9 kgfm de torque, com transmissão automática de 6 velocidades e 4×4 de reduzida com acionamento eletrônico.

Pesando 2.185 kg, tem capacidade de carga de 565 kg e tanque de 80l.

Com todo esse peso, acelera de 0 a 100 km/h em 11,8s e tem velocidade máxima de 180 km/h.

Números parecidos com a Trailblazer, que tem motor 2.8 Turbo Diesel de 200 cv e 51 kgfm de torque.

Acelerando de 0 a 100 km/h em menos de 11s e com velocidade máxima de 180 km/h também.

A Pajero Sport tem números um pouco piores, com 190 cv e 43,9 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em mais de 12s, mas tem mesma velocidade máxima.

O consumo da SW4 é o menor, segundo o INMETRO, de 9,8 km/l na cidade e 11,4 km/l na rodovia, números bons pelo peso e tamanho da SUV.

A Pajero registra 9,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na rodovia, a pior é a Trailblazer, com 8,2 km/l na cidade e 10,3 km/l na rodovia.

Ou seja, a SW4 se mostra mais versátil, equilibrando desempenho e consumo.

Imponente e robusta

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A SW4 tem cara de mau, e suas grandes dimensões fazem com que ela se torne imponente, basta parar de frente pra uma, de pertinho, para perceber.

A altura em relação ao solo é boa, sem exagero, encara bem um terreno ruim.

A identidade visual da marca está impressa, com cara de Hilux (compartilham quase tudo, menos acabamento e caçamba), que lembra vagamente o Corolla.

A grade superior não é muito grande e abriga o logo da Toyota.

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Os faróis de LED têm máscara negra, com detalhe interno prateado, se estendem até quase o meio do para-lamas, se tornando bem compridos.

O capô é amplo e tem dois vincos marcados, na direção do final da grade/início do farol.

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O para-choque tem um rebaixo que abriga os faróis de neblina, eles são cercados por um acabamento preto, esse rebaixo, com o vinco marcado, traz mais agressividade à dianteira.

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De lado seu desenho é bem trabalhado, com rodas diamantadas e interior escuro, pneus borrachudos e estribo lateral, passa um ar de robustez bem interessante.

Os para-lamas são levemente contornados por plástico preto, fazendo mais sentido que alguns modelos que exageram nesse plástico.

Aqui eles têm uma função, proteger a lataria de leves arranhões, não somente “estética”.

O desenho dos vidros laterais é bem interessante, eles têm a base reta até quase o fim da porta traseira, onde fazem uma curva, e continuam retos até o fim.

As lanternas traseiras de Led se estendem até a lateral e o aerofólio é bem proeminente, com um ar esportivo.

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A tampa traseira tem a continuação das lanternas, o logo da Toyota, a versão, o modelo e o nome da montadora “Toyota”, meio redundante, né?

O para-choque traseiro tem a base preta, mas é quase todo pintado na cor do veículo, os refletores vermelhos estão nas pontas.

Interior não é luxuoso, mas mostra refinamento

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Procure por materiais ou sinais de luxo e ostentação no interior da SW4 e falhe, ela não os tem.

Mas a ausência de materiais luxuosos não é um problema, a Toyota usa os materiais “comuns” com muita assertividade, fazendo com que o interior represente o exterior, sendo robusto, bem construído e refinado.

Com aplicação de couro e costuras marcadas, a SW4 traz um ar de qualidade em todos seus acabamentos.

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O volante, sem base reta, é grande, tem comandos multifuncionais retro iluminados na cor azul, com o aro recoberto por couro, é bem harmonioso.

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O cluster tem os mostradores analógicos, enquanto no meio há o computador de bordo, que é funcional, mas não supre a falta de tecnologia dos mostradores, que poderiam ser digitais.

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As luzes de cortesia na cor azul são opcionais pagos na concessionária, assim como as soleiras laterais

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As forrações de porta são bem simples, apesar do couro aplicado.

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A multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, casa bem no painel, com as bordas pretas brilhantes.

Acima delas estão os difusores e o relógio e abaixo estão os comandos do ar-condicionado.

O espaço interno atende bem a famílias grandes, na opção de 7 lugares, mesmo com os bancos rebatidos se perde um pouco de porta-malas.

Os bancos de couro são confortáveis.

A SW4 no mercado

Em 2023 o modelo foi o décimo quarto mais vendido dentre as SUVs, com 16.006 unidades emplacadas.

A Pajero foi a vigésima sétima, com 2.070 e a Trailblazer a trigésima terceira posição, com 1.659 unidades emplacadas.

A confiança do consumidor na marca, faz com que a SW4 seja tão bem vendida perante os rivais, a confiabilidade mecânica e o design acertado são pontos chave para atingir o público do segmento.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.