O Chevrolet Celta 2015 foi o penúltimo ano/modelo do hatch compacto popular da General Motors, nascido em 2001 e tendo sido um dos carros mais vendidos da marca americana no Brasil.
O compacto foi fabricado unicamente em Gravataí, no Rio Grande do Sul, tendo sido vendido na Argentina como Suzuki Fun e atuando em alguns países da região.
No mercado de usados, o Celta 2015 é um carro popular bem visado por quem procura um modelo de baixo custo de manutenção, bom valor de revenda e econômico.
Celta 2015 – novidades
O Celta 2015 foi vendido com uma atualização visual feita em 2012, pouco antes do irmão Chevrolet Prisma, a versão sedã do hatch.
Ele foi oferecido apenas com quatro portas, mas em 2014, dispôs de airbag duplo e freios com ABS e EDB, além de cintos de segurança com pré-tensionadores.
O Celta 2015, quando completo, basicamente tinha ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e sistema de áudio simples com Bluetooth e USB, sendo de 1din, porém, oferecido como acessório nas revendas.
Celta 2015 – versões
O Chevrolet Celta 2015 teve somente uma versão, a LT, que na época era a versão intermediária do portfólio da GM no Brasil, mas o Celta pouco antes ainda teve a versão LS, mais simples, porém, um ano antes de sair de linha, tinha a versão Advantage.
- Chevrolet Celta LT 1.0 4 portas
Celta 2015 – equipamentos
Chevrolet Celta LT 1.0 4 portas – Motor 1.0 e câmbio manual, mais para-choques na cor do carro, lanternas traseiras escurecidas, antena no teto, sistema de som com Bluetooth e USB, quatro alto-falantes e retrovisores externos com controle interno.
Vidros dianteiros elétricos com função de descompressão, travamento central elétrico, vidros verdes, vidro térmico, lavador e limpador do vidro traseiro, rodas de aro 13 polegadas, calotas integrais, para-brisa degradê e pneus 165/70 R13.
Cluster com conta-giros, ar condicionado, direção hidráulica, bancos em tecido, vidros traseiros manuais, cobertura do bagageiro, detalhes em cinza, airbag duplo, freios com ABS e EDB, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento.
Celta 2015 – preços
O Chevrolet Celta 2015 tem uma boa valorização no mercado nacional, custando em média R$ 34 mil na tabela Fipe, sendo uma opção para quem busca um carro discreto, simples e funcional, apesar de não ter nenhum luxo e pouco conforto.
Celta 2015 – motor
O motor do Celta 2015 é o GM Família I, um propulsor de origem alemã, tendo sido desenvolvido pela Adam Opel AG e apresentado ao mercado europeu em 1982, com a Família II.
Tendo injeção eletrônica multiponto, o 1.0 VHC-E (“Very High Compression Economy”) recebeu atualização nos anos 2000 para tornar-se mais eficiente, mas teria de ser modernizado novamente se o Celta seguisse até 2020.
Com injeção de gasolina para partida a frio no sistema flex, o motor 1.0 VHC tinha 999 cm³ e taxa de compressão de 12,6:1.
Ele entregava 77 cavalos na gasolina e 78 cavalos no etanol, ambos a 6.400 rpm, enquanto os torques eram de 9,5 kgfm no derivado de petróleo e 9,7 kgfm no combustível vegetal, ambos a 5.200 rpm.
Celta 2015 – desempenho
O desempenho do Chevrolet Celta 2015 era suficiente para sua proposta de carro urbano e com motor 1.0 litro, que entregava até 78 cavalos no etanol, assim como 9,7 kgfm no combustível vegetal.
O propulsor 1.0 8V tinha câmbio manual de cinco marchas com relações curtas nas primeiras e longa na quinta, para ser mais ágil nas saídas e gerar economia com uma condução usando bom torque em baixa rotação.
- Chevrolet Celta 1.0 4 portas – aceleração de 0 a 100 km/h – 13,4 segundos
- Chevrolet Celta 1.0 4 portas – velocidade máxima – 161 km/h
Celta 2015 – consumo
- Chevrolet Celta 1.0 4 portas – cidade – 7,6/10,7 km/l
- Chevrolet Celta 1.0 4 portas – estrada – 8,7/12,8 km/l
Celta 2015 – manutenção e revisão
O Chevrolet Celta 2015 tem plano de manutenção com revisões a cada 10.000 km e 12 meses, com inspeção de diversos itens como freios, direção, suspensão, itens de segurança, motor e câmbio, entre outros.
Nos serviços de revisão, são trocados óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, velas, fluido de freio, líquido de arrefecimento, palhetas de limpadores, entre outros.
Celta 2015 – ficha técnica
O Celta 2015 era um carro compacto feito sobre a plataforma GMA 4200 do Opel Corsa, tendo carroceria feita em aço estampado com suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção.
Com 3,78 m de comprimento, 1,62 m de largura, 1,42 m de altura e 2,44 m de entre eixos, o Celta tinha 260 litros no porta-malas.
Pesando 890 kg, o hatch tinha suspensão robusta e estrutura simples, que recebeu airbag duplo e freios ABS, tendo motor e câmbio em transversal.
1.0 | |
Tipo | |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 |
Válvulas | 2 |
Taxa de compressão | 12,6:1 |
Injeção eletrônica | Indireta |
Potência máxima | 77/78 cv a 6.400 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 9,5/9,7 kgfm a 5.200 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | |
Tipo | Manual de 5 marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Direção | |
Tipo | Hidráulica |
Freios | |
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Aço aro 13 polegadas |
Pneus | 165/70 R13 |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 3.788 |
Largura (mm) | 1.626 |
Altura (mm) | 1.429 |
Entre eixos (mm) | 2.443 |
Capacidades | |
Porta-malas (L) | 260 |
Tanque de combustível (L) | 54 |
Carga (Kg) | 460 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 890 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND |
Celta 2015 – fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!