Para que tipo de carro e condução cada pneu é usado?

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O pneu é um item muito importante em qualquer veículo, fazendo a ligação entre as rodas e o solo, proporcionando conforto, economia, segurança e performance. No entanto, cada tipo de pneu tem uma aplicação apropriada para automóveis, caminhões, ônibus, jipes e utilitários 4×4.

Cada modelo de carro e/ou tipo de condução necessita de um tipo de pneu específico, que geralmente variam em diâmetro da roda, largura da banda de rodagem, altura do flanco e diâmetro total do conjunto montado, bem como desenho de sulcos, ranhuras e outras características.

Para isso, existem sistemas de medidas em polegadas/polegadas, milímetros/percentagem-polegadas e off-road.

Polegadas/polegadas

Este sistema de medidas através de polegadas é usado geralmente em caminhões e ônibus, tanto em pneus diagonais quanto radiais, cujas marcações laterais são L.LL (largura em polegadas) e DD (diâmetro da roda em polegadas).

Como exemplo, temos 11.00-22, 9.00-20, 5.90-15, sendo este último do antigo Fusca.

O tipo 11.00-R22 indica, com a letra “R”, que se trata de um pneu radial. A altura do flanco é a mesma da largura da banda de rodagem. O diâmetro da roda é indicado por último e está em polegadas.

Milímetros/percentagem-polegadas

Já o sistema por milímetros é o que usamos normalmente em nossos automóveis, mas também em ônibus e caminhões com pneus radiais sem câmara (marcação xxx/yy Rdd). Assim, temos largura da banda de rodagem em milímetros, altura variável em porcentagem de acordo com a proposta de uso do pneu e o tamanho da roda em polegadas.

Nesse caso, um pneu 205/55 R16, por exemplo, tem 205 mm de largura da banda, 55% dessa medida em altura (113 mm) e diâmetro da roda de 16 polegadas. O mesmo vale para caminhões e ônibus, embora o diâmetro da roda não precise ter um valor inteiro, como aro 22,5, por exemplo.

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Off-Road

Pneus de uso off-road são aplicáveis em utilitários 4×4, caminhonetes e jipes, cujas indicações laterais são: AA (diâmetro máximo do pneu), BB (largura máxima do pneu) e CC (diâmetro da roda).

Todas são medidas em polegadas. A letra “R” indica se são radiais.

Usando como exemplo a medida 31×10,5 R15, temos 31 polegadas de diâmetro total, 10,5 polegadas de largura da banda e roda aro 15. Desenhos e fabricantes diferentes podem alterar as medidas em 5% na prática.

Índice de carga

Além das medidas e tipos propriamente ditos de pneus, existe também a indicação de carga suportada por cada pneu. O índice começa em 70, que presenta 335 kg de capacidade. Ex: 165/70 R13 70Q.

A tabela vai de 70 à 100, sendo o último para 800 kg, confira:

• 70 – 335 kg
• 71 – 345
• 72 – 355
• 73 – 365
• 74 – 375
• 75 – 387
• 76 – 400
• 77 – 412
• 78 – 425
• 79 – 437
• 80 – 450
• 81 – 462
• 82 – 475
• 83 – 487
• 84 – 500
• 85 – 515
• 86 – 530
• 87 – 545
• 88 – 560
• 89 – 580
• 90 – 600
• 91 – 615
• 92 – 630
• 93 – 650
• 94 – 670
• 95 – 690
• 96 – 710
• 97 – 730
• 98 – 750
• 99 – 775
• 100 – 800

Código de velocidade

Esse código representa a velocidade máxima suportada por um pneu em sua carga máxima. É representado por letras de acordo com determinados limites de velocidade, como 165/70 R13 70Q.

Veja a tabela abaixo:

• N – 140 km/h
• P – 150 km/h
• Q – 160 km/h
• R – 170 km/h
• S – 180 km/h
• T – 190 km/h
• H – 210 km/h
• VR – Acima de 210 km/h
• V – 240 km/h
• ZR – Acima de 240 km/h
• W – 270 km/h
• Y – 300 km/h

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Tipos de pneus

Existem vários tipos de pneus, sendo que os assimétricos são bastante usados. Eles tem dois desenhos na banda de rodagem, geralmente para conciliar o uso em diferentes tipos de piso, sendo um para piso seco e outro para molhado.

Há também o chamado “Run Flat”, que tem a capacidade de suportar furos ou impactos mais fortes, podendo rodar até 80 km/h e percorrer distâncias de cerca de 80 km sem comprometer a segurança.

Os pneus “High Performance” são indicados para carros de alto desempenho, geralmente sendo construídos com material especial, maior banda de rodagem, menor altura de flanco, desenho das ranhuras específico para altas velocidades e maior tecnologia na fabricação.

Suportam velocidades e temperaturas altas, oferecendo maior tração, estabilidade, respostas mais rápidas e segurança ampliada.

Mercado nacional

Nos automóveis nacionais, geralmente as medidas dos pneus basicamente usados em carros compactos são: 165/70 R13, 175/70 R13, 175/70 R14, 175/65 R14, 185/65 R15, 195/55 R15 e 195/55 R16.

Modelos médios geralmente utilizam os 205/55 R16, 215/50 R17 e 225/50 R17. Os SUV compactos começam com o 205/65 R15, 205/60 R16 e 215/65 R16, enquanto os médios 235/60 R17, 265/65 R17, 225/55 R18, entre outros.

Para conhecer melhor como é feito o pneu e como ele funciona, leia nossa matéria com visita à fábrica da Bridgestone.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X