Audi A4 Avant: perua de luxo com longa história no Brasil

audi a4 avant b9

A Audi A4 Avant é uma perua de luxo com longa história no Brasil, remetendo a 1994 ainda na era da Senna Imports e chegando até 2019, quando sua venda por aqui foi suspensa. É importante frisar que a RS4 Avant é considerada outro carro devido a várias diferenças técnicas.

Perua do sedã A4, a Avant é a sucessora da clássica Audi 80 Avant, que também foi vendida aqui no Brasil, tendo desde o início o compromisso com conforto, espaço para bagagens, luxo e performance, sendo admirada por muitos fãs e entusiastas.

Atualmente na geração B9, sendo a quinta após receber a sigla A4, a Avant menor – já que existe a A6 Avant – é uma perua moderna e sempre foi vanguarda em suas gerações, com uma gama de motores extensa e muita segurança a bordo.

Audi A4 Avant 2020

A primeira Audi A4 Avant, por exemplo, tinha um motor 1.8 de 5 válvulas por cilindro, totalizando 20 válvulas, com ou sem turbo, além de um V6 2.4, enquanto a partir da terceira geração, recebeu aqui um V6 3.2 FSi.

Já a segunda geração ostentou um V6 3.0, com a quarta emplacando um motor 2.0 TFSI com versões Quattro esporadicamente, assim como a quinta geração, que teve ainda um 1.8 TFSI por aqui.

Audi A4 Avant – detalhes

Perua para exigentes e conservadores, a Audi A4 Avant da primeira geração era uma perua compacta e equilibrada, que teve aqui os motores 1.8 20V, 1.8 20V Turbo, V6 2.4 e V6 2.8, entregando assim 125, 150, 165 e 193 cavalos com torques de 17,4/21,4/23,4/28,5 kgfm, respectivamente.

Os 1.8 20V eram manuais, enquanto os V6 eram automáticos de 5 marchas, garantindo assim mais conforto e desempenho. Em 2001, foi a vez da segunda geração com visual mais suavizado e linhas fluidas, ganhando mais elegância.

audi a4 avant b5

Ainda assim, a A4 Avant da segunda geração manteve o motor 1.8 20V Turbo, mas alterado para 163 cavalos e 23 kgfm, enquanto as versões mais caras tiveram os V6 2.4, ganhando um V6 3.0 de 218 cavalos e 30,6 kgfm.

O interessante dessa e duas gerações seguintes foi a introdução do câmbio Multitronic, basicamente um CVT montado em longitudinal e com 6 marchas na B6, 7 marchas na B7 e 8 marchas na B8, quando deixou de ser usado.

Este CVT foi usado ainda com o sistema de tração nas quatro rodas Quattro, com a geração B7 adicionando injeção direta de combustível com o V6 3.2 FSI de 255 cavalos e 33,6 kgfm, enquanto a geração B8 adotou a primeira geração do EA888 2.0 TFSI.

O propulsor citado tem dupla injeção de combustível (direta e indireta), entregando 183 cavalos e 32,7 kgfm com opção de tração Quattro, mantendo o Multitronic na versão FWD e S tronic, aparecendo pela primeira vez, no Quattro.

audi a4 avant b7

A Audi A4 Avant B8 ainda recebeu um 1.8 TFSI de 170 cavalos e 32,6 kgfm, enquanto a geração B9 adotou o 2.0 TFSI de 190 cavalos com o mesmo torque. Nessa geração, o Multitronic saiu de linha e ficou somente o S tronic de dupla embreagem com 7 marchas.

Esta última Audi A4 Avant tinha um aspecto moderno, com faróis de LED chanfrados, grade hexagonal e defletores de ar para ventilação dos freios na frente, com o pacote S line trazendo rodas de liga leve aro 18 polegadas com pneus 245/40 R18.

Na traseira, as lanternas em LED também tinham chanfros nas partes internas sobre a tampa do bagageiro, que tinha acionamento elétrico com sensor de aproximação e 505 litros de volume, ampliável com o banco traseiro bipartido.

O interior tinha soleiras de alumínio e guarnições do mesmo material devido ao pacote S line, com bancos em couro dotados de ajustes elétricos na frente com memória, cluster Audi Virtual Cockpit com 3 aparências, além de multimídia MMI com monitoramento em 360 graus.

audi a4 avant 2015 2

Com teto solar panorâmico, ar condicionado dual zone, pacote com Park Assist e ACC Front Assist, a Audi A4 Avant da geração B9 é um carro surpreendente.

Audi A4 Avant – equipamentos

Audi A4 Avant S line 2.0 TFSI – Motor 2.0 TFSI com câmbio S tronic de 7 marchas, mais faróis de LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rodas aro 18 polegadas, pacote S line e pneus 245/40 R18.

Ar condicionado dual zone, direção elétrica, detalhes do acabamento em aço escovado e alumínio, pacote visual S line com soleiras, cluster digital de 12,3 polegadas, multimídia MMI com tela de 10 polegadas e alarme.

Volante em couro multifuncional, paddle shifts, bancos em couro, bancos com ajustes elétricos, teto solar panorâmico, assentos com extensão, monitoramento em 360 graus e piloto automático adaptativo.

Modos de condução, retrovisor eletrocrômico, vidros climatizados, banco traseiro bipartido com apoio de braço central, rede no bagageiro, tampa do porta-malas com acionamento elétrico e compartimentos laterais.

Saídas de ar condicionado no banco traseiro, luzes de leitura em LED, limpador e lavador traseiro, desembaçador traseiro, para-brisa degradê, alerta de pedestres com frenagem automática e Park Assist.

Audi A4 Avant – motor

audi a4 ambition 2017 11

Como já visto, a gama de motores da Audi A4 Avant é extensa e o último motor, o 2.0 TFSI, é um engenho interessante, já que conta com injeção direta e indireta, com a primeira atuando direto nas câmaras em alta rotação, enquanto a segunda usa bicos no coletor de admissão para baixos regimes.

Tendo bloco de ferro fundido e cabeçote de 16 válvulas com duplo comando variável acionado por corrente, o motor EA888 tem ainda turbocompressor com intercooler e 1984 cm³, com 11,7:1 de taxa de compressão, entregando 190 cavalos a 4.200 rpm e 32,6 kgfm a 1.450 rpm.

A transmissão automatizada de dupla embreagem banhada a óleo é a DL501, que tem sete marchas e atua na tração dianteira. Tem modo manual na alavanca ou paddle shifts, assim como modo Sport.

Audi A4 Avant – desempenho

  • Audi A4 Avant 2.0 TFSI – 0 a 100 km/h – 7,3 segundos
  • Audi A4 Avant 2.0 TFSI – velocidade máxima – 240 km/h

Audi A4 Avant – consumo

  • Audi A4 Avant 2.0 TFSI – urbano – 10,5 km/l
  • Audi A4 Avant 2.0 TFSI – rodoviário – 13,0 km/l

audi a4 avant 30 tdi multitronic 1

Audi A4 Avant -ficha técnica

Motor 2.0 TFSI
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1984
Válvulas 16
Taxa de compressão 11,7:1
Injeção eletrônica Direta e indireta, turbo
Potência máxima 190 cv @ 4.200 rpm
Torque máximo 32,6 kgfm @ 1.450 rpm
Transmissão
Tipo Automatizada de dupla embreagem com 7 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 18 polegadas
Pneus 245/40 R18
Dimensões
Comprimento (mm) 4.725
Largura (mm) 1.842
Altura (mm) 1.434
Entre eixos (mm) 2.820
Capacidades
Porta-malas (L) 505
Tanque de combustível (L) 54
Carga (Kg) 600
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.460
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,24
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X