O VW Up TSI é, sem dúvidas, a linha de modelos mais atraente do Up.
Apesar de não esbanjar no luxo e refinamento, como qualquer outro modelo da categoria, o carrinho da marca alemã cativa pelo conjunto mecânico para lá de refinado e com doses de potência e torque acima da média, aliados a um excelente consumo de combustível.
Disponível no mercado brasileiro de 2015 a 2021, o Volkswagen Up TSI, no final de sua vida, foi encontrado somente em duas versões, com preços a partir de R$ 54.890. Ele parece ser ainda mais caro pela falta de esmero no acabamento interno e também por se tratar de um carro bastante pequeno (embora um pouco mais espaçoso que Mobi e Kwid).
Confira abaixo todos os principais detalhes do Up TSI, inclusive de suas versões:
VW Black Up TSI (2015 a 2017)
Esta foi uma das primeiras versões do então novo Volkswagen Black Up! TSI a serem comercializadas no nosso mercado. Além do Black, a marca ofereceu também o subcompacto nas configurações Red Up! TSI e White Up! TSI, cujo os detalhes você pode conferir logo a seguir.
Como o próprio nome indica, o Volkswagen Black Up lançado em 2015 tinha como aposta o visual com carroceria e outros adereços pintados na cor preta. Tinha, além da lataria, a tonalidade presente na porção central das rodas de liga-leve e também no detalhe horizontal do painel.
De fábrica, vinha equipado com recursos como volante revestido em couro sintético e aplique em preto brilhante, bancos revestidos em tecido texturizado com faixa em couro sintético, soleiras das portas dianteiras com aplique em alumínio, alavanca de câmbio e do freio de estacionamento em couro sintético, ar-condicionado, sistema de som com Bluetooth, entrada USB e entrada auxiliar com quatro alto-falantes e dois tweeters, ar-condicionado, trio elétrico, direção elétrica, entre outros.
Oferecia também três apoios de cabeça no banco de trás, tampa divisória no porta-malas, volante com ajuste de altura, alarme, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 15 polegadas com desenho exclusivo, capa dos retrovisores prateadas, moldura dos faróis de neblina prateadas, Isofix, banco do motorista com ajuste de altura, entre outros.
Podia contar como opcional com itens como bancos revestidos em couro sintético e sistema multimídia com navegador GPS e tela sensível ao toque fixado no topo do console central do painel.
O preço do Black Up TSI em seu lançamento, no mês de julho de 2015, era de R$ 48.690. O modelo foi vendido até meados maio de 2017, com a chegada da linha Volkswagen Up! 2018.
Volkswagen Red Up TSI (2015 a 2017)
O Red Up, formando o trio com os modelos Black Up e White Up, se diferenciava também apenas pela tonalidade exclusiva. Saía de fábrica com carroceria pintada na cor vermelha, mesma cor presente na parte central das rodas de liga-leve e no detalhe central do painel.
Tinha ainda pintura prateada no aro dos faróis de neblina e na capa dos retrovisores externos, estes com ajuste elétrico e repetidores de indicadores de direção.
De resto, seguia a mesma linha do Black Up, sobretudo na lista de equipamentos. Ele também podia ser encontrado por R$ 48.690 iniciais.
VW White Up TSI (2015 a 2017)
Por último, mas não menos importante, o terceiro integrante do trio de modelos com cores exclusivas era o Volkswagen White Up! Assim como os outros dois apresentados acima, contava com carroceria em cor diferenciada, neste caso o branco, também encontrado nas rodas e no painel.
Lista de equipamentos, motorização e preço (R$ 48.690 em 2015), também todos iguais.
Volkswagen Move Up TSI (2015 a 2019)
O Move Up TSI também foi oferecido desde o lançamento do Volkswagen Up TSI, em julho de 2015. Esta era a configuração mais em conta do subcompacto com motor turbo, disponível por a partir de R$ 43.490.
Por ser a mais barata, tal versão era também a mais “pelada”. Não trazia recursos como rodas de liga-leve de 15 polegadas, por exemplo. Mas oferecia bons recursos de conforto e segurança para dispor de uma condução “digna” ao motorista no seu dia a dia.
Oferecia recursos como chave canivete, alarme com comando remoto, Isofix, sistema de som com entrada USB e conexão Bluetooth, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, airbag duplo e freios ABS.
Podia contar, como opcional, com rodas de liga-leve de 14 polegadas, faróis e lanternas de neblina e sensor de estacionamento traseiro.
Na linha reestilizada do Up, lançada em 2018, ele ficou mais equipado, com direito a recursos como faróis de neblina, rodas de liga-leve de 14 polegadas, volante multifuncional, suporte para celular no painel, iluminação ambiente, entre outros. Tinha como opcional o sistema de som Composition Phone, que utiliza o smartphone do condutor para exibir conteúdo.
Foi descontinuado em 2019 para dar lugar ao Volkswagen Up Connect.
VW High Up TSI (2015 a 2018)
Acima do Move Up TSI, a Volkswagen ofertava o High Up TSI. Ele seguia a mesma linha da versão mais em conta do subcompacto turbo, mas com alguns recursos exclusivos no visual e no acabamento interno, além de uma lista de equipamentos ligeiramente mais recheada.
O Volkswagen High Up TSI também foi ofertado desde o lançamento do Up TSI, mas acabou sendo descontinuado na linha Up 2019. Ele tinha itens como faróis e lanternas de neblina, rodas de liga-leve “São Paulo” de 15 polegadas com pneus Hankook Optimo K415 185/60 R15, tapetes de carpete, painel com aplique central colorido e volante com aplique plástico em preto brilhante.
Tinha ainda bancos revestidos em couro sintético “Native” e sensor de estacionamento traseiro, além dos demais itens já encontrados no Move Up TSI. Como opcional, podia receber o pacote “Maps & More”, com um sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de cinco polegadas e navegador GPS.
Seu preço na época era de R$ 48.040.
Volkswagen Cross Up TSI (2015 a 2019)
Ainda entre os modelos do Volkswagen Up TSI oferecidos desde o lançamento do subcompacto turbo no mercado brasileiro, o Volkswagen Cross Up TSI tinha uma certa proposta mais aventureira – mas só no visual.
Ele tinha como base o Volkswagen High Up TSI, mas se diferenciava pelas rodas de liga-leve “Zurique” de 15 polegadas, rack longitudinal de teto, revestimento exclusivo nos bancos, grade frontal com aplique na cor cinza e detalhe em plástico cinza na parte inferior dos para-choques.
Oferecia também moldura nas caixas de roda, frisos laterais, capa dos retrovisores na cor cinza, aro cromado nos faróis de neblina e volante revestido de couro sintético e com aplique cromado.
Em seu lançamento, o Cross Up TSI foi anunciado por R$ 47.030. Ele foi um dos modelos que mais durou dentro da gama do Volkswagen Up, sendo substituído somente no início de 2019 pelo Volkswagen Up Xtreme, que é praticamente o mesmo modelo.
VW Speed Up TSI (2015 a 2017)
A última versão ofertada a partir de 2015 foi a Speed Up TSI. Enquanto o Cross Up tinha uma proposta mais aventureira no visual, o Speed Up tinha um apelo mais voltado para a esportividade – um pouco mais condizente com a capacidade do motor turbo.
Também baseado no High Up, ele oferecia rodas de liga-leve “Zurique II” de 15 polegadas com acabamento diamantado, saias laterais, adesivo exclusivo da versão na parte inferior das rodas, capa dos retrovisores na cor azul, teto e porção central da grade frontal pintados de Preto Ninja, entre outros.
Por dentro, oferecia soleiras de portas com acabamento em alumínio, acabamento do painel em preto brilhante, forro do teto e colunas “A” em tecido preto, manopla de câmbio com acabamento exclusivo, entre outros.
Também podia receber o “Maps & More”. Seu preço, de entrada, era de R$ 49.990. Ou seja, o Up TSI mais caro da gama.
Volkswagen Up Pepper TSI (2017 a 2019)
A segunda grande novidade do Volkswagen Up TSI foi a chegada da nova versão Pepper, que substituiu o Speed Up na gama. Ele chegou juntamente com outros modelos na mesma variante, como o Fox Pepper e a Saveiro Pepper. O lançamento aconteceu em julho de 2017, como uma série especial.
O então novo Volkswagen Up Pepper TSI tinha recursos como capa dos retrovisores na cor vermelha (ou preto nos carros vermelhos), friso vermelho no vão central entre os faróis, grade dianteira com aplique em preto brilhante, rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas, nome da versão nas portas dianteiras e na tampa do porta-malas e teto pintado de preto.
Por dentro, ganhou volante multifuncional em couro com costura contrastante na cor vermelha, saídas de ar no painel com detalhes em vermelho, alavanca de câmbio exclusiva, bancos revestidos em couro sintético com o nome da versão nos encostos e costuras vermelhas e soleiras de portas também com o nome da versão.
O pacote de equipamentos era o mesmo do High Up, com direito a sensores de luz e chuva, luz de conversão estática (acende um dos faróis de neblina ao girar o volante), chave canivete, trio elétrico, luz ambiente em LED, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, direção elétrica, entre outros.
Podia receber, por R$ 1.400 a mais, o rádio Composition Phone, com tela colorida e integração com smartphones.
Seu preço em 2017 era de R$ 57.900, ou R$ 800 a mais que o High Up.
VW Up Connect TSI (2019 a 2020)
Lançado mais recentemente, o Volkswagen Up Connect TSI é a versão do carrinho equipada com motor turbo mais em conta que o seu dinheiro pode comprar. Até o final de 2019, este modelo podia ser encontrado no configurador online da marca alemã com preço de R$ 54.890.
O Up Connect TSI foi anunciado pela Volkswagen em maio de 2019 como uma estratégia de enxugar a gama do subcompacto e ainda reduzir os preços do modelo. Este modelo chegou para ocupar o lugar do Move Up TSI, sendo R$ 790 mais em conta.
Ele já sai de fábrica com recursos como luzes de condução diurna, direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, computador de bordo, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, sistema de som “Composition Phone” com Bluetooth e entrada USB, suporte para smartphone no painel, rodas de liga-leve de 15 polegadas, grade frontal com aplique vermelho, faróis de neblina, iluminação ambiente no painel e faixa lateral alusiva à versão.
Não há qualquer opcional disponível para o Up Connect TSI 2020.
Volkswagen Up Xtreme TSI (2019 a 2021)
Por último, mas não menos importante, o Volkswagen Up Xtreme TSI foi outro modelo da linha Up 2019 anunciada em maio. Ele substituiu o Cross Up, mas com praticamente o mesmo visual, itens e acabamento. Era encontrado por a partir de R$ 56.890.
Em comparação ao Up Connect, o Xtreme oferece rodas de liga-leve diamantadas de 15 polegadas, faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, rack de teto, moldura nas caixas de roda, capa dos retrovisores na cor preta, sensor de estacionamento traseiro, adesivo alusivo à versão nas laterais, entre outros.
De resto, segue a mesma linha do Connect.
O motor 1.0 TSI
O motor 1.0 TSI flex faz parte da mesma família dos propulsores aspirados MPI (EA211), mas têm 90% de seus componentes exclusivos.
Além do turbocompressor, intercooler, injeção direta e do duplo comando de válvulas variável, todo o restante da unidade precisou ser reprojetado e redimensionado para lidar com a força extra.
Outro ponto interessante é que o motor TSI usado no Volkswagen Up conta com um sensor de etanol capaz de identificar o combustível antes de dar início a queima, diminuindo as perdas de performance até que o motor se adaptasse após um abastecimento.
Ele dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina para partidas a frio com etanol. O motor conta também com duas bombas de combustível, sendo uma elétrica e outra mecânica, pressão de combustível entre 50 e 220 bar, entre outros.
Este propulsor consegue desenvolver 101 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 105 cv com etanol, a 5.000 rpm. Já o torque é de 16,8 kgfm com qualquer um dos combustíveis, que aparece já a 1.500 giros e se mantém até 4.500 rpm.
Junto a esta unidade está o mesmo câmbio manual MQ200 de cinco marchas usado no Up MPI aspirado e ainda em outros carros da Volkswagen. Todavia, para o Up TSI, ele recebeu um ponto extra de fixação com o bloco por conta do torque adicional e a embreagem foi redimensionada. A relação do diferencial foi alongada em 26%, focando em maior conforto e economia de combustível.
Consumo
- Consumo de 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 14,1 km/l na cidade e 16 km/l na estrada com gasolina;
- Notas “A” na comparação relativa na categoria e na comparação absoluta geral, com selo Conpet de eficiência energética.
Desempenho
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos com etanol;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos com gasolina;
- Velocidade máxima de 184 km/h com etanol;
- Velocidade máxima de 182 km/h com gasolina.
Ficha de informações
Motor |
1.0 TSI |
Tipo |
Dianteiro, transversal e bicombustível |
Número de cilindros |
3 em linha |
Cilindrada em cm3 |
999 |
Válvulas |
12 (4 por cilindro) |
Taxa de compressão |
10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Direta |
Potência Máxima |
101 cv (gasolina) e 105 cv (etanol) a 5.000 rpm |
Torque Máximo |
16,8 kgfm (gasolina ou etanol) a 1.500 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual de cinco marchas |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Elétrica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Traseira |
Eixo de torção, com molas helicoidais |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Liga-leve de 15 polegadas |
Pneus |
185/60 R15 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
3.689 |
Largura (mm) |
1.645 |
Altura (mm) |
1.504 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.421 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) |
410 |
Tanque (litros) |
50 |
Porta-malas (litros) |
285 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
1.003 |
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