Como tirar o cheiro de gasolina das mãos?

Quer saber como tirar o cheiro de gasolina das mãos? Aprenda aqui como fazer isso:

Todos sabem que a gasolina é um produto químico totalmente nocivo à saúde humana. Logo, pessoas que têm contato cotidianamente com o combustível, como mecânicos e frentistas, podem apresentar sérios problemas.

Como tirar o cheiro de gasolina das mãos?

Esses profissionais estão expostos ao benzeno, uma substância cancerígena presente não só na gasolina, mas em óleos lubrificantes, solventes e querosene.

O veneno age lentamente. Não se trata apenas do cheiro de gasolina, que é ruim. Mas o combustível pode ocasionar tontura, náusea, irritação dos olhos e na pele, dor de cabeça, edema pulmonar, batimento cardíaco irregular e até leucemia.

Como tirar o cheiro de gasolina das mãos?

Nas mulheres, há a ameaça de afetar a menstruação e diminuir o tamanho do ovário. Até mesmo os animais não estão livres do perigo.

Segundo especialistas, o benzeno apresenta riscos a partir do momento em que ocorre a inalação, seja no descarregamento ou abastecimento. O líquido, que já foi classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como cancerígeno, quando em contato com a pele também é prejudicial.

Não é à toa que uma das principais causas de afastamento de trabalhadores de postos de combustíveis por doença está ligada à inalação e contato com o combustível.

Como faço para retirar o cheiro de gasolina das mãos?

Como tirar o cheiro de gasolina das mãos?

Após mexer com gasolina, é normal que o odor forte fique nas mãos e sair por conta própria é bem mais difícil.

Reunimos abaixo algumas dicas que vão lhe ajudar a remover o cheiro do produto sem a necessidade de recorrer a produtos químicos e específicos.

  1. Removendo com vinagre branco
    O vinagre tem atributos capazes de remover as moléculas presentes na gasolina. Aplique sobre as mãos e esfregue massageando por cerca de 30 a 45 segundos entre as palmas e dedos. Após perceber que o cheiro de gasolina sumiu, enxágue bem com água e sabão para remover o odor de vinagre. Por fim, seque com uma toalha.
  2. Removendo com suco de limão
    Coloque em um recipiente suco de limão (apenas espremido) e água. Com uma colher, mexa bem. Em seguida, jogue o líquido nas mãos e esfregue por pelo menos, um minuto.
    Massageie com o suco de limão até perceber que o cheiro de gasolina não está mais presente. Posteriormente, basta lavar com água e sabão para fazer a limpeza.
  3. Removendo com extrato de baunilha
    Em uma vasilha com 120 ml de água, coloque algumas gotas de extrato de baunilha. Caso não sinta o aroma da baunilha, pingue mais um pouco até conseguir sentir.
    Vire a mistura sobre as mãos e esfregue em um intervalo de 30 segundos a 1 minuto. Pare apenas quando identificar que a essência da gasolina foi removida.
    Para finalizar, lave com água e sabão. Não é necessário fazer com força, já que a baunilha deixará um cheiro agradável.
  4. Removendo com detergente e sal
    Para essa última dica, você vai precisar de detergente e sal, apenas.
    Em uma vasilha ou copo, coloque duas colheres de sal. O produto ajudará a reduzir o odor da gasolina e esfoliar. Mas antes disso, passe detergente nas mãos para quebrar as moléculas do combustível.
    Feito isso, sem tirar o detergente, coloque o sal, massageando as palmas das mãos e dedos. Depois, retire a mistura com água. Não é preciso utilizar sabão.

Em outras ocasiões, você pode utilizar gel desinfetante ou água oxigenada.

Recomendação para quem trabalha ou teve contato com o combustível

Se você mexe diariamente com gasolina, é indispensável seguir algumas recomendações para evitar doenças e outros problemas.

  • Para frentistas, evite ingerir alimentos na área de abastecimento;
  • Lave as mãos antes de se alimentar e após ir ao banheiro;
  • Retire combustível do tanque do carro apenas com equipamento apropriado (o mesmo vale para os motoristas);
  • Não cheire a tampa do tanque e nem aproxime as orelhas;
  • Troque imediatamente as roupas após cair gasolina sobre elas.

Ter acompanhamento de um profissional médico é sempre indicado, principalmente para você que depende de gasolina ou outros produtos químicos para trabalhar.

Categorias Etc
Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011