Troller T4 2021: motor, preço, consumo, fotos, versões, detalhes

Troller T4 2021: motor, preço, consumo, fotos, versões, detalhes

O Troller T4 2021 é, ao lado do Suzuki Jimny, uma das poucas opções de jipes verdadeiramente off-road oferecidos no mercado brasileiro. O utilitário se sobressai pela elevada capacidade de encarar trechos no fora de estrada, além de ser o único do segmento a dispor de motorização turbodiesel.


Atualmente, o T4 2021 pode ser encontrado em duas configurações. Ele oferece o mesmo conjunto mecânico da picape Ford Ranger, com um 3.2 litros turbodiesel de até 200 cavalos e tração 4×4, sempre com transmissão automática.

O preço inicial é de R$ 167.000, mas essa cifra pode variar para mais com a adição de pintura metálica ou perolizada e ainda uma série de acessórios originais para ampliar ainda mais a capacidade off-road do Troller T4.

Saiba abaixo tudo sobre o jipe:

Troller T4 2021 – detalhes

O Troller T4 foi lançado em 2014, com renovação do design e da parte mecânica, entre outras alterações importantes.

Demetrio Macke Fleck, gerente de Marketing, Vendas e Serviços da Troller, disse na ocasião: “O Novo Troller T4 inaugurou uma nova era para a Troller, com a modernização do produto, a remodelação da fábrica, com novos equipamentos e processos produtivos, e reorganização da rede de distribuição”.

Troller T4 2021: motor, preço, consumo, fotos, versões, detalhes

Houve uma alteração no perfil dos clientes a marca com a chegada do Troller T4, já que até então o utilitário 4×4 era adquirido basicamente por pilotos de rali e trilheiros para uso em competições e terrenos de extrema dificuldade, sendo que estes clientes possuíam conhecimento técnico do veículo.

Agora, o utilitário da Ford passa a atender da mesma forma o cliente que aprecia o seu visual, mas que o utiliza na maior parte do tempo em condições urbanas e ocasionalmente faz viagens por trilhas leves ou pratica esportes de aventura.

A ampliação do leque de clientes é um ganho importante para a Troller, pois pessoas com pouco conhecimento de off road, mas que gostam da categoria, agora podem não só ter o carro, mas aprender também com participações em eventos promovidos pela marca.

Macke Fleck explica: “É o cliente que aprecia o contato com a natureza junto dos amigos e da família, usa o Troller T4 nos finais de semana em trilhas leves ou lugares de difícil acesso, como sítio, fazenda e montanha, conhece as técnicas off-road e muitas pessoas nessa comunidade”.

A série especial Troller T4 Bold (veja também Troller T4 2020) foi parte dessa estratégia para oferecer novidades aos clientes fiéis e continuar conquistando novos consumidores. De acordo com Macke Fleck: “Mais de 70% dos compradores no novo Troller são clientes novos, vindos de outras marcas, principalmente picapes diesel 4×4 e utilitários esportivos, atraídos pelas suas qualidades off-road e novas características de conforto”.

Como diferencial em relação ao modelo comum, a série especial limitada Bold do Troller T4 seguia o mesmo padrão, mas tinha carroceria pintada em dois tons (cinza e amarelo, cinza e vermelho ou cinza e branco), além de ganchos de reboque em vermelho, adesivo lateral exclusivo, rodas de liga-leve de 17 polegadas e para-choques pintados em preto fosco, entre outros.

No geral, o Troller T4 2021 chama atenção pelos faróis redondos, grade ampla e pelo nome da fabricante estampado ao centro. As setas nas extremidades e os faróis auxiliares ficam num corpo abaixo. A traseira exibe lanternas em LED e o estepe preso à tampa do porta-malas, esta com abertura lateral e também pintada em cinza.

Já nas laterais do Troller T4 2021, o desenho mais limpo permanece, com direito a linha de cintura elevada, estribos laterais, snorkel no lado direito (também em preto fosco), rack de teto e retrovisores e maçanetas na cor preta. O interior, por sua vez, abusa do acabamento em plástico, além da lataria aparente nas portas.

O acabamento é na cor preta, enquanto o teto tem uma tonalidade mais clara. O ambiente do Troller T4 2021 é bem semelhante ao da picape Ford Ranger devido às maçanetas e ao volante. O painel de instrumentos com elementos circulares, console central com três saídas de ar arredondadas e porta-luvas com tampa.

O peso do Troller T4 2021 é de 2.140 kg e ele mede 4,09 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,96 m de altura e 2,58 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para levar até 134 litros, mas mesmo o espaço interno é reduzido. Feito para quatro ocupantes, o jipão aceita bem duas pessoas e com duas caronas eventuais na traseira.

O Troller T4 2021 é um off-road puro e tem ângulos de entrada e saída, ambos de 51 graus, capacidade de subida em rampa de 45 graus, inclinação lateral de 40 graus, ângulo de transposição em rampa de 30 graus e capacidade de submersão em água de até 800 mm.

Troller T4 2021: motor, preço, consumo, fotos, versões, detalhes

Troller T4 2021 – novidades

A única novidade na linha 2021 do Troller T4 foi a saída da versão manual. A marca não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, se limitando a dizer que essa saída ocorreu apenas por problemas momentâneos com fornecedores.

Mas a verdade é que o modelo com câmbio manual realmente não está mais disponível para pedidos, como confirmam os concessionários da marca. Mesmo assim, eles acreditam que essa configuração vai voltar no próximo ano, já que é bastante procurada por parte do público que se aventura em terrenos acidentados.

Com isso, o Troller T4 2021 atualmente é oferecido apenas nas versões XLT e TX4, sempre com câmbio automático de seis velocidades e três modos de condução. Essa última versão chegou mais recentemente, tendo como novidade a troca do sistema de deslizamento limitado da versão XLT pelo bloqueio mecânico acionado por um botão no console central.

Troller T4 2021 – versões

A atual gama do Troller T4 2021 pode ser encontrada em duas versões de acabamento. Confira abaixo:

  • Troller T4 XLT 3.2 AT 4×4 2021
  • Troller T4 TX4 3.2 AT 4×4 2021

Troller T4 2021 – equipamentos

Troller T4 XLT 3.2 AT 4×4 2021

Itens de série: Abertura / fechamento global de portas e vidros com controle remoto, Acabamento do assoalho em borracha (lavável com escoamento), Acionamento eletrônico da tração e reduzida através de seletor no console central, Alarme volumétrico com acionamento a distância, Alto-falantes de 6 polegadas dianteiros e traseiros, Ar-condicionado automático/digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, Aviso sonoro de faróis acesos, Bagageiro no teto com barras transversais ajustáveis, Barras estabilizadoras dianteira e traseira
Banco traseiro 60/40 rebatível e escamoteável, Sistema de Som Multimídia JBL Harman – Smart CarDrive, diplay LCD de 6.75″, rádio AM/FM, entrada USB, Bluetooth, conectividade via Android Auto e Apple CarPlay, Bancos revestidos de vinil, Chave canivete, Coluna de direção com ajuste de altura, Computador de bordo com 7 funções, Console no teto com luz de leitura, Console central com porta objetos e porta copos, Estepe na porta traseira, Lanterna traseira em LED hermeticamente selada, Luz elevada de freio em LED (Break Light), Painel com pré-disposição para instalação de dispositivos de navegação off road, PATS – Sistema de Imobilização Eletrônica, Retrovisores externos com ajuste elétrico, Suporte para gancho de reboque traseiro removível, Teto solar panorâmico dianteiro e traseiro, Tomada de força (12 volts) no painel de instrumentos, Trava elétrica das portas laterais e traseira, Travamento elétrico da tampa de combustível, Vidros elétricos, subida/descida, 1 toque com antiesmagamento (motorista e passageiro), Aviso sonoro de uso do Cinto de Segurança para o Motorista, Cinto de Segurança de 3 Pontos para todos os ocupantes, ISOFIX, Diferencial traseiro com deslizamento limitado (LSD), Faróis de neblina, Para-choques com pontas removíveis pintadas na cor do veículo, Pontos de ancoragem dianteiros para ganchos do tipo manilha, Protetor frontal em fibra, Tomada de ar em posição elevada e preparada para instalação de snorkel, entre outros.

Troller T4 TX4 3.2 AT 4×4 2021

Itens de série: itens acima + pneus Mud, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, tração 4×4 com reduzida, snorkel, faróis auxiliares de longa distância em LEDs, acendimento automático dos faróis, estribo lateral, para-choques de metal, interior com acabamento exclusivo, entre outros.

Troller T4 2021: motor, preço, consumo, fotos, versões, detalhes

Troller T4 2021 – preços

A diferença de preço entre as versões inclui, além da diferença de equipamentos citada acima, a possibilidade de acrescentar pinturas especiais.

Além disso, a marca oferta uma série de acessórios extras para o jipe off-road, como capa para o estepe, bagageiro de teto, estribo metálico, para-choque off-road dianteiro, pneus BFGoodrich 80/20 Mud, protetor da caixa de transferência e protetor de câmbio.

Confira abaixo o preço do Troller T4 2021:

  • Troller T4 XLT 3.2 AT 4×4 2021 – R$ 167.000
  • Troller T4 TX4 3.2 AT 4×4 2021 – R$ 184.150

CORES: Branco Diamante II, Vermelho Arizona e Amarelo Dakar (sólidas); Prata Geada (metálica – R$ 980); Verde Maragogi e Cinza Moscou (Perolizadas – R$ 980).

Troller T4 2021 – motor

O propulsor 3.2 litros Duratorq de cinco cilindros do Troller T4 2021, é um diesel dotado de turbocompressor de geometria variável, intercooler ar-água e injeção direta eletrônica Common Rail. Da mesma forma que na Ford Ranger 2021, o propulsor entrega 200 cavalos de potência, entre 1.750 e 2.500 rpm, e 47,93 kgfm de torque, a 3.000 rpm, associado a uma transmissão automática de seis velocidades.

Esse câmbio conta com três modos de condução: 4X2H (terrenos com boa aderência, como asfalto, terra seca batida e concreto), 4X4H (terrenos com baixo atrito, como lama, areia, terra batida molhada e grama/vegetação baixa molhada) e 4X4LOW (terrenos acidentados que requerem mais força e controle, com erosões, travessias alagadas e ladeiras íngremes).

O conjunto do Troller T4 2021 inclui ainda tração 4×4 eletrônica, com acionamento por botão no console e três opções: além dos modos 4×2 e 4×4 High, que permite mudança a até 120 km/h (“shift on the fly”), há o 4×4 Low para tração máxima em baixa velocidade, além de diferencial traseiro de escorregamento limitado.

Troller T4 2021: motor, preço, consumo, fotos, versões, detalhes

Troller T4 2021 – desempenho

  • Troller T4 2021 – 12,5 segundos e 180 km/h

O Troller T4 2021 é um jipão cearense com vocação de berço para o off-road. Apesar do bom acesso e espaço dianteiro, atrás é fatalmente apertado. O ideal é ter crianças ou pessoas de baixa estatura no banco traseiro, que inclusive é bipartido, ampliando o quase inexistente porta-malas, que tem somente 134 litros, mas que pode chegar a 558 litros com o banco rebatido. Ainda assim, quatro adultos no máximo ficam razoavelmente bem dentro do veículo.

Com acessórios ao invés de opcionais instalados, o Troller T4 2021 pode ser desconfortável na hora de dirigir. Quem não tem costume de apoiar o pé esquerdo não terá problemas no jipão, pois não há um apoio (opcional), ficando um vão enorme que faz o pé quase que sumir por debaixo do painel.  Como não se trata de um automóveis de passeio, essa característica não influi em seu desempenho.

A direção hidráulica é firme, mas imprecisa em altas velocidades, assim como a suspensão voltada para fora de estrada, que deixa o veículo um pouco instável nessas condições. A alavanca de câmbio é alta e tem engastes duros, mas precisos.

A embreagem, ao contrário, é macia. O freio a disco nas quatro rodas com ABS mostrou-se eficaz para o porte e projeto do veículo. No geral é aceitável, pois o foco não está no asfalto. O alto torque torna a condução bastante prazerosa em conforto e ruído interno.

O motor 3.2 Duratorq de cinco cilindros tem muita força disponível e na estrada basta manter quinta ou sexta marcha para ter um regime de funcionamento muito bom. O Troller T4 2021 tem um consumo declarado de 12,3 km/litro na estrada e 9,8 km/litro na cidade. A 110 km/h, o propulsor diesel está girando em 1.900 rpm.

O Troller T4 2021 mostra sua verdadeira vocação no fora de estrada, onde a tração 4×4 engatada (pode ser acionada até 120 km/h), permite ao veículo sair-se muito bem em todas as situações de terreno, inclusive em área alagada. Subir e descer as grandes dunas também é fácil para o veículo.

A suspensão trabalha de modo a manter o veículo o mais firme possível sobre o terreno, especialmente em planos inclinados. Na opção 4×4 reduzida, o Troller T4 2021 conta com ajuda do Trac Lock (diferencial autoblocante). O modelo pode atravessar até 800 mm de água. Para enfrentar ruas e estradas esburacadas, o utilitário 4×4 vai muito bem, mas é fora delas que realmente ele mostra o que pode fazer.

Sem dúvidas, é um veículo que continuará como referência no segmento 4×4 no Brasil, ainda mais após o fim da produção do rival TAC Stark, que mesmo após mudar para o Ceará, fracassou na missão de manter-se no mercado.

Todavia, pesa contra o Troller T4 2021, desde o lançamento, a ausência de airbags frontais, mesmo se tratando de um carro off-road. A justificativa é que por ter produção limitada, ele não precisa de protetores infláveis.

Troller T4 2021: motor, preço, consumo, fotos, versões, detalhes

Troller T4 2021 – consumo

Cidade 

  • Troller T4 2021 – 7,7 km/litro de diesel

Estrada

  • Troller T4 2021 – 7,5 km/litro de diesel

Troller T4 2021 – manutenção e revisão

O Troller T4 2021 não tem manutenção com preço fixo. A marca cearense realiza as trocas de óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de combustível, correia em V, filtro de ar e outros componentes essenciais para o bom funcionamento do motor 3.2 de cinco cilindros a cada 20.000 km.

Mas, o diferencial é que as manutenções terão custos variáveis de acordo com o que se tem para fazer no veículo, que é geralmente usado para trilhas, eventos e competições.

Assim, a Troller pode realizar as devidas reparações ou substituições de peças e componentes conforme for necessário para o veículo. A carroceria em fibra de vidro permite troca rápida de partes, reduzindo o tempo de serviço e a espera do cliente.

A base mecânica da Ford Ranger 2021 permite maior oferta de peças e componentes mecânicos, reduzindo custos e também a manutenção. A marca possui rede e atendimentos próprios, podendo realizar diversos serviços.

Troller T4 2021: motor, preço, consumo, fotos, versões, detalhes

Troller T4 2021 – ficha técnica

Modelo:…………………. Utilitário Troller T4 2021
Carroceria:…………….. compósito especial SMC
Chassi: …………………. longarinas de perfil retangular
No portas:………………. 3
No passageiros:……… 5
Tração:…………………… 4×4 part time com reduzida
Direção:…………………. hidráulica de esferas recirculantes
Embreagem: …………. monodisco seco, acionamento hidráulico, 273 mm
Bateria: …………………. 12 V, capacidade 65 Ah
Alternador:…………….. 14 V, capacidade 110 A

Motor:……………………. Ford Duratorq 3.2 L 20V Diesel

Combustível:…………. Diesel S10
Disp. cilindros:………. 5 em linha
Válvulas:……………….. 20
Admissão de ar:…….. turbo VNT Intercooler
Injeção:………………….. eletrônica – Common Rail Piezoelétrico
Diâm. cilindro:……….. 89,90 mm
Curso êmbolos:……… 100,76 mm
Cilindrada:…………….. 3.198 cm3   
Torque:………………….. 470 Nm @ 1.750-2.500 rpm
Potência:……………….. 200 cv (147 kW) @ 3.000 rpm
Rot. marcha lenta:…. 800 ± 150 rpm
Rotação máxima:…… 4.900 rpm
Taxa compressão:…. 15,5:1 ± 0,5

Transmissão                                 

Tipo:………………………. automática
Nº marchas:…………… 6 à frente e 1 à ré
Relações de transmissão:
1ª:………………………….. 5,441:1
2ª:………………………….. 2,839:1
3ª:………………………….. 1,721:1
4ª:………………………….. 1,223:1
5ª:………………………….. 1,000:1
6ª:………………………….. 0,794:1
Ré:…………………………. 4,935:1
Rel. final:……………….. 3,31:1

Relações de transferência

Normal:………………….. 1,000:1
Reduzida:……………… 2,720:1

Rel. diferencial:……… 3,31:1

Pesos e Rendimentos

Peso em ordem marcha (kg):
Total:……………………… 2.140
Dianteira:………………. 1.091
Traseira:………………… 1.049
Carga útil:……………… 420
Peso Bruto Total:…… 2.560
PBT Combinado:…… 5.100
Massa máxima indicada nos eixos (kg):
Dianteiro:……………………………….. 1.279
Traseiro:…………………………………. 1.385
Cap. máx. reboque sem freios:. 750
Cap. máx. reboque com freios:. 2.400
Carga máx. bagageiro teto:…….. 150
Tanque de combustível (L):……. 62

Consumo de combustível (km/l)

Urbano:………………………………….. 7,7
Rodoviário:…………………………….. 7,5
Aceleração 0–100 km/h:…………. 12,5 s
Nível de ruído dB(A)
Marcha lenta:…………………………. 50,7
Cruzeiro (120 km/h)……………….. 74,2
Nível de emissões:…………………. Proconve L6

Freios

Servofreio:…………….. 10″
Cilindro mestre:……… 22,2 mm
Circuito hidráulico:… duplo independente com ABS e EBD
Freios dianteiros: ….. disco ventilado, 302 mm
área disco: 402,19 cm²/ área pastilhas: 76 cm²
Freios traseiros:…….. disco rígido, 305 mm
área disco: 356,3 cm²/ área pastilhas: 50,25 cm²
Estacionamento:……. acionamento anual, atuação nas rodas traseiras

Suspensão

Dianteira:………………. eixo rígido, com barra estabilizadora e barra panhard, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação, eixoflutuante Dana 44-3
Traseira:………………… eixo rígido, com barra estabilizadora e barra panhard, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação, eixo semiflutuante Dana 44-4

Rodas:…………………………………… liga leve 17″x8″
Pneus:……………………………………. 255/65 R17 (70% on-road/ 30% off-road)

Dimensões (mm)

Entre-eixos:……………………………. 2.585
Comprimento total:…………………. 4.163
Largura com retrovisores:……….. 1.977
Altura em ordem de marcha:….. 1.936
Balanço dianteiro:………………….. 600
Balanço traseiro:…………………….. 655 (s/ estepe)
Bitola do eixo dianteiro:………….. 1.565
Bitola do eixo traseiro:……………. 1.565
Vão livre solo sob os eixos:……. 227 (dianteiro) 208 (traseiro)
Vão livre solo no entre-eixos:…. 316

Capacidades

Ângulo de entrada:………………… 51º
Ângulo de saída:……………………. 51º
Ângulo transposição rampa:….. 30º
Inclinação lateral máxima:……… 40º
Rampa máxima:……………………… 45º
Travessia na água:…………………. 800 mm
Raio de giro mínimo:………………. 6.350 mm

Dimensões internas (mm)

Espaço pernas dianteiro:……….. 1.054
Espaço cabeça dianteiro:……….. 960
Espaço quadris dianteiro:………. 1.395
Espaço ombros dianteiro:………. 1.460
Espaço pernas traseiro:………….. 794
Espaço cabeça traseiro:…………. 965
Espaço quadris traseiro:…………. 1.290
Espaço ombros traseiro:…………. 1.378

Porta-malas

Largura máx.:………………………………………….. 1.208 mm
Largura mín. …………………………………………… 1.163 mm
Altura do assoalho ao teto:……………………… 900 mm
Volume com bancos posição normal:…….. 134 L/ 159 L (até o teto)
Volume com banco traseiro rebatido:     558 L/ 950 L (até o teto)

Troller T4 2021 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.