Rota de ônibus mais longa do mundo sai do Brasil; conheça

transacreana 1

O Brasil tem várias linhas de ônibus bem longas dado o tamanho enorme do território nacional, mas nenhuma chega perto da maior do mundo, que também sai do país.

Trata-se da linha Rio-Lima, que liga a capital fluminense à capital do Peru, atravessando apenas dois territórios, sendo o brasileiro e o peruano, cuja tarifa promocional é de R$ 1.000.

Operada atualmente pela empresa de ônibus Trans Acreana, a rota já foi feita no passado pelo Expreso Internacional Ormeño, uma companhia peruana.

transacreana 2

Numa rota de 6.200 km, os ônibus double deckers Comil Invictus DD com chassi Mercedes-Benz 0-500 RSDD, fazem o percursor em cinco longos dias.

Saindo do Rio de Janeiro, o DD da Trans Acreana, faz paradas em Guaratinguetá, São Paulo, Pardinho, Regente Feijó e Presidente Wenceslau, todas no estado de São Paulo.

Depois, ele entra no Mato Grosso do Sul, parando em Nova Alvorada do Sul, Campo Grande e Coxim.

transacreana 5

Aí, o Invictus DD da Trans Acreana (também se opera Marcopolo Paradiso 1800 DD Volvo 6×2), levando 43 passageiros em duas classes, entra no Mato Grosso, parando em Jaciara, Cuiabá, Cáceres, Ponte Lacerda e Comodoro.

Daí, ingressa no estado de Rondônia, parando nas cidades de Vilhena, Cacoal, Jaru, Candeias do Jamari, Porto Velho e Vista Alegre do Abunã.

Sempre com serviço dotado sistema de internet Wi-Fi, conectores USB, toalhete a bordo, ar condicionado, poltronas semi-leito e cama para o motorista, o Comil Invictus segue para dentro do estado-sede da empresa, o Acre.

transacreana 6

Lá, para na capital Rio Branco, seguindo para Brasileia e Assis Brasil, chegando finalmente na fronteira com o Peru.

Após os trâmites burocráticos nas duas aduanas (brasileira e peruana), o DD da Trans Acreana entre no Peru, mantendo na região amazônica ainda, parando em Puerto Maldonado, na fronteira com a Bolívia.

De lá, o motor OM457-LA de 410 cavalos e 193 kgfm entra em ação para fazer o chassi de 27 toneladas de PBT subir a Cordilheira dos Andes até a antiga capital do Império Inca, Cuzco, patrimônio mundial.

Descendo para o altiplano, o ônibus brasileiro para em Abancay, Nazca (onde ficam as famosas linhas), Ica e finalmente Lima, numa viagem feita com revezamento de motoristas a cada 4 horas.

Trans Acreana – Galeria de fotos

[Fotos: Instagram]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X