Crossovers Honda Linha 2020

Honda WRV 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (detalhes)

Honda WRV 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (detalhes)

O Honda WRV 2021 está disponível no mercado brasileiro em três versões de acabamento, LX, EX e EXL. Em todos os casos, o modelo oferece um motor 1.5 litro flex i-VTEC e câmbio automático CVT.


Diferente de outros projetos vistos por aqui, o crossover nasceu com base no Honda Fit, do qual compartilha diversos componentes, incluindo a plataforma e a estrutura da carroceria.

A estratégia, que nasceu na China, é converter um hatch ou minivan – nesse caso – em crossover com a adição de uma frente alta, grade e para-choques mais parrudos, além de conjunto ótico totalmente novo.

Levantando-se a suspensão, obtêm-se um veículo novo, mas sem ter que gastar o que normalmente é aplicado em um projeto nascido apenas sobre a mesma plataforma.

Assim, a origem do Honda WRV 2021 é o Honda Fit, que nasceu em 2001 como uma minivan japonesa voltada para o mercado internacional.

O projeto levou em consideração o habitáculo como foco para se criar o carro, que chamava atenção por seu tanque central, motor 1.3 i-DSI estreito e com 8 velas, refrigeração selada, direção elétrica, câmbio CVT (incluindo uma versão com sete marchas virtuais trocadas no volante) e tração nas quatro rodas com suspensão traseira De Dion.

Agora, o Honda WRV 2021 surge como um projeto tocado pelo Brasil, mas que levou em consideração o mercado indiano, onde há limitação de tamanho em 4,00 m, por isso, lá ele terá 1 cm a menos, 3,99 m no total.

Com o bom espaço do Fit e seu porta-malas, o crossover tem estrutura leve e segura, além de bom rendimento energético. Confira abaixo os detalhes do modelo.

Honda WRV 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (detalhes)

Honda WRV 2021 – detalhes

O Honda WRV 2021 apresenta uma personalidade própria quando se observa sua frente, embora seja muito parecido com o Honda Fit, especialmente por herdar as portas, retrovisores, vincos laterais, janelas, vigias nas colunas A, para-brisa, entre outros.

O olhar é agressivo, que não faz lembrar nem o Honda HRV e muito menos o monovolume do qual deriva.

Já a traseira, a substituição dos refletores nas laterais da vigia, que eram extensão das lanternas no Fit, deram ao crossover mais individualidade. O para-choque bem rente à tampa traseira, o que prejudica numa eventual colisão de baixo impacto, podendo assim avariar a tampa do bagageiro.

Isso foi corrigido no Fit 2020.

O Honda WRV 2021 ganhou uma cara mais aventureira, algo mais fora da cidade que o HR-V, bem focado no asfalto. O para-choque passa uma impressão visual mais robusta, assim como a suspensão elevada e as barras no teto.

As rodas de liga leve aro 16 têm desenho esportivo e atraente, usando assim pneus 195/60.

Por dentro, o Honda WRV 2021 tem um ambiente similar ao do Fit. O espaço é generoso e a ergonomia é boa. A multimídia chama atenção por apresentar hot spot Wi-Fi e SD Card, além de navegador GPS, câmera de ré, Bluetooth, entre outros.

O quadro de instrumentos é bem completo e tem luzes indicadoras de eficiência e econômetro.

O Honda WRV 2021 tem padronagem de tecido, que apresenta um material navalhado em tonalidade laranja ou prata, ambas mescladas com a cor preta. Os materiais são mais resistentes.

Completo, o volante é revestido em couro, tendo inclusive comandos de computador de bordo, mídia, telefonia e piloto automático.

No restante do interior, o WRV 2021 passa a impressão de espaço e conforto, tendo o sistema ULTRa SEAT, que permite colocar objetos altos ou longos de forma muito fácil com o ajuste do banco traseiro.

Os encostos dianteiros também se encaixam no assento traseiro. Para cadeiras infantis, há Isofix e Top Tether. Cinto de segurança de três pontos e apoio para a cabeça do quinto passageiro estão lá.

Com 363 litros, o bagageiro tem um bom volume para suas pretensões. Medindo 4,06 m de comprimento, o WRV 2021 é um pouco maior que o Fit, além de ser mais alto (1,59 m), já que a suspensão foi elevada (17,9 cm e relação ao solo).

Seu entre eixos é 2,5 cm maior, embora não seja perceptível visualmente. Ele é 4 cm mais largo que o Fit, graças ao aumento das bitolas. A percepção de espaço interno em comparação com o monovolume não foi alterada.

Vários componentes para aumentar a robustez e ampliar a proteção contra impactos foram introduzidos, para que o Honda WRV 2021 seja mais valente no fora de estrada ou no dia a dia de nossas ruas e estradas lunares.

 Ele ganhou um novo sistema de direção elétrica com resposta mais direta, além de mais bem fixado no subframe.

Os braços de suspensão na dianteira foram reforçados, assim como o eixo de torção na traseira, que ficou mais espesso e rígido. O Honda WRV 2021 ganhou duas barras laterais sob o posto do motorista e passageiro, assim como outra após o tanque, a fim de ar mais proteção ao assoalho.

A barra protetora atrás do acabamento do para-choque é bem rígida. Diferentemente do Fit 2020, os amortecedores possuem batentes hidráulicos.

Honda WRV 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (detalhes)

Honda WRV 2021 – novidades

A linha 2021 do Honda WRV trouxe as primeiras mudanças visuais, ainda que bem tímidas, e também a adição de importantes itens de segurança. Além disso, ele ganhou uma nova versão de entrada, a LX, por R$ 83.400.

Falando sobre o exterior, o Honda WRV 2021 ganhou um novo para-choque dianteiro, que destaca ainda mais a grade. Aliás, essa mudança fez o modelo crescer, chegando aos 4.067 mm de comprimento. As outras medidas continuam as mesmas (veja mais na ficha técnica no final da matéria).

Com exceção dessa nova versão de entrada, as outras duas opções de acabamento ganharam faróis, faróis de neblina e lanternas de LED. A traseira do WRV 2021 também recebeu um novo para-choque.

No interior, as mudanças foram ainda menores, alterando apenas o padrão e as cores dos bancos, além de adicionar um novo acabamento em preto brilhante no painel.

Mais importante que as mudanças estéticas, foi a adição de alguns equipamentos de segurança. Agora, o Honda WRV 2021 conta com controles de tração e de estabilidade, junto com assistente de partida em rampa, como itens de série em todas as versões. Algo importante para um modelo que começa na casa dos R$ 80 mil.

Com tudo isso, o Honda WRV 2021 continua com a proposta de ser um crossover de entrada com foco mais aventureiro que o HRV, que é orientado mais para uso urbano e rodoviário.

Por ter nascido no meio de vida da atual geração do Fit – a terceira – o modelo deve ser o último dessa base a mudar para a nova geração, que certamente terá o motor 1.0 i-VTEC Earth Dream Turbo de até 130 cv. Quem sabe o desenvolvimento do próximo Fit traga ao crossover uma identidade própria com estilo e carroceria diferentes.

Honda WRV 2021 – versões

O Honda WRV 2021 se apresenta em três versões, ganhando a esperada versão de entrada LX. Agora falta apenas uma configuração Personal com preço abaixo de R$ 70 mil para clientes PCD e quem não pode pagar os R$ 80 mil do valor inicial.

Por enquanto, não se espera por uma versão Touring.

  • Honda WRV LX CVT 2021
  • Honda WRV EX CVT 2021
  • Honda WRV EXL CVT 2021

Honda WRV 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (detalhes)

Honda WRV 2021 – equipamentos

Honda WRV LX CVT – Motor 1.5 i-VTEC FlexOne e transmissão CVT com modo Sport. Vem de série com Apoio para o pé, Ar-condicionado manual, 4 Alto-falantes – Dois dianteiros e dois traseiros, Áudio com visor LCD de 5 polegadas (CD / AM-FM / Bluetooth / USB), Câmera de marcha a ré multivisão, Volante multifuncional com ajustes de áudio e Bluetooth com comandos HFT (Hands-Free Telephone), Banco do motorista com regulagem de altura, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, Console central com porta-copos e porta-objetos, Porta copos na saída de ar-condicionado, Encosto de cabeça para todos os ocupantes, Iluminação interna dianteira individual e central, Limpador de pára-brisa do tipo flat blade com função variável e intermitente, Limpador e desembaçador do vidro traseiro, Painel de instrumentos com computador de bordo multifunções, com iluminação azul e branca (Blue/Whitemeter), Para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro, Porta-objetos nas portas dianteiras, Porta-revistas atrás dos bancos do motorista e do passageiro, Revestimento dos bancos em tecido, Magic Seat Honda – exclusivo sistema de configuração dos bancos, Tomada 12 Volts, Acionamento dos vidros elétricos com função AUTO para motorista, Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção, Faróis de halogênio com Luzes de Rodagem Diurna (DRL) em LED, Faróis de Neblina em halogênio, Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular) e ajuste manual de altura, Grade frontal cromada, com barras longitudinais e acabamentos em blackpiano, Rack de teto, Antena na parte traseira do teto, Retrovisores e maçanetas externas na cor do veículo, Para-brisa degradê, Vidros verdes com filtro UV, 2 airbags (frontais), Alarme, Barras de proteção lateral, Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro, Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionador; lim. força e regulagem de altura, Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes, Chave tipo canivete com controle de abertura / fechamento das portas, Estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering), Freios dianteiros a disco e traseiros a tambor, Freios com sistema ABS e EBD (Antilock Brake System / Electronic Brake Distribuiton), Sistema de alerta de frenagem emergencial ESS (Emergency Stop Signal), Sistema HSA /(Hill Start Assist/) – Assistente de partidas em aclives, Sistema VSA (Vehicle Stability Assist) – Assistente de estabilidade e tração, Sistema TPMS – monitoramento de pressão dos pneus, Sistema Immobilizer – impede a ignição do motor, caso a chave tenha uma senha diferente, Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas infantis, Conjunto de tapetes de série e pino de segurança para tapete do motorista, Trava de segurança central dos vidros dos passageiros, Trava de segurança na portas traseiras e Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h.

Honda WRV EX CVT – Itens acima + ar-condicionado automático, 4 airbags (frontais e laterais), apoio de braço central, conjunto de faróis, faróis de neblina e lanternas em LED, piloto automático, volante em couro, central multimídia com tela de 7″ e espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto, sensor de estacionamento traseiro, aletas para troca de marchas no volante, sistema de audio com 2 tweeters (6 falantes).

Honda WRV EXL CVT – Itens acima + GPS, bancos em couro, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento dianteiro e retrovisor interno fotocrômico.

Honda WRV 2021 – preço

O Honda WR-V 2021 tem preços elevados, posicionando-se na faixa dos R$ 80 mil, um valor que nem era considerado pelo mercado, que esperava algo entre R$ 70 mil e R$ 75 mil, mais coerente, ainda mais para a versão de entrada, que estaria ao alcance de clientes PCD.

Infelizmente, mesmo com elevados preços, o modelo rapidamente ganhou clientes e vendas, que estão na casa de 1,8 mil unidades mensais.

  • Honda WRV LX CVT 2021 – R$ 83.400
  • Honda WRV EX CVT 2021 – R$ 90.300
  • Honda WRV EXL CVT 2021 – R$ 94.700

Honda WRV 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (detalhes)

Honda WRV 2021 – motor

O Honda WRV 2021 tem motor 1.5 i-VTEC da atual gama de motores da Honda, mas ainda mantém sistema de injeção indireta de combustível, enquanto lá fora já ganhou injeção direta de combustível com potência de 130 cv.

Com quatro cilindros em linha, ele possui a tecnologia VTEC com comando único no cabeçote, que permite abertura e fechamento das válvulas de acordo com o desempenho do propulsor.

O 1.5 i-VTEC do Honda WRV 2021 trabalha com a tecnologia FlexOne, que consiste em pré-aquecimento do combustível em partidas a frio, retirando assim o tanque de gasolina do cofre do motor, que até pouco tem era usado e ainda exigia um bocal separado para abastecimento.

Apesar de ser um 16V com alta rotação, o motor se garante na tecnologia VTEC, onde geralmente trabalha com oito válvulas em baixas rotações para obter mais torque nessas condições, enquanto as outras oito entram em rotações mais altas, quando o veículo precisa de melhor performance.

Ele entrega 115 cv a 6.000 rpm com gasolina e 15,2 kgfm a 4.800 rpm no mesmo combustível. Com etanol, o propulsor oferece 116 cv a 6.000 rpm e 15,3 kgfm a 4.800 rpm.

O Honda WRV 2021 não tem câmbio manual de cinco marchas, mas apenas o CVT sem posições de marcha, além de paddle shifts no volante multifuncional.

Honda WRV 2021 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Honda WRV CVT 2021 – 12,3 segundos e 168 km/h

O Honda WRV 2021 tem uma performance semelhante ao do compacto Fit, que em realidade deu origem ao novo crossover do marca japonesa. Com acabamento dos bancos e portas como diferencial, o pequeno utilitário esportivo apresenta versatilidade no arranjo do habitáculo e uma boa área envidraçada.

Mas, da mesma forma, herda do irmão mais velho excelente espaço interno e o sistema ULTRa Seat, que permite a acomodação de objetos grandes no banco traseiro.

A posição de dirigir no Honda WRV 2021 é igualmente elevada e correta para a proposta. A instrumentação é completa e de boa visualização, enquanto a multimídia tem tela sensível ao toque e comandos pouco intuitivos.

O volante multifuncional com piloto automático é outro ponto positivo. A ergonomia é boa e a maioria dos controles ficam à mão. Há um porta-copo ao lado do volante, assim como uma boa oferta no restante do interior.

A visibilidade é muito boa, apesar do capô elevado em relação ao Fit, o Honda WRV 2021, assim como as laterais, que fica um pouco mais privilegiada com a altura mais alta da suspensão, onde o vão livre é de 20,7 cm.

Bem conhecido do consumidor brasileiro e entregando boa disposição para o peso do veículo, que é de 1.130 kg na versão EXL, o motor 1.5 i-VTEC FlexOne garante um desempenho agradável.

Apesar de rotações diferentes, ele entrega 115 cv com gasolina a 6.600 rpm e 116 cv com etanol a 6.000 rpm. Os torques são de 15,2 e 15,3 kgfm, ambos a 4.800 rpm.

Nas saídas, permitindo ao motor um funcionamento mais suave, a transmissão CVT – sem simulação de marchas – eleva o giro de forma linear e sem necessitar de subir o giro demais para poder imprimir um desempenho adequado.

Graças ao CVT, o modelo roda a 110 km/h em apenas 2.000 rpm. As retomadas são adequadas, com o propulsor subindo até uns 3.000 rpm e garantindo uma performance interessante, embora nada esportiva.

Nas ultrapassagens o motor ronca um pouco mais, mas cumpre seu papel. O conjunto motriz apresenta um bom equilíbrio para o porte e proposta do Honda WRV 2021. Dentro do esperado, o nível de ruído agrada bastante, graças à introdução de mais isolantes.

Um novo conjunto de suspensão, que possui eixo traseiro de torção maior, bem como as bitolas, é apresentado no Honda WRV 2021, que assim passa a ter mais robustez e equilíbrio que os demais modelos da gama.

O ajuste nas molas, batentes e amortecedores também vieram a ajudar no desempenho do veículo em pisos esburacados e estradas de terra. A direção é leve e bem confortável, enquanto os freios atendem à proposta.

Com um ajuste mais firme na suspensão, mas sem denegrir o conforto, o comportamento do Honda WRV 2021 corresponde ao esperado para um crossover derivado de um bom carro e com um reforço adicional na estrutura e suspensão para enfrentar as condições duras de ruas e estradas brasileiras.

Diante de tudo isso, só poderíamos esperar números adequados para o modelo, que vai de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e atinge máxima de 168 km/h.

O consumo urbano é de 8,2 km/litro com etanol e 8,7 km/litro com gasolina, enquanto o rodoviário é de 11,7 km/litro com etanol e 12,4 km/litro com gasolina.

Honda WRV 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (detalhes)

Honda WRV 2021 – consumo

Cidade 

  • Honda WRV CVT 2021 – 8,1 km/litro com etanol e 11,7 km/litro com gasolina

Estrada

  • Honda WRV CVT 2021 – 8,8 km/litro com etanol e 12,4 km/litro com gasolina

Honda WRV 2021 – manutenção e revisão

Com revisões a cada 10.000 km, o serviço da Honda consiste em um plano de manutenção onde devem ser cumpridos rigorosamente nesses intervalos por parte dos proprietários do monovolume, assim como nos demais modelos da marca.

Várias peças e fluídos previstos nos serviços são especificados no manual do proprietário. Mas, observe para ver se o item que necessita de troca em determinado período será trocado antes, pois alguns concessionários antecipam alguns serviços, sendo que os itens trocados podem ser substituídos conforme o manual.

Os carros da Honda não possuem sistema de refrigeração aberta, que requer complementação de água após o nível abaixar. Por isso, fique de olho se a revenda quiser trocar o fluído antes da hora, pois em geral dura 100.000 km.

A Honda especifica revisões que incluem óleo lubrificante, ruela do dreno do cárter, fluído de freio, filtro de combustível, filtro de ar, velas, correias em “V” e ocasionalmente fluído de refrigeração, citado acima.

O fluído da caixa de transmissão CVT também precisa ser completado em determinados períodos, geralmente de 40.000 km, mas nunca totalmente substituído. Além disso, é necessária a calibração, que pode ser feita até pelo proprietário, seguindo alguns passos. O óleo lubrificante usado no Honda WRV 2021 é o sintético 0W20, que substituiu o antigo mineral 10W30.

Veja quais são os preços de cada revisão do Honda WRV 2021:

  • 10.000 km – R$ 346,78
  • 20.000 km – R$ 521,79
  • 30.000 km – R$ 577,78
  • 40.000 km – R$ 2.174,03
  • 50.000 km – R$ 577,78
  • 60.000 km – R$ 950,79

Honda WRV 2021 – ficha técnica

Motor

1.5 i-VTEC

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1497

Válvulas

16

Taxa de compressão

11,4:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 115 cv @ 6000 rpm / Etanol: 116 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 15,2 kgfm @ 4800 rpm / Etanol: 15,3 kgfm @ 4800 rpm

Transmissão

Tipo

CVT

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Pneus

195/60 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4067

Largura sem retrovisores (mm)

1734

Altura (mm)

1599

Distância entre os eixos (mm)

2555

Capacidades

Porta-malas (litros)

363

Tanque (litros)

45

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1130 (CVT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

Honda WRV 2021 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email