Volkswagen retoma produção em fábricas paulistas

nivus anchieta 1
nivus anchieta 1

Em férias coletivas desde 20 de maio, a Volkswagen retoma as atividades em suas fábricas paulistas, após a ameaça de falta de peças em decorrência da tragédia no Rio Grande do Sul e o feriado, a montadora retomou o ritmo.

As plantas de Taubaté, São Bernardo do Campo e São Carlos, retomaram seus turnos de trabalho, mas a Volkswagen não divulgou se o abastecimento de peças e componentes nas fábricas do Estado foram afetadas pelas chuvas no sul.

Alexander Zeitz, presidente da Volkswagen na América do Sul, chegou a visitar os EUA, Europa e China, em busca de fornecedores globais da VW que pudessem prover componentes para produção brasileira caso o fornecimento fosse comprometido.

O executivo, que já trabalhou na área de compras da VW no Brasil, tem experiência para agir dessa forma, uma vez que algumas montadoras de fato foram afetadas, como a Scania, que importou peças da Europa para sua produção no ABC paulista.

A General Motors estendeu a paralisação da produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus, em Gravataí, devido à falta de logística para operação da planta, que não foi alagada.

Na Argentina, a Stellantis suspendeu a produção do Fiat Cronos em Córdoba, devido a problemas logísticos com fornecedores brasileiros localizados no Rio Grande do Sul.

Aliás, as chuvas no RS prejudicam a recuperação do mercado argentino, pois já está afetando outros fabricantes. Na VW, as unidades paulistas voltam sua carga para os modelos Polo Track e Polo em Taubaté, assim como para Saveiro, Virtus, Nivus e Polo GTI na Anchieta.

Já a unidade de São Carlos produz os motores da linha EA211, sendo eles 1.0 MPI, 1.0 TSI, 1.4 TSI e 1.6 MSI. Para remanejar a produção, a Volkswagen estuda ampliar a produção do Nivus para a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde faz o T-Cross.

Essa unidade continuou a produzir regularmente o modelo, podendo agora reduzir a ociosidade.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X