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Bancos ventilados: como funciona a tecnologia que deixa o passageiro mais confortável

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O ar condicionado hoje em dia se tornou mais do que conforto, realmente uma necessidade em um país tropical como o nosso. Mas, além dele, outro recurso interessante tem chegado ao consumidor brasileiro a bordo de alguns modelos de luxo importados, o assento ventilado.

Essa tecnologia não é exatamente nova, mas por conta do custo, geralmente é oferecida somente em carros mais caros, especialmente do segmento premium. Antes, os bancos eram apenas aquecidos, mas passaram a contar também com ventilação.

De acordo com um estudo feito em 2006 pelo Departamento de Energia dos EUA, os bancos ventilados reduzem em 7,5% o uso do ar condicionado, contribuindo não só para o conforto a bordo, mas também em relação ao consumo e performance. Ele pode ser usado tanto para resfriar quanto para aquecer.

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Em um estudo feito pelo CEA – Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP – os testes realizados em laboratório apontaram variação térmica de 3°C entre passageiros e assento ventilado, gerando assim uma grande melhora na percepção de conforto térmico do ocupante do veículo.

A ventilação também pode ser usada em conjunto com o aquecimento, mas recomenda-se não utiliza-la com temperatura interna abaixo de 5°C, por conta do arrefecimento demasiado do corpo do ocupante.

No entanto, além do conforto do passageiro e motorista, o banco ventilado pode ser usado em outra finalidade. A humidade presente no estofamento do veículo também pode ser eliminada com o uso da ventilação do assento.

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Essa tecnologia, chamada Peltier, geralmente apresenta níveis de potência para ventilação, geralmente três níveis, ajustados pelo condutor de acordo com sua comodidade. Dois ventiladores (um no assento e outro no encosto) captam o ar exterior e o aquecem ou esfriando, distribuindo-o através de canaletas que terminam em canais porosos, que atravessam o estofamento.

Nos EUA, a oferta de modelos com bancos ventilados é grande, visto que ainda é o maior mercado premium do mundo, tais como Kia Forte, Kia Soul, Kia Optima, Ford Mustang, Chrysler 200, Hyundai Sonata, Ford Fusion, Dodge Charger, Jeep Cherokee, entre outros.

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No Brasil, as opções existem em menor número, geralmente relacionadas com modelos topo de linha, especialmente das marcas de luxo. Alguns modelos perderam o item na mudança de geração, entre eles o Volkswagen Passat, que agora não dispõe mais do item. Da mesma forma, o mais barato com esse recurso é o Ford Fusion Titanium, que parte de R$ 123.400.

Audi A8, Bentley Continental GT e Flying Spur, BMW Série 7, Mercedes-Benz Classe S, Ford Fusion, Kia Quoris, Jaguar XJ, Lexus LS 460, Lexus ES 350, Lexus NX, Volvo XC90, Rolls-Royce Ghost e a gama Porsche, são alguns dos carros disponíveis no Brasil com esse recurso.





  • Bruno Silva

    Sempre fiquei tentando imaginar como funcionava, bom post. Acho um item mais necessário até que o aquecimento, principalmente no Brasil. Pena tão poucos carros oferecerem, embora não seja um item tão importante.

    • Pacheco

      É aquele tipico item que vc nem sente falta, pq o ar do carro resolve. Ai compra um Fusion e se acostuma… pronto, não vive mais sem… kkkkkkk

      • Thales Sobral

        Seria muito legal, porque nas regiões mais quentes mesmo o ar-condicionado gelando muito, o banco costuma continuar quente porque a gente tá encostado nele.

  • Matthew

    Para o mercado brasileiro faz muito mais sentido que os bancos aquecíveis (mais comuns de serem encontrados).

    • Matheus Marques da Silva

      Em um panorama geral, sua afirmação faz sentido. Mas aqui no sul aquecimento de bancos e volante é um baita diferencial. Quem pega o volante de um carro às 6 e meia da manhã no frio de zero grau vai me entender. Hehehe
      Por outro lado, nossa amplitude térmica é muito grande. Essas últimas semanas estamos passando por temperaturas de até 36 graus, onde a ventilaçao vem muito bem.

      • Pacheco

        Brasil é grande demais para um padrão unico. No Sul é até melhor o banco com aquecimento e no Norte e Nordeste é melhor o banco que esfria.

        Isso é igual ao Carro Flex. Já me falaram que tem regiões do Sul que o Alcool compensa no Preço e não usam pq não liga nem com tanquinho de partida a frio.

        • Jackson

          Errado, tendo gasolina no reservatório o carro liga normalmente. Meu pai tem uma Parati 85 a etanol e no inverno basta puxar o afogador, pisar uma vez no acelerador até o fundo, girar a chave e deixar injetar gasolina por uns 10 segundos. Desliga e tenta novamente, 2 a 3 tentativas e o carro pega.

          • Pacheco

            Ja ouvi de inumeras pessoas que carro flex no Sul é só por causa da produção nacional, pq sempre usam gasolina mesmo.

      • afonso200

        meu vizinho tem um hyundai Genesis com aquecimento no volante, e no nosso inverno no RS é bom,

    • Duda

      Ia comentar exatamente isso, já tive 2 carros com aquecimento, num país como Brasil onde o calor predomina a maior parte do ano é realmente estranho a oferta ser tão baixa .

    • Atley jackson

      No geral sim, mas aqui em Curitiba, onde é comum temperaturas abaixo dos 10 graus faz toda a diferença.

      • radiobrasil

        Moro há 200km de Curitiba, e no ultimo inverno não usei nenhuma vez o aquecimento. Nos outros invernos não tinha o carro com isso rss
        E tem um detalhe, dizem que o aquecimento não é recomendado para quem tem problemas de circulação!!!

        • Jackson

          Moro em Porto Alegre e uso direto o aquecimento no inverno. Prefiro dirigir com aquecimento ligado e de manga de camisa, a dirigir com um casaco grande que atrapalha os movimentos. Sempre tive carro com aquecimento e já deixei de comprar carro que não tinha.

    • Gustavobrtt

      poderia ter até uma versão de baixo custo, somente com o ventilador, sem peltier. Não adianta ligar o AC no talo se suas costas, pernas e traseiro continuam suados.

      • Pacheco

        Demora até o carro esfriar totalmente.

        Uma coisa que eu acho legal e ja vi funcionar é partida a distancia do carro. Vc liga e ele ja liga o ar, aqueles 100 metros q vc vai se aproximando, ele ja tira aquele bafo quente do carro e qndo vc entra ja está “menos pior”.

        • radiobrasil

          Aí que o teto solar tem sua utilidade revelada! O ar mais quente geralmente fica no alto , em carros com teto só abrir todos os vidros e o teto antes de entrar que o calor sai bem rápido, então liga o ar no máximo e em menos de 30seg tá ótimo.

  • Clovislauro

    Para mim seria muito mais importante que CMM, couro, roda de liga e várias outras coisas que mal uso.

  • Matheus Cavalheiro

    Chega a destoar o Fusion dos outros modelos que possuem tal equipamento.
    Pelo que vi, Renegade também possui esse item lá fora.

    • radiobrasil

      Fusion tem também um item até RARO em carros bem mais caros, cintos traseiros com airbags (menos o central). E ele são bem mais confortáveis tambem.

      • Pacheco

        O Fusion supera até o Serie 5 em equipamentos. A Ford realmente equipou e não é a toa que ele vende horrores pelo preço.

        • radiobrasil

          Pois até a patroa notou dias atrás… um série 3 não tem nem sensor de estacionamento!

  • Bikudin

    O loko, refresca até o fiofó!!!

  • ObservadorCWB

    Bastante incompleta a lista. Ainda mais a americana.

  • Rbs

    Se o motorista soltar um gás acontece o que?

  • radiobrasil

    Redação, prestão atenção.. Peltier é a “placa” que pode aquecer ou resfriar. Ela é utilizada em alguns desumidificadores e até em alguns aparelhos de frigobar baratos (mas refrigeram MUITO pouco se comparado a um compressor comum).

  • Jacarandá Mimoso

    Alô NA: “humidade” com “H” é de chorar!!! Como se coloca uma pessoa assim para digitar um texto?

    • Gabriel Boscatto

      No português de Portugal está correto (o que não é o caso). Hahaha

    • radiobrasil

      Vai que era “humildade”… rss Tipo o banco de fusca, é humilde o coitado kkkk

    • Allan Victor Kaiser da Silva

      Essa doeu

    • André

      Esse é o nosso Brasil, “pátria educadora”…

  • Marcelo Ceno Dutra

    opa tem algo errado ai. Foi questionado por um moderador, salvo engano de nome Edson o porque não constava no material de publicação do novo Passat que o mesmo possui bancos climatizados.

  • Aroldo Alves

    FIAT FREEMONT!

  • Atley jackson

    Esqueceram do Peugeot 308 CC, que também oferece esse item, que no caso do Peugeot é chamado de Airwave.

    • Na verdade, o Airwave da Peugeot é equivalente ao Airscarf da Mercedes e de vários outros conversíveis.

      É uma saída de ar que joga ar quente na nuca do motorista e passageiro para permitir andar com o teto aberto mesmo em dias frios.

  • Marcos Vinicius Bittencourt

    Tenho um Passat que possui tal função, e posso afirmar que o sistema é muito bom e muito usado. Meu carro fica estacionado no sol, então da para imaginar a temperatura que o couro fica. Em questão de 30 segundos o banco já não está mais fervendo. E como o próprio texto diz, reduz o uso do ar condicionado, pois há sensação de refrescância.

    • radiobrasil

      Depois que coloquei película nunca mais tive problema de bancos fervendo no sol… mas é um item que gostaria no meu carro, pena que só tem aquecimento (que NUNCA usei)

      • Marcos Vinicius Bittencourt

        Eu tenho G20 nos lados, mas na frente não tenho pq acho que prejudica muito a visibilidade. Para piorar o teto solar panorâmico possui uma tela para proteger o ambiente, e não um tecido blackout.

    • Samuel Santos

      Oi Marcos. Que ano é seu Passat? Será que esta função tem em qualquer ano? Pergunto pois quero um carro com esta tecnologia e creio que um passat é mais fácil para se desfazer no futuro por ser Volks e as peças não devem ser tão caras. Pois fazendo uma comparação com Fusion, etc… acho que o passat tem um preço melhor.

      • Marcos Vinicius Bittencourt

        Meu carro é 2014 Premium. Não sei se é opcional ou é de série o banco ventilado. O meu carro é pouca coisa mais equipado que o Fusion AWD, o FWD é inferior ao Passat (ACC, muito útil, tanto na cidade quanto na estrada).
        Quanto ao futuro, eu imagino que o Fusion seja muito mais facil de passar para frente e manter as peças, afinal o Fusion vende 300-400 por mes, enquanto o Passat não vendia 20 e esta fora de linha.
        O que me fez optar pelo Passat ao invés do Fusion foi uma oportunidade de negócio (15mil de desconto + Fipe no antigo), uma esposa e uma filha que adoram levar roupas e mais roupas quando viajamos e principalmente minha paixão por peruas.
        Acredito que a escolha racional é o Fusion AWD se você troca de carro a cada 2 anos, como pretendo ficar 4/5 anos, não me ative muito a revenda e sim ao prazer de ter um carro que eu sempre sonhei, pois esse nível de carro perde muito dinheiro de qq jeito.

        • Samuel Santos

          neste momento a questão preço é a mais importante. Penso em pegar um com menos ano para ser mais em conta. Também penso em ficar um tempo com ele. Não sou de vender rápido se o carro é bom. Só já pensava trocar por um com esta tecnologia pois é importante. O Fusion. Sabe a partir de que ano tem isso? O Passat também sabe a partir de que ano? A sua é linda. Também gosto de camionete… Na reportagem cita diversos carros que nem imaginava ter, Kia Soul, Fiesta, etc… mas achei incompleta no que diz respeito ao ano que tem isso.

          • Marcos Vinicius Bittencourt

            O Passat se não me engano veio a partir da reestilização, porém estou começando a achar que é disponível apenas na versão premium, que tem os bancos com ajustes elétricos/memória/aquecimento-ventilação. O Fusion vem desde a ultima reestilização.

  • João Cagnoni

    Sugestão de nome: cool my ass

    • radiobrasil

      RefrigeracOOl

  • Artur

    “Peltier” não é o nome da tecnologia, mas sim do “efeito Peltier”, descoberto pelo físico francês Jean Charles Athanase Peltier. Trata-se da característica da placa ou circuito integrado a esse sistema que serve para resfriar o ar que circula no interior do banco. É, basicamente, uma placa que diminui a temperatura graças a um efeito termoelétrico, aplicada até em refrigeradores. Nada de novidade nisso…

    • radiobrasil

      E diga-se de passagem que as placas peltier ainda perdem FEIO para compressores nos refrigeradores…

  • Roger Bersch

    humidade é tenso.

  • Kat Weis (JabbaGirl)

    Queria mto um carro com essa tecnologia e no BR a maioria dos carros tem aquecimento. SP no verão fica insuportável, ainda mais para quem estaciona o carro a ceu aberto. O banco do carro quente demais, tem abrir p ficar ventilando, ligar o ar ou vc fica suando igual a um cavalo. Ninguém merece!



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