O Novo Duster apareceu na Europa e por lá, tanto Dacia quanto Renault, já exploram o SUV compacto de baixo custo em seus mercados de interesse, mas e aqui? Por ora, nada muda. Segundo a montadora francesa, o atual Duster nacional terá vida longa aqui.
Ao podcast da CBN Auto Esporte, Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil, comentou sobre o SUV feito em Curitiba: “Acho que o Duster [de segunda geração] tem vida longa [no Brasil]. Acabou de ser renovado e espero que continue muito bem no mercado brasileiro”.
Atualizado, o Renault Duster atual vem da segunda geração baseada na plataforma B0 e mantém muitas das características da primeira geração, como a robustez e o bom espaço interno, com 475 litros no bagageiro.
Gondo ampliou: “A gente acabou de lançar uma nova fase do Duster aqui no Brasil em janeiro de 2024. É um carro que teve mudanças no design exterior e interior. O Duster é um carro que tem quase que uma marca no Brasil, é bastante conhecido pelo espaço interno e pela robustez. Além disso, a gente colocou um novo motor [1.3 turbo] que também está ajudando nas vendas”.
Segundo a revista Auto Esporte, o Duster atual ficará no mercado nacional até pelo menos 2028, o que confirma nossas suspeitas de que a próxima geração do Duster, que se vê na Europa agora, não virá.
O motivo é simples: Horse. A Renault claramente se posicionou com um portfólio extraeuropeu e uma plataforma modular derivada da CMF-B, de modo a sustentar uma gama de oito modelos inéditos em design.
Com o Kardian e a Niagara como SUV compacto e picape média monobloco, a Renault ainda terá um SUV médio e híbrido para brigar com o Compass, mas não será um Symbioz ou equivalente europeu.
Nesse novo portfólio nacional, o Duster precisa se manter acima do Kardian, de preferência apenas com motor 1.3 Turbo e CVT, de modo a dar espaço para o irmão menor e não gerar um fogo amigo.
A Renault já sabe como é ter dois SUVs de mesmo porte e proposta em simultâneo e isso não beneficiou nenhum deles. O Duster tem seus méritos e são muitos, mas atualmente ele compete com o Kardian na versão Intense.
Sem essa opção, o Duster não atrapalha a vida do Kardian e a Renault até pode criar uma versão “Business 1.6” do SUV maior para servir a frotistas e governos, já que é muito usado como viatura de polícia.
[Fonte: AE]
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