Tecnologia

Como dirigir carro automático

onix-automatico1 Como dirigir carro automático

Sem sombra de dúvidas o carro automático está entre os mais queridos do grande público devido a sua facilidade em dirigir. Durante um grande congestionamento você poderá relaxar um pouco, ou seja, ele é muito funcional e te ajudará no seu dia a dia.



Um carro automático funciona a base de um conversor de torque o qual transmite a força do motor ao sistema de transmissão, bem como as rodas. A mudança de marcha ocorre quando há mudanças na velocidade do carro e da rotação imposta ao motor, e consequentemente, dispensa o pedal da embreagem facilitando e muito a direção.

Como dirigir um carro automático

P – Parking – (estacionado) – Claro que esta posição é usada quando o seu carro estiver totalmente estacionado.

R – Ré

N – Neutro – Ele funciona como o ponto morto.

D – Drive  – Dirigir – Quando você dirigir o carro as marchas ocorrem neste momento.

4-3-2-1 – (L) – N – Estas posições permitem o bloqueio das marchas e podem ser usadas em aclives, por exemplo, te dando a flexibilidade de limitar a troca até uma marcha determinada.

Você sabe usar as marchas em um carro automático?

Estacionar – Quando for estacionar pise no freio e coloque a alavanca em N. O próximo passo é puxar o freio de mão e tirar o pé do freio, e logo em seguida passe para P.

Ligar o carro e dar a partida – A alavanca deve estar em P e logo em seguida pise no freio. Depois você deve mudar a alavanca para D e libere o freio de mão.

Um detalhe: Não use as alavancas P, R ou N com enquanto o carro estiver em movimento.

Outro detalhe importante: enquanto estiver em um grande congestionamento, não se faz necessário colocar o carro em N quando quiser parar, basta manter no D.

Como você pode ver é bem simples usar esse tipo de câmbio, pois a tecnologia permite que ele faça várias coisas sozinho. Vamos ver agora quais são as principais desvantagens e vantagens de dirigir um carro automático.

Desvantagens de dirigir um carro automático

  • Segundo estudos os carros automáticos consomem mais combustível do que um carro comum. O conversor de torque não usa toda força que um motor pode gerar.
  • Os valores de um carro automático são bem mais altos do que um de câmbio manual, bem como caso haja a necessidade de reparos, estes não são muito baratos de um modo geral. É um conforto que sai mais caro para o usuário.
  • As pessoas que curtem adrenalina ao dirigir, acabam por não sentir tanta emoção em um carro automático. Eles preferem mudar as marchas e deixar que a emoção tome conta do volante e dos pedais.

Vantagens de dirigir um carro automático

  • É muito confortável e cômodo dirigir um carro automático, sendo assim, até mesmo pessoas com deficiências físicas dirigem com mais facilidade estes veículos. O fato de você não trocar a marcha do carro é um grande diferencial para um conforto ao dirigir.
  • Outra grande vantagem ao dirigir um carro automático é que nunca vai dar aquela engasgada tão tradicional nos veículos manuais. O fato do motor nuca morrer é uma boa alternativa!

Dicas importantes ao dirigir um carro automático

  • Quando estiver em descidas longas, o recomendado é usar marchas reduzidas. A maioria dos carros automáticos tende a soltar o carro para diminuindo assim a RPM. A consequência disso é que em declives o carro vai ter uma velocidade maior e os freios podem ficar mais aquecidos. O indicado é que você use a posição 2 ou o L para este tipo de direção.
  • Se você estiver dirigindo em um aclive coloque a marcha 1 ou L que significa em inglês LOW. Estas são as marchas de maior força, portanto, ficarão mais seguras as suas subidas.
  • Quando você comprar um carro automático é recomendado que você passe por um treinamento em um local seguro e sem muito movimento, sendo assim, depois de algum tempo você se acostuma com a nova forma de dirigir.
  • O carro é automático, mas lembre-se que é absolutamente necessário usar o cinto de segurança.
  • Esqueça sua perna esquerda! Você vai usar apenas a direita. Se você se confundir e pisar no freio como se fosse a embreagem de um carro manual poderá causar problemas mais sérios.
  • Não dirija o carro na posição N, pois, ele não vai economizar combustível e se você usar o carro nessa posição poderá causar maiores prejuízos ao veículo, uma vez que o óleo do câmbio acaba por não circular.

COMPARTILHAR:

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email