Renault garante vida longa ao atual Duster no Brasil

renault duster 2024 estoril santos (1)
renault duster 2024 estoril santos (1)

O Novo Duster apareceu na Europa e por lá, tanto Dacia quanto Renault, já exploram o SUV compacto de baixo custo em seus mercados de interesse, mas e aqui? Por ora, nada muda. Segundo a montadora francesa, o atual Duster nacional terá vida longa aqui.

Ao podcast da CBN Auto Esporte, Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil, comentou sobre o SUV feito em Curitiba: “Acho que o Duster [de segunda geração] tem vida longa [no Brasil]. Acabou de ser renovado e espero que continue muito bem no mercado brasileiro”.

Atualizado, o Renault Duster atual vem da segunda geração baseada na plataforma B0 e mantém muitas das características da primeira geração, como a robustez e o bom espaço interno, com 475 litros no bagageiro.

Gondo ampliou: “A gente acabou de lançar uma nova fase do Duster aqui no Brasil em janeiro de 2024. É um carro que teve mudanças no design exterior e interior. O Duster é um carro que tem quase que uma marca no Brasil, é bastante conhecido pelo espaço interno e pela robustez. Além disso, a gente colocou um novo motor [1.3 turbo] que também está ajudando nas vendas”.

Segundo a revista Auto Esporte, o Duster atual ficará no mercado nacional até pelo menos 2028, o que confirma nossas suspeitas de que a próxima geração do Duster, que se vê na Europa agora, não virá.

O motivo é simples: Horse. A Renault claramente se posicionou com um portfólio extraeuropeu e uma plataforma modular derivada da CMF-B, de modo a sustentar uma gama de oito modelos inéditos em design.

Com o Kardian e a Niagara como SUV compacto e picape média monobloco, a Renault ainda terá um SUV médio e híbrido para brigar com o Compass, mas não será um Symbioz ou equivalente europeu.

Nesse novo portfólio nacional, o Duster precisa se manter acima do Kardian, de preferência apenas com motor 1.3 Turbo e CVT, de modo a dar espaço para o irmão menor e não gerar um fogo amigo.

A Renault já sabe como é ter dois SUVs de mesmo porte e proposta em simultâneo e isso não beneficiou nenhum deles. O Duster tem seus méritos e são muitos, mas atualmente ele compete com o Kardian na versão Intense.

Sem essa opção, o Duster não atrapalha a vida do Kardian e a Renault até pode criar uma versão “Business 1.6” do SUV maior para servir a frotistas e governos, já que é muito usado como viatura de polícia.

[Fonte: AE]

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X