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fiat idea 2011 usado semana opiniao dono 1 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Idea 2011




Já tive diversos automóveis de diversas montadoras diferentes, todos tiveram seus prós e contras. Aliás, quando o assunto é carro, é praticamente a mesma coisa que falar sobre futebol. Uma coisa é certa, é apenas mais um produto como outro qualquer que pode sim nos dar muito prazer ou muitas dores de cabeça.

Enfim, por diversos motivos, e principalmente pelo custo benefício, acabei comprando um Fiat Idea 2011, o meu segundo. O anterior havia sido um modelo 2009. Para o meu uso, foi a melhor escolha. Minhas viagens são de trajetos curtos e o uso maior acaba sendo mais urbano mesmo.

Dentre os pontos positivos, posso citar o principal que com relação ao seguro. Nesse mês estou renovando e o valor ficou abaixo dos R$1.100,00. Se comparado da época em que eu tive Corsa, Palio e Clio, um valor muito mais atraente.

O espaço interno é bom, acomoda bem 4 pessoas sem aperto, principalmente quem viaja atrás. Eu por exemplo costumo levar meu sogro e minha sogra e como são pessoas de certa idade, o acesso aos bancos traseiros é muito fácil para eles, ao passo que quando possuía um sedã, eles frequentemente batiam a cabeça no teto, especialmente na hora de entrar no carro.

fiat idea 2011 usado semana opiniao dono 2 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Idea 2011

Também posso dizer que o carro é confortável. A posição de dirigir também é boa. Aliás, quem acostuma dirigir em uma posição mais alta com total visibilidade fica mal acostumado e estranha quando tem que dirigir um hacth ou sedan.

Mas nem tudo são flores, então vamos lá para as coisas que assim como outros modelos acabam por incomodar e aborrecer seus proprietários… O consumo é elevado, embora seja mais econômico que o meu antigo Palio 2008 que era 1.0 e nem ar condicionado tinha. Tudo bem, meu carro é 1.4 e talvez a carroceria seja pesada para ele ou sei lá o quê.

A média é de 9,0Km com gasolina e 6,5Km com álcool, mas na verdade desde que comprei o carro só abasteci com combustível verde umas 03 vezes. Com ar condicionado ligado, a média no anda e para do trânsito fica em torno de 8 Km com gasolina. Isso tudo indicado pelo computador de bordo que não acredito muito nele, assim como o ponteiro de combustível. Até hoje nunca vi um marcar exatamente…

Bem na verdade a gente nunca encontra parâmetros confiáveis para medir o consumo. Pois na prática, no dia a dia nunca temos as condições “ideais” que os fabricantes utilizaram para fazer as medições. Além disso, andar de vidro aberto hoje em dia não dá. Então, paciência se gastar mais, pois o ar-condicionado para mim é item de segurança e não só de conforto. Mas no geral o desempenho do carro é bom.

Já disse que o carro é confortável, mas não disse que era barulhento… Sim, em comparação ao meu Idea anterior, esse veio com todos os barulhos que tinha direito. Cheguei a levar o carro para a concessionária, mas desisti de deixar o carro para que verificassem.

fiat idea 2011 usado semana opiniao dono 3 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Idea 2011

Num belo sábado pela manhã eu mesmo desmontei todo o painel e descobri que muitos parafusos e porcas não existiam ou estavam frouxos, aí já aproveitei e forrei tudo com espuma industrial. Barulho, rangidos, nunca mais. Afinal, o sistema de som é para se curtir uma boa música e não para abafar os barulhos e ruídos do carro….

Vale uma dica para quem tem o som original, é possível instalar um cabo para ligar no Ipod. Existe uma entrada auxiliar disponível no painel traseiro do rádio. Mas vai lá um alerta: Só se meta a fazer isso se entender alguma coisa de elétrica ou eletrônica automotiva e se você tiver em mãos o código de ativação do rádio, pois caso desligue o som da bateria por muitos minutos, será necessário esse código para ativá-lo novamente.

Bem, quando o carro estava com 2.000Km percebi que uma leve trepidação na embreagem. Principalmente ao sair de ré em uma subida. Quando comprei o Idea anterior, alguns colegas de trabalho já haviam reclamado desse defeito, um em outro Idea e outro num Palio. Levei o carro até uma concessionária de São Caetano do Sul e mandei verificar.

Lá o chefe da oficina teve a cara de pau de dizer que era assim mesmo. Disse que era porque o novo motor Etorq era mais forte. Fala sério, o cara não conhece seus produtos e quer me enrolar assim? Meu carro tem o motor 1.4 antigo, não tem nada de Etorq ou trepidação… Passaram mais alguns dias e fui até a concessionária onde comprei o carro.

Reclamei e tive o conserto realizado em garantia. Conjunto de embreagem e acionador hidráulico trocados em garantia. Mas tive que dar uma de “louco” antes. Só conversando em algumas oficinas de concessionárias não resolve nada… Estão “se lixando para você”.

fiat idea 2011 usado semana opiniao dono 4 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Idea 2011

Antes de completar 1 ano, fiz uma pesquisa entre as concessionárias da região sobre a revisão de 1 ano. Bem, descobri que nada mudou, pois como no outro Idea também tive essa decepção. Meu carro marcava por volta de 6.000Km, sem nenhum defeito. De qualquer forma eu ouvi os maiores absurdo possíveis: Os preços das revisões iam de R$450,00 a R$ 1.600,00.

Eu só queria uma simples revisão, nada mais. Ainda tinha que ficar cerca de 2 dias sem carro. Então resolvi trocar somente o óleo, pois 1 ano com o mesmo óleo não dá, não é mesmo? Bem, os preços começaram em R$ 180,00 e foram até R$ 245,00 somente o óleo com a mão de obra.

Desisti, pois se é para deixar o carro encostado por 2 dias e ainda ser “assaltado” e ganhar um carimbo no manual do “propriotário”, e ainda ficar na dúvida se fizeram ou não os serviços previstos. Bem, não quis arriscar. Levei o carro a uma oficina credenciada da Bosch. Como fui bem atendido e o serviço bem feito anteriormente em outros carros, resolvi ir lá novamente.

A revisão constou da troca do óleo e seu respectivo filtro, inclusive de ar e combustível. Foi feita uma checagem no alinhamento e balanceamento das rodas. O filtro do ar condicionado não precisou ser trocado na época. Verificou-se os freios também. O mecânico verificou todas as conexões de combustível, conectores elétricos etc…

Tudo: R$250,00 e foi feito em menos de 3 horas. E o mais importante, eu vi realizarem o serviço. Óleo da mesma marca do fabricante e peças novas. Nada “xingling”. Já é o terceiro carro que compro 0Km e não faço a revisão de 1 ano. Também já descobri que na prática o carimbo no manual de nada resolve para nós.

Com ou sem garantia. Da última vez, quando entreguei meu outro Idea na troca, o vendedor viu que eu não havia feito a revisão em autorizada e que faltava o carimbo… o gerente da loja me disse: “Não tem problema, a gente faz a revisão aqui dentro e coloca o carimbo no manual…”

O carro atualmente está com 10.000km e começou a fazer um barulho toda vez que abria ou fechava o vidro. Também estralava e rangia quando o carro andava, mesmo com o vidro todo fechado ou aberto. O barulho foi aumentando, ficou insuportável, parecia que tinha algo quebrando dentro da porta, nada fazia parar, nem silicone spray.

Claro, nem apareci na concessionária, afinal já tinha passado 1 ano e iriam dizer que a garantia não cobre… Fui direto a uma loja conceituada e especializada somente em vidros e ouvi: Doutor, nós cobramos R$ 50,00 só para desmontar e verificar o barulho, mas não damos garantia de eliminá-lo.

Fui em outra loja: Olha, é o seguinte, essa maquininha elétrica do vidro vai queimar logo logo. Eu cobro R$ 400,00 para trocá-la. Fui ao uma terceira loja: Ah, isso não tem jeito não, Fiat é assim mesmo. O senhor tem trocar toda essa borracha da guarnição para resolver, vai ficar tudo em R$ 600,00. Bem, nem preciso dizer o que pensei desses “picaretas”.

Voltei para casa e resolvi desmontar o interior da porta do lado do motorista e colocar em prática meus anos de instalador de som. Depois de uma 1 hora quebrando a cabeça, pois visualmente tudo parecia estar em ordem, acabei por descobri que todo aquele barulho era causado porque um pedaço de feltro que ficava colado na base do vidro com a máquina, tinha soltado.

Coloquei outro feltro e tudo voltou com antes. Aproveitei e desmontei o lado do passageiro também e fiz a troca do feltro que também já estava quase totalmente solto da sua posição original. Recentemente, tive o estepe roubado, assunto esse relatado no inicio do mês de março, aqui no site. Acabei pintando o estepe.

Ladrão gosta de coisa fácil, então não vai querer perder tempo e gastar tirando a tinta a óleo do pneu. Com certeza não vai conseguir vender também… Podem me chamar de xarope, mas não vou “dar” R$ 400,00 para vagabundo. O fato é que abrem qualquer carro tão fácil. Pode ter alarme, corrente ou o que for. Se quiserem abrir, abrem…Se estiver encomendado levam o carro também, com ou sem você dentro.

Enfim, como disse é um produto como outro qualquer. E como em outros ramos, não temos um atendimento de pós-vendas correto e adequado. Quando necessitamos de alguma coisa em garantia, parece que estamos pedindo um favor. Por isso eu acho besteira essa coisa das pessoas brigarem e se ofenderem nos fóruns porque um falou mau da marca favorita do outro.

Estamos todos no mesmo barco, e todos nós sofremos com a falta de qualidade e segurança do que as montadoras nos oferecem. Pagamos caro, muito mais caro do que em outros países. Se pesquisarmos na Internet, todas as montadoras possuem um elevado índice de reclamações ou mesmo insatisfação.

Sim, como eu disse é um produto e está sujeito a defeitos. Mas porque a recusa muitas vezes de quererem consertar ou assumir um erro? De qualquer forma pagamos por isso e as senhoras montadoras continuarão a ganhar muito dinheiro.

Até o fim do ano eu troco o carro novamente, com certeza não será outro Idea, não tanto pela insatisfação de um atendimento ruim, mas também não posso saber qual será, pois pelo que acompanho do setor, em breve teremos novos lançamentos e quem sabe algum deles me conquiste.

Relato do leitor Marco Antonio


  • akaju

    Apesar de feio, gostei da idéia em pintar o step!

    • Pedro_Rocha

      Pensei que era zarcão quando vi a foto. Poderia pelo menos ter colocado uma cor menos berrante.

      • Vmario85

        A "IDEIA" é ser berrante mesmo, pois quem compraria este step?

      • MecanicoDigital

        Que nada, tá ótimo assim, quanto mais berrante, pior pro ladrão.

    • eduardo82

      Genial a idéia. Se algum vagabundo jogar solvente p/ tirar a tinta da borracha corre o risco de destruir o pneu.

    • MecanicoDigital

      Eu tb adorei, perfeito! Eu também tive o estepe roubado ano passado, e depois de ver esse aí, com certeza vou fazer igual no meu, ou talvez pior :)

      • Eugenissimo

        Para trollar, eu ainda pintaria no lado interno do estepe a seguinte frase: "Se você estiver lendo isso, este pneu foi roubado". xD

        • AutoIng

          Acho que eu pintaria de ponta a ponta. É só pra rodar até o borracheiro mesmo, e se bobear nunca nem será usado. O medo é se o bandido ficar com tanta raiva que resolva furar toda a lataria heim…

    • pedro_bh

      muito criativo. estou pensando e pintar o numero da placa no meu…rs aqui em h tb virou moda roubo de step

  • Ripclaww

    acho o idea um bom carro, mas como a maioria dos carros das 4 grandes no Brasil o problema são as autorizadas… Meu pai teve um idea 2009, está com ele até hoje e nada a reclamar do carro, deve estar beirando os 150 mil rodados…

  • xton

    Bom relato, mas espero que aguarde um pouco mais se o teu carro te satisfaz na medida do possível! Abcs

  • canjicajujuba

    Ficou feio, mas se caprichar muito na pintura é capaz do ladrão levar…rsss Infelizmente ele está certo. Alarme não resolve, segurança na rua não existe, é cada um por si.

    • MecanicoDigital

      Triste realidade do nosso país.

  • rbergesch

    Boa análise!
    Particularmente, nunca tive problema com carro da Fiat!
    Estou com o Siena 2010 com quase 50 mil km, e até agora só troquei óleo e filtro.
    Aliás, roubaram meu step também!
    Todavia, ao invés de comprar um novo, comprei um pneu usado e careca mesmo! 50 mangos com a roda de ferro! hehe

    • pauloc1980

      Provavelmente comprou um estepe roubado.. rsss

      • AutoIng

        Mas se for careca, talvez não… Não é possível que estejam roubando até pneu velho agora :D

        • pauloc1980

          Só uma roda de ferro Aro 15 do Novo Focus custa R$ 350 na concessionária (Só a roda de ferro). hehe.. é mole? Não acredita? Ligue na Ford. Minha prima teve o estepe roubado (Roda de aço aro 15 + pneu) e comprou a mesma roda na Peugeot (aro 15 4×108) por R$ 180. Mais R$ 200 no pneu e.. baita prejuízo! Dá vontade de pintar de amarelo o meu estepe tambem.

          • Filipe_GTS

            R$ 350 uma roda de ferro?????? Eu to achando que essa concessionária manda ladrãozinho roubar estepe por aí pra lucrar depois, porque não é possível isso.

          • O_Corsario

            cacete, paguei isso na roda de liga do meu Polo GT!

  • Vateau

    Gostei da ideia do Estepe!!! Já tive um roubado e sei como é!!!

  • Castle_Bravo

    Meu tio comprou um ano passado (Essence, DuaLogic 1.6 16v) e já levou à concessionária várias vezes por causa dos barulhos diversos e do alarme original que insiste em ficar disparando sozinho.

    Recentemente mais uma surpresa, a bomba d'água estragou e o carro parou na rua quando ele estava indo trabalhar, além de ter perdido o compromisso, o carro só saiu de lá guinchado, e a concessionária (Tramonto em Porto Alegre) diz não ter a peça de substituição, que precisava encomendar da FIAT.

    O resultado prático é que ele está a duas semanas andando de ônibus e sem carro. =/

    • TecoPadaratz

      Esse problema da bomba d´água já foi noticiado em vários fóruns, blogs. Segundo relatos, muitos motores da fiat estão apresentando este problema

      • Castle_Bravo

        Não sabia deste defeito, é deveras frustrante comprar um carro caro e ficar duas semanas sem ele por causa de um problema da fábrica ou de projeto, nem para um recall para resolver a FIAT tem a decência de fazer. =/

    • new_eric87

      minha mãe tem um Idea 2007, e as únicas reclamações são que o motor 1.4 é fraco pra empurrar um carro desse ( mesma reclamação que tenho do meu Punto) e por coincidência o alarme original também dispara sozinho um inferno… ela disse que vai querer um Idea novo… só estou tirando da cabeça dela não por não gostar do carro que acho excelente também, mas a Fiat está tirando de linha na Europa e nunca se sabe o que ela programa pra o Brasil…. e quero o novo Punto em breve, mas 1.4 nunca mais… o proximo sera 1.6 etorque

      • Castle_Bravo

        Eu o dirigi uma única vez, e achei bem gostoso de dirigir, um carro bem confortável com um câmbio automatizado bem suave até, melhor que o do Fox, que foi outro carro com o mesmo câmbio que dirigi.

        O motor 1.6L 16V Etorq pareceu-me bem dimensionado ao carro, é uma boa opção e consumo não difere praticamente nada do motor 1.4L relatado pelo dono nesta matéria.

        Uma lástima estes pequenos probleminhas, o 2011 veio cheio de ruídos e grilos que a cada vez que concessionária arrumava um, aparecia outro noutro lugar, mais o alarme "louco" e com 7000 kms a bomba d'água que deu problema.

        Eu tentaria convencer tua mãe a desistir, pelos quase R$50 mil da versão 1.6L há opções melhores no mercado.

    • Autarquia

      Tenho um Palio Adventure Locker 2010 e também tive problemas com a embreagem que trepidava, caixa de direção trocada aos 17000 km, ainda tem ruídos até hoje, alarme também dispara sozinho. Esses caros da Fiat está uma boa M****. Tenho um Novo Uno também que nos primeiros 5 dias de uso também me trouxe aborrecimentos.

  • lkanson

    Temos um Idea exatamente igual a esse em casa, inclusive do mesmo ano, e eu era totalmente contra a compra dele, mais fazer o que, os velhos que mandam. Dirigi ele várias vezes e eu realmente não sei como alguém consegue gostar de guiar um carro tão grande com um motor tão tosco, além de que o câmbio dele é simplesmente horrível! O nosso segundo carro é um 206 1.4 2008, esse que eu mais dirijo, e se você pensa que o cambio da peugeot é ruim por causa do engate longo e as travadas no engate da marcha ré é por que você nunca usou esse cambiozinho porco da fiat, com um engate áspero, duro e barulhento.

    Esse Idea é um carro apertado (3 adultos no banco de trás sofrem em viagens longas), o unico merito dele no interior é o teto bastante alto, que faz do carro um "motel sobre 4 rodas."

    Fizemos uma viagem com 5 adultos e mais a bagagem no final do ano passado, o carro parecia um caminhão subindo a serra, se perdiamos o embalo tinha que reduzir para terceira marcha e esgoelar os giros para tentar voltar ao normal, além de que é um carro que o consumo rodoviário é igual o urbano, já que a 110km a rotação é extremamente alta.

    Meu pai levou ele na concessionária reclamar de um barulho de alguma coisa solta na porta, eles falaram que teriam que andar com o carro para ver se o barulho acontecia enquanto dirigiam, mesmo nós chacoalhando a porta e mostrando como tem alguma coisa solta nela. Fora que muitos carros da Fiat tem o problema crônico no freio, onde faz aquele "piu" quando pisa, queríamos resolver isso também nessa visita na concessionária, mais eles falaram que é um problema de cada vez e se quiséssemos resolver o problema no freio teria que marcar outra data

    Enfim, o carro é muito bonito por fora, chama atenção, mais eu não recomendaria a compra à ninguém. Vão de Livina.

    Abraços

    • canjicajujuba

      O barulho "piu" que você se refere pode ser resolvido lubrificando a parte de trás da sapata. Ela raspa na tampa traseira que cobre o sistema. No meu caso utilizei graxa maritima e o barulho desapareceu. O mecanico fez isso para mim num palio e em um idea. Alías esse barulho acontece em praticamente toda a linha fiat.

    • AutoIng

      Tem uma coisa estranha, porque o câmbio da Fiat é um dos mais macios que há. Não tem nada de áspero, nem de barulhento. O problema dele é a movimentação longa da alavanca e a falta de precisão em engates mais rápidos (é meio "frouxo", meio "borrachoso"). Eu chutaria que há algo de errado com o câmbio de seu Idea, talvez o trambulador desajustado (coincide perfeitamente com os sintomas que você descreveu). Se for isso é bem fácil e barato de arrumar, vale a pena dar uma olhada.

      • pauloc1980

        Eu tive a oportunidade de dirigir um Fiat 500 1.4 8v e fiquei impressionado positivamente com a maciez do câmbio. No mesmo nível de Polo e Fit (os dois melhores câmbios, na minha opinião). Ou seja, a Fiat sabe caprichar quando quer.

  • Soichiro_Honda

    Gostei do texto… Compra um Fit e vamos ver o que vai achar dele.

  • Supramagnus

    É impressionante a falta de qualidade dos nossos "automóveis" atuais. Acabei de trocar as pastilhas de freio do meu Fiesta 2009 (que "guinchavam" desde praticamente quando o carro era zero), e as novas já estão começando com o barulho irritante também. A desculpa é sempre a mesma: "é assim mesmo". Compramos refugo a preço de ouro. E isso em qualquer marca.

  • O_Corsario

    Meu sogro tem um. A visibilidade é péssima, a Coluna A esconde o retrovisor do lado direito, aliás estas colunas A duplas são horríveis, só servem para tirar visão até porque vc fica bem próximo delas. A posição de dirigir é tipo "cadeira do vovô", com as pernas formando um angulo de 90 graus. Tem quem goste, eu não sou um deles.
    O teto alto dá sensação de espaço, mas a altura do chão torna ele desconfortável para embarcar e desembarcar. Aliás, de espaçoso nele só a altura pois lateralmente e horizontalmente, que é o que importa, é apertado.
    E esta grande altura cobra seu preço com um centro de gravidade alto. Nunca dirigi ele rápido, mas quando estou nos bancos de trás fico altamente incomodado pois parece que vc vai sair voando a qualquer momento. E a alça fica muito alta e numa posição pouco natural, dificultando segurar.
    Aliás, falando em alça, o IDea tem um erro tosco de projeto nas portas traseiras, a maçaneta "deitada" fica exatamente onde vc apoia a mão, resultado, várias vezes me pego "segurando" nela, e daí para abrir a porta é um minuto.
    O do meu sogro deu problema no A/C, que só conseguiu resolver brigando muito na FIat. E, sim, roubaram o estepe também.
    A suspensão é macia, dá para passar voando sobre lombadas e buracos, mas o câmbio é desconfortável e impreciso.
    O porta-malas é bom, e como o carro é alto dá para botar bastante coisa nele.
    Oficina, algumas marcas ainda não se ligaram que precisam mudar de mentalidade. EU mesmo estou migrando a manutenção do meu carro para as oficinas da Porto (sou segurado) e acaba ficando 50% mais barato o mesmo serviço recomendado no manual, tendo esta vantagem de poder acompanhar.
    Ah sim, só uma dúvida, costuma trocar de carro a cada dois anos?
    E que carro está pensando?
    Abraços!

    • DCald

      Cara, essa questao do espaço interno é o que eu não gosto da Idea… muito estreita… ao contrario da Meriva, que tem boa largura e tbm bom entreeixos… ou seja, é um latifundio para os passageiros…
      Sobre a posição "cadeira do vovo"… eu estranhei um pouco no começo… mas depois, vi que é a melhor coisa… vc viaja 1000km e não cansa!
      Já sobre a instabilidade da Idea, acho que isso é mais culpa da suspensao… já notou como a traseira dela é "arrebitada" e a frente "socada"? No pouco que dirigi uma Idea esportivamente, a impressão que eu tinha era que a traseira estava solta… não gostei mesmo…

      Sobre as oficinas, faço todas as revisoes dos meus carros em concessionaria, e não fica caro não… (acho que eu tenho uma estrelinha na testa, só pode! hahah)… A primeira revisao da meriva, por exemplo, é 150 reais (só oleo e filtros, MO por conta da GMB)… a de 30mil (minha easytronic é de 15 em 15) ficou em 400, já com mão de obra e troca de pastilhas e fluido de freio, velas, oleo e filtros (o que mata é a mao de obra para a troca do filtro do AC – 100 reais) a de 45 ficou em 300 e a de 60 em 600 (pastilhas e fluido, oleo, velas, filtros e alinhamento/balanceamento)… E SEMPRE eu acompanho o serviço…

      • O_Corsario

        Bons preços de manutenção desta meriva hein!

        • DCald

          O do corsa 1.4 era mais em conta ainda, já que não tinha AC… dai tira o filtro do AC (merrequinha) e a M.O da troca do filtro (100conto), alem disso, as pastilhas do Corsa duravam mais (mais leve, menos esforço/desgaste)… pra ter uma ideia, o outro corsa 1.4 que tive, vendi com 50mil km e com as pastilhas originais (que aguentavam até os 60mil km!)…

        • Castle_Bravo

          Faço num Corsa e posso confirmar, os preços nas concessionários aqui de Porto Alegre também são exatamente estes que o DCald escreveu, a Chevrolet não tem preço fixo nas revisões, mas todas elas são acessíveis, até mesmo as trocas de óleo costumo fazer somente na concessionária de 5000 em 5000 quilômetros, dá por volta de R$100,00 o óleo 5w30 ACDelco mais o filtro, o mesmo preço que na maioria dos postos que pesquisei.

  • Absinthe666

    li o texto todinho, muito bem escrito por sinal
    mas cá entre nós, segundo o dono a única vantagem é o teto alto, de resto o carro é todo ruim
    não entendo como o brasileiro escolho um veiculo para compra
    sem falar que é 1.4 bebendo mais que 2.0 e andando pior que 1.0 sei não heim, tem carros melhores no mercado

  • jttrainer

    haha, esse sim é o cara! resolve os problemas do carro por si proprio e tem a cabeça de onde levar, parabens hehe, sem zuaçao..

    brincadeiras a parte, eu particulamente gosto do ideia, é um carro pro dia a dia urbano e que se vira bem.. tamanho bom, espaço bom, motor da conta apesar de ser razoavel..

    • DCald

      Sinceramente, acho que ele não sabe escolher concessionaria (ou todas da fiat sao muito sacanas!) Eu faço todas as revisoes em concessionarias e pago muito menos do que ele citou ali… alem disso, meus carros não são escola de samba…. haha…

      Mas, já tive oportunidade de fazer algumas coisas no carro… como, trocar a lampada do hodometro da meriva… tem que desmontar o painel inteiro! na concessionaria iam cobrar 150 reais para trocar… dai eu comprei apenas a lampada R$5,00 e fui eu mesmo trocar… fui com bastante calma, demorou pouco mais de 1 hora… Pode parecer um absurdo os 150 reais, mas se levar em conta o tempo que o funcionario deles vai levar até é compreensivel…

      • Edson Roberto

        Além do que, entre uma Meriva e um Idea, com certeza a Meriva!

  • Marciomaster

    Parabens pelo relato verdadeiro sobre consumo, pois tive diversos carros, ando dia a dia com varios (empresa) e o consumo gira em torno disso mesmo que voçe citou, seja 1.8 1.4 ou até 1.0. O que me deixa indignado por aqui são relatos de carros que fazem 16Km\L na cidade e 20 na estrada, só o deles porque os que eu ando…nada. E tambem aquelas discuções ou rotulos do tipo: O motor 1.8 dessa marca é beberrão o do outro fabricante não é!!! Diferença de 0,5Km\L RSSSS. TODOS os veiculos tem consumo equivalente ou compativel com seu padrão, ainda não surgiu nada revolucionário no mercado. Todos os fabricantes de motores fazem os mesmo para melhor eficiencia energética, nenhum motor é projetado para consumir menos, consumo é o resultado de um bom projeto.

    • O_Corsario

      E também resultado de cada motorista! Afinal, mais importante que tudo isso, é como a pessoa dirige.

      • Ricston

        Além desse fator citado, existe, ainda, a questão da topografia e do trânsito da região. Aqui em Belo Horizonte mesmo é bem difícil de se conseguir médias de consumo boas na maior parte da cidade, devido à topografia demasiadamente acidentada.

        Quanto ao trânsito, a diferença pode ser bem gritante mesmo e em regiões bem próximas. Dirigindo no bairro em que moro (que possui muito semáforos), minha média fica por volta de 6~7Km/l, utilizando o Multitronic. Se eu for para "outro" lado (com menos semáforos), a média sobre para 9~10Km/l e isso com o mesmo estilo de direção.

    • Marx33

      Também nunca andei em um carro com esses números de consumo!! Porém possuo um 206 soleil 1.6 1999 e consigo consumos de 11 e 16 km/l na cidade e estrada respectivamente.

    • thiagolamim

      cara diferença de 0,5km já faz uma grande diferença.
      tenho certeza, que se manjar a forma de dirigir economica do seu carro, usar boa gasolina e rodar por lugares favoraveis vai conseguir boas médias.
      e claro que é resultado de bom projeto de tudo.

      • Marciomaster

        Concordo com as dicas, mas veja bem, forma de dirigir economica para o meu carro: não da, sempre na correria, ainda não tenho minhas contas pagas rssss. Boa gasolina: No Brazil…lenda (não me vem com podium não). Rodar por lugares favoraveis: impossivel, estou em capital, transito do c.. . A diferença de 0,5km, representa em um tanque de 50 litros algo em torno de 8 reais de economia, usando 4 tanques por mes da 32 reais por mes. É insignificante, principalmente se falarmos de carros acima de 50k.

    • DCald

      Eu tenho um carro que faz 17km/l na cidade e 25km/l na estrada! hahaha… E não é um Prius! hahaha^2

      Mas, confesso que minhas medias são melhores que a da maioria dos outros motoristas… qdo comecei a explicar para minha irma (que tá aprendendo a dirigir) a questão de torque, potencia, e como usar o contagiros e as marchas ela falou: eu pensei que era só acelerar e trocar as marchas… hahaha…
      Outra coisa é visão do transito, conhecer sincronismo de semaforos, etc… enquanto não tiver um carro com sistema start&stop eu vou "driblar" todos os semaforos conhecidos só pra economizar combustivel! haha

    • andre_0102

      Desculpe discordar amigo, já tive alguns carros e posso dizer que meu fit tem um consumo inferior aos da sua categoria, nada surpreendente como 16Km/l e 20 respectivamente, mas bem melhor que 0,5Km/lt.

  • Lfrobadey

    Nossa, o acabamento interno tá no nível do Meriva. Com plásticos de N tipos e tons (cinzentos). O 2007 (ELX 1.4) que tive estava melhor, Rodei 100 mil km com ele e não era tão barulhento quanto o Meriva que possuo hoje com 35 mil. Acabastes de me dar razão ao que já tenho como impressão dos carros novos; nenhum presta pelo que se paga nele. A não ser que você tenha 80 mil para gastar, daí já consegue 'coisa' melhor.

    • DCald

      Cara, tenho uma Meriva 07/08 com 61mil km e nada de barulhos… hoje mesmo sai com ela e com o som desligado não se ouve nada alem do barulho dos pneus nos buracos (e olha que os Michelin Energy saver sao beem mais silenciosos que os P6000 que vieram na meriva nova)…

      Agora, se vc tinha uma meriva joy ou expression, dai sim é barulhenta… tem menos revestimento fonoabsorvente e menos proteção entre as peças plasticas…

      • Lfrobadey

        DCald,

        a minha Meriva é 2010; e é uma Maxx, ou seja, é o mesmo acabamento da Premium. Inclusive com aquele carpete que, se chamado de "pele de rato" é ofensivo aos roedores de tão sem vergonha que é, e já digo que o do Idea não é muito melhor.

        Há uma grande diferença entre os modelos das Merivas, sendo o acabamento e os materiais melhores nos modelos mais antigos. Afirmo porque conheci o carro desde o lançamento, contando inclusive com o sistema de movimentar os assentos, hoje inexistente. Outro problema crônico é a suspensão, barulhenta em demasia, desde nova.

        O Carro foi comprado porque na época a Chevrolet avaliou melhor o Idea do que a própria Fiat, na troca por um carro mais equipado pelo preço pedido. Mas o atendimento das 3 concessionárias que fui não foi lá essas coisas.

        Hoje não recomendo mais o Chevrolet, nem o Fiat. Estamos muito mal servidos no mercado de carros novos.

  • Leandro1978

    Já não gostava da Idea. Depois deste relato, definitivamente está fora da lista de possíveis compras.

  • BlueGopher

    Nada tenho contra a Fiat, mas se eu me basear neste relato, Idea é carta fora do meu baralho de opções de compra.
    Alto consumo, muitos defeitos, pouco caso nas revendas…Decepcionante.

  • sergiopsy

    Caarinha esta revisão hein? Mas também a css não ira cobrar por hora do serviço realizado e sim por hora do seu carro parado lá no patio deles e dizer que ficou horas e horas com um mecanico olhando para o seu carro o que uma BAITA SACANAGEM, quanto maior a cidade maior é o roubo do css, em minha cidade uma revisão na VW sai a metade do preço de uma revisão em Brasilia e ainda correria o risco de ficar o dia inteiro ou mais algum tempo sem carro. Não uso mais css para revisar o meu carro, levo em um mecânico de minha confiança ele verifica os itens do manual, troca oleo e filtros e ainda mais alguma coisinha que estiver incomodando por um preço bem mais camarada, por que ele cobra pelo serviço e não por hora de embromação, ainda de eu estar presente vendo tudo o que ele esta fazendo e trocando, sem correr o risco de colocar algo que não comprei ou de colocar peças como o amigo disse "xingling".

  • MarlonJean

    MUITO CARA ESSA REVISÃO ! Tenho um Focus Sedan 2011 e faço a revisão a cada 6 meses e a mais cara saiu 240 reais, não demora mais que 3 horas e você pode ficar junto com o mecânico acompanhando tudo !

  • Stark

    Gostei do estilo do dono, ele mesmo desmonta e monta tudo! Parabéns pelo carro! Gosto e aprecio bastante os Fiats de hoje (há 2 anos atrás eu era totalmente contra, q mudança!)

    Sou meio tonto e não entendi, mas porquê o Step tá pintado no estilo "CHEGUEi !! ?

    • __Julian__

      quem vai querer comprar um step no "mercado negro" parecendo uma roda de um trio eletrico?? '-'
      mas é uma otima ideia '-'

  • fep

    Muito bonito, meus parabéns.

  • msouza91

    que consumo é esse??? tem carro 1.8 ou 2.0 que faz isso com ar ligado…

    • andrebritoleite

      Meu vectra gt, que tem fama de beberrão, motor 2.0 faz isso em BH, cheias de morros anda e para!

      • Ricston

        Também moro em BH e, como diz um colega meu, parece que o planejamento da cidade foi inspirado em um tabuleiro de bolo (quarteirões pequenos, muitos sinais, anda e para toda hora).

  • Marcelo_Machado

    Muito bom relato, Marco Antonio.

    Só não entendi a revisão com 1 ano?!?! Na Fiat as revisões são a cada 15.000Km. Lógico e recomendado trocar óleo e filtros pelo menos acada 6 meses(validade do óleo depois que sai da embalagem), o que não precisa ser feito na ccs. Faço essas trocas a cada 6 meses em um lugar de confiança, que acompanho de perto e gasto menos $$ e principalmente menos tempo.

    Qto ao consumo, acho que não é só o peso. Em casa tenho Idea Adv e Bravo ambos com o mesmo motor ETorque 1.8 e os 2 carros tem o mesmo peso, diferença menor que 30Kg. No mesmo trecho de estrada e com mesmo motorista e pesooas no carro. O Bravo faz 11 Km/l a Idea faz 8,8 Km/l no Etanol. O problema aí é a área frontal e arrasto.

    O Idea da minha esposa não faz barulho no painel e nem nas portas, mas atrás é uma escola de samba. Quem sabe vc podia até dar uma olhada para tirar essa barulheira toda. rsrsrrsrsrsrs

    • mjprio

      Você tocou num ponto interessante, e está certo, pois o Bravo é um hatch aerodinâmico e a Idea pelas suas características perde em Cx e Area Frontal, portanto, mesmo com motor 1.4 ela vai perder em consumo, pois vence uma resistencia do ar maior. Carros hatch ou minivam normalmente fazem barulho nas portas e tampão traseiros.

  • TecoPadaratz

    Ceis tão loco manos………falar mal de fiat é proibido !!!!!!!!

    câmbio da fiat não é ruim não………ruim era só o do 147……agora melhoraram……….(pra mim continua ruim……..)

  • CharlesAle

    é por isso que não dá para ter carro com garantia longa,pois as CSS via de regra são ruins e caras,e não pensem que aquela monte de carimbos vai fazer o valor de seus carro ir lá nas alturas na hora de vender,não vai,no máximo pode facilitar a venda,mas os preços segue uma média e pronto!!!!!e outra,como os carros hoje em dia são mal montados,a ponto do cliente ter de resolver com as próprias mãos!!!!!pois as CSS nem ligam pra reclamação de barulho aqui e ali,mesmo que o painel esteja quase caindo no colo do motorista….a idea 1.4 tá mais que provado que é um carro ruim,não sei como compram isso,e não é nada barato,eu iria de livina,sem dúvida…….

    • Marcelo_Machado

      A falta do carimbo da garantia não valoriza o carro, mas faz vc perder a Garantia. Qdo é um ano só nem faz tanta diferença, mas imagina garantia de 3 a 5 anos.
      Os caras dão garantia de 3 anos, colocam a revisão a cada 10.000Km OU 6 MESES, aí não tem escapatória, ou vc leva o carro de 6 em 6 meses na ccs, fica ouvindo alguém tentando de extorquir empurrando uma série de serviços desnecessários ,ou então conta com a sorte de nada sério quebrar no seu carro e vc estar sem a garantia pq não levou na revisão.

    • duhehe

      depende o carro !

      As japonesas dão 3 anos de garantia, o carro nunca apresenta esses problemas citados na materia.

      As revisões são um pouco mais caras que da concorrencia… mas qualquer problemas eles resolvem , afinal o carro PRESTA

      Agora compra FIAT … já sabe o que ta levando pra casa …. tem que andar e ficar quieto .. nada de reclamar !

      • Edson Roberto

        Eu tive 2 anos de garantia na Citroen e ela sempre me atendeu mto bem! Alias, até hoje me atende, mesmo sem garantia. E mtas coisas são feitas sem custo.

    • Ricston

      Depende, principalmente em se tratando de carros importados. Carro importado (principalmente do trio Audi, BMW e Mercedes) usado/semi-novo sem ter sido revisado sempre em concessionária "no way".

  • LuccasVillela

    Nossa, me assustei com o consumo, que tenso! Nem o Aircross que tinha mãe tinha, que é tão criticado pelo consumo fazia menos de 8km/l com gasolina. Geralmente fazia 9 ou 10. Complicado…

    O carro é bonito, gosto de visual externo do ideal, mas esse painel de Palio pra mim complica muuuuito, tinha que ter um de Punto, pra ficar legal. :/

    Atendimento da FIAT é assim, sério? Putz! Aqui a gente já teve um Palio 1.3 Flex na época de lançamento e também não curtimos muito o atendimento, mas não chegou a ser nada sério.

    • Eugenissimo

      Eu me lembro do teste de 60 mil km da Elba 1.5 na 4Rodas, anos 90… a concessionária "esqueceu" uma lata de solvente em spray DENTRO DO MOTOR.

      Pelos testes de longa duração e pelos relatos de proprietários, a gente sabe que concessionária das 4 grandes via de regra tem péssimo atendimento, seja na venda, seja na oficina.

      • O_Corsario

        Conheço algumas concessionárias VW boas, mas deu trabalho para achar. E nem sempre são as mais caras.

    • DCald

      Meriva 1.8 Easytronic faz 9-10 com gasolina na cidade… a 1.4 manual tem feito 11-12km/l (tanto na estrada, quanto na cidade… não muda! – já a 1.8 salta para 13-14 na estrada)

      • LuccasVillela

        Bom hein? Bom consumo!

  • Rud

    Ótima avaliação, muito boa, só faltou falmar mais sobre o acamanto.

    Marco Antônio, pq vc disse que o 'CARIMBO NO MANUAL" não vale de nada não entendi?

    Esse carro sempre me cativou, mas por esse consumo pra mim não rola, meu Voyage faz 12.3 na Gas. na cidade e 16 a 17 na rodovia, é muita diferença.

    • andre_0102

      Acho que ele quis dizer que não muda o valor do carro na revenda, porque algumas revendas acabam revisando o carro e colocando as carimbadas que faltaram. Brasil, país da gambiarra.

  • MecanicoDigital

    Ótimo relato, bem como os pontos de vista. Estamos no mesmo barco, e as montadoras, todas elas, só querem lucrar, às custas de produtos caros e/ou de baixa qualidade.

  • AlexandreCE

    Não me assustei com o consumo. Tenho um Fit 1.4, do modelo novo, e aqui em Fortaleza é nessa média. O que precisa ser entendido é que nem toda capital tem vias de trânsito rápido. Aqui em Fortaleza mesmo tem um semáforo a cada 100 metros, não importa a avenida, e muitas vezes fora de sincronia. Então, no anda-e-para do trânsito, é absolutamente normal esse consumo. Já fiz até pior no meu carro… e olha que ele não é tão beberrão. Faço tranquilamente 14 Km/L de gasolina na estrada, com A/C ligado e andando entre 80 e 100 Km/h. Andando a 110, 120 Km/h, a média fica entre 12,5 e 13,5 Km/L de gasolina.

    Beberrão era meu carro anterior, um Classic, que fazia 7 Km/L de gasolina aqui em Fortaleza. Era um estuprador de bolso, típico da GM.

    Sobre o Idea, realmente o relato do colega nos passou uma péssima impressão. O carro só tem altura e boa posição de dirigir… o resto, bem, o resto é coisinha que aborrece o proprietário. O Fit também tem muitos barulhos… mas isso é culpa da suspensão dura. O tempo vai passando e o carro vai começando a bater. Já no caso do Idea, pela suspensão macia, não deveria fazer um barulho sequer.

    Sobre as oficinas e as revisões, não estranho os valores cobrados pela Fiat. Eles cobram o valor de acordo com o preço do carro, não importando se é só troca de óleo e filtro. São uns safados. Na GM também era assim. Na VW também é do mesmo jeito, pelo que me consta. A Fiat tem tabela de revisão; basta ver no site. Se cobrarem a mais, é recomendável abrir uma reclamação na ouvidoria da empresa. Vejam:

    Idea 1.4 Flex, revisão de 15.000

    Itens inclusos: Lubrificante Selènia**, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível, Filtro de Ar, Mão de Obra.

    Valor:

    4x R$43,00/mês sem juros
    vlr. Total – R$172,00
    à vista R$172,00

    Sobre esse ponto, gosto da Honda. Não empurram porcaria, não cobram a mais e as revisões são relativamente baratas. Também há uma tabela nas CSS. Pelo menos aqui em Fortaleza as únicas realmente caras são as de 40, 80, 120 e 160 mil KM.

    • Fla3D

      Concordo, no meu caso tenho um old fit que nem barulho faz e é bem econômico, além do bom atendimento na css daqui.

      • andre_0102

        2. Na boa a Honda poderia ter deixado os motores como estavam, o new fit andou p/ trás nesse quesito.

        • Fla3D

          No material do interior também, o novo fit perdeu a parte emborrachada no painel, talvez isso que tenha feito ele ficar mais barulhento, minha tia tem um new fit e é notável a perda de qualidade do acabamento.

          • mauricar20

            FIT é um bom carro. Pena que o preço é milionário!!
            A Honda vende carros de entrada como modelos de luxo aqui no Brasil. Vide Civic e FIT.

            • Fla3D

              Também acho, é um ótimo carro pra comprar usado, é um absurdo pagar aquilo tudo por um zero.

  • marcio233

    Bom relato. Concordo com o atendimento das concessionárias, deixam muito a desejar por este serviço CARO que elas cobram, além de tentarem sempre empurrar coisas desnecessárias.
    Quanto a ruídos, vários de nossos automóveis novos padecem deste mal… economia de pontos de fixação, elementos de bixa qualidade, falhas diversas na montagem e inspeção final… enfim, eles acham que o público, de uma maneira geral, não vai notar. Melhor que isso, atlvez, só mudando de categoria – talvez!

    • andre_0102

      Passando da garantia ou nem isso, já serve p/ eles… Triste!

  • Eugenissimo

    Pouco caso nas revendas parece ser item de série nos carros nacionais…

  • JosemarFloripa

    Marco, também te sacanearam nessa oficina…"A revisão constou da troca do óleo e seu respectivo filtro, inclusive de ar e combustível… pois trocar filtro de ar e combustivel com 6000km??? nem pensar, só se andas somente em estrada de terra com muita poeira e olhe lá…eu tinha um strada adventure 2009 e gastei 160reais na revisão de 15mil, o que tem que fazer é pedir pra só fazerem o que está determindo no manual e pronto

  • fernandoma

    Oi amigo, para bpens muito bom o texto1! Me ajude ai por favor, tenho um palio modelo novo 2012 e o som original bate e estala muuuiito!!! não aguento mais, sei que se eu levar na concessionária não vão fazer nada!! Qual a espuam industrial que vc utilizou?? quero isolar meu som também, o carro tem 3.000 rodados e eu to cansado disso já. Abraço!

  • marcfreitaz

    Muito bom seu relato amigo, mesmo nunca me interessando por esse carro.

  • Dmuf

    idea é beberrão e um carro muito feio., vc é um cara esperto, aprendi bastante ashuashusa

  • Julio_F

    Divertido o relato.
    Triste constatar, novamente, algumas realidades nacionais:
    - A má qualidade dos carros fabricados.
    - A capacidade das autorizadas de cobrar um valor absurdo com as revisões, mesmo que elas não incluam nenhum serviço.
    - A cara de pau das autorizadas ao tirar o corpo fora quando se trata da análise de problemas que surgem nos carros.
    - A imoralidade das concessionárias em oferecer carimbar o manual como se fosse uma revisão passada.
    - A necessidade drástica de se pintar o estepe para evitar o roubo.
    Enfim, que beleza de sociedade em que vivemos aqui.

  • brnmilk

    “Não tem problema, a gente faz a revisão aqui dentro e coloca o carimbo no manual…” ISSO É UM ABSURDO!

  • MuriloSoares

    A realidade é uma só, carro nacional com boa qualidade, é a partir do segmento medio pra cima, abaixo, são bem +- em tudo. A verdade é: que começamos a notar detalhes que gostamos e não gostamos com o tempo, não existe modelo nacional abaixo dos 50.000,00 realmente bom, é tudo meia boca, infelizmente!

  • mauricar20

    Rapaz, essa Idea gasta, hein? Tive um Palio 1.4 06 e era super economico, chegando a fazer 9 km/l de alcool na cidade!
    Eu nunca tive uma virgula de problema com ele em 5 anos de uso. Deixou saudades…

  • Mg2009M

    Uma amiga minha tem um Idea 2009/10 com o motor 1.8 8V da GM. na cidade, com ar ligado ela faz 9,9 km/l . . .

  • Fla3D

    Cada vez fico mais feliz com meu fit, ainda mais lendo relatos como esse, felizmente nunca tive problemas assim, a honda tem revisão expressa feira em 2 horas, nunca tentaram me empurrar nada,o carro não bate, não da problema, é espaçoso e econômico…. senti pensa lendo esse relato.

  • Herumor_

    tinha um 2009 e trocou por um 2011 agora ano que vem vai trocar dinovo! gosta de perder dinheiro comprando carro 0km eim! assim mesmo que as montadoras gostam ¬¬

    • mauricar20

      Acho que depende do quanto usa… tem gente que roda 200 mil km em 2 anos…

      • Herumor_

        "O carro atualmente está com 10.000km…" se rodou 10.000 km em 1 ano então vai vender com 20.000km daki 1 ano… agradeço por ter vários "espertos" desses que vendem carros seminovos desvalorizados…

        • mauricar20

          Não vá com tanta sede ao pote amigo. Meu vizinho vendeu um Ecosport com 8 mil km que bateu e entortou tudo e já vendeu. Um colega do trabalho vendeu um Gol com 22 mil km que tinha problema eletrico cronico. Minha irma tá com um Palio 2011 com 17 mil km, que ela bateu forte no fds passado (ela ta bem, não se machucou).
          Eu desconfio sempre quando o sujeito vende o carro novinho com baixa quilometragem.
          O caso do nosso amigo da matéria não é tão facil de ver.
          Quando o carro tá bom, o dono não vende tão rapido, e os que fazem, são excessões.

  • new_eric87

    Como o nome diz, é opinião do dono – todas as pessoas são diferentes e cada uma terá uma opinião sobre o carro, dizer que não presta isso, que não presta aquilo é errado, mas que alguns carros tem problemas crônicos tem sim. O Idea por exemplo no que se refere ao 1.4, é fraco, barulhento… e a coluna A tira um pouco a visibilidade do motorista, barulhos internos acho ridículo o povo reclamar porque não existe carro brasileiro que não faça, até porque nossas estradas são ótimas não é??? e os carros brasileiros tem """ótimos materiais""" não é??? então cansei de ouvir falar de barulho interno, já tive Polo, Golf, Stilo e Punto. Todos eles fazem. A tá você só teve carros mais baratos vão dizer, meu irmão já teve Civic, L200 e Vera Cruz todos fizeram barulho também… cansei disso de barulhento e la la la e la la la…. resumindo na minha opinião esse Idea reestilizado seria o seguinte quanto a versão 1.4 : – prós (Espaço interno, Design, e mecanica barata) e – contras ( ruido interno referente ao motor, motor fraco, consumo)
    Minha mãe quer outro Idea só não apoiarei a compra porque está saindo de linha na Europa… não se sabe o que acontecerá por aqui… mas eu comprarei outro Punto só que agora 1.6 e vou esperar a reestilização que será minima mas o interior será todo renovado

  • wagner

    Tenho um 2012 e estou muito satisfeito já rodei 1100 km e ele não me deu problema nenhum, alem disso é um carro bem valorizado na venda.

  • Vandré

    Nossa, meu carro é idêntico ao seu (ano, modelo, cor) e tenho os mesmos problemas: painel que faz barulho e vidros que parecem estar soltos… Além disso, meu estepe foi roubado há uns 15 dias e não acho para comprar…

  • Hudson

    Bom eu tinha um gol 2002, e acreditem o motor era bem menos barulhento que do meu idea 2012, o carro parece que vai estourar tudo quando dou apenas uma pequena acelerada, e quando estou manobrando ele faz um barulho como estivesse embolando, fico muito e muito aborrecido com isso, no entanto apenas isso me incomoda pois não faz outros barulhos. Resumindo dos nacionais prefiro a volks.

  • Paulo

    Tenho um IGUAL com motor 1.4, o carro tem espaço para todos ocupantes a mala e satisfatória.
    Já dirige Tucsom, Sportage com barulhos, isso acredito que é o REFLEXO das nossas estrada ESBURADAS.
    O MOTOR 1.4 8v é muito valente e de manutenção simples, RESPONDE bem deixando muito 1.0 pra traz.
    O consumo do meu é 10 Estrada e 8 Cidade (SEMPRE AR LIGADO)
    Quem não possui um, diz o que não sabe, tenho um e não vejo SUPERIORIDADE em nenhum carro das 04 montadoras nacionais.

  • Roberto

    Pois é meu idea está com 7.500km e só precisa trocar o oleo e o filtro mas todas as concessionarias que liguei eles ficam empurrando outros "serviços adicionais" e cobram acima de R$300,00. Na itavema se você bater o pé que só quer trocar o óleo eles nem querem fazer o serviço. Reclamei na Fiat e eles acabam por serem coniventes com essa máfia das concessionárias. Fujam dessas concessionárias da Fiat pois o que eles mas fazem é te empurrar serviços desnecessários e desconfio se realmente são realizados. Vejam só a troca de óleo + filtro estão me cobrando mais caro que a revisão dos 15.000km sendo que já está incluso.