Fiat Hatches Populares

Fiat Mille Economy 2009: avaliação completa

fiat-mille-economy-2009-auto-esporte-1 Fiat Mille Economy 2009: avaliação completa

O Fiat Mille Economy 2009 é o novo nome do carrinho popular da Fiat, trazendo novidades da linha 2009 e um novo nome. Ele terá de suar para se manter bem nas vendas, pois outros modelos são tão baratos como ele, como o Effa M100, e outros são mais econômicos, como o Kia Picanto. Claro que o nome da marca italiana e a facilidade na manutenção continuarão o ajudando por muito tempo.



A linha 2009 do Mille está ganhando eficiência sem perder potência. Recebeu diversas alterações mecânicas. Entre elas, a injeção seqüencial de combustível na partida, que enche um cilindro por vez. A modificação poderia reduzir a potência, mas algumas coisas foram feitas para compensar essa perda, como por exemplo a redução de peso das válvulas e bielas, fazendo com que o motor rode mais facilmente e mais leve.

fiat-mille-economy-2009-auto-esporte-2 Fiat Mille Economy 2009: avaliação completa

O desempenho do Fiat Mille Economy 2009 também melhora por causa de um novo coletor do escapamento. Com perdas de carga menores, ele deixa a mistura ar-combustível mais limpa, pois elimina os gases da queima de forma mais eficiente. O óleo ficou menos viscoso, para reduzir o atrito entre as peças do motor, a relação da quinta marcha mudou, ficando mais longa. Quando pensamos nessas mudanças vemos que o Mille Economy 2009 não é apenas uma nova versão em sentido estético.

fiat-mille-economy-2009-auto-esporte-3 Fiat Mille Economy 2009: avaliação completa

Outra coisa alterada foi a marcha lenta, que passou de 850 para 750 RPM, diminuindo o consumo quando você está com o carro parado em um cruzamento ou engarrafamento. O pneu ficou 5% mais leve e a suspensão recebeu alterações que diminuem a resistência ao rolamento, melhorando o consumo.

fiat-mille-economy-2009-auto-esporte-4 Fiat Mille Economy 2009: avaliação completa

Uma alteração existente no painel já vem sendo comentada aqui no NA a um bom tempo. O tal do econômetro, que ajuda o motorista a forçar menos o carrinho, conduzindo ele apenas em faixas econômicas de condução. A idéia é ficar o máximo dentro do verde possível.

A revista Auto Esporte fez uns testes com o Mille Economy 2009 para ver se o modelo ficou mais econômico mesmo. O carro foi conduzido por 5,7 quilômetros, mantendo a velocidade entre 50 e 60 km/h e a marcha em quarta ou quinta. Sem ligar para o econômetro, o consumo registrado foi de 17,3 km/l. Depois, tentando deixar o carro o máximo possível dentro do verde, no econômetro, o consumo foi de ótimos 20,3 km/l.

A Fiat diz que as mudanças feitas no modelo para a linha 2009 deixaram o Mille 2009 10% mais econômico, e essa melhora pode chegar até mesmo a 20%, se você sempre prestar atenção ao econômetro. Para isso, fez um guia com dicas de direção econômica e respeito ao meio ambiente, entregue junto com o veículo.

Vamos falar agora das mudanças estéticas que acompanham o Fiat Mille Economy 2009. O Mille Fire tem nova grade, lanterna traseira fumê, calotas novas e pára-choque na cor do veículo. Não sabemos se o carro das fotos está com essas calotas ou com rodas vendidas separadamente. O Mille Way, que é aquela versão mais alta, quase aventureira, recebe pára-choques e molduras de pára-lamas acinzentados e faixas laterais com a inscrição Way. Já que os pneus do Mille Way são maiores e a suspensão é mais alta, as melhoras no consumo dessa versão ficam em apenas 5%.

Fiat Mille Fire Economy
Preço Não definido
Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros, comando simples, 8 válvulas, bicombustível
Cilindrada 999,1 cm3
Potência 65/66 cv a 6.000 rpm
Torque 9,1/9,2 kgfm a 2.500 rpm
Transmissão Manual de 5 marchas, tração dianteira
Suspensões Independentes, braços inferiores, barra estabilizadora. McPherson com molas helicoidais na dianteira. Molas transversais com autoestabilizador na traseira
Freios Discos rígidos na frente (240 mm) e tambores atrás (185 mm)
Pneus 165/70 R13
Direção Mecânica
Dimensões Comprimento 3.692 m, largura 1.548 m, altura 1.445 m, entre-eixos 2.361 m
Capacidades Tanque 50 litros, peso 830 kg, porta-malas 290 litros

Veja um ranking da Auto Esporte, dos carros mais econômicos do Brasil:

COM GASOLINA (MÉDIO)
1o Picanto 18,3 km/l
2o Mille 17,1 km/l
3o M100 14,8 km/l

COM ÁLCOOL (MÉDIO)
1o Mille 11,5 km/l
2o 206 1.4 11,0 km/l
3o Sandero 1.0 10,7 km/l
4o Siena Fire 1.0 10,5 km/l
5o Siena ELX 1.0 10,5 km/l
6o Ka 1.0 10,4 km/l
7o Logan 1.0 10,3 km/l
8o Celta 1.0 10,1 km/l
9o Clio Sedan 10,0 km/l
10o Gol 1.0 10,0 km/l

[Fonte: Auto Esporte]

  • Brunoaugusto.com

    Só preciso saber o preço desse carro! Vale a pena viu.

    Muita gente acha o Mille feio, mas eu considero o carro até interessante (acho que vejo assim por causa desse consumo mínimo! rsrs).

    :clapp:

  • Kaique L. Andrade

    Uaaaau! :OoO: Que maravilhoso… Que esplêndido! :down:

  • luiz_otavio15

    a fiat poderia pelo menos ter posto o painel do palio fire…
    esse ai tem ja uns 10 anos! :angre: :angre:

  • ThiagoLana

    206 1.4 com diferença de 0,5 no consumo de um uno 1.0!?

    =O

  • LFSP2

    E os 10 cv noticiados pelo stado de Minas que o motor fire ia ganhar?

  • Rodrigo joi

    Se é para deixar na mão de empregado, que não cuidam mesmo, esta bom, economico e barato de manutenção. Esses caras andam que nem loucos com esses carros de empresa, tudo que vier para ajudar a reduzir custos de amortização é válido.

  • mauricio

    Essas “mudanças” já era pra terem sido feitas antes, se bem que tinha gente falando que era apenas um ponteiro a mais no painel… Mas ficou bom.

  • huahuahua

    20 Km/L!! quem quiser economisar, esse é o carro… num queria dizer isso desse carro velho não, masss: :cool:

    gostei das mudanças mecânicas, bem-vindas!

  • brunor9

    segundo a 4R 26.000

    absurdoo

  • erom

    O Uno (Fiat não adianta, é esse o nome do carro) tem uma característica boa: o baixo peso. Pena que todos os outros carros nacionais foram na direção contrária. Hoje um Gol pesa 1 tonelada para transportar uma pessoa de 80 Kg em média. Não faz sentido. Toda pesquisa por eficência energética deveria buscar a redução do peso. Assim osos carros poderiam chegar a 30km/l fácil. Infelizmente, o único carro nessa linha tem 30 anos de BraZil. :sad:

  • huahuahua

    [Comentario #98693 sera citado aqui]

    Melhor comprar um Ka, sem dúvida…. esse carro velho vai vendeeeer pra frotista

  • Vento

    [Comentario #98684 sera citado aqui]
    É, a diferença no consumo é pequena, já no preço do carro…
    Prá quem não tem grana prá um carro mais atual como Celta, Ká, Clio, Fox e Cia Ltda, o economy até que cai bem!.

    Abs;

  • Diego D

    O carro até que ta bom para a proposta do carro…
    Pena que o consumo cai tanto no alcool, 11,5 km/l num carro 1.0 e muito, se fosse 15 com alcool e 17 com gasolina tava otimo mas…. :water:
    O Uno è o carro certo para as “estradas” do brasil, esse carro è quase indistrutivel, o verdadeiro pe de boi!!!

  • cleyton

    Esse é o primeiro carro zero de muita gente que não tem condições de gastar muito com um carro e até que é um carro honesto porque é economico,manutenção barata e pouca manutenção,e pouca desvalorização,e bem que esse para choque na cor que está como item de série agora,deveria ter sido item de série a pelo menos 5 anos atrás,esse uno junto com gol g4,corsa classic e clio hatch,são os mais acessiveis modelos nacionais e para esses carros o consumidor nem busta muito conforto e sim um preço acessivel.

  • Andersound_sp

    Consumo bom :cool:

    Design e o resto :down:

    Por que não aplica essas alterações a toda a famíla Fire ??? achei que ele ia herdar o motor do Siena com 75cv, aí sim seia uma boa.

    :upp:

  • Luciano Silva

    Até 20% mais econômico? Nossa! Esse é o carro mais lindo do mundo! Isso sim que é um verdadeiro “sonho de (baixo) consumo”!

  • alcantara

    Pô! economizaram até a capa que esconde o estintor de incêndio :pao:

  • paulomazzotta

    Esse teste foi na estrada ou na cidade, com álcool ou gasolina.

    Na estrada, meu clio 1.0 16V faz 18 com álcool e pé embaixo.

  • alcantara

    [Comentario #98718 sera citado aqui]

    :assob: :assob: :assob: :assob: :assob:

  • gabrielhpantoja

    [comentário maldoso ON]

    É bom que seja econômico, daí o que economizar no combustível pode-se colocar um insulfilm bem escuro pra ng te ver dentro dessa coisa

    [comentário maldoso OFF]

    [comentário maldoso, porém real ON]
    ALGUMA coisa de bom ele deveria ter né?
    [comentário maldoso, porém real OFF]

  • Rodrigo joi

    [Comentario #98698 sera citado aqui]

    Essa “tabela” de consumo tem +- 1 mês, ou seja, não foi testado esse “novo mille”, pode ser que tenha melhorado (isso que da a entender a mudança)….
    De qualquer forma, os comentários a respeito do consumo do 206 1.4 sempre foram bons.
    Se a fiat pode até sugerir o preço em 26mil, mas frotista sempre compra bem mais barato e por 26mil o 2 portas vai ser dificil vender..

  • Luis.J.R.

    Bom pelo menos tá mais economico?O mille é um bom carro, é duravel barato de manter, apesar que já tá bem veio!É mesmo, quanto custa esse mille 2009. :blink:

  • Giovanni

    [Comentario #98689 sera citado aqui]

    Será pra linha Palio… No Mille é besteira aumentar a potência, o que ele precisa é ser econômico. De que adianta fazer um 1.0 potente, como o Corsa com 79 cv, se é um dos mais beberrões? Melhor ter menos cavalaria, mas ser econômico. Pra quem deseja andar rápido, pegue uma cilindrada maior. O 1.0 é pra economizar! :blink:

  • alessandro_170

    Gente, já tive um Mille 2005 modelo 2006, o primeiro flex que saiu. O carro era muito econômico. Esses 11,5 por litro na cidade, o meu já fazia se andasse na manha. Fíz uma viajem em que ele fez 17 km por litro com alcool, sem andar muito devagar. Para quem quer começar a vida com um carro bem econômico, esse é o carro.
    É feio? Claro que sim. Mas eu compraria um outro, (segundo carro) tranquilamente.
    E o play boy do Insulfilm aí em cima, não considera que quem já se casou, tem família, etc, não compra carro para “desfilar” por aí fazendo mala. Já tive outros carros populares, celta, gol, etc, e não são lá essas coca cola, tdo mdo sabe disso.
    Quem quiser comprar vai fundo…
    PLAYBOYS, tenham a santa paciência… :down:

  • fdantasdesa

    Boas notícias, pq eu me amarro nesse carro… Tínhamos um aqui em casa que a princípio foi comprado pra ser carro de trabalho mesmo, coisa que era complicado de fazer com os outros carros… Mas, na boa? Que saudade que eu tenho dele… Vendemos há um mês e ele tá fazendo uma falta… Guerreiro, andava mt e não bebia nada! Podia não ser bonito, mas feio também nem tanto… O tal do Effa é mais, com sua traseira estranha… Enfim, sem querer polemizar, pq senão os ‘especialistas’ caem de pau em cima de mim, só vim pra registrar um elogio ao carro mesmo…

  • Rogerio_BH

    [Comentario #98718 sera citado aqui]

    :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • WBR

    uaiii

    maiso mile jah num era econimic em tudo??

  • fredkondo

    deveria se chamar economille e sem duvida ele ta meio caidinho mas pra concorrer com gol g4 so isso não vai dar pra agradar ,mile vem de mais litros e e de economico ,mas o uno de pequeno prodigio não se usa mais … :drinkk:

  • helmygalindo

    É bom que a fiat tenha resgatado a filosofia da economia de combustível, que andou muito esquecida por aqui no Brasil ultimamente.

    Se o mercado colocasse a economia como meta, com certeza veríamos numeros ainda melhores do que os deste Uno.

  • Claudio

    A maioria que compra esse carro é frotista, empresas, e 90% deles que vejo nas ruas, atolam o pé, logo não vai ter nenhuma grande economia para empresas! Só alguns consumidores particulares que ainda insistem em comprar esse carro é que vão tirar algum proveito disso!

  • Claudio

    Dizer que o Effa é mais feio que o Mille é piada!
    Mille é igual fusca é feio que dói, mas como todo mundo ja esta acostumado a conviver com ele,não assusta mais!rs…

  • Giovanni

    [Comentario #98817 sera citado aqui]

    Ah o Mille é feio sim, mas o Fusca é beeem pior. Andar de Fusca é altamente vergonhoso na minha opinião (e que me desculpem os fãs da VW).

  • helmygalindo

    [Comentario #98829 sera citado aqui]

    Ops… eu não tenho um fusca, mas vergonhoso é ver pais tirando comida da boca de seus filhos e pessoas abrindo mão ate de seus dentes da boca ou da educação pra andar de gol, celta, palio etc zero Km.

    Desculpe mas não pude resistir.

  • alcantara

    [Comentario #98846 sera citado aqui]

    concordo, tem gente passando necessidade se enforcando nas prestacoes de 72 vezes :down:

  • cleyton

    [Comentario #98861 sera citado aqui]

    [Comentario #98861 sera citado aqui]

    Somos 3. :down:

  • Gomes

    [Comentario #98817 sera citado aqui]
    Aí amigo, comparar o Uno com o Effa, uma porcaria chinesa que não tem limpador traseiro nem como opcional??
    Quem seria maluco de comprar um carrinho desses em em de um Uno?
    Tudo bem que o projeto já está ultrapassado, mas teste ele com seu Effa, com Celta, Ka e veja qual é o mais resistente.
    Ah!! Fala sério amigo!!!!!!

  • tiago brito

    sera que irão lançar uma versão fos free, para concorrer com a brastemp :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • JoaoV27

    [Comentario #98912 sera citado aqui]

    aí apagaria o fire!!!
    :clown: :clown: :clown: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

    Foi mal, não resisti!!!

  • Leonardo

    Para os objetivos de um veículo popular é o melhor custo-benefício do mercado brasileiro, além do preço e manutenção é econômico demais.

  • DECIO

    MUITO BOM ESTE CARRO, E PARA PESSOAS QUE QUEREM UM CARRO DE BAIXO CUSTO NA MANUTENÇAO E ECONOMIA NAO PARA QUEM QUER PAGAR SAPO! EXCELENTE PRODUTO.

  • Pedro

    Cara se for pra compra um ka caro de manutenção e de preso de tabela , 206 he um carro caro de tabela e de manutenção ja o fiat uno he um carro até um poco feio mas e dai.

    Esse carro nunca me decho na mao eu tenho ele faz 10anos quaze n gasto em manutençao apenas em amanutenção preventiva e he um otimo carro eu diria o melhor q eu ja tive (o q eu ja tive muito carro).

    Blz otima dica pra vcs ja q a beleza do carro n quer dizer nada se ele só fica dentro de ofisina de mecanica em manutenção.

    FLW :cool:

  • Reinaldo de Lima

    :cool:

  • Mauro Samuel

    Adoro o Uno. Comprei o primeiro 0km em 2004, nunca fui para oficina. Ontem vendi e minha experiência com o Uno foi tão boa que preferi comprar o celebration do que qualquer outro carro popular. Uso pouco o veículo normalmente nos fins de semana. Sou músico e seu portamalas cabe minha caixa de 4×12 e sobra espaço sem ter que sequer rebaixar o banco. O carro é super econômico e inimigo de mecânicos. É um carro nota 10 e modéstia a parte já sou bem bonito não preciso de carro para desfilar. eheheheheh

  • Reginaldo

    Tenho 1 UNO Mile EP 1.0 95/96, muito economico, faz 14 km por litro de gasolina e rodo 105km com R$: 12,00 de GNV. Não tenho nada a reclamar dele, carro resistente e manutenção barata. Nunca me deixou na mão e é potente equíparado aos concorrentes da mesma categoria. Vou comprar o Uno 2009 Economy antes de junho, pois além de voltar a cobrança o IPI, também será acrescentado o valor do AirBag como item de série obrigatório a partir de junho. E a partir de Janeiro/2010 será acrescentado o item freios ABS que também dará um diferencial a mais no preço.

  • ivan alves

    Hoje em dia o consumidor busca desing avançado,carro “massa”, carro da hora…etc… quem têm grana no bolso, tudo bem! Mas existem uns “pé-rapado” que fazem financiamentos que o orçamento não suporta para desfilarem com esses carros “valiosos”.
    Entendo que é melhor comprar o Mille, um carro barato, econômico, um carro com tradição no mercado, manutenção barata, não incomoda, ideal tanto para o dia-dia na cidade e para viajar!
    Mas infelismente esses consumidores (burros na minha opinião) preferem aparecer!!!!!!!!!

    Abs.

  • Joao carlos

    Alguém falou que o Mille vende mais só pra frotistas.
    Aqui em Fortaleza, em locadoras, o Celta prata é quase uninamidade e nem por isso perdeu preço.
    Gostaria de ver comentários de quem possui o Mille way 2010, pois o carro ficou um pouco mais alto e bem agradável no visual. ( desculpem quem pensa ao contrário, mas questao de gosto não se discute).

  • ALESSANDRA CARDOSO

    GOSTARIA DE SABER MELHOR PREÇO,LOCAL E FINANCIAMENTO.(PROMOÇÃO,FEIRÃO)POIS SOU REPRESENTENTE COMERCIAL NO RIO DE JANEIRO,RODO EM MEDIA 120KM (DIA),EM TEMPOS DE CRISE
    QUALQUER VALOR QUE SOBRE NO FINAL DO MES É LUCRO……RSRSRSRSR

  • Gustavo

    :clapp: Com certeza um ótimo carro, podem falar mal. Quanto a beleza, com certeza mais bonita que a nova Brasília chamada de Logan! A Fiat manda bem em termos de Brasil, economia e baixo custo de manutenção.

    Abraço!

  • ro

    AOS QUE CRITICAM O UNO QUE SE FERREM….É MELHOR QUE MUITO CARRO MAIS MODERNO QUE TEM POR AI! :asner:

  • RONILDO

    :banana:Caro amigos gosto é gosto cada um tem o seu.E de um milhão de veiculos vendidos 999 são financiados.Graça a deus,só assim pobre anda de carro novo e rico tambem! e vç .

  • Otávio lopes

    Comprei um Way 2010 e não me arrependi, ainda não fiz média de consumo, mas o ponteiro desse muuuuito devagar. a capa do extintor eu mesmo fiz com um pedaço de carpete. Um “detalhe” que nem a imprensa comenta: o acionamento do câmbio é por cabos (só descobri fuçando em casa), o que torna as trocas bem mais macias. o proximo passo é melhorar o acabamento, cobrir as partes da lata expostas, principalmente as caixas de roda no porta-malas, que dirigindo consegue-se ouvir até os freios trabalhando. De resto posição de dirigir ótima e grande espaço interno.

    • Ricardo

      Amigo, suponho que vc não conheça bem o Way 2010, pois há sim acabamento na caixa de rodas no porta-malas..o carro me impressionou pois é bem mais silencioso do que os modelos anteriores. Quanto ao consumo faço praticamente entre 14 e 15 km/l na cidade rodando com gasolina. Na verdade se for para andar mais na estrada vale a pena um carro 1.6, pois o meu não faz muito mais que 16 km/l na estrada. O Voyage 1.6 faz 17 km/l só para ter uma idéias.

  • Anderson Quadros

    Quanto a economia o carro é excelente pois adota os valores que o torna acessível a uma parte considerável da população brasileira. Não tem apenas um baixo preço mas também um mínimo custo de manutenção. Portanto estamos diante de um magnífico automóvel.

    É um carro pequeno ajudando o transito nas grandes cidades além de oferecer um baixo consumo de combustível prolongando assim as consequencias do aquecimento global.

  • crishaxm

    Comprei um modelo 12/13 mille way, como estou interessado em baixo consumo e manutenção barata acho que optei pelo carro certo, agora é so aguardar, tenho outras prioridades em minha vida, do que ficar desfilando em carros caros que chamem atenção….

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend