O Chevrolet Celta 2008 é um hatch popular da General Motors que é muito apreciado no mercado de carros usados e que foi um dos carros mais vendidos da marca americana no país.
Fabricado em Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Celta teve mais de 3 milhões de unidades produzidas e teve somente uma geração feita, com carroceria tendo versões de duas ou quatro portas.
Simples, foi desenvolvido com base na plataforma GM 4200, a mesma dos Opel Corsa A e B, sendo um projeto conhecido como Arara Azul e que chegou a ter motor 1.4 8V de 85 cavalos.
Originalmente, o Celta deveria chegar ao mercado brasileiro com motor Fiat Fire 1.0, porém, o acordo com a marca italiana não foi completado nesse caso, com o 1.8 da GM indo parar nos carros da Fiat.
Desenvolvido para ser a porta de entrada da GM, o Celta ainda derivou o sedã compacto Prisma e chegou a ter um conceito de crossover compacto para rivalizar com o Ford EcoSport, mas não vingou.
Leia também sobre o Celta 2010.
Celta 2008 – detalhes
O Celta 2008 já tinha recebido a atualização de meia vida que o levaria até o fim de carreira, sendo essa modificação visual consistindo de uma frente mais volumosa com faróis simples de tamanho maior.
A grade envolvente que toma parte do capô e leva o logotipo da Chevrolet, ainda sob influência da Opel, eram características desse ano/modelo do Celta.
Com vincos acentuados no capô, que se conectam visualmente ao para-choque de três partes, o Celta tinha um visual limpo, sem muitos frisos ou vincos, além de portar maçanetas embutidas.
Tendo boa área envidraçada, contava ainda com janelas sem quebra-ventos falsos e colunas C reforçadas, além de traseira com lanternas compactas e verticais.
O para-choque traseiro era volumoso e feito em peça única, sem vincos aparentes, enquanto as rodas eram de aço com aros 13 ou 14 polegadas, tendo calotas e pneus 165/70 R13 ou 175/65 R14.
O Celta podia ter antena no teto e limpador do vidro traseiro, além de vidros verdes e desembaçador do vidro traseiro, sendo uma proposta bem de baixo custo.
Internamente, o Celta tinha um painel já atualizado feito em peça única e sem acabamento, tendo difusores de ar circulares e uma tampa do porta-malas de acabamento e encaixe ruins.
Na parte central havia os comandos do ar condicionado, que era opcional, além de espaço reservado para um rádio com CD player, conectado a dois alto-falantes dianteiros.
A instrumentação tinha velocímetro, conta-giros, temperatura da água e nível de combustível, além de hodômetros digitais, numa iluminação de cor laranja.
A direção era geralmente mecânica, mas havia opção de assistência hidráulica, com a transmissão tendo pomo decorado apenas na versão Super.
Os bancos eram em tecido e tinham padronagem colorida nas versões Spirit e Super, com a Life sendo cinza, pois, era voltada para frotistas.
Na versão duas portas, os bancos dianteiros possuíam encostos rebatíveis para facilitar o ingresso na parte traseira, com o habitáculo tendo cintos de 3 pontos nas laterais e subabdominal central atrás.
O banco traseiro era rebatível, ajudando a ampliar o espaço para bagagens, que no porta-malas tinha 260 litros, com carpete apenas no assoalho e estepe sob o revestimento do piso.
No teto do Celta, apenas para-sois simples e iluminação interna, bem como retrovisor interno dia e noite, com os externos tendo opção do controle interno manual.
Nas portas, o Celta não tinha bom acabamento e havia opção de vidros dianteiros elétricos nos concessionários, além da trava elétrica e alarme.
Veja nossa reportagem sobre toda a história do Celta.
Celta 2008 – versões
- Chevrolet Celta Life 1.0 2 portas
- Chevrolet Celta Life 1.0 4 portas
- Chevrolet Celta Spirit 1.0 2 portas
- Chevrolet Celta Spirit 1.0 4 portas
- Chevrolet Celta Super 1.0 2 portas
- Chevrolet Celta Super 1.0 4 portas
Celta 2008 – equipamentos
Chevrolet Celta Life 1.0 2 portas – Motor 1.0 e câmbio manual, mais para-choques, maçanetas e retrovisores externos pretos, rodas de aço aro 13 polegadas com calotas, pneus 165/70 R13, ventilador, bancos em tecido e banco traseiro rebatível.
Chevrolet Celta Life 1.0 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança para crianças.
Chevrolet Celta Spirit 1.0 2 portas – Itens da Life, mais ar quente, para-choques na cor do carro, calotas diferenciadas, bancos com padronagem diferenciada, retrovisores externos com controle interno, limpador e lavador traseiro, desembaçador traseiro, entre outros.
Chevrolet Celta Spirit 1.0 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança para crianças.
Chevrolet Celta Super 1.0 2 portas – Itens da Spirit, mais ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, rádio com CD player, antena no teto, dois alto-falantes, alarme, calotas exclusivas, bancos com padronagem diferenciada, entre outros.
Chevrolet Celta Super 1.0 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança para crianças.
Celta 2008 – preços
- Chevrolet Celta Life 1.0 2 portas – R$ 16.909
- Chevrolet Celta Life 1.0 4 portas – R$ 17.531
- Chevrolet Celta Spirit 1.0 2 portas – R$ 17.465
- Chevrolet Celta Spirit 1.0 4 portas – R$ 20.772
- Chevrolet Celta Super 1.0 2 portas – R$ 17.567
- Chevrolet Celta Super 1.0 4 portas – R$ 21.681
Preços da tabela Fipe – março/2023.
Celta 2008 – motor
O Celta 2008 tinha um motor GM Família I chamado VHC E, uma versão atualizada do propulsor da Chevrolet que foi projetado originalmente pela Adam Opel AG e lançado em 1982.
Nesta época, ele equipou o Corsa A e era uma versão menor do Família II, que era o motor do Chevrolet Monza, tendo chegado aqui em 1994 com o Corsa B.
Com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, o 1.0 VHC E do Celta tinha duas válvulas por cilindro e comando de válvulas acionado por correia dentada.
Tendo injeção eletrônica multiponto com sistema flex, o propulsor de 999 cm³ tinha taxa de compressão de 12,6:1, entregando 70 cavalos a 6.400 rpm e 9,0 kgfm a 3.200 rpm, em ambos combustíveis.
A transmissão manual de cinco marchas era a F17 Minus HR que tinha sistema Close Ratio, tendo embreagem de acionamento mecânico com platô e disco.
Celta 2008 – desempenho
- Chevrolet Celta 1.0 2 portas – 13 segundos e 157 km/h
- Chevrolet Celta 1.0 4 portas – 13 segundos e 157 km/h
Celta 2008 – consumo
- Chevrolet Celta 1.0 2 portas – 7,6/8,7 km/l e 10,7/12,8 km/l
- Chevrolet Celta 1.0 4 portas – 7,6/8,7 km/l e 10,7/12,8 km/l
Celta 2008 – ficha técnica
Motor | 1.0 VHC |
Tipo | |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 |
Válvulas | 4 |
Taxa de compressão | 12,6:1 |
Injeção eletrônica | Indireta |
Potência máxima | 70 cv a 6.400 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 9,0 kgfm a 3.200 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | |
Tipo | Manual de 5 marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Direção | |
Tipo | Mecânica |
Freios | |
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Aço aro 13 ou 14 polegadas |
Pneus | 165/70 R13 ou 175/65 R14 |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 3.788 |
Largura (mm) | 1.626 |
Altura (mm) | 1.429 |
Entre eixos (mm) | 2.443 |
Capacidades | |
Porta-malas (L) | 260 |
Tanque de combustível (L) | 48 |
Carga (Kg) | 470 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 880 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND |
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