BMW quer aumentar produção no Brasil mas sem exportação

bmw 3 araquari 2
bmw 3 araquari 2

A BMW quer aumentar a produção de automóveis no Brasil e não é visando exportações, mas crescimento nas vendas internas, demonstrando assim enorme confiança no mercado nacional, especialmente com a invasão de marcas chinesas em faixas de preços onde a alemã atua.

Por ora, a BMW não tem planos de exportar para países vizinhos ou mesmo mercados consolidados, como o norte-americano, onde a filial brasileira já abasteceu com 10.000 unidades do X1, por exemplo, já que o SUV não é feito por lá.

Reiner Braun, presidente e CEO da BMW América Latina, disse ao site Automotive Business : “Fazemos um planejamento específico para cada planta pensando para quais mercados cada uma delas vai produzir. Isso é decidido de acordo com as peculiaridades de cada local”.

Sobre a filial brasileira, Braun comentou: “No caso de Araquari, a ideia (de construir a fábrica) surgiu em 2012 com o Inovar-Auto e, desde o começo, nosso foco está no Brasil. Isso não significa que podemos mudar de ideia no futuro, mas, neste momento, é assim que as coisas estão funcionando”.

Com a ascensão dos carros elétricos no segmento premium no Brasil, a BMW não descarta produzir aqui também, porém tudo depende da demanda. Como se sabe, a nova geração Neue Klasse 2025 do BMW Série 3 já nasceu com opção elétrica.

O executivo ampliou as possibilidades em Santa Catarina: “A produção segue a demanda do mercado. Em Araquari podemos produzir motores a combustão, com ou sem tecnologia flex, e híbridos do tipo plug-in. Se a demanda do mercado for grande o suficiente, nós temos condições de produzir carros elétricos”.

Sobre o híbrido plug-in, uma tecnologia que está sendo explorada no segmento premium por outras marcas, a BMW já confirmou a produção local do X5 com esse tipo de propulsão. Já sobre os chineses, a BMW não teme a entrada de marcas como BYD e GWM.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BMW

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X