Celta 2008: modelo muito apreciado no mercado de usados

Celta 2008
Celta 2008

O Chevrolet Celta 2008 é um hatch popular da General Motors que é muito apreciado no mercado de carros usados e que foi um dos carros mais vendidos da marca americana no país.

Fabricado em Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Celta teve mais de 3 milhões de unidades produzidas e teve somente uma geração feita, com carroceria tendo versões de duas ou quatro portas.

Simples, foi desenvolvido com base na plataforma GM 4200, a mesma dos Opel Corsa A e B, sendo um projeto conhecido como Arara Azul e que chegou a ter motor 1.4 8V de 85 cavalos.

Originalmente, o Celta deveria chegar ao mercado brasileiro com motor Fiat Fire 1.0, porém, o acordo com a marca italiana não foi completado nesse caso, com o 1.8 da GM indo parar nos carros da Fiat.

Desenvolvido para ser a porta de entrada da GM, o Celta ainda derivou o sedã compacto Prisma e chegou a ter um conceito de crossover compacto para rivalizar com o Ford EcoSport, mas não vingou.

Leia também sobre o Celta 2010.

Celta 2008 – detalhes

Celta 2008
Celta 2008

O Celta 2008 já tinha recebido a atualização de meia vida que o levaria até o fim de carreira, sendo essa modificação visual consistindo de uma frente mais volumosa com faróis simples de tamanho maior.

A grade envolvente que toma parte do capô e leva o logotipo da Chevrolet, ainda sob influência da Opel, eram características desse ano/modelo do Celta.

Com vincos acentuados no capô, que se conectam visualmente ao para-choque de três partes, o Celta tinha um visual limpo, sem muitos frisos ou vincos, além de portar maçanetas embutidas.

Tendo boa área envidraçada, contava ainda com janelas sem quebra-ventos falsos e colunas C reforçadas, além de traseira com lanternas compactas e verticais.

O para-choque traseiro era volumoso e feito em peça única, sem vincos aparentes, enquanto as rodas eram de aço com aros 13 ou 14 polegadas, tendo calotas e pneus 165/70 R13 ou 175/65 R14.

O Celta podia ter antena no teto e limpador do vidro traseiro, além de vidros verdes e desembaçador do vidro traseiro, sendo uma proposta bem de baixo custo.

Chevrolet Celta – confira detalhes dos seus problemas

Internamente, o Celta tinha um painel já atualizado feito em peça única e sem acabamento, tendo difusores de ar circulares e uma tampa do porta-malas de acabamento e encaixe ruins.

Na parte central havia os comandos do ar condicionado, que era opcional, além de espaço reservado para um rádio com CD player, conectado a dois alto-falantes dianteiros.

A instrumentação tinha velocímetro, conta-giros, temperatura da água e nível de combustível, além de hodômetros digitais, numa iluminação de cor laranja.

A direção era geralmente mecânica, mas havia opção de assistência hidráulica, com a transmissão tendo pomo decorado apenas na versão Super.

Os bancos eram em tecido e tinham padronagem colorida nas versões Spirit e Super, com a Life sendo cinza, pois, era voltada para frotistas.

Na versão duas portas, os bancos dianteiros possuíam encostos rebatíveis para facilitar o ingresso na parte traseira, com o habitáculo tendo cintos de 3 pontos nas laterais e subabdominal central atrás.

O banco traseiro era rebatível, ajudando a ampliar o espaço para bagagens, que no porta-malas tinha 260 litros, com carpete apenas no assoalho e estepe sob o revestimento do piso.

No teto do Celta, apenas para-sois simples e iluminação interna, bem como retrovisor interno dia e noite, com os externos tendo opção do controle interno manual.

Nas portas, o Celta não tinha bom acabamento e havia opção de vidros dianteiros elétricos nos concessionários, além da trava elétrica e alarme.

Veja nossa reportagem sobre toda a história do Celta.

Celta 2008 – versões

Celta 2008
Celta 2008
  • Chevrolet Celta Life 1.0 2 portas
  • Chevrolet Celta Life 1.0 4 portas
  • Chevrolet Celta Spirit 1.0 2 portas
  • Chevrolet Celta Spirit 1.0 4 portas
  • Chevrolet Celta Super 1.0 2 portas
  • Chevrolet Celta Super 1.0 4 portas

Celta 2008 – equipamentos

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Chevrolet Celta Life 1.0 2 portas – Motor 1.0 e câmbio manual, mais para-choques, maçanetas e retrovisores externos pretos, rodas de aço aro 13 polegadas com calotas, pneus 165/70 R13, ventilador, bancos em tecido e banco traseiro rebatível.

Chevrolet Celta Life 1.0 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança para crianças.

Chevrolet Celta Spirit 1.0 2 portas – Itens da Life, mais ar quente, para-choques na cor do carro, calotas diferenciadas, bancos com padronagem diferenciada, retrovisores externos com controle interno, limpador e lavador traseiro, desembaçador traseiro, entre outros.

Chevrolet Celta Spirit 1.0 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança para crianças.

Chevrolet Celta Super 1.0 2 portas – Itens da Spirit, mais ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, rádio com CD player, antena no teto, dois alto-falantes, alarme, calotas exclusivas, bancos com padronagem diferenciada, entre outros.

Chevrolet Celta Super 1.0 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança para crianças.

Celta 2008 – preços

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  • Chevrolet Celta Life 1.0 2 portas – R$ 16.909
  • Chevrolet Celta Life 1.0 4 portas – R$ 17.531
  • Chevrolet Celta Spirit 1.0 2 portas – R$ 17.465
  • Chevrolet Celta Spirit 1.0 4 portas – R$ 20.772
  • Chevrolet Celta Super 1.0 2 portas – R$ 17.567
  • Chevrolet Celta Super 1.0 4 portas – R$ 21.681

Preços da tabela Fipe – março/2023.

Celta 2008 – motor

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O Celta 2008 tinha um motor GM Família I chamado VHC E, uma versão atualizada do propulsor da Chevrolet que foi projetado originalmente pela Adam Opel AG e lançado em 1982.

Nesta época, ele equipou o Corsa A e era uma versão menor do Família II, que era o motor do Chevrolet Monza, tendo chegado aqui em 1994 com o Corsa B.

Com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, o 1.0 VHC E do Celta tinha duas válvulas por cilindro e comando de válvulas acionado por correia dentada.

Tendo injeção eletrônica multiponto com sistema flex, o propulsor de 999 cm³ tinha taxa de compressão de 12,6:1, entregando 70 cavalos a 6.400 rpm e 9,0 kgfm a 3.200 rpm, em ambos combustíveis.

A transmissão manual de cinco marchas era a F17 Minus HR que tinha sistema Close Ratio, tendo embreagem de acionamento mecânico com platô e disco.

Celta 2008 – desempenho

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  • Chevrolet Celta 1.0 2 portas – 13 segundos e 157 km/h
  • Chevrolet Celta 1.0 4 portas – 13 segundos e 157 km/h

Celta 2008 – consumo

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  • Chevrolet Celta 1.0 2 portas – 7,6/8,7 km/l e 10,7/12,8 km/l
  • Chevrolet Celta 1.0 4 portas – 7,6/8,7 km/l e 10,7/12,8 km/l

Celta 2008 – ficha técnica

Motor 1.0 VHC
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 999
Válvulas 4
Taxa de compressão 12,6:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 70 cv a 6.400 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 9,0 kgfm a 3.200 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Mecânica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 13 ou 14 polegadas
Pneus 165/70 R13 ou 175/65 R14
Dimensões
Comprimento (mm) 3.788
Largura (mm) 1.626
Altura (mm) 1.429
Entre eixos (mm) 2.443
Capacidades
Porta-malas (L) 260
Tanque de combustível (L) 48
Carga (Kg) 470
Peso em ordem de marcha (Kg) 880
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X