Audi Cupês Esportivos Linha 2019

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)
Audi RS7 Sportback

Este é o Audi RS7 Sportback, mas pode chama-lo de um dos carros mais belos, completos, insanos e caros da linha da marca alemã no mercado brasileiro.

Oferecido por aqui há mais de quatro anos, o cupê esportivo de quatro portas se posiciona como o Audi RS mais “salgado” da linha e surpreende pelo motorzão V8 biturbo que rende mais de 600 cavalos de potência.


Como você já deve imaginar, o Audi RS7 Sportback 2019 é um carro para poucos.

Aquele tipo de veículo que você não vai encontrar todas as vezes em que sair na rua e que vai te chamar bastante a atenção, seja pelo visual mais “nervoso” e com silhueta bem definida ou pelo conjunto mecânico que provoca bons “pipocos” nas reduções de marcha.

Ele está disponível atualmente em somente uma versão, a performance, que inclusive se posiciona como a mais insana do Audi RS7 Sportback já produzida em série. São 605 cavalos de potência comercializados por R$ 718.990.


O RS7 Sportback compete com modelos como Porsche Panamera 4S (440 cv, por R$ 758.000) e BMW M6 Gran Coupé (560 cv, por R$ 699.950).

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)

Audi RS7 Sportback – detalhes

Como o próprio nome indica, o Audi RS7 Sportback tem como base o A7 Sportback. Logo, um dos destaques é a carroceria no formato cupê com quatro portas. Ele se sobressai frente aos demais pelo caimento suave do teto até a traseira, formando praticamente dois-volumes ao invés de três.

No caso do Audi RS7 Sportback, há uma série de itens para se diferenciar frente ao modelo convencional e também sugerir logo de cara sobre o que o carro é capaz. A dianteira traz faróis em LED ou Matrix LED com acabamento escurecido, grade Singleframe com moldura em alumínio e desenho interno tipo colmeia na cor preta, para-choque com desenho mais marcante e tomadas de ar bem mais amplas e spoiler inferior.

As entradas de ar no para-choque do Audi RS7, inclusive, contam com aletas verticais em suas extremidades que atuam como um “pré-spoiler”, direcionando o fluxo de ar de maneira mais eficiente. Merece destaque ainda o conjunto de rodas de 21 polegadas, com cinco raios duplos que deixam à mostra os freios de carbono-cerâmica de 390 mm.

Na parte traseira, o desenho é semelhante ao do A7 Sportback convencional. Uma das exclusividades é o difusor de ar e as duas ponteiras de escape com desenho oval.

A versão performance do Audi RS7 Sportback pode ser identificada pelas peças pintadas em cinza titânio fosco, como a grade dianteira Singleframe, tomadas de ar, spoilers, moldura das janelas, capa dos retrovisores e borda superior do difusor traseiro.

O interior, por sua vez, apresenta volante RS com base achatada, controles do sistema multimídia e revestimento em couro, além de bancos esportivos com abas laterais mais pronunciadas e apoios de cabeça integrados ao encosto.

O acabamento inclui couro perfurado, Alcântara, fibra de carbono e alumínio. Como opção, há o pacote Design RS, que inclui bancos, apoio de braços e console central em Alcântara com costuras contrastantes na cor azul, além de apliques em fibra de carbono também azuis.

Audi RS7 Sportback – novidades

Lançamento em 2014 no Brasil

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)

A primeira linha do Audi RS7 Sportback foi anunciada aos consumidores brasileiros em junho de 2014. Ele se posicionava como o segundo carro mais caro da marca alemã em nosso mercado, ficando atrás apenas do R8, com preço inicial de R$ 589.360.

Ele trazia o motor 4.0 V8 TFSI de 560 cv, câmbio automático de oito marchas e tração integral quattro.

Entre os equipamentos, o Audi RS7 era recheado com rodas aro 21, central multimídia com navegador GPS e TV digital, sistema de som com 14 alto-falantes, controle de estabilidade com modo esportivo, entre outros.

Nova linha 2015 com novidades visuais

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)

Em abril de 2015, o Audi RS7 Sportback estreou uma nova linha com suas primeiras mudanças. As alterações foram promovidas no visual e também na linha de equipamentos. O preço inicial sugerido do carro era de R$ 624.990.

Entre as alterações, o Audi RS7 Sportback 2015 recebeu a grade Singleframe com desenho interno tipo colmeia na cor preta e molduras mais marcantes, além de para-choque frontal com entradas de ar mais amplas e novos faróis adaptados à nova grade, com tecnologia de LED de série e novo formato para as luzes de condução diurna.

O interior se manteve sem alterações, como detalhes de acabamento em couro, Alcântara e fibra de carbono.

Entre as novidades nos equipamentos, o sistema MMI Navigation Plus passou a dispor da nova plataforma modular de entretenimento da marca, agora com entrada USB, navegador 3D, TV digital, DVD player e sistema de som de alta definição de Bang&Olufsen.

Audi RS7 Sportback performance com 45 cv extras em 2017

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)

A Audi anunciou em maio de 2017 o Audi RS7 Sportback na versão performance, oferecida também na linha da perua RS6 Avant, pelo preço de R$ 728.990.

Como destaque, o motor 4.0 V8 TFSI passou a render 45 cv extras, chegando a 605 cv, com a opção do modo overboost, que amplia o torque de 71,4 kgfm para 76,5 kgfm na aceleração total e com o modo dynamic do Audi Drive Select selecionado.

Além do motor mais potente, o Audi RS7 Sportback traz como diferencial a suspensão RS Plus mais firme, com amortecedores ajustáveis em três níveis.

Essas alterações renderam uma redução de 0,2 segundo no tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, passando para 3,7 segundos.

Há ainda visual diferenciado, como o acabamento de titânio fosco na grade dianteira, spoiler dianteiro, abas aerodinâmicas laterais, entradas de ar, moldura das janelas, capa dos retrovisores externos e borda superior do difusor traseiro.

Nova geração baseada no A7 Sportback 2019

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)

O Audi A7 Sportback já foi apresentado numa nova geração lá fora e fez sua primeira aparição no território nacional durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2018. Ele evoluiu em todos os sentidos e agora é construído a partir da plataforma modular MLB.

O carro oferece também uma série de novos recursos tecnológicos, como painel de instrumentos totalmente digital e configurável, câmeras com visão 360º, assistente de manutenção em faixa, side assist, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.

Além disso, há um sistema híbrido de 48V que atua como motor de partida, alternador e mantém os sistemas do veículo em atuação mesmo com o motor a combustão desligado, como em paradas curtas com o start/stop ativado.

Portanto, o novo Audi RS7 Sportback já está a caminho. Ele deverá ser ofertado em duas versões, uma padrão e outra ainda mais “insana”. O modelo de entrada terá o motor 4.0 V8 biturbo do Lamborghini Urus e Bentley Bentayga, com mais de 600 cv, câmbio S tronic de dupla embreagem e tração quattro.

Já o topo de linha deve usar um 4.0 V8 biturbo com um motor elétrico, herdados do Panamera Turbo S E-Hybrid, com cerca de 700 cv.

Seu lançamento deve acontecer em meados de 2019.

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)

Audi RS7 Sportback – versões e preços

O Audi RS7 Sportback pode ser encontrado em somente uma versão de acabamento. Logo, o preço do cupê esportivo de quatro portas também é único.

Confira abaixo o preço praticado pela Audi na linha do RS7 Sportback 2019:

Audi RS 7 Sportback performance 2019: R$ 718.990

Esta cifra posiciona o Audi RS7 Sportback performance 2019 como o carro mais caro da linha de esportivos RS da Audi no mercado brasileiro. O segundo modelo que tem o maior preço da gama é a perua Audi RS6 Avant performance 2019, que utiliza o mesmo conjunto mecânico do RS7 e cobra R$ 599.990 por isso.

A linha inclui ainda outros modelos menores. Entre eles, o Audi RS3 Sportback e o Audi RS3 Sedan, ambos com o motor 2.5 TFSI de 400 cv, câmbio S tronic e tração quattro, que custam, respectivamente, R$ 329.990 e R$ 329.990 (sim, o mesmo preço para os dois).

Há também o crossover médio esportivo RS Q3, também equipado com o propulsor 2.5 TFSI, mas neste caso com 340 cv. O preço do utilitário-esportivo é de R$ 349.990. Por último, mas não menos importante, o Audi TT RS está disponível com o 2.5 TFSI de 400 cv por R$ 424.990.

Audi RS7 Sportback – equipamentos

Audi RS7 Sportback performance 2019

Segurança: airbags frontais, laterais e de cortina, sistema Audi Dynamic Drive Control, controle eletrônico de estabilidade, direção dinâmica, diferencial esportivo quattro, proteção inferior do motor, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema Audi Night Vision (alerta de colisão com detecção de objetos), câmera de ré, entre outros.

Conforto: apoio de braço dianteiro, bancos dianteiros elétricos com apoio lombar de quatro vias, banco do motorista com memória, assentos dianteiros com aquecimento, volante esportivo com base achatada, revestido em couro, multifuncional e com paddle shifts, coluna de direção com regulagens elétricas, retrovisor interno antiofuscante automático, retrovisores externos elétricos, rebatíveis e antiofuscante, ar-condicionado automático de quatro zonas, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, chave presencial, partida do motor por botão, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, controle de cruzeiro, entre outros.

Visual: faróis full LED, lanternas traseiras com luzes indicadoras de direção dinâmica, retrovisores externos com capa estilo titânio fosco, frisos decorativos, spoilers dianteiro e traseiro, rodas de 21 polegadas com pneus esportivos 275/30 R21, teto solar elétrico, sistema de escape esportivo RS, entre outros.

Acabamento: bancos esportivos S, revestimento do teto interno em tecido preto, acabamento interno em carbono, frisos de porta com emblema RS, bancos revestidos em couro Valcona, alavanca de câmbio com revestimento em couro, iluminação ambiente, entre outros.

Tecnologia: sistema multimídia MMI Plus com tela sensível ao toque, navegador GPS, interface para smartphone, leitor de CD e DVD, recepção de TV digital, Audi Connect e conexão Bluetooth, sistema de som Bang & Olufsen Advanced com 15 alto-falantes e 1.200 watts, head-up display, sistema start/stop, entre outros.

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)

Audi RS7 Sportback – motor

Como não poderia ser diferente em um carro da linha RS, o Audi RS7 Sportback tem como destaque a sua motorização. A versão convencional do modelo é equipada com um motor 4.0 litros V8 biturbo, com oito cilindros montados em posição em “V”. Ele consegue desenvolver 560 cavalos de potência, entre 5.700 e 6.600 rpm, e 71,4 kgfm, disponível de 1.750 a 5.500 giros.

Este propulsor é dotado de duas turbinas “twin-scroll”, ou seja, de duplo caracol, com duas entradas separadas de gases de escape no lado quente da turbina. Os turbocompressores e também o intercooler estão posicionados no interior do “V” dos cilindros, o que, segundo a Audi, resulta em um trajeto mais curto do fluxo de gases, com perdas de vazão mínimas e resposta mais instantânea.

Há também um sistema de gerenciamento térmico do sistema de arrefecimento e admissão de ar no lado externo e saída de gases de escapamento no lado interno.

Outro recurso do Audi RS7 é o sistema Audi Cylinder On Demand (COD), que desativa parte dos cilindros caso o condutor esteja com o pé um pouco mais “manso”, fechando suas válvulas e desligando a injeção de combustível. Ele permanece operando como um motor de quatro cilindros até que o motorista pressione com firmeza o pedal do acelerador. Isso resulta numa maior economia de combustível.

Tal motor está associado ao câmbio automático Tiptronic de oito marchas, com conversor de torque. Ele pode operar nos modos Drive, Sport ou ainda no manual, onde as trocas de marcha são feitas por meio da alavanca no console central ou ainda nos paddle shifts atrás do volante. Quando no modo manual, um indicador de troca de marcha é exibido no painel ou no head-up display.

Há também o sistema de tração integral permanente quattro, que promove a distribuição de torque de forma flexível, de acordo com as necessidades, por meio do diferencial central. No modo padrão, a tração quattro do Audi RS7 Sportback 2019 opera com 40% de força para as rodas dianteiras e 60% para as rodas traseiras.

Porém, no caso do Audi RS7 Sportback performance 2019, o motor fica ainda melhor. Ele ganha 45 cavalos de potência, passando para 605 cv, entregues entre 6.100 e 6.800 rpm. A rotação máxima cresceu em 200 rpm. Já o torque é o mesmo, de 71,4 kgfm, entre 2.500 e 5.500 rpm.

Outro diferencial é o sistema “overboost”, que é acionado de forma automática na aceleração total, desde que o motor e o câmbio Tiptronic estejam operando no modo Dynamic do sistema Audi Drive Select.

O modo overboost é indicado pela luz vermelha no indicador de pressão do turbo no painel. Com ele, o torque sobe para bons 76,5 kgfm.

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)

Audi RS7 Sportback – desempenho e consumo

Antes de falar sobre o desempenho do RS7 Sportback 2019, é interessante ressaltar alguns outros pontos que contribuem diretamente na performance e tocada esportivas do carro.

No eixo dianteiro do Audi RS7, há uma arquitetura com cinco braços de alumínio por roda, que consegue trabalhar com esforços longitudinais e transversais de maneira individual. Já o eixo traseiro oferece braços trapezoidais com controle direcional feitos de alumínio.

O subchassi de aço é preso ao monobloco por dois coxins amortecidos hidraulicamente. Os dois eixos oferecem cubos das rodas e juntas esféricas de alumínio e barra estabilizadora tubular.

O Audi RS7 é dotado de suspensão esportiva RS plus em sua configuração performance. Ela é mais firme e oferece o Dynamic Ride Control (DRC), com molas de aço e amortecedores ajustáveis em três níveis, que são interligados uns aos outros através de linhas hidráulicas e uma válvula central.

Com o Audi Drive Select, a suspensão pode ficar mais confortável ou mais rígida. Esse recurso, inclusive, altera ainda o comportamento da direção, gerenciamento do motor, câmbio Tiptronic e diferencial esportivo opcional, com os modos Auto, Comfort, Dynamic e Individual.

Este diferencial esportivo opcional é instalado no eixo traseiro e consegue distribuir ativamente a potência entre as rodas.

Outro recurso que pode ser integrado ao Audi Drive Select é a direção dinâmica, que oferece variação contínua da relação de esterçamento das rodas conforme a velocidade do carro.

A versão original do Audi RS7 Sportback conta com rodas de liga-leve de 21 polegadas e quatro discos de freio ventilados internamente, compostos por cerâmica e com design ondulado para redução de peso (até 3 kg a menos frente um sistema de freios a disco convencionais). Os discos têm 390 milímetros de diâmetro e são “mordidos” por pinças de seis pistões.

Todavia, o Audi RS7 Sportback performance traz rodas de alumínio fundido de 21 polegadas com desenho exclusivo, com cinco braços na cor titânio fosco com detalhes de acabamento polido. Os discos de freio em carbono-cerâmica conseguem reduzir o peso final em 10 kg.

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)

De acordo com os números da Audi, o RS7 Sportback consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. A velocidade máxima, por sua vez, é de 305 km/h.

No caso do Audi RS7 Sportback performance 2019, há uma redução de 0,2 segundo na aceleração, passando para 3,7 segundos para atingir os 100 km/h. A velocidade máxima é a mesma de 305 km/h.

Em qualquer ocasião, o Audi RS7 Sportback 2019 se mostra um carro bastante divertido. Todavia, a condução fica ainda melhor no modo esportivo. Ele torna o volante mais pesado, a suspensão mais rígida e o sistema de escape com duas ponteiras ovais passa a emitir alguns “pipocos” em reduções de marcha.

Como já era de se esperar, o Audi RS7 Sportback 2019 tem estabilidade digna de nota. Isso por conta da carroceria com formato bastante aerodinâmico, com coeficiente de arrasto de 0,3, o centro de gravidade baixo e o conjunto de suspensão muito bem projetado e moderno.

Por outro lado, não espere um desempenho parecido com o de um superesportivo, como o Audi R8. Afinal, entre outros fatores, o RS7 é um carro grande, o que acaba influenciando nas reações ao volante.

A Audi oferece a possibilidade de deslizar o controle eletrônico de estabilidade (ESP) no modo sport do Audi Drive Select. Todavia, trata-se de algo que deve ser feito por pilotos bastante experientes – já imaginou domar os 605 cv cavalos sem auxilio eletrônico para manter o carro na reta?

O consumo de combustível não deve ser a preocupação dos proprietários do Audi RS7 Sportback, que se dispuseram a pagar algumas centenas de milhares de reais num carro esportivo.

O modelo convencional entrega média de consumo de 4,2 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada. Já o RS7 Sportback performance 2019 registra 6,3 km/l e 8,9 km/l, respectivamente. No Inmetro, ele tem nota “D” na comparação relativa na categoria e “E” na comparação absoluta geral.

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)

Audi RS7 Sportback – ficha técnica

Motor

4.0 V8 TFSI

Tipo

Dianteiro, longitudinal e gasolina

Número de cilindros

8 em “V”

Cilindrada em cm3

3.993

Válvulas

32

Taxa de compressão

9,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

605 cv a 6.100 rpm

Torque Máximo

76,5 kgfm a 2.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de oito marchas

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Discos de carbono-cerâmica (dianteira e traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, braços sobrepostos, com mola pneumática

Traseira

Independente, braços sobrepostos, com mola pneumática

Rodas e Pneus

Rodas

Alumínio de 21 polegadas

Pneus

275/30 R21

Dimensões

Comprimento total (mm)

5.012

Largura (mm)

1.911

Altura (mm)

1.419

Distância entre os eixos (mm)

2.915

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

610

Tanque (litros)

75

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.905

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,3

Audi RS7 Sportback – fotos

Audi RS7 Sportback: detalhes do esportivo alemão (de 605 cv)
Nota média 5 de 2 votos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • GreatU2

    Achei q merecia um painel mais bacana… principalmente o de instrumentos

    • Bruno Silva

      Dá uma olhadinha na nova geração, ficou espetacular.

    • th!nk.t4nk

      Essas fotos aí são do modelo antigo. Pra época era bem moderno até.

  • Delarus Splex

    carro fantástico

  • Luis Burro

    Nunca gostei dele,unico gran Coupé q acho interessante é o da BMW!

  • Paulo Monteiro

    Sempre achei Audi superior a BM, mas a nova geração de M8 Gran coupe, esteticamente é mais palatável..

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email