Ford Hatches Sedãs

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes
Ford Ka automático

Quando chegou ao mercado brasileiro, em 2014, o novo Ford Ka tinha como missão peitar os modelos Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Porém, naquele ano os rivais já se destacavam por oferecer a opção de câmbio automático. Como de costume na linha Ford, o então aguardado Ford Ka automático demorou a chegar e só estreou em 2018.

O novo Ka automático foi apenas uma das novidades da nova linha Ford Ka 2018 para o mercado brasileiro. Além da opção de transmissão sem o pedal de embreagem, o compacto estreou também um visual atualizado, interior com mudanças no painel, novos equipamentos de série e um novo motor 1.5 litro flex de três cilindros.


Atualmente, o Ka automático é a única opção de compacto automático na linha da Ford em nosso País. O New Fiesta foi descontinuado no início de 2019 e não deve ganhar uma nova geração por aqui.

O hatch e o sedã brigam com modelos como Chevrolet Prisma e Onix, Fiat Argo e Cronos, Hyundai HB20 e HB20S, Nissan March e Versa, Renault Logan e Sandero e Volkswagen Gol e Voyage.

Confira abaixo os principais detalhes do Ka automático à venda no Brasil.


Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Ford Ka automático – detalhes

Antes um objeto de desejo, o câmbio automático virou realidade entre os compradores de carros compactos. Hoje virou praticamente uma obrigação os automóveis menores oferecerem pelo menos uma opção de transmissão que faz as trocas de marchas sozinha.

No caso do Ka, esta configuração chegou só 4 anos após seu lançamento.

O Ford Ka automático, apesar da demora, não faz feio. Muito pelo contrário. Ele é o único da categoria que tem motor de três cilindros e transmissão automática com conversor de torque.

O motor 1.5 litro flex de três cilindros entrega uma boa dose de potência e torque e o câmbio automático de seis marchas conversa bem com o propulsor.

Assim como as demais versões do Ka, o modelo automático, por outro lado, não surpreende no quesito visual e acabamento. As linhas são simples e o interior abusa dos plásticos.

Entre os equipamentos, é um dos únicos do segmento que tem controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas nas versões mais caras – pelo menos por enquanto.

A proposta do Ford Ka automático é ser um carro versátil, sobretudo nos grandes centros. Por isso, tem dimensões diminutas e não encanta pelo espaço interno.

O Ford Ka Sedan, apesar da traseira avantajada, tem porta-malas para 445 litros de bagagens, apenas mediano.

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Ford Ka automático – versões

As versões do Ka automático disponíveis no mercado brasileiro são as seguintes:

Ford Ka Hatch automático

  • Ford Ka SE 1.5 AT 2020
  • Ford Ka SE Plus 1.5 AT 2020
  • Ford Ka FreeStyle 1.5 AT 2020
  • Ford Ka Titanium 1.5 AT 2020

Ford Ka Sedan automático

  • Ford Ka Sedan SE 1.5 AT 2020
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT 2020
  • Ford Ka Sedan SEL 1.5 AT 2020
  • Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT 2020

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Ford Ka automático – equipamentos

Ford Ka SE 1.5 AT 2020 (hatch e sedã)

Segurança: dois airbags frontais, sinalização de frenagem de emergência, barras de proteção laterais, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, faróis com temporizador (Follow me Home), freios ABS com EBD, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, brake light, entre outros.

Conforto: travas elétricas, retrovisores externos com ajuste manual interno, banco do motorista e volante com ajuste de altura, ar-condicionado, banco traseiro bipartido e rebatível, bolso porta-revistas atrás do banco do passageiro, tampa do porta-malas com abertura elétrica, vidros dianteiros elétricos, vidro do motorista com abertura e fechamento por um toque, aviso de faróis acesos e portas abertas, entre outros.

Visual e acabamento: detalhes de acabamento interno na cor prata, tapetes de borracha, aerofólio traseiro, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, faróis escurecidos, entre outros.

Tecnologia: sistema de som My Connection com comandos de voz, conexão Bluetooth, entrada USB e quatro alto-falantes, piloto automático, limpador de para-brisa com temporizador e velocidade variável, computador de bordo, entre outros.

Ford Ka SE Plus 1.5 AT 2020 (hatch e sedã)

Segurança: adota faróis de neblina dianteiros e sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos traseiros.

Conforto: ganha retrovisores externos com ajuste elétrico e vidros traseiros elétricos.

Tecnologia: recebe central multimídia SYNC 2.5 com tela sensível ao toque de sete polegadas e pareamento com Android Auto e Apple CarPlay e volante com comandos de áudio.

Ford Ka FreeStyle 1.5 AT 2020 (hatch)

Segurança: em relação ao SE Plus, adota airbags laterais, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, alarme antifurto perimétrico e volumétrico, retrovisores externos com indicador de direção e sistema de proteção anticapotamento com sensor de deriva.

Visual e acabamento: ganha bancos revestidos com acabamento premium e tecido, moldura do painel central em preto brilhante, molduras cromadas das saídas de ar, painel com acabamento em dois tons, retrovisores externos na cor cinza, rack de teto, rodas de liga-leve de 15 polegadas, molduras nas caixas de roda, apliques exclusivos e lanternas traseiras escurecidas.

Tecnologia: ganha câmera de ré.

Ford Ka SEL 1.5 AT 2020 (sedã)

Segurança: em comparação com o SE Plus, traz airbags laterais, alarme antifurto perimétrico e volumétrico, retrovisores externos com indicador de direção, entre outros.

Conforto: recebe retrovisores externos elétricos.

Visual e acabamento: traz moldura do painel central em preto brilhante, molduras cromadas das saídas de ar, grade dianteira com quatro barras cromadas e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Tecnologia: ganha câmera de ré.

Ford Ka Titanium 1.5 AT 2020 (hatch e sedã)

Conforto: oferece partida do motor por botão e destravamento das portas por chave presencial.

Visual e acabamento: traz grade dianteira pintada em prata e com moldura cromada, lanternas traseiras escurecidas, bancos revestidos com acabamento premium, entre outros.

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Ford Ka automático – preços

Confira abaixo os preços do Ka automático praticados pela Ford no Brasil:

Ford Ka Hatch automático

  • Ford Ka SE 1.5 AT 2020: R$ 57.890
  • Ford Ka SE Plus 1.5 AT 2020: R$ 60.390
  • Ford Ka FreeStyle 1.5 AT 2020: R$ 68.390
  • Ford Ka Titanium 1.5 AT 2020: R$ 68.990

Ford Ka Sedan automático

  • Ford Ka Sedan SE 1.5 AT 2020: R$ 62.030
  • Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT 2020: R$ 64.850
  • Ford Ka Sedan SEL 1.5 AT 2020: R$ 69.090
  • Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT 2020: R$ 73.290

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Ford Ka automático – motor

Debaixo do capô, o Ka automático esconde o novo motor 1.5 litro TiVCT Flex da família Dragon.

Ele estreou no crossover compacto Ford EcoSport e é dotado de três cilindros, 12 válvulas, duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo com controle variável de pressão e sistema de partida a frio “Ford Easy Start” que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina.

Ele traz ainda bloco e cabeçote de alumínio, válvulas atuadas indiretamente por alavanca roletada com fulcrum hidráulico (que dispensa o ajuste e verificação da folga das válvulas), correia dentada em banho de óleo, árvore contra rotativa de balanceamento, variador de fase na admissão e escape, entre outros.

O motor 1.5 usado no Ka consegue desenvolver 128 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 136 cv com etanol, a 6.500 rpm.

Já o torque é de 15,6 kgfm com gasolina e 16,1 kgfm com etanol, a partir de 4.750 giros.

Junto a este motor está o novo câmbio automático “SelectShift” de seis marchas, conhecido também pelo código “6F15”. Esta caixa também foi herdada do EcoSport e traz conversor de torque integrado e opção de trocas manuais por um botão na alavanca de câmbio.

O nome “SelectShift” indica justamente a opção de trocas manuais sequenciais pelo botão na alavanca – quando não há qualquer atividade de troca manual, o câmbio detecta de forma automática e retorna ao modo Drive em 10 segundos.

Há também o modo “S” (Sport), que ajusta o comportamento do pedal do acelerador, faz o câmbio trocar as marchas mais rapidamente e reduz ligeiramente a assistência da direção elétrica.

De acordo com a Ford, o câmbio usado no Ka é adaptativo. Ou seja, ele “aprende” o modo de condução do motorista e altera seu comportamento conforme os parâmetros captados para aprimorar as trocas de marchas.

Todo o conjunto é bastante eficiente e oferece ao proprietário do Ford Ka uma tocada eficiente no dia a dia, sem comprometer o consumo de combustível.

O motor, mesmo sendo um tricilíndrico, não incomoda em nada quanto à trepidação característica deste tipo de propulsor, em especial em marcha-lenta. Este conjunto é bastante elástico e suave.

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Ford Ka automático – consumo

Veja a seguir os números de consumo do Ka Hatch automático e Ka Sedan automático conforme as aferições do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE):

Ford Ka Hatch SE 1.5 automático

  • Consumo de 7,8 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “C” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.

Ford Ka Hatch Titanium 1.5 automático

  • Consumo de 7,6 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10,9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “D” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.

Ford Ka Hatch FreeStyle 1.5 automático

  • Consumo de 7,5 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10,7 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “D” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

Ford Ka Sedan SE 1.5 automático

  • Consumo de 7,8 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “C” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.

Ford Ka Sedan Titanium 1.5 automático

  • Consumo de 7,6 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10,9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “C” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Ford Ka automático – desempenho

Os números de desempenho do Ka automático são os seguintes:

Ford Ka Hatch 1.5 automático

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos;
  • Velocidade máxima de 181 km/h.

Ford Ka Sedan 1.5 automático

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
  • Velocidade máxima de 181 km/h.

Ford Ka automático – garantia e revisões

A Ford vende o Ka 2020 com garantia de fábrica de três anos. As revisões do Ka automático têm os seguintes preços:

  • Revisão de 1 ano ou 12 meses: R$ 359
  • Revisão de 2 anos ou 24 meses: R$ 447
  • Revisão de 3 anos ou 36 meses: R$ 574
  • Revisão de 4 anos ou 48 meses: R$ 840
  • Revisão de 5 anos ou 60 meses: R$ 482
  • Revisão de 6 anos ou 72 meses: R$ 632

Ford Ka automático – concorrentes

Chevrolet Onix e Prisma 1.4 automáticos

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Atuais hatch e sedã mais vendidos no mercado brasileiro, o Onix e Prisma têm versões automáticas com preços relativamente acessíveis.

O Onix e Prisma na variante Advantage automática partem de R$ 55.390 e R$ 61.290, respectivamente.

O motor usado pelos modelos é um 1.4 litro 8V flex de quatro cilindros, de até 106 cv e 13,9 kgfm, com transmissão automática de seis marchas.

Fiat Argo e Cronos 1.8 automáticos

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Dupla de compactos da Fiat, o Argo e o Cronos dispõem de transmissão automática de seis marchas somente com o motor 1.8 16V flex de 139 cv e 19,3 kgfm. Há também variantes dos modelos com motorização 1.3 flex de três cilindros e 109 cv, mas com transmissão automatizada/robotizada GSR.

O Argo Precision 1.8 automático começa em R$ 63.990, ao passo que o Cronos Drive 1.8 automático pode ser encontrado por a partir de R$ 69.990.

Hyundai HB20 e HB20S 1.6 automáticos

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Outra dupla que vende bem no Brasil é esta da Hyundai. O HB20 e o HB20S também contam com versões com câmbio automático. Neste caso, há um motor 1.6 16V flex de até 128 cv e 16,5 kgfm, combinado a uma transmissão automática de seis marchas.

Os preços começam em R$ 59.990 para o HB20 automático e R$ 64.690 para o HB20S automático, ambos na versão Comfort Plus BlueMedia.

Nissan March e Versa 1.6 CVT

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Na linha da Nissan, os compactos March e Versa contam com a opção de câmbio automático CVT (continuamente variável) quando equipados com o motor 1.6 16V flex de 111 cv e 15,1 kgfm.

O March 1.6 CVT custa a partir de R$ 62.190 e o Versa 1.6 CVT, a partir de R$ 66.490, ambos na versão SV.

Renault Sandero e Logan 1.6 CVT

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Renovados recentemente, os modelos Renault Sandero e Logan ganharam a opção de câmbio CVT (o mesmo dos modelos da Nissan). Os compactos franceses usam um motor 1.6 16V flex de 118 cv e 16 kgfm.

Neste caso, os preços começam em R$ 62.990 no Sandero e R$ 66.490 no Logan, os dois na versão Zen.

Volkswagen Gol e Voyage 1.6 automáticos

Ford Ka automático: versões, preços, motor, consumo, concorrentes

Veteranos, os Volkswagen Gol e Voyage agora têm câmbio automático de verdade. Eles usam uma transmissão de seis marchas, acoplada ao motor 1.6 MSI 16V flex de 120 cv e 16,8 kgfm.

O Gol 1.6 automático custa a partir de R$ 58.120 e o Voyage 1.6 automático, a partir de R$ 63.870.

Ford Ka automático – ficha técnica

Motor

1.5 TiVCT Dragon

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

3 em linha

Cilindrada em cm3

1.497

Válvulas

12 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

128 cv com gasolina e 136 cv com etanol a 6.500 rpm

Torque Máximo

16,1 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol a 4.750 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de seis marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica progressiva

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo de torção, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

195/55 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.941 (hatch) e 4.275 (sedã)

Largura (mm)

1.695

Altura (mm)

1.525

Distância entre os eixos (mm)

2.491

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

405 (hatch) e 403 (sedã)

Porta-malas (litros)

257 (hatch) e 445 (sedã)

Tanque (litros)

51

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.135 (hatch) e 1.137 (sedã)

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,33 (hatch) e 0,32 (sedã)

Ford Ka automático – fotos

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Nota média 5 de 4 votos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • dallebu

    O Ka 1.5 automático por 58.000 tava um bom custo-benefício, mas quando o Onix Hatch chegar, em novembro, custando pouco mais de 55.000 turbo e automático, 6 airbags, esp, completinho com o que realmente é necessário, aí vai ficar complicado pro Ka.

    • Paulo Lustosa

      O sedan na versão mais simples, que ao meu ver, deveria ter o nome de Advantage, tá em 59 mil.

    • Antonio_Brust

      O problema da Ford já começa no atendimento das concessionárias.

      • Kadu_CE

        Apensar de ser verdade que muita css ford tem atendimento ruim pelo brasil, em minha cidade nas duas em que sou cliente sempre me atenderam muito bem, tanto na hora da compra quanto no pós venda.

      • Não tenho do que reclamar do atendimento da concessória ford aqui na cidade de São Paulo SP.Caso seja mal atendido eu procuro outra (tem várias aqui na cidade) e não piso mais na que me atendeu mal.

  • Cristiano França

    Com os preços do novo Onix e com os equipamentos que ele traz, de duas uma, ou a GM está fazendo valores promocionais por ele, ou os outros carros com mais tempo de mercado (incluindo o Onix antigo) estão com valores superfaturados.

  • ocampi

    Se Ford quiser entrar de novo no mercado de Hatch Premium, pode ir pensando em trazer um Fiesta Europeu…pra começar. E Ecoboost.

  • Não tem nem como comparar mais… O Onix ganha em tudo. pq alguém escolheria pagar mais caro em um Ford Ka do que o Chevrolet Onix se o Onix entrega mais por menos? botou na ponta do lápis, é Onix. vai escolher por segurança? é Onix. quer motor? Onix turbo. quer um carro mais atual, tipo lançamento? Onix. Ford Ka só vai vender se tiver boas promoções agora

    • Kadu_CE

      Concordo.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Foi o que falei quando lançaram o Onix, carro compacto só vale a pena as versões de entrada em promoções por R$ 42 mil, a partir de R$ 46 mil só vale a pena o Onix.

    • Mr. Pennybags

      Se a Chevy mantiver os preços anunciados acabou pra todo mundo.

  • Dod

    Coitado, da até pena. Com os novos Onix e HB20 no mercado a Ford vai ter que rebolar bastante sustentar as vendas do Ka nos níveis atuais, ainda mais que a marca anda em queda livre no país e o número de concessionárias dela só diminui a cada dia que passa. E haja promoção para as locadoras!

    • Paulo Lustosa

      HB20 nem tanto porque não houve melhorias no tocante a equipamentos, sendo o mais básico tão pelado quanto o Ka 1.0 S

  • Samuka

    Esses preços do Onix são apenas por enquanto já vi essa novela antes, daqui a 2 meses no máximo será anunciado o primeiro aumento. O bom da GM e que ela é boa de negociação.

    • alex

      Concordo plenamente. Além de vender com ágio nas concessionárias

      • Paulo Lustosa

        Acho engraçado, pois a GM é conhecida por demais de dar descontos bem abaixo do valor de tabela além da taxa zero em financiamento.

        • itmrn

          pois é, dizem que a melhor montadora pra se negociar é a GM.

        • alex

          Aguarde e veja

          • Paulo Lustosa

            Eu e minha família aguardamos sentados isso desde quando saiu a linha S10 em 2012, e logo no lançamento da Trailblazer no mesmo ano, quando saiu por 185 mil 0km no diesel, dois meses após o lançamento um comprou por 145 mil e outro por 147 mil, com pintura metálica e todos os opcionais da época. Por experiência própria, a GM na maioria dos estados possuem política de negociação extremamente agressiva incluindo encomenda de veículo tanto em pagamento à vista quanto financiado ou leasing, ao contrário da Hyundai, Toyota e Honda, que é aquele valor de tabela e acabou.

    • itmrn

      isso aconteceu com o Polo rs

    • Jackson

      Além do aumento de preço, também irá perder equipamentos. Quero ver por quanto tempo irão manter os 6 airbags.

      • MauroRF

        O LatinNcap já disse que se retirarem os airbags, anula o teste.

  • alex

    Quem quiser que acredite nesses preços do Onix. Mês que vem já sobe de valor e as concessionárias vão cobrar um “agiozinho”

  • Kadu_CE

    É bom a ford se mexer no quesito preço! O Onix vem com um custo beneficio bem melhor e motor mais econômico pelos mesmo valores e, em algumas versões, vem com itens que o ka só tem nas versões mais caras.

  • Só para constar as trocas manuais do AT6 foram retiradas no modelo 2020 e a Sync 2.5 possui uma porta USB apenas.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Como eu disse quando lançaram o Onix: carro compacto só vale a pena nas versões de entrada em promoções por R$ 42 mil, a partir de R$ 46 mil só vale a pena o Onix, não faz mas sentido comprar outro carro compacto

  • RicardoVW

    Ka é feio, parece um carro gordo!

  • Luis Burro

    Até tava pensando agora pouco qual seria a percentual de vendas dos automáticos nos hatches de entrada,lembro qndo estava a discussão manual x automático em maior destaque q hj e apesar de q pela acomodação a mais das gerações provavelmente ainda tem bastante venda dos manuais!

  • Luis Burro

    Salgado os valores destas versões, ñ oferecem nd além do q o automático frente os manuais,50 mil já estaria suficiente!

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