Cruze 2018: adição de alguns equipamentos de série

Cruze 2018
Cruze 2018

O Cruze 2018 chegou ao mercado apenas um ano depois da introdução da segunda geração do sedã aqui no Brasil.

As novidades de sua linha 2018 foram reveladas pela Chevrolet em agosto de 2017.

Dentre elas, podemos destacar a adição de alguns equipamentos de série e também o início da produção de seu motor 1.4 Turbo na Argentina, de onde vinha o modelo.

Veja aqui os detalhes do Cruze 2018:

Veja também tudo sobre o Cruze 2019.

Cruze 2018 – Novidades

O Cruze melhorou muito na segunda geração, que tinha chegado em 2017.

Passou a ter um visual mais moderno, junto com um motor 1.4 Turbo com ótimo desempenho, mesmo se comparado com outros modelos turbo do mercado.

As novidades do Cruze 2018, porém, foram brandas.

Cruze 2018
Cruze 2018

A versão LT passou a ter ajuste de altura dos faróis e repetidor de seta embutido nos espelhos retrovisores laterais, dois itens que antes existiam apenas na versão topo de linha LTZ.

E a produção do motor 1.4 Turbo passou a ser feita na mesma fábrica de onde saía o modelo, em Rosario, na Argentina.

Infelizmente, o Cruze 2018 ainda não tinha equipamentos como teto solar e faróis de xenon ou LED, itens que já existiam em alguns de seus concorrentes.

Cruze 2018 – Versões

  • Cruze LT 2018
  • Cruze LTZ 2018
Cruze 2018
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Cruze 2018 – Equipamentos

O Cruze LT 2018 tem como equipamentos de série bancos em couro, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, ajuste de altura dos faróis, câmera de ré com sensores de estacionamento, computador de bordo, rodas de 17 polegadas e sistema Start/Stop, junto com a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

O Cruze LTZ 2018 adiciona a estes equipamentos de série, os seguintes itens:

Airbags laterais e airbags de cortina, luzes de condução diurna em LED, sensores de estacionamento dianteiros, sensor de chuva, faróis automáticos, abertura das portas por aproximação, retrovisores laterias com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, central multimídia com GPS integrado, acabamentos cromados e rodas escurecidas.

Um pacote adicional de equipamentos estava disponível para o Cruze LTZ 2018, por um valor adicional de R$ 10.000.

Cruze 2018
Cruze 2018

Este pacote inclui:

Assistente de permanência na faixa, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, sistema de estacionamento automático, farol alto inteligente, carregador de celular sem fio e banco do motorista com ajustes elétricos.

Os valores do Cruze 2018, quando zero quilômetro, eram de R$ 92.990 para a versão LT, R$ 104.990 para a versão LTZ e R$ 114.990 para a versão LTZ com o pacote adicional de equipamentos.

Cruze 2018 – Preços

Cruze 2018 – Motor

O motor do Cruze 2018 é o mesmo GM SGE, Small Gasoline Engine, que estreou na segunda geração em 2017.

Se trata de um 1.4 Turbo, com até 153 cavalos de potência a 5.200 rpm, e 24,5 kgfm de torque a 2.000 rpm.

É um motor bem elástico e esperto, andando de igual para igual com alguns 1.6 Turbo do mercado naquela época.

Ele usa o câmbio automático GF6-3 da General Motors, que tem seis marchas e conversor de torque, além de modo manual, mas sem modos de condução ou trocas no volante.

Cruze 2018
Cruze 2018

Cruze 2018 – Desempenho

  • Aceleração de 0-100 km/h em 9,0 segundos, velocidade máxima de 214 km/h.

Cruze 2018 – Consumo

  • Consumo na cidade de 11,2 km/l com gasolina, consumo na estrada de 14,0 km/l com gasolina

Cruze 2018 – manutenção e revisão

Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total
1.4 Turbo R$ 540 R$ 1012 R$ 728 R$ 1168 R$ 728 R$ 1012 R$ 5188

Cruze 2018 – Ficha técnica

MOTOR

Posição: Transversal
Aspiração: Turbocompressor
Alimentação: Injeção direta de combustível
Cilindrada: 1.399 cc
Cilindros: 4, em linha
Válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote, corrente
Variação do comando: Admissão e escape
Potência máxima em CV: 153 (E) / 150 (G) @ 5.200 rpm
Torque máximo em kgfm: 24,5 (E) / 24 (G) @ 2.000 rpm
Potência específica: 109,4 cv/litro
Torque específico: 17,5 kgfm/litro
Taxa de compressão: 10:1
Relação peso/potência: 8,6 kg/cv
Relação peso/torque: 53,9 kg/kgfm
Curso dos pistões: 81,3 mm
Diâmetro dos cilindros: 74 mm
Tuchos: Hidráulicos
Código do motor: Ecotec

TRANSMISSÃO

Câmbio: Automático
Marchas: 6
Acoplamento: Conversor de torque
Tração: Dianteira
Código do câmbio: GF6

DESEMPENHO

Acel. 0 a 100 km/h: 9,0s
Velocidade máxima: 214 km/h

CONSUMO

Cidade em km/l: 7,6 (E) / 11,2 (G)
Estrada em km/l: 9,6 (E) / 14 (G)
Autonomia em km: 499 (E) / 728 (G)

SUSPENSÃO

Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Eixo de torção
Elemento elástico: Molas helicoidais

FREIOS

Dianteira: Disco ventilado
Traseira: Disco sólido

DIREÇÃO

Assistência: Elétrica
Diâmetro de giro: 10,2 m

PNEUS

Dianteira: 215/50 R17
Traseira: 215/50 R17
Estepe: 115/70 R16

AERODINÂMICA

Área frontal: 2,28 m²
Coef. aerodinâmico: 0,30 Cx

DIMENSÕES

Comprimento: 4.665 mm
Altura: 1.484 mm
Largura: 1.807 mm
Entre eixos: 2.700 mm
Bitola dianteira: 1.544 mm
Bitola traseira: 1.558 mm
Vão livre do solo: 131 mm

PESO E CAPACIDADES

Peso: 1.321 kg
Porta-malas: 440 litros
Carga útil: 468 kg
Tanque combustível: 52 litros

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.