Comprando e Vendendo Mercado

Comprar carro de locadora: o barato pode sair caro

volkswagen-novo-gol-oficiais-2 Comprar carro de locadora: o barato pode sair caro

Alguma vez você saiu para procurar um carro usado/seminovo e se deparou com um vendedor lhe oferecendo um carro que era de locação? Geralmente carros com baixíssima quilometragem e com um ou dois anos de uso no máximo e, porque não, preços bem atrativos.



É tentador, já que em uma rápida olhada tudo está perfeitamente cuidado e ao que tudo indica o ouve zelo. Nunca é demais tomar cuidado e fazer uma verificação afundo quando adquirir seu veículo, ninguém gosta de dor de cabeça depois da compra de um bem tão caro.

Hoje é muito comum as empresas terceirizar suas frotas jogando a responsabilidade de manutenção para uma empresa especialista, deixando apenas afazeres básicos por conta do (geralmente) condutor. As empresas perceberam que custa mais barato fazer isso, e além do mais, aprenderam a focar no seu negócio, terceirizando o que não é primordial para “girar a máquina”.

As companhias de locação por sua vez, não ficam muito tempo com o veículo, baseando-se em estatísticas de manutenção, aliado com incentivos fiscais para frotistas, torna-se vantajoso a troca freqüente destes carros, mantendo frotas sempre novas, de preferência em período coberto pela garantia e sem necessidade de manutenção.

Estes veículos vão parar em garagens, ou em feirões, seu preço é atraente perante demais concorrentes na praça. Porém, às vezes o barato pode sair caro:

Caso 1

Após uma consultoria em uma grande empresa no Brasil da área de logística, pude perceber como são tratados os veículos desta enorme companhia multinacional, com sede no Brasil distribuidora de alimentos e bebidas. Esta companhia faz uso de veículos de aluguel para os funcionários, tanto para representantes de vendas quanto para entregadores com furgões. No Brasil, mais de 1.800 veículos estão locados para esta empresa no momento.

Foi percebido que os veículos estavam em estado lastimável, uma cena nada agradável para quem geralmente é zeloso com carros, como a maioria de nós. Ao pegar um dos carros para fazer uma visita, um gol 2011, percebi que a luz do óleo estava acessa, rapidamente o desliguei e avisei o responsável, ele me disse que já estava acessa a duas semanas e ele iria dar uma olhada no fim do dia.

Apesar de receoso, saí com o veículo mesmo assim. O carro estava extremamente fora de alinhamento e fazia um barulho estranho no motor. Após um dia na rua com ele, o deixei no pátio e voltei a falar com o responsável para fazer uma verificação; o rapaz me alertou que este carro ia ser trocado logo e não precisaria se preocupar.

Foi então que descobri que os carros são usados e simplesmente são substituídos na operadora quando qualquer eventualidade ocorrer, ou seja, o veículo é entregue na companhia locatária e um novo carro, zero quilometro é recebido.

Este gol estava com 23 mil quilômetros e nunca foi trocado o óleo, nem completado seu nível no posto, pegou-se zero, andou e andou e andou. Este fato, da troca de óleo, fez-me questionar a respeito dos termos e compromissos da garantia destes carros com a fabricante.

Caso 2

No Sul do país, algumas companhias de energia elétrica, possuíam em sua frota, entre outros veículos, Bandeirantes e Defender 90s. Anos mais tarde, devido ao preço da manutenção dos ingleses e a descontinuidade do Jipão Bandandeirante, Toyotas Hilux tomaram lugar. Atualmente a quantidade de veículos movidos à diesel, com seus chassis reforçados, deram lugar a outra leva de veículos mais baratos: Gols e Unos. Da onde? Empresas de locação.

Veículos 4×4 ainda fazem parte do quadro devido à necessidade de manutenção em locais mais remotos, porém estradas ruins, erosões, enxurradas, agora também são sempre vencidas pelos pequenos populares.

“Não dá manutenção?” – perguntei, “Não sei, não é nosso” – responde o supervisor de operações, as estradas trafegadas pelos vendedores são as piores possíveis. “Não existe tempo ruim” relatou-me um dos condutores. Todos os veículos são substituídos em no máximo um ano.

De maneira alguma gostaria de colocar estas empresas locatárias ou locadoras como vilãs na história, lembrando que existe a garantia de motor e caixa na compra de um veículo usado, porém, isso mostra-nos que devemos ter cuidado com os veículos usados que compramos, e não nos deixar enganar pela baixa quilometragem.

Por Rodrigo Linhares

  • Dharo Lima

    Pois é , tem que abrir o olho , mas a culpa não é nossa se os donos dos carros de aluguel são de má conduta e nao fazem revisoes e troca de oleo etc , se chegam a matar alguem num acidente de transito ou algo assim, eles vao se encomodar pro resto da vida na justiça

    • RFCAR

      Sabe o que é, pq se pensa como pessoas que nao ajudam o crescimento do brasil, sao uns mesquinhos e estupidos… o pensamento é: Nao é meu entao que se dane!!! deve ser aqueles que jogam papel na rua. bando de porcos, opa desculpa pq ate porco nao merecem ser chamados… mas eles nao tao nem ai.. viva ser brasileiro!!!!

      • Snoop

        RF, seu comentário foi relatado por conter ofensas. Realmente foi essa sua intenção?

        • AJPINHEIRO

          não acredito que ele tenha tido o intuito de ofender alguém especificamente. aposto apenas em um desabafo de um brasileiro que não aguenta mais ver tanta sujeira na conduta de seus semelhantes.
          concordo plenamente com ele! certo dia fui à faculdade e tomei um ônibus de uma empresa q tinha trocado recentemente sua frota pq fora vendida pra outra empresa. o busão tava novíssimo e até plásticos nos apoios ainda tinha. passaram-se duas semanas e tomei a mesma rota em um ônibus da mesma empresa. as borrachas dos acentos já estavam rasgadas, as cadeiras riscadas de marcadores permanentes, enfim, coisa de gente limitada e imunda mesmo. se a empresa fosse minha e eu conseguisse filmar o bárbaro, o faria limpar todo o chão do ônibus com a língua, até ficar tudo limpo!!! ainda metia uma cacetada no pé do ouvido dele, pra ele lembrar que mais gente vai usar aquilo alí e que ninguém é obrigado a compartilhar aquilo que ele depreda.

        • RFCAR

          de maneira alguma, apenas um desabafo como diz o amigo abaixo. se isso for uma ofensa entao cade a democracia. abs e obrigado

          • Snoop

            OK. Foi um mal-entendido, então.

            • luca55ilva

              alguém não gostou do que o RF disse e relatou o comentário só pra ser excluído, coisa de gente covarde!

        • mjprio

          Snoop, vou defender o amigo acima; e vou ser mais incisivo: o povo brasileiro é IGNORANTE, ALIENADO, ACOMODADO E SOBRETUDO HIPÓCRITA. E isso já foi relatado nas telas como o Tropa de Elite por exemplo. O nosso povo é aquele que critica a Polícia, mas se sujeita a pagar a cervejinha pra se safar, critica as autoridades, mas não prescinde de comprar um item falsificado. Lota a passeata do orgulho gay, desde que o filho não seja; mas se for pra protestar contra a corrupção não dá nem cem nas ruas. Pede direitos humanos e basta na violência, mas compra a droga na mão do vagabundo e rega as suas festinhas do high society a pó e maconha. Aliás, direitos humanos pros vagabundos tem, mas pro cidadão e pro policial honesto que muitas vezes é ameaçado por andar na linha, não pode, porque não dá voto Esquece qualquer coisa quando o assunto é carnaval e futebol. Protesta contra aumentos ou mal funcionamento, depredando e pondo fogo em tudo; e ainda por cima me coloca a corja do PT no poder, por que pensa com a barriga. Então, meu caro amigo, o RF está certo; e nosso país é fruto de uma sociedade falida e desprovida de valores morais e éticos.

      • silvael

        Povo estupido mesmo..eu utilizo veiculo de locadora na empresa, só eu utilizo, e cuido como se fosse meu..qdo preciso pega o veiculo de outra pessoa vejo a diferença do carro que fica comigo e dos outros..

  • AutoIng

    Só adicionando: você é obrigado a mandar o carro para as revisões, faz parte do contrato de aluguel. Não é assim "não é nosso, não temos que fazer nada". Se você agir assim vai arcar com uma bela multa no fim do contrato. E tem outra: hoje em dia praticamente todas as empresas de maior porte têm contrato de aluguel de carros, esse é o padrão hoje em dia no mercado. Os carros são surrados sim, sem dúvidas quanto a isto, mas a manutenção é obrigatória e as empresas mais sérias são bem organizadas quanto a isso.

    • ferreirapvh

      De fato, AutoIng. Trabalho em uma grande empresa, e alguns setores dispõem de veículos para o desempenho dos serviços. Acontece que a grande maioria dos carros são muito bem cuidados, e realmente faz parte do contrato o envio do veículo para revisão em concessionária, sob pena de pesada multa em não atendendo a esta cláusula. No caso destes veículos que usamos, quem for comprá-los pode fazê-lo de olhos fechados, visto que são todos de Janeiro/2010 e estão na faixa de 15 mil km rodados, em perfeitas condições. Mas isto somente pelo perfil dos utilizadores dos veículos. Já peguei um Gol básico da Localiza como carro reserva do seguro e o mesmo estava uma lástima…

  • lucasfs87

    Este é um fato! qualquer um que terceiriza a frota não se preocupa com manutenção. basta não comprar, ou então carros de categorias superiores.

  • tbramos

    Pra mim eu acho que deveriam acabar com esse negocio de locadora vender carro em menos de 1 ano de uso, porque só faz encher as ruas de mais carros(acabados,diga-se de passagem) com cara de novos, e precos atrativos, deviam fazer ficar pelo menos com 1 ano e meio, tempo médio de passagem de uma restilizacao pra outra, ou deixa-los comprar carros em final de estoque pra desovar modelos defasados… aí só iriam comprar carros de locadoras, quem desse valor ao custo benefício, não somente pelo ano/modelo do carro.

    • Tripa-Seca

      Se as locadoras tem a política que tem hoje, é porque é mais lucrativo para elas assim. Você quer que eles adotem seu modelo só porque eles "enchem" as ruas de mais carros?
      Se eles não vendessem, alguém venderia…

  • Kenny_

    Tem outro problema que acentua essa situação. Como o carro é utilizado por gente que não tem responsabilidade sobre ele, é comum o pensamento "não é meu mesmo" e abusa da mecânica. Deixam as rotações subirem muito, freiam bruscamente entre outros. Lembrando que besteira dessas quando o carro é novo (abaixo dos 3~5mil KM) e o desempenho dele pode ficar pelo resto da vida do veiculo.

  • Herumor_

    a questão do óleo é complicado neh…
    e eh bem legal o pensamento "não é meu, pra que eu vou cuidar (não regaçar)"…

  • Leandro1978

    Eu nunca comprei carro de locadora e dificilmente o farei depois deste relato. De qualquer forma, só compraria se pudesse ter acesso ao histórico do veículo, isto é, se foram feitas as revisões, trocas de óleo no momento certo, se bateu, etc. De quê adianta comprar um veículo abaixo da tabela se está detonado? No caso do Gol, provavelmente o comprador vai gastar muito na manutenção deste veículo, depois vem no NA falar que o carro é problemático, que o motor não aguenta, que a montadora é sacana, etc…rs…

  • ubiratamuniz

    Reportagem bem tendenciosa essa… até parece que verificar com atenção o estado de conservação e mecânica não é requisito básico pra comprar QUALQUER carro usado. Quem compra **qualquer** veículo usado (seja de particular, de locadora, de agência, de concessionária, de "amigo da família"…) se baseando **apenas** no preço e na aparência tá pedindo pra tomar uma bela naba.

    Já comprei quatro carros usados de locadora (um deles era de frota terceirizada, um Civic 2002 automático que era usado pela Xerox para transporte de executivos, comprado então com 40 mil km) e nunca , repito, nunca tive nenhum tipo de problema. Obviamente tinham carros em estado REALMENTE lastimável á venda, foi só questão de olhar com bastante atenção o que eu estava comprando.

    • Feco

      Perfeita colocação cara. Eu trabalho com locadora de veículos e meus carros SEMPRE passam por perícia e vistorias antes de entrar para venda. Em 6 anos de locadora nunca tive nenhum problema com carro vendido por nós. Acho que o texto generaliza e MUITO. Vale lembrar que maus profissionais existem em TODAS as áreas, e cuidados devem ser tomados em qualquer negociação.

  • _Pedroking

    eu ja comprei um celta de locadora e nunca tive um carro de 3 anos seminovo tao bem cuidado
    pode ser que eu tenha tido sorte
    o carro nao tinha um defeito nao batia e nunca deu problema.

    • Tripa-Seca

      É a velha generalização. Como disse o colega abaixo, QUALQUER CARRO tem que ser avaliado, sendo de particular, locadora, concessionária…

      • CharlesAle

        É verdade,mas geralmente,os carros mais "detonados"das locadoras não vão para loja,e sim para leilões,e é ai que mora o perigo,pois não pode ligar o motor(já frequentei leilão e sei como é)mas geralmente,quando o motor está ruim,o leilão coloca um aviso no para-brisa!!!!

        • Edson Roberto

          Charles, como somso do ABC, sabemos que dos leiloes assim mesmo.

          Só que hoje para o consumidor final, já não é vantajoso pensar em comprar um carro de leilão. Antes o carro tinha um preço inferior a 40% do valor de mercado. Hoje o valor se encontrar algo abaixo de 10% é milagre (e uma bomba prestes a explodir). Hoje o consumidor que compra pelo menos nos leiloes do ABC, é porque quis arranjar uma bela dor de cabeça.

    • iradical

      Ja tive um Gol Special 2003 de locadora, comprei com 90k/km, era completo. Nunca tive problema, nunca tive que trocar uma peça do carro, só manutençao. Tinha 2 anos de uso, eu fiquei 3 anos com ele e ainda ganhei dinheiro quando vendi. Em 2005 paguei 16300 e em 2008 vendi por 18000. Era carro de estrada, tudo novinho por dentro apesar da alta km. Vale a pena dar uma pesquisada nas promoçoes de locadora sim.

  • Villarcaio1

    Na maioria das vezes quando se trata de carro "popular" nao vale mesmo a pena, mas um carro um pouco mais caro pode ate ser garantia de bom negocio, meu pai mesmo no começo deste ano comprou um Astra 2010/2011 com 11.000 Km rodados e o carro nunca deu sequer um problema, o vendedor falou que o carro estava para chegar pois eles tinham acabado de trocar o carro de uns executivos da Petrobras,e este era usado a poucos meses por um executivo coroa de lá!O carro estava impecavel, e permanece assim ate hoje!

  • SAPULHAUM

    parabéns pela reportagem, é um fato que não podemos deixar de alertar os consumidores, e geralmente é assim mesmo que os carros são tratados por estas empresas que terceirizam as frotas, geralmente os funcionarios não cuidam nem mesmo do patrimonio da empresa onde trabalham, imagine só de outra empresa então!!!!!!

  • BlueGopher

    Certa vez ouvi um ditado interessante:
    "Escova de dente e carro, cada um tem o seu. Mais de um usando, não dá certo".
    A mecânica do carro "acostuma" com o jeito de guiar do motorista. Parece bobagem mas não é.

  • Tripa-Seca

    O que me chama atenção é um ponto que levantei no post do Duster esses dias…Carros altos, Aventureiros, sendo que Kombis, Gols, Milles vão para lama com a mesma desenvoltura, custando bem menos…

    Palavra de quem foi com Classe A para chácara…

    • luca55ilva

      A mesma desenvoltura pode até ser, mas por quanto tempo? visto que não foram feitos pra isso!! um carro off-road de verdade,( não esses pseudo off-road, crossfox, sandero stepway) tem o diferencial de você pegar estrada ruim com ele por 5 anos até começar a aparecer os problemas, já carros que não foram feitos pra isso, os problemas aparecem bem mais cedo!!

      você usou a Classe A uma vez na lama, já que você não especificou quantas vezes, quero ver usar todo dia desse jeito, não guenta um ano!

      • Tripa-Seca

        Mas essa é a questão: Se por um lado eu fui apenas duas vezes com ela para chácara, por outro eu fui todas as vezes que precisei!!

        • luca55ilva

          Mas nesse caso se é pra usar uma ou duas vezes em terreno dificil, qualquer carro leve, de mecânica boa (nem precisa ser robusta) atende!

        • Edson Roberto

          Ai abro uma ressalva…. Meu tio tinha um Fit, que fazia isso sem problemas…. só que o carro estava todo ralado. Ou seja, mecanicamente o carro aguentava o tranco, mas esses "aventureiros" resolvem a vida nesses momentos. Tanto que meu tio hoje tem um Stepway e nao tem mais problema justamente por ser mais alto.

          Acho que tem que avaliar tal necessidade. Eu também costumo ir com meu C3 ao sitio do meu tio, mas sempre raspo algo embaixo do carro. Tatno que eu vou bem devagar para nao agredir mecanicamente o carro.

  • expresso222

    Até a polícia civil e militar e outros órgãos da administração pública fazem uso de carros alugados. Eles só colocam gasolina/etanol não fazendo manutenção nenhuma e quando dão problemas trocam por um novo na locadora.
    Antigamente todos os carros alugados que se viam eram na cor branco ou prata. Hoje em dia não tem mais isto e fica assim mais difícil identificar se foi ou não carro de aluguel.

    • ViuMaisRabos

      É só pegar o numero do chassi e checar no Detran do seu estado. Lá, você pode saber quantos donos o carro já teve, se houve multas, se já foi envolvido em acidentes (declarados), se foi de frota etc.

  • joaopbezerra

    Tudo bem que o zelo com um automóvel tem que ser constante, afinal até um Gol, a 60km/h é uma verdadeira arma que facilmente tiraria a vida de um inocente. Mas ô textozin dramático, sô….

  • Pocket_rocket

    Nem uma simples troca de óleo?! isso sim que são carros descartáveis…

  • epa

    Já ví uns Astras e Vectras bem conservados na semi novos localiza. Todos com os manuais em dia nas revisões. Não acho que isso seja generalizado.

    • REUSAN

      Tive meu carro batido por uma mulher ,ela alugou um carro p eu rodar enquanto o meu estava no conserto , fui entregar o carro na locadora, e perguntei o rapaz q faz a vistoria na chegada do veículo , se era bom negocio comprar o carro nos feirões q a empresa deles realizavam, ele me respondeu "Eu compro carro em qualquer lugar, menos nesses feirões q nos realizamos !"Olha q tinha carro top de linha!Depois disso sem chance!

      • Tripa-Seca

        Pergunta para quem trabalho no McDonalds se a pessoa come a comida de lá…Não dá para pegar um exemplo e generalizar..

        • REUSAN

          Ñ foi exemplo, foi real, e na empresa acima citada!Questão ñ é se o funcionário tem condições de pagar, mais sim a qualidade do produto !
          https://www.noticiasautomotivas.com.br/concessiona

          a maioria foi vendida para locadoras de veículos q depois foram vendidos em feirões!

      • luca55ilva

        Eu trabalhei um tempo gerenciando a manutenção de frota de uma locadora, e te digo, tem carro bom sim, porém só é negócio pra quem conhece o histórico do veículo, pois dai pode filtrar os possíveis problemáticos!

  • capgaravello

    E o fato das montadora não cobrir a garantia desses veículos, mas se não cobrir as empresas vão comprar de outra montadora que o faça e por ai vai e o consumidor pobre que só pode e mal pode comprar um carro "popular" eh quem paga o pato !

  • MarceloPinhal

    Já tive um Palio 1.3 2005 comprado na Unidas, em Campinas, com 8 mil km rodados. Fechei a compra após testar o carro. Acho que dei sorte, pois o carro estava perfeito de mecânica e suspensão, e nunca tive dor de cabeça com ele nesta parte, somente em barulhos provenientes do banco traseiro e bagagito do porta-malas, que a autorizada resolveu em garantia. Estes problemas de barulhos internos, até carros mais caros como o Fit EXL também têm. Abraços.

  • ccoala

    Será que os carros que andam com escadas no teto, e que normalmente têm nas portas adesivo como "A serviço da Telefonica" ou "A serviço da NET" são alugados também? Porque estes carros, não tenho dúvida nenhuma, são os mais judiados possíveis.
    Os manolos que dirigem estes carros (normalmente Celta, Uno, Palio) andam como loucos, lombadas não existem para eles, e os caras só andam com o acelerador pregado no assoalho.

    • ismajunior

      Pior que são alugados sim, cara. Só não sei quem compra aquilo depois… O_o

    • CharlesAle

      Esses vão para leilões,como o Freitas,em Santo André,vi vários unos lá,tudo com furos no teto,onde vai a calha de borracha!!!

  • RafaSprenger

    é a péssima mania que as pessoas tem de destruir tudo que não pertence a elas, o funcionário deveria ter o mínimo de educação em usar algo que não é dele, eu por exemplo usei o carro da empresa que trabalhei anteriormente durante 6 meses, sempre cuidei, se todos fizessem sua parte seria muito melhor

    • REUSAN

      Amigo sou funcionário público aqui em Minas ,carro chegar zero, e ñ dura um ano !Onde muita gente põe a mão ñ tem jeito!

      • RafaSprenger

        De fato Reusan, falta mais consciência da parte das pessoas, afinal de contas alguém trabalhou para este carro sair da concessionaria, assim como você, meu pai é funcionário público e reclama bastante das condições no qual os carros se encontram também…

  • Antonio De Julio

    Alguns seres humanos são os vírus do planeta mesmo. "Não é meu, que se dane". Vou sugar, sujar e devolver podre depois.

  • Absinthe666

    sei lá, antes valia a pena mas hoje em dia aqui em Fortaleza os carros de locadora tão custando o mesmo de um que não foi e 90% deles são celtas pelados… vale mais a pena comprar um carro daquele particular que ta no desespero de comprar um novo, sempre da pra arrancar um desconto bom e pegar um carro novinho, afinal muita gente aqui usa por um ano o carro e ja quer outro igual mas sendo zero…
    Tenho parentes em São luis e fiquei impressionado, a média de uso de um carro por lá é 7 meses…. é muito mais negócio pegar um ''usado'' desses do que arriscar um carro de locadora.

  • Wandersound

    Carro de locadora é sempre uma furada, eles nunca fazem manutenção, no máximo concertam algo que está quebrado antes de revender.

  • jersaosp

    Infelizmente isso não é exclusividade de carro de locação. Tem muito dono que acha que carro é só colocar gasolina e andar e mecânico é só quando dá o problema, preventiva inexiste!!

    Conheço muita mais muita gente que não troca óleo no prazo, não faz manutenção das correias e todos os itens que tem um desgaste maior por uso normal.

    • Wikle

      Verdade. Por isso fujo de "carro de mulher". São zelosas com a aparência do carro, mas descuidam da mecânica. E não é preconceito, pois aconteceu aqui em casa.

      Tempos atrás comprei um carro para minha mulher, quando nos separamos ela continuou com o carro, depois de 3 anos descobri que ela não havia feito nenhuma das revisões e o óleo tinha virado uma pasta grudenta. Mas o carro estava brilhando.

  • lucas_

    Issó aí! Carro de locadora é bomba!
    Bom mesmo é o "Carro de Mulher" ou então "Carro que nao sai da garagem" … que a dona (ou dono) mantem por 5 anos e vende quando atinge 15.000km… esse é super bem cuidado: Plasticos nos bancos, nunca esquentou o motor, nunca passou de 4ª marcha, nunca usou o estepe, quase igual zero… kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Tripa-Seca

      Esqueceu do "Nunca pegou estrada"…heheh

      • CharlesAle

        E nunca trocou o óleo também!!!!!!!!!!

    • Edson Roberto

      Que isso, bom é comprar desse tipo de consumidora….
      http://www.youtube.com/watch?v=3YqR76WG7rA

  • X11auto

    Minha prima vendeu um astra 2003 pra pegar um carro zero e garanto que o carro dela da de dez a zero na maioria destes ai citados!

  • fse

    Moro em uma cidade que vive de minereção. Como descrito no texto aqui acontece da mesma. Mas não são somente carros populares, aqui ali dos Gol's, uno's etc, todas as empresas que "rodam" na mina tem carros 4×4. E são picapes de todas as marcas. Antigamente as que reinavam eram L200, no momento e a Hilux, mas tem de tudo Ranger, S10, Amarok somente a Frontier em menor quantidade. Mas como a vale exige que os carros tenham menos de 3 anos estes carros de locadoras tem vida util curta por aqui. E é isso que acontece. Usa-se até acabar o contrato e depois é trocado por outro zero bala.

  • MakotoGreen

    na minha casa estamos com o segundo carro seminovo da Localiza e ambos sao excelentes .. generalizar eh uma forma de PRECONCEITO ! … nao ha garantia q um carro de mulher com mil km nao tenha sido capotado, alguem garante?

    • YoOdEx

      Acredito que os da Localiza tenha uma boa procedência, pois a maioria é usada em asfalto, em situações normais (a maioria dos veículos).

      Agora, será que realmente vale a pena comprar "carro de mulher" ou melhor dizendo "carro de madame?" Essa última em geral não toma conhecimento do carro, não calibra pneu, não troca óleo "só quando lembra", forçam o carro de primeira quando poderiam estar em terceira.. deixam encostar carrinhos de super mercado enfim.. O Boy, dá uma acelerada em seu carro as vezes.. mas trata com o maior carinho! Encera sempre, calibra direitinho, sempre limpinho por dentro, cuidado com buracos, e por ai vai! huehuehueu

      • Edson Roberto

        Se o "Boy" ficar acelerando… ele vai ferrar tanto qto. Isso porque primeiro a "aceleradinha" acaba com combustivel a toa. E segundo, pq geralmente esse "povo" pisa na embreagem ao inves de deixar o carro desengatado fazendo com o que o disco e plato fiquem o tempo inteiro em serviço.

  • Avantimes

    A culpa é do Getúlio Vargas, que iniciou uma luta de classes odiosa no Brasil. Empregado quer destruir o que não é dele. E o patrão que tem que pagar sem reclamar, dá-lhe metas muitas vezes absurdas. Pode não sobrar tempo nem pra que eles levem o carro pra revisão. E agora com a CUT no poder, que na prática é um departamento do PT ou vice-versa, isso tende a piorar. E coitados dos carros…

  • TudoParaEmpresas

    De novo essa história.
    "Estes veículos vão parar em garagens, ou em feirões," –> Compra direto na locadora hora. Lá eles não querem se queimar.
    Se devolver pra locadora com motor fundido tu acha que ela vai aceitar sem cobrar o conserto?

  • YoOdEx

    É complicado mesmo! Ideal é ter bastante dinheiro pra "desperdiçar" em um novo! Digo desperdiçar devido ao alto custo de um carro no Brasil.. pelo menos você foi o dono e cuidou dele desde o princípio!

  • Bom, acho que quem vai comprar um usado ou semi-novo no mínimo tem que avaliar bem o carro, seja lá de onde ele veio. Tem casos que os carros alugados ou de frota são superiores aos usados por pessoas físicas no Dia-a-dia.
    Mas por outro lado brasileiro sempre tem essa mente: não é meu, não vou cuidar, to que se soda!!!
    Infelizmente, como muitas pessoas preferem um carro "novo" para mostrar que podem pagar por isso, prefiro um usado com preço mais baixo onde se necessário, conserta qualquer coisa no carro e ainda sim sai mais barato do que manter esses carros novos com seus valores de impostos, seguro e recalls

  • Julio_F

    Opa, CALMA ai.
    O post começou falando de carros de locadora e terminou dando exemplos de carros corporativos, usados por empresas.
    É diferente, bem diferente.
    A pessoa física que aluga um carro tem um certo cuidado com o mesmo pois precisa entrega-lo sem danos de volta. Pode até acelerar um pouco mais e ter menos cuidado com a suspensão, mas ainda assim terá cuidado.
    Já os funcionários que dirigem os carros da empresa, estes sim via de regra não estão nem ai (nem as empresas) por isso os veiculos ficam com manutenção porca e etc…
    Quem só aluga para pessoa física normalmente mantém os carros bem cuidados porque não vai correr o risco de alugar um carro que vai dar problema na mão do cliente.
    É importante fazer essa distinção.

  • jackson_sch

    Pessoal entrem no you tube e olhem esse video "Old Lady selling her Volkswagen" O vídeo é excelente, hilário.

  • HSFort

    Essa questão de esconder os problemas de determinados carros outrora locados, é uma característica genética do brasileiro e seu jeitinho. Não julgo a totalidade já que existem os honestos mas, tal conduta representa a grande maioria.
    Infelizmente, comprar carro usado, só de amigos ou parentes. Isso quando eles são cuidadosos.

  • eduardogege

    "A seminovos Localiza garante.." kk

  • garciapepe22

    Acho que o primeiro caso é América Latina Logística a serviço da AmBev.
    Acertei?

  • lndnfsu2

    pois é… mas nao é só com carro de locadora nao… tem que saber comprar carro usado

    é igual aquele comercial da VW sobre o Golf da velhinha

  • Dragoniten

    Antes um carro com 100.000km que sempre teve revisões em dia, manutenção frequente, do que um com 30.000km "esculachado".

  • JHerzév

    O pessoal fala que "não se pode generalizar, carro de locadora nem sempre é ruim" mas generalizam quanto ao "carro de mulher". Sei não, mas pelo menos as mulheres que eu conheço(mãe, irmã, tias, primas, colegas) são MUITO cuidadosas com seus carros, não só na aparência, mas na manutenção também.
    Voltando ao assunto do post, aqui na minha cidade, por mais novo que esteja, carro de locação, especialmente de uma grande rede que não citarei o nome, não é bem visto no mercado, muitas lojas nem o aceitam, quando veem um carro prata com a placa começando com H(todos são emplacados em BH) já recusam logo…carros do Ceará que são prateados também podem sofrer e serem confundidos com carro de locação.

    • ThorBH

      engraçado, aki em BH quase todos os carros de locação são emplacados no Paraná ou em SP…

  • ecarvalho1

    E ainda tem o detalhe que se você comprar carro de locadora não pode ter pressa para receber os documentos, se der sorte consegue dentro de uns 120 dias, pode demorar 6 meses ou até um ano… Esses carros são adquiridos através de leasing e o processo é sempre enrolado…

  • Turbo_Car

    NA,
    na boa, dá uma revisada no português ai…
    Abs!

  • ThorBH

    Comprar carro de locadora: o **caro** pode sair **ainda mais** caro. Foi-se o tempo que as locadoras vendiam seus carros por um preço menor, hoje elas compram com isenção de tributos e vendem acima da tabela Fipe, ou seja, vendem por um preço superior ao de aquisição.

    Pode ser que exista alguma locadora que trabalhe diferente, mas essa minha opinião é embasada pelos folhetos de uma grande locadora que recebo quase todos os dias ao passar de carro na Av. Cristiano Machado em BH.

  • ubir

    eu tenho um Vectra 2008 que comprei na localiza e estou super satisfeito e não tive nenhum problema com ele isso já fazem 1 ano e meio.

  • Iraja

    Acho que o que vale mais a pena e menos arriscado é a compra de veículos de segmento superior.

  • thiagolamim

    Seja qualquer carro tem que ter certo cuidado com comprar carro usado, não tem como.

  • Thiago Castro

    O conteúdo é interessante, porém, é colocado apenas um lado da moeda. É possível que tb haja vantagens em adquirir um veículo de locadora.

    Em todo caso, você está precisando de um revisor de texto. Tá bem fraco lá no começo. Depois parei de prestar atenção para ver se chegava no final.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend