i30 2015: último ano antes do facelift

i30 2015
i30 2015

O Hyundai i30 2015 estava no final da época em que o visual inicial da segunda geração ficou sendo vendido no Brasil.

O i30 tinha sido atualizado na linha 2013, ficando bem mais moderno do que o modelo até 2012, e seguiu com o mesmo visual nas linhas 2014 e 2015.

No meio do ano de 2015 chegou ao mercado nacional, importado da Coréia do Sul, o facelift desta segunda geração, mas aí o modelo já fazia parte da linha 2016.

O modelo resistiu sendo vendido no Brasil até o ano de 2017, quando saiu de linha.

Vamos ver todos os detalhes do i30 2015 nesta matéria:

Detalhes do i30 2015

O hatch médio, irmão maior do HB20, que até a linha 2014 era comercializado apenas em duas versões, ganhou algumas novidades interessantes para o comprador do modelo.

Ele passou a ter uma versão intermediária, que continha os equipamentos de série da versão de entrada mais o teto solar panorâmico, equipamento muito procurado no mercado da época.

i30 2015
i30 2015

O i30 continuava com uma ampla lista de equipamentos de série, sendo um de seus destaques o sistema de direção chamado Flex Steer, com assistência elétrica, que permitia ao motorista selecionar entre três modos de direção, variando o grau da assistência que era oferecida.

Eram os modos Comfort, Normal e Sport.

A suspensão dianteira do i30 2015 usava o sistema McPherson, com seis pontos de montagem, entregando uma melhor dirigibilidade.

Versões do i30 2015

  • i30 2015 (versão de entrada GLS) – R$ 78.000
  • i30 2015 (versão de entrada GLS com teto solar panorâmico) – R$ 84.000
  • i30 2015 (versão topo de linha GLS Top com teto panorâmico) – R$ 94.000

Equipamentos do i30 2015

Em termos de equipamentos de segurança, o modelo tem quatro airbags nas duas versões mais baratas e sete airbags na versão topo de linha, o que inclui dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista.

A versão intermediária adiciona o teto solar panorâmico, mas por um preço bem alto na época, um adicional de R$ 6.000.

Ele também tem freios ABS com EBD e controle de estabilidade.

Nesta época, em 2015, até mesmo os hatches médios tinham equipamentos hoje vistos somente em modelos bem mais caros, como é o caso do freio de estacionamento eletrônico, tanto para o i30 quanto também para o Golf 2015, que ainda era importado da Alemanha.

i30 2015 interior
i30 2015 interior

O i30 do ano 2015 tem uma tela de 7 polegadas no centro do painel, que exibe as imagens da câmera de ré.

O sistema de ar-condicionado é automático e dual-zone.

Os equipamentos de série disponíveis em todas as versões do i30 2015 incluem direção com assistência elétrica, ar-condicionado digital, quatro airbags (sete na versão topo de linha), sistema multimídia com tela de 7 polegadas, CD/MP3 Player, sistema de navegação GPS, Bluetooth, faróis de neblina, sensor de estacionamento e câmera de ré.

A versão topo de linha, além de ter os já citados sete airbags, também adiciona controle de tração e estabilidade, bancos dianteiros elétricos e interior revestido em couro.

Preços do i30 2015

Motor do i30 2015

O Hyundai i30 da primeira geração vendida no Brasil tinha motor 2.0.

Então em 2012 chegou a segunda geração com um decepcionante motor 1.6, o mesmo usado no HB20, com no máximo 128 cavalos de potência.

Era pouco para um carro desse nível, então os clientes não gostaram. Com isso, na linha 2014, ele passou a ter motor 1.8 no lugar do 1.6.

E o i30 2015 tem este exato motor. Ele é um 1.8 de 150 cavalos de potência a 6.500 rpm, que mesmo sendo menor do que o motor 2.0 da geração anterior, tinha 5 cavalos a mais do que ele, que tinha 145.

O torque máximo do motor do Hyundai i30 2015 é de 18,2 kgfm a 4.700 rpm.

Ligado ao motor 1.8 do i30 ano 2015, temos uma transmissão automática A6GF1, de seis marchas, da própria Hyundai.

Desempenho do i30 2015

  • velocidade máxima de 206 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 9,5 segundos.

Consumo do i30 2015

  • consumo na cidade de 9,2 km/l e consumo na estrada de 11,8 km/l, sempre com gasolina.

Na época, este consumo do Hyundai i30 2015 foi classificado como tendo nota E pelo Inmetro, e realmente, se formos analisar um consumo de 11,8 km/l na estrada para um carro deste porte e potência, é um tanto alto.

Ficha técnica do i30 2015

Motorização 1.8
Combustível Gasolina
Potência (cv) 150
Torque (kgf.m) 18,2
Velocidade Máxima (km/h) 206
Tempo 0-100 (s) 9,5
Consumo cidade (km/l) 9,2
Consumo estrada (km/l) 11,8
Câmbio automática de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais
Suspensão traseira tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidais
Freios à disco com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Dimensões

Altura (mm) 1.495
Largura (mm) 1.780
Comprimento (mm) 4.300
Peso (Kg) 1.250
Tanque (L) 53
Entre-eixos (mm) 2.650
Porta-Malas (L) 378

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias i30

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.