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Troller T4 2018/2019: preço, consumo, motor, fotos, detalhes

Troller T4 2018/2019: preço, consumo, motor, fotos, detalhes
Troller T4

Troller T4O Troller T4 2018/2019 é um utilitário 4×4 com foco extremo no off road e custando R$ 128.994. Desenvolvimento brasileiro, o produto emprega motor e transmissão da picape Ford Ranger 2018/2019. Fundada em 1995, a empresa foi criada no Ceará para produção de jipes em baixo volume. No entanto, o primeiro modelo não foi o T4, mas o RF.

O Troller RF era um modelo menor e equipado com motor Volkswagen 2.0 de 114 cv. Esse utilitário foi produzido de 1999 a 2001, mas ainda recebeu uma série especial em 2003. Só a partir de 2001 é que surge o Troller T4.


O principal diferencial, além da mudança de porte da carroceria, é o uso do motor diesel MWM 2.8 com 132 cv.

A produção do Troller T4 2.8 durou até 2005, pois no ano seguinte, o jipe passou a adotar o International NGD 3.0 com 163 cv. Este seguiu em produção até 2012. Em 2013, foi a vez do modelo usar o motor MWM-International TGV, que tinha 3.0 litros, mas com 165 cv. De serie, ganhou snorkel e melhoramentos nos para-choques.

Então, eis que surgiu a segunda geração de fato, o Troller T4 de 2015. O modelo atual surgiu inicialmente como um conceito no Salão do Automóvel de 2014. Diante da boa aceitação e já sob controle da Ford, a empresa recebeu um grande investimento para colocar o jipão nas ruas. Este apareceu com carroceria mais volumosa e mecânica da Ford Ranger 2018/2019.


Com fábrica em Horizonte/CE, a Troller recebeu R$ 215 milhões para modernização da produção do Troller T4 2018/2019, que dispõe de um processo sofisticado de moldagem a quente para peças de fibra de vidro, por exemplo. A unidade já tem capacidade para fazer 250 veículos por mês, o que dá 3.000 ao ano. Com garantia de três anos, o modelo pode ser adquirido em uma rede com 20 concessionários.

No Ceará, a planta de produção tinha um processo de fabricação bastante artesanal. A fábrica recebeu um novo processo de pintura,  fabricação de compósitos de aço e fibra de vidro prensados a quente (SMC – Sheet Moulding Compound), colagem de partes da carroceria por um robô e duas linhas de montagem, onde são feitos separadamente carroceria e o conjunto chassi, motor, transmissão, suspensão e freios.

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Troller T4 2018/2019 – detalhes

O Troller T4 2018/2019 foi lançado em 2014, com renovação do design e da parte mecânica, entre outras alterações importantes. Demetrio Macke Fleck, gerente de Marketing, Vendas e Serviços da Troller, disse na ocasião: “O Novo Troller T4 inaugurou uma nova era para a Troller, com a modernização do produto, a remodelação da fábrica, com novos equipamentos e processos produtivos, e reorganização da rede de distribuição”.

Houve uma alteração no perfil dos clientes a marca com a chegada do Troller T4 2018/2019, já que até então o utilitário 4×4 era adquirido basicamente por pilotos de rali e trilheiros para uso em competições e terrenos de extrema dificuldade, sendo que estes clientes possuíam conhecimento técnico do veículo.

Agora, o utilitário da Ford passa a atender da mesma forma o cliente que aprecia o seu visual, mas que o utiliza na maior parte do tempo em condições urbanas e ocasionalmente faz viagens por trilhas leves ou pratica esportes de aventura.

A ampliação do leque de clientes é um ganho importante para a Troller, pois pessoas com pouco conhecimento de off road, mas que gostam da categoria, agora podem não só ter o carro, mas aprender também com participações em eventos promovidos pela marca.

Macke Fleck explica: “É o cliente que aprecia o contato com a natureza junto dos amigos e da família, usa o Troller T4 nos finais de semana em trilhas leves ou lugares de difícil acesso, como sítio, fazenda e montanha, conhece as técnicas off-road e muitas pessoas nessa comunidade”.

A série especial Troller T4 Bold foi parte dessa estratégia para oferecer novidades aos clientes fiéis e continuar conquistando novos consumidores. De acordo com Macke Fleck: “Mais de 70% dos compradores no novo Troller são clientes novos, vindos de outras marcas, principalmente picapes diesel 4×4 e utilitários esportivos, atraídos pelas suas qualidades off-road e novas características de conforto”.

Como diferencial em relação ao modelo comum, a série especial limitada Bold do Troller T4 seguia o mesmo padrão, mas tinha carroceria pintada em dois tons (cinza e amarelo, cinza e vermelho ou cinza e branco), além de ganchos de reboque em vermelho, adesivo lateral exclusivo, rodas de liga-leve de 17 polegadas e para-choques pintados em preto fosco, entre outros.

No geral, o Troller T4 2018/2019 chama atenção pelos faróis redondos, A grade é ampla e ostenta o nome da fabricante estampado ao centro. As setas nas extremidades e os faróis auxiliares ficam num corpo abaixo. A traseira exibe lanternas em LED e o estepe preso à tampa do porta-malas, esta com abertura lateral e também pintada em cinza.

Já nas laterais do Troller T4 2018/2019, o desenho mais limpo permanece, com direito a linha de cintura elevada, estribos laterais, snorkel no lado direito (também em preto fosco), rack de teto e retrovisores e maçanetas na cor preta. O interior, por sua vez, abusa do acabamento em plástico, além da lataria aparente nas portas.

O acabamento é na cor preta, enquanto o teto tem uma tonalidade mais clara. O ambiente do Troller T4 2018/2019 é bem semelhante ao da picape Ford Ranger devido às maçanetas e ao volante. O painel de instrumentos com elementos circulares, console central com três saídas de ar arredondadas e porta-luvas com tampa.

O peso do Troller T4 2018/2019 é de 2.140 kg e ele mede 4,09 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,96 m de altura e 2,58 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para levar até 134 litros, mas mesmo o espaço interno é reduzido. Feito para quatro ocupantes, o jipão aceita bem duas pessoas e com duas caronas eventuais na traseira.

O Troller T4 2018/2019 é um off-road puro e tem ângulos de entrada e saída, ambos de 51 graus, capacidade de subida em rampa de 45 graus, inclinação lateral de 40 graus, ângulo de transposição em rampa de 30 graus e capacidade de submersão em água de até 800 mm.

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Troller T4 2018/2019 – novidades

Como não poderia ser diferente, a Troller atrai ainda mais a atenção do público com suas competições, onde participam clientes, pilotos profissionais, jornais e outros convidados da Ford. Por ora, a marca não tem novidades e a última ação feita em termos de produto foi a série especial Bold, que teve apenas 180 exemplares feitos.

O Troller T4 Bold trazia como diferencial apenas novos detalhes no visual, além de uma lista de equipamentos mais recheada. O interior também dispõe de acabamento exclusivo. Carla Freire, supervisora de Marketing e Vendas da Troller, disse: “O Troller T4 Bold segue a trilha de outros modelos especiais, como o Troller Expedition e o Troller Desert Storm, que fizeram muito sucesso entre os fãs e ajudaram a trazer novos clientes para a marca”.

A Troller vem ascendendo em vendas desde 2013, tendo seu melhor ano em 2015, quando emplacou mais de 2 mil unidades. Dedicada exclusivamente ao mercado interno, a marca vendeu 1.376 unidades do Troller T4 2018/2019 de janeiro a novembro de 2017, sendo que 128 foram emplacados apenas em novembro.

Como o Inovar-Auto não obrigou a montadora à aplicar tecnologias para redução do consumo, a partir do Rota 2030, a marca terá de fazer alterações para que o modelo atenda a legislação e obtenha créditos de IPI ou outro incentivo no futuro. Assim, haverá uma mudança radical no desenvolvimento do Troller T4 nos próximos anos, o que poderá acrescentar mais benefícios aos clientes.

Troller T4 2018/2019 – versões

  • Troller T4 XLS 2018

Troller T4 2018/2019 – equipamentos

Troller T4 2018/2019 – De série com motor diesel 3.2 com 200 cv e câmbio manual de seis marchas, mais ar-condicionado digital de duas zonas,  vidros e retrovisores com acionamento elétrico, protetor frontal externo, teto solar duplo de vidro, estribos laterais, sistema multimídia Kenwood Excelon, aerofólio na tampa traseira com brake light integrado, tela sensível ao toque de 6,95 polegadas, lanternas de LED, navegador GPS da Garmin, espaço no painel para a instalação de equipamentos de navegação, discagem por comando de voz, bancos com múltiplas regulagens, DVD player, conexões USB, bagageiro de teto com barras transversais ajustáveis, Bluetooth e para iPod, base para guincho, computador de bordo com sete funções e pneus de uso misto.

O Troller T4 2018/2019 é oferecido nas cores Cinza Londres Escuro e Amarelo Dakar, Cinza Londres Escuro e Vermelho Arizona e Cinza Londres Escuro e Branco Diamante II.

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Troller T4 2018/2019 – preços

O preço do Troller T4 2018/2019 caiu em relação ao lançamento, quando ele foi oferecido por R$ 129.900. Agora, está quase R$ 1.000 mais em conta.

  • Troller T4 XLS: R$ 128.994

Troller T4 2018/2019 – motor

O propulsor 3.2 litros Duratorq de cinco cilindros do Troller T4 2018/2019, é um diesel dotado de turbocompressor de geometria variável, intercooler ar-água e injeção direta eletrônica Common Rail. Da mesma forma que na Ford Ranger 2018/2019, o propulsor entrega 200 cavalos de potência, entre 1.750 e 2.500 rpm, e 47,93 kgfm de torque, a 3.000 rpm, associado a uma transmissão manual de seis velocidades.

O conjunto do Troller T4 2018/2019 inclui ainda tração 4×4 eletrônica, com acionamento por botão no console e três opções: além dos modos 4×2 e 4×4 High, que permite mudança a até 120 km/h (“shift on the fly”), há o 4×4 Low para tração máxima em baixa velocidade, além de diferencial traseiro de escorregamento limitado.

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Troller T4 2018/2019 – desempenho

Cidade 

  • Troller T4 2018/2019 – 12,3 segundos e 180 km/h

O Troller T4 2018/2019 é um jipão cearense com vocação de berço para o off-road. Apesar do bom acesso e espaço dianteiro, atrás é fatalmente apertado. O ideal é ter crianças ou pessoas de baixa estatura no banco traseiro, que inclusive é bipartido, ampliando o quase inexistente porta-malas, que tem somente 134 litros, mas que pode chegar a 558 litros com o banco rebatido. Ainda assim, quatro adultos no máximo ficam razoavelmente bem dentro do veículo.

Com acessórios ao invés de opcionais instalados, o Troller T4 2018/2019 pode ser desconfortável na hora de dirigir. Quem não tem costume de apoiar o pé esquerdo não terá problemas no jipão, pois não há um apoio (opcional), ficando um vão enorme que faz o pé quase que sumir por debaixo do painel.  Como não se trata de um automóveis de passeio, essa característica não influi em seu desempenho.

A direção hidráulica é firme, mas imprecisa em altas velocidades, assim como a suspensão voltada para fora de estrada, que deixa o veículo um pouco instável nessas condições. A alavanca de câmbio é alta e tem engastes duros, mas precisos.

A embreagem, ao contrário, é macia. O freio a disco nas quatro rodas com ABS mostrou-se eficaz para o porte e projeto do veículo. No geral é aceitável, pois o foco não está no asfalto. O alto torque torna a condução bastante prazerosa em conforto e ruído interno.

O motor 3.2 Duratorq de cinco cilindros tem muita força disponível e na estrada basta manter quinta ou sexta marcha para ter um regime de funcionamento muito bom. O Troller T4 2018/2019 tem um consumo declarado de 12,3 km/litro na estrada e 9,8 km/litro na cidade. A 110 km/h, o propulsor diesel está girando em 1.900 rpm.

O Troller T4 2018/2019 mostra sua verdadeira vocação no fora de estrada, onde a tração 4×4 engatada (pode ser acionada até 120 km/h), permite ao veículo sair-se muito bem em todas as situações de terreno, inclusive em área alagada. Subir e descer as grandes dunas também é fácil para o veículo.

A suspensão trabalha de modo a manter o veículo o mais firme possível sobre o terreno, especialmente em planos inclinados. Na opção 4×4 reduzida, o Troller T4 2018/2019 conta com ajuda do Trac Lock (diferencial autoblocante). O modelo pode atravessar até 800 mm de água. Para enfrentar ruas e estradas esburacadas, o utilitário 4×4 vai muito bem, mas é fora delas que realmente ele mostra o que pode fazer.

Sem dúvidas, é um veículo que continuará como referência no segmento 4×4 no Brasil, ainda mais após o fim da produção do rival TAC Stark, que mesmo após mudar para o Ceará, fracassou na missão de manter-se no mercado.

Todavia, pesa contra o Troller T4 2018/2019, desde o lançamento, a ausência de airbags frontais, mesmo se tratando de um carro off-road. A justificativa é que por ter produção limitada, ele não precisa de protetores infláveis….

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Troller T4 2018/2019 – consumo

Cidade 

  • Troller T4 2018/2019 – 9,8 km/litro de diesel

Estrada

  • Troller T4 2018/2019 – 12,3 km/litro de diesel

Troller T4 2018/2019 – manutenção e revisão

O Troller T4 2018/2019 não tem manutenção com preço fixo. A marca cearense realiza as trocas de óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de combustível, correia em V, filtro de ar e outros componentes essenciais para o bom funcionamento do motor 3.2 de cinco cilindros a cada 20.000 km.

Mas, o diferencial é que as manutenções terão custos variáveis de acordo com o que se tem para fazer no veículo, que é geralmente usado para trilhas, eventos e competições.

Assim, a Troller pode realizar as devidas reparações ou substituições de peças e componentes conforme for necessário para o veículo. A carroceria em fibra de vidro permite troca rápida de partes, reduzindo o tempo de serviço e a espera do cliente.

A base mecânica da Ford Ranger 2018/2019 permite maior oferta de peças e componentes mecânicos, reduzindo custos e também a manutenção. A marca possui rede e atendimentos próprios, podendo realizar diversos serviços.

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Troller T4 2018/2019 – ficha técnica

Modelo:…………………. Utilitário Troller T4 2018/2019
Carroceria:…………….. compósito especial SMC
Chassi: …………………. longarinas de perfil retangular
No portas:………………. 3
No passageiros:……… 5
Tração:…………………… 4×4 part time com reduzida
Direção:…………………. hidráulica de esferas recirculantes
Embreagem: …………. monodisco seco, acionamento hidráulico, 273 mm
Bateria: …………………. 12 V, capacidade 65 Ah
Alternador:…………….. 14 V, capacidade 110 A

Motor:……………………. Ford Duratorq 3.2 L 20V Diesel

Combustível:…………. Diesel S10
Disp. cilindros:………. 5 em linha
Válvulas:……………….. 20
Admissão de ar:…….. turbo VNT Intercooler
Injeção:………………….. eletrônica – Common Rail Piezoelétrico
Diâm. cilindro:……….. 89,90 mm
Curso êmbolos:……… 100,76 mm
Cilindrada:…………….. 3.198 cm3   
Torque:………………….. 470 Nm @ 1.750-2.500 rpm
Potência:……………….. 200 cv (147 kW) @ 3.000 rpm
Rot. marcha lenta:…. 800 ± 150 rpm
Rotação máxima:…… 4.900 rpm
Taxa compressão:…. 15,5:1 ± 0,5

Transmissão                                 

Tipo:………………………. manual mecânica
Nº marchas:…………… 6 à frente e 1 à ré
Relações de transmissão:
1ª:………………………….. 5,441:1
2ª:………………………….. 2,839:1
3ª:………………………….. 1,721:1
4ª:………………………….. 1,223:1
5ª:………………………….. 1,000:1
6ª:………………………….. 0,794:1
Ré:…………………………. 4,935:1
Rel. final:……………….. 3,31:1

Relações de transferência

Normal:………………….. 1,000:1
Reduzida:……………… 2,720:1

Rel. diferencial:……… 3,31:1

Pesos e Rendimentos

Peso em ordem marcha (kg):
Total:……………………… 2.140
Dianteira:………………. 1.091
Traseira:………………… 1.049
Carga útil:……………… 420
Peso Bruto Total:…… 2.560
PBT Combinado:…… 5.100
Massa máxima indicada nos eixos (kg):
Dianteiro:……………………………….. 1.279
Traseiro:…………………………………. 1.385
Cap. máx. reboque sem freios:. 750
Cap. máx. reboque com freios:. 2.400
Carga máx. bagageiro teto:…….. 150
Tanque de combustível (L):……. 62

Consumo de combustível (km/l)

Urbano:………………………………….. 8,85
Rodoviário:…………………………….. 11,93
Aceleração 0–100 km/h:…………. 12,3 s
Nível de ruído dB(A)
Marcha lenta:…………………………. 50,7
Cruzeiro (120 km/h)……………….. 74,2
Nível de emissões:…………………. Proconve L6

Freios

Servofreio:…………….. 10″
Cilindro mestre:……… 22,2 mm
Circuito hidráulico:… duplo independente com ABS e EBD
Freios dianteiros: ….. disco ventilado, 302 mm
área disco: 402,19 cm²/ área pastilhas: 76 cm²
Freios traseiros:…….. disco rígido, 305 mm
área disco: 356,3 cm²/ área pastilhas: 50,25 cm²
Estacionamento:……. acionamento anual, atuação nas rodas traseiras

Suspensão

Dianteira:………………. eixo rígido, com barra estabilizadora e barra panhard, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação, eixoflutuante Dana 44-3
Traseira:………………… eixo rígido, com barra estabilizadora e barra panhard, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação, eixo semiflutuante Dana 44-4

Rodas:…………………………………… liga leve 17″x8″
Pneus:……………………………………. 255/65 R17 (70% on-road/ 30% off-road)

Dimensões (mm)

Entre-eixos:……………………………. 2.585
Comprimento total:…………………. 4.095
Largura com retrovisores:……….. 1.977
Altura em ordem de marcha:….. 1.966
Balanço dianteiro:………………….. 600
Balanço traseiro:…………………….. 655 (s/ estepe)
Bitola do eixo dianteiro:………….. 1.565
Bitola do eixo traseiro:……………. 1.565
Vão livre solo sob os eixos:……. 227 (dianteiro) 208 (traseiro)
Vão livre solo no entre-eixos:…. 316

Capacidades

Ângulo de entrada:………………… 51º
Ângulo de saída:……………………. 51º
Ângulo transposição rampa:….. 30º
Inclinação lateral máxima:……… 40º
Rampa máxima:……………………… 45º
Travessia na água:…………………. 800 mm
Raio de giro mínimo:………………. 6.350 mm

Dimensões internas (mm)

Espaço pernas dianteiro:……….. 1.054
Espaço cabeça dianteiro:……….. 960
Espaço quadris dianteiro:………. 1.395
Espaço ombros dianteiro:………. 1.460
Espaço pernas traseiro:………….. 794
Espaço cabeça traseiro:…………. 965
Espaço quadris traseiro:…………. 1.290
Espaço ombros traseiro:…………. 1.378

Porta-malas

Largura máx.:………………………………………….. 1.208 mm
Largura mín. …………………………………………… 1.163 mm
Altura do assoalho ao teto:……………………… 900 mm
Volume com bancos posição normal:…….. 134 L/ 159 L (até o teto)
Volume com banco traseiro rebatido:     558 L/ 950 L (até o teto)

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