Comprando e Vendendo

Comprar carro em loja / concessionária ou de vendedor particular?

Comprar carro em loja / concessionária ou de vendedor particular?

Muitas pessoas tem pavor do processo demorado da compra de um carro usado. Até mesmo pensar em ter de lidar com os vendedores das lojas e concessionárias já lhes dá uma dor de cabeça. Embora essas pessoas tenham a sua razão, comprar carro de um particular também pode ser bem complicado.


Como assim? Lidar com uma pessoa desconhecida tem também os seus vários perigos. Então, o que devo fazer para comprar um bom carro usado sem maiores dores de cabeça? Vamos falar de alguns prós e contras de se comprar carro usado em uma loja, estacionamento, ou qualquer tipo de empresa aí da sua cidade.

Embora aqueles que querem o menor preço possível sempre fiquem tentados a comprar de um particular, comprar um carro usado em uma loja tem suas vantagens.

Vantagens de comprar um carro em uma loja ou concessionária

1) Se a loja é bem antiga na sua cidade, a empresa não vai arruinar sua reputação por te vender um carro com problemas.


2) Concessionários oferecem uma grande variedade de carros. O comprador pode comparar um ao outro e às vezes encontrar um carro diferente, que ele goste mais do que o que ele procurava originalmente.

3) O comprador pode, por vezes, obter uma garantia por escrito que vai proteger ele por um período de tempo, pelo menos de 3 meses. Garantias sempre são interessantes, até porque se você tiver problemas pode ir na justiça exigir reparação financeira.

4) Comprar um carro em uma loja ou concessionária pode te economizar muito tempo. Você só precisa ir a um lote de carros usados. Você pode testar vários veículos quando você estiver lá.

5) A loja vai cuidar de toda a papelada. Isso evita que o comprador tenha que ficar mexendo com Detran, despachantes, vistorias, etc.

Por outro lado, temos várias vantagens ao se comprar um carro diretamente de um particular, ou seja, dono pra dono…

Vantagens de comprar um carro de particular

a) Muitas vezes o dono do carro é alguém da sua família, um amigo, um colega de trabalho, ou uma pessoa que você já conhece faz muito tempo. Nesse caso, a confiança na compra aumenta muito, pois você confia e conhece a pessoa e sabe que o carro está em bom estado, o motor está bom, etc..

b) As vendas particulares podem ter um valor menor do que aquelas que acontecem em lojas, que tem que embutir sua fatia de lucro. Os custos associados à venda privada, especialmente on-line, são muito mais baixos, já que não são as mesmas que as despesas de um concessionário.

d) Vendedores particulares muitas vezes estão precisando de dinheiro rápido. Por isso eles podem baixar ainda mais o preço do carro, em uma negociação.

De qualquer maneira, tome cuidado ao comprar um carro de particular, somente encontre com a pessoa em locais públicos e com bastante movimento, e nunca, nunca, deposite qualquer valor na conta da pessoa antes de ir no cartório transferir o documento.

Se você estiver no mercado para um carro usado – Boa Sorte!

Comprar carro em loja / concessionária ou de vendedor particular?
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email