Fiorino 2022: preço, motor, consumo, capacidade carga

A Fiat tem boa participação no mercado de comerciais leves. O Fiat Fiorino 2022, por exemplo, detém mais de 92% das vendas de seu segmento no mercado nacional. A linha inclui ainda as picapes Strada e Toro, que também lideram em suas categorias.


O furgão, inclusive, é o que tem o projeto mais moderno em comparação com modelos como Citroën Berlingo e Peugeot Partner, que foram lançados há cerca de 20 anos e desde então mudaram relativamente pouco.

O Fiat Fiorino 2022 pode ser encontrado em apenas uma versão de acabamento, sempre com motor 1.4 Evo e transmissão manual.

Os preços do Fiat Fiorino 2022 partem de R$ 99.990 e não sofrem nenhuma alteração, pois o modelo não tem opcionais. Isso, é claro, sem citar versões especiais (como a opção Ambulância) que podem voltar ao catálogo futuramente.

Confira abaixo todos os detalhes do Fiat:

Fiat Fiorino 2022 – detalhes

Na parte estética, o Fiat Fiorino apresentou boas mudanças, finalmente mudando a cara que estreou na nova geração em 2013. De acordo com a fabricante, o furgão “traz linhas mais fluidas e arredondadas, que melhoram a estética e a aerodinâmica do veículo, e ainda proporcionam um size impression ao modelo”.

Na mudança recente, ele adotou uma dianteira renovada, com a mesma identidade visual de modelos mais recentes (como Argo e Cronos), mas buscando forte inspiração no Uno. Mesmo assim, a marca colocou alguns detalhes que o diferenciam do antigo hatch.

A dianteira do Fiorino 2022 é marcada pelos faróis angulosos, para-choque exclusivo, grade diferenciada e outros detalhes, enquanto sua traseira e as laterais não receberam nenhuma mudança.

Com isso, as laterais continuam tendo o detalhe em plástico na parte inferior, com o nome do modelo estampado em uma das extremidades, que serve para proteger as portas em caso de pequenas colisões, por exemplo.

Por fim, na traseira, o Fiorino exibe enormes lanternas verticais, emolduradas por um suporte plástico.

O interior, porém, deixou de lado tudo o que estávamos acostumados anteriormente para adotar uma cabine bem próxima da nova Strada, com comandos e saídas do ar-condicionado, volante e outros detalhes iguais ao que vemos na picape.

A única diferença nesses itens está no acabamento do volante, simplificado e sem os botões que o tornariam multifuncional. Além disso, o painel de instrumentos remete à dupla Mobi e Uno, com velocímetro ao centro, tela do computador de bordo, conta-giros na lateral esquerda e luzes na direita.

Quanto à ergonomia, ainda segundo a Fiat, “o acesso aos comandos e a praticidade interna dão muito conforto, enquanto os seus porta-objetos oferecem ainda mais praticidade na acomodação de itens no interior do veículo”.

Nas medidas, são 4.407 milímetros de comprimento, 1.643 mm de largura e 1.899 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.716 mm.

O compartimento de carga do Fiat Fiorino 2022 tem comprimento de 1.887 mm, altura de 1.339 mm e largura (entre caixa e roda) de 1.089 mm, com capacidade volumétrica de 3.345 litros. A capacidade de carga do furgão é de 650 kg.

Fiat Fiorino 2022 – novidades

Finalmente, depois de muitas imagens de veículos em teste circulando na internet, a Fiat apresentou o Fiorino 2022. Não estamos falando de uma nova geração, totalmente reformulada, mas ele recebeu mudanças pontuais que darão um novo fôlego.

Além das diferenças visuais externas e internas que já foram citadas acima, o furgão recebeu outras novidades. Algo bem importante foi a adição de controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa como itens de série.

Outra novidade está na parte mecânica, onde muitos apostavam na chegada do motor 1.3 Firefly, o que acabou não ocorrendo. Mesmo assim, o propulsor 1.4 EVO (o velho conhecido Fire Evo) recebeu alterações para ficar 11,8% mais econômico com gasolina e 8,3% com etanol.

Por outro lado, isso reduziu sua potência para 84/86 cavalos e o torque para 11,8/12,2 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol.

O câmbio manual de cinco marchas também foi alterado em suas relações. A marca afirma que encurtou a 2ª e 3ª marchas, deixando o Fiorino 2022 mais esperto, e alongou a 5ª marcha em 5%, melhorando seu consumo na estrada.

Outra mudança aparece na marcha a ré, encurtada em 14% para melhorar seu desempenho em ladeiras, mesmo quando carregado. A suspensão traseira, que continua de eixo rígido, recebeu novos materiais para ficar mais eficiente e estável.

Veja as mudanças anteriores:

A chegada da linha 2021 do Fiat Fiorino trouxe pouquíssimas novidades e, é claro, um leve aumento nos preços.

A marca destaca que a versão de entrada do modelo comercial passa a ter tapete para o vão de carga e alça de segurança para o passageiro. Já a versão mais cara Hard Working ganhou tecido exclusivo nos bancos e ajuste de altura no banco do motorista.

Ou seja, poucas mudanças num segmento que não recebe tanta atenção, apesar de sua importância para muitos que precisam de um veículo desse tipo. Em relação ao futuro, a Fiat já deixou claro que pretende incluir o Fiorino na profunda renovação de sua linha, mas não sabemos nenhum detalhe sobre isso por enquanto.

O principal concorrente do Fiat Fiorino 2021 no Brasil é o Peugeot Partner. Este modelo pode ser adquirido como 0 km com preço inicial de R$ 79.990, um valor também bem salgado levando em consideração a idade de projeto do furgão francês (cerca de 22 anos, visto que foi lançado lá fora em 1996).

Ele é equipado com um motor 1.6 litro, que entrega até 113 cv e 15,5 kgfm, e dispõe de itens de série como ar-condicionado, direção hidráulica, volante com ajuste de altura, vidro na porta traseira e porta lateral.

O Partner 2020 não tem um horizonte no Brasil, visto que a geração europeu é muito cara e não há outra opção no momento.

Outro rival de origem francesa é o Citroën Berlingo, que tem preços que partem de R$ 64.990. O carro usa um motor 1.6 Flex de até 122 cavalos de potência e 16,1 kgfm de torque, considerado o mais potente da categoria, com câmbio manual de cinco marchas.

A lista de itens de série inclui indicador de troca de marcha, protetor de cárter, computador de bordo, painel de instrumentos digital com conta-giros, cintos de segurança retráteis com ajuste de altura, ar-condicionado para a cabine, direção hidráulica, volante ajustável em altura, travas elétricas das portas dianteiras, retrovisores com ajuste interno manual, entre outros.

Entre janeiro e maio de 2020, o Fiorino conseguiu emplacar 4.389 unidades, com participação expressiva de 89,04% no segmento de furgões pequenos.

Para efeito de comparação, no mesmo período o Peugeot Partner emplacou 349 carros e o Citroën Berlingo, 11 modelos.

Fiat Fiorino 2022 – versões

  • Fiat Fiorino Endurance 1.4 Evo Flex 2022

Fiat Fiorino 2022 – equipamentos

Fiat Fiorino Endurance 1.4 2022

ITENS DE SÉRIE: alarme, alerta de frenagem de emergência, alerta de manutenção programada (luz espia), apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, ar-condicionado, assoalho em carpete, aviso sonoro de cinto de segurança banco motorista, bancos dianteiros reclináveis, bancos revestidos em tecido, barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos nas portas, brake-light, chave com telecomando, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos, cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), console central parcial com porta-copos, conta-giros, direção hidráulica, Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), faróis de neblina, Fiat Code 2ª geração, frisos de proteção laterais com inscrição Fiorino, ganchos para amarração de carga, HSD (High Safety Drive) – airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD, Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), hodômetro digital (total e parcial), iluminação no compartimento de carga, indicador digital de temperatura da água, indicador digital do nível de combustível, inibidor de marcha à ré, luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista, para-choques na cor preta, parede divisória em chapa, porta-luvas iluminado, portas traseiras assimétricas sem vidro, predisposição para som (2 alto-falantes dianteiros, 2 tweeters e antena), proteção parcial das laterais internas, quadro de instrumentos com iluminação branca, relógio digital, retrovisores externos com comando interno mecânico, retrovisores externos na cor preta, rodas de aço estampado 5.5 x 14″ + pneus 175/70 R14 (baixa resistência a rolagem), tomada 12V, travas elétricas, vidros climatizados verdes, vidros elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para motorista, volante espumado com regulagem de altura e válvula antirrefluxo de combustível.

Opcionais: nenhum.

Fiat Fiorino 2022 – preço

Confira abaixo os preços do Fiat Fiorino 2022:

  • Fiat Fiorino Endurance 1.4 Evo Flex 2022

O Fiorino 2022 está disponível apenas na cor sólida Branco Banchisa.

Fiat Fiorino 2022 – motor

O Fiat Fiorino 2022 é equipado apenas com o motor 1.4 litro Evo flex de quatro cilindros (veja também Fiorino Furgão: motor, consumo, etc), que consegue gerar 84 cavalos de potência com gasolina e 86 cv com etanol, a 6.000 rpm, e torque de 11,8 e 12,2 kgfm, a 4.000 rpm, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

O propulsor é bem antigo, tendo sido lançado no Brasil em 2001 e passado por algumas atualizações, mantendo o bloco e cabeçote em alumínio, além de cárter em latão, bem como comando de válvulas simples, sem assistência eletrônica.

O motor utiliza sistema de injeção eletrônica indireta com tecnologia Flex por injeção de combustível através de um compartimento no cofre do motor.

Com baixo custo de manutenção, o motor 1.4 Evo entra na conta do baixo valor operacional do Fiat Fiorino 2022.

O furgão até poderia contar com o motor Firefly 1.3 de até 109 cv, mas isso elevaria os custos de produção e seu preço final, mas o Fire Evo mais adiante dirá adeus e a Fiat não tem outro propulsor.

Fiat Fiorino 2022 – desempenho

Segundo dados da marca, esse conjunto consegue fazer o furgão acelerar de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos com etanol e 14,7 segundos com gasolina e atinge velocidade máxima de 160 km/h e 157,8 km/h, respectivamente.

Com baixo peso, o Fiat Fiorino 2022 apresenta uma boa performance com o motor 1.4 Evo de até 86 cv no etanol. O bom torque em baixa garante saídas mais espertas com o veículo vazio ou parcialmente carregado.

Velho conhecido, o propulsor tem funcionamento suave e garante um consumo adequado à proposta do furgão.

O câmbio de cinco marchas tem acionamento manual suave e preciso, assim como a embreagem de acionamento hidráulico. O conjunto motriz de modo geral é bem robusto e confiável. Já na dirigibilidade, a direção hidráulica do Fiat Fiorino 2022 é bem leve e permite maior conforto durante a condução e manobras.

Os freios atendem bem e a distribuição de força evita o desequilíbrio do conjunto, oferecendo assim maior segurança. A suspensão tem um ajuste firme e absorve parcialmente as irregularidades, mas entrega boa estabilidade em curvas, mesmo carregada.

O Fiat Fiorino 2022 tem melhor distribuição de peso e uma plataforma mais rígida e estável que a anterior. A visibilidade foi sensivelmente melhorada com retrovisores maiores, mas o acesso ao baú continua o mesmo. Com separador de carga e habitáculo, o modelo oferece mais segurança.

Fiat Fiorino 2022 – consumo

O consumo, de acordo com as medições do Inmetro, é de 7,5 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol e 10,7 km/h e 12,1 km/h, respectivamente, com gasolina, com nota “A” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral, com selo Conpet de eficiência energética.

CONSUMO CIDADE

  • Fiat Fiorino 1.4 2022 – 8,1 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA

  • Fiat Fiorino 1.4 2022 – 8,3 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina

Fiat Fiorino 2022 – manutenção e revisão

A Fiat faz a revisão a cada 10.000 km e vem com mão de obra gratuita. No caso do Fiat Fiorino 2022, o furgão tem custo total das revisões até 60.000 km em R$ 4.088.

Além dos serviços da Fiat, que incluem inspeções em outros itens do veículo, recomendando a substituição se necessário dos itens de desgaste natural, tais como discos, pastilhas, pneus, limpadores de para-brisa, entre outros, as revisões são efetuadas com substituições de óleo de motor, filtro de óleo; elemento do filtro de ar, filtro de combustível, vela de ignição, fluido de freio e correia transmissão ar condicionado.

A Fiat conta ainda com assistência 24 horas para os carros em garantia, além de oferecer uma central de atendimento para emergências. A rede tem mais de 500 pontos de assistência em todo o Brasil.

A oficina dos revendedores também realiza serviços de balanceamento e alinhamento de rodas, verificação de molas e amortecedores e sua substituição, faróis, lanternas, luzes internas, portas e vedações, entre outros.

Reparação e funilaria também são feitos, assim como pintura e polimento. Limpeza e higienização de interiores, além da oferta de acessórios para cuidados com o carro.

O MVP – Mopar Vehicle Protection consiste em planos de serviços exclusivos para manutenção do veículo.

Ele oferece a Revisão Sob Medida, que pode ser paga no momento da compra do carro e a Garantia Estendida, indo além do período normal de cobertura.

Revisão

Custo

Quilometragem

1.4

10.000 km

R$ 380

20.000 km

R$ 496

30.000 km

R$ 688

40.000 km

R$ 668

50.000 km

R$ 420

60.000 km

R$ 1.436

Fiat Fiorino 2022 – ficha técnica

Motor

1.4 EVO

Tipo

Dianteiro, Transversal e Flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.368

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,35:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

Gasolina: 84 cv @ 6.000 rpm / Etanol: 86 cv @ 6.000 rpm

Torque Máximo

Gasolina: 11,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 12,2 kgfm @ 4.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 5 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de aço de 14 polegadas

Pneus

175/70 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.407

Largura (mm)

1.643

Altura (mm)

1.899

Distância entre os eixos (mm)

2.716

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

650

Tanque (litros)

55

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.131

Peso bruto total (kg)

1.781

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,34

Fiat Fiorino – história

Nascido em 1977, o Fiat Fiorino surgiu como um derivado do Fiat 147 no Brasil e também na Argentina. Feito em Betim-MG, o furgão era pequeno, mas inédito no mercado nacional.

O modelo também foi produzido na Espanha, mas com a marca Seat, antes da aquisição desta por parte da Volkswagen. Com baú em formato de caixa, o produto tinha um porta-objetos sobre a cabine, mas sem tampa. O modelo recebeu um facelift no começo dos anos 80 e seguiu até 1988.

Já a segunda geração do Fiat Fiorino surgiu como um derivado do Uno, ampliando bastante o espaço do baú e incorporando um design mais fluído e com porta-objetos dentro da cabine, que foi elevada.

Nas duas gerações, o motor Fiasa 1.3 foi amplamente utilizado, sendo posteriormente substituído pelo Fire 1.3 8V, enquanto os demais modelos da Fiat usavam o Fire 1.3 16V.

Essa geração também ganhou uma versão para passageiros que não vingou e apresentava janelas laterais. Assumiu também todos os facelifts do Uno desde seu lançamento. Mas, de todas as alterações, a mais importante foi a incorporação de uma porta lateral corrediça no lado direito, destinada a facilitar o embarque e desembarque de mercadorias.

Preferido de frotistas, o furgão continuou sua trajetória por 15 anos, enquanto viu a versão picape ser substituída pela Strada em 1997.

Apenas com a nova geração do Uno, foi possível criar uma Fiorino atualizada, o que foi feito em 2014, quando finalmente a geração atual surgiu. O motor 1.3 Fire saiu de cena para dar lugar ao Fire 1.4.

Com o vácuo produzido pela saída da Volkswagen Kombi, a Fiat aproveitou o momento e catapultou as vendas do furgão, ocupando literalmente a posição que era do clássico comercial leve da VW.

No entanto, o modelo deverá ter um aumento nas vendas, pois o Doblò Cargo já não é mais produzido. Mas o Fiorino não conta com uma versão de passageiro e isso nem deve acontecer. E o futuro?

Na Europa, segue a terceira geração para aquele mercado, que é feita pela Sevel Sud na Turquia e também na Itália. Com visual mais sofisticado, o modelo virou uma multivan com perfil de utilização semelhante ao Doblò.

Fiat Fiorino 2022 – fotos

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