Neo 125 (2016-2024): baixo preço de manutenção

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Expressiva em visual, prática no uso, econômica na cidade e ágil no trânsito, a Yamaha Neo 125 é uma scooter de baixo preço e custo de manutenção, que proporciona uma excelente opção em mobilidade.

Tendo sido lançada em setembro de 2016, a Yamaha Neo 125 substituiu a anterior Neo 115, que foi vendida durante algum tempo e saiu de linha, com a marca japonesa resgatando a proposta com motor maior.

Com visual moderno, a Neo 125 veio com alguns diferenciais, como a suspensão traseira com monobraço e amortecedor único convencional, além de agregar o motor na própria balança.

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Na frente, um visual complexo de farol de LED, piscas e carenagem chama atenção, assim como sua plataforma plana para os pés, banco duplo, bagageiro interno de 27 litros, rodas de liga leve e disco de freio dianteiro.

A Neo 125 se destaca ainda por ter freios combinados e um econômico motor monocilíndrico refrigerado a ar com câmbio CVT, dando assim desempenho para a scooter da Yamaha enfrentar o trânsito diário.

Leia também sobre a Yamaha Factor 150.

Neo 125 – detalhes

A Yamaha Neo 125 continua a mesma moto lançada em 2016, tendo mudado somente as cores e grafismos ao longo de sete anos no mercado nacional, onde se converteu na moto mais barata da marca japonesa.

Tendo sido lançada com preço de R$ 7.990 em 2016, hoje ela custa R$ 12.290, não tendo ainda participado das séries especiais de personagens de franquias de cinema como outros modelos.

Assim, a Neo 125 conquistou seu espaço, tendo as cores vermelha e branca inicialmente, depois a cor cinza-fosco e então, na linha 2020, a scooter ganhou apenas mudanças na iluminação dos piscas para se enquadrar na regulamentação do Contran.

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Na linha 2021, a Neo 125 adicionou as cores Racing Blue e Midnight Black, além de novos grafismos que deixaram a scooter mais arrojada e atraente, permanecendo assim de lá para cá.

Sem mexer nada, a Yamaha vai vendendo sua Neo 125, que tem frente com farol de LED no facho baixo e facho alto duplo, além de luzes diurnas e piscas em lentes separadas na carenagem.

O escudo frontal tem detalhes em preto, assim como na cor da moto, além de um guidão elevado com carenagem integrada, garantindo assim um visual fluido e melhora na aerodinâmica.

No escudo superior, o guidão tem um cluster analógico com nível de combustível, além de manetes de freios de alumínio, piscas, pisca-alerta, farol, corta-corrente, buzina e partida elétrica, além do acelerador na manopla.

O escudo na parte posterior tem revestido plástico reforçado, assim como chave de ignição com tambor de bloqueio, alça para sacolas e compartimento para celular com fonte de recarga USB.

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Com plataforma plana para os pés, a Neo 125 tem ainda banco duplo confortável que acomoda bem duas pessoas, sendo ele basculante para dar acesso ao bagageiro interno de 27 litros.

Na traseira, a rabeta tem duas alças de liga leve para o passageiro, além de lanterna em LED pronunciada com carenagens laterais personalizadas, além de piscas maleáveis junto ao para-lama.

Este tem suporte para placa com iluminação, refletores laterais e a placa de registro, além de refletor sob a lanterna da moto, ampliando a visibilidade noturna.

Monobraço, a suspensão traseira incorpora o motor, assim como o câmbio e o sistema de refrigeração por ventoinha, bem como engrenagens de transmissão final e um freio a tambor de 130 mm.

Dotada apenas de um único amortecedor convencional, a suspensão traseira da Neo sustenta uma roda de liga leve em preto brilhante, com aro 14 polegadas, parafuso único e pneu 80/80-14.

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Ao lado, o corpo da transmissão CVT, assim como do outro, o escapamento com silencioso volumoso e moderno, dotado de protetor de canela.

Tendo pedaleiras retráteis para o passageiro, a Neo 125 garante conforto e praticidade, tendo ainda descanso lateral com sensor de motor ligado, além de sistema CBS para os dois freios.

Na frente, a roda dianteira de liga leve também tem aro 14 polegadas, pneu 90/80-14 com freio a disco ventilado de 200 mm com pinça de duplo pistão e sistema CBS.

O para-lama dianteiro é volumoso e aerodinâmico, garantindo assim melhor fluidez para a Neo 125 vencer o trânsito rápido.

Neo 125 – versões

  • Yamaha Neo 125 UBS Racing Blue
  • Yamaha Neo 125 UBS Matt Grey
  • Yamaha Neo 125 UBS Midnight Black

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Neo 125 – equipamentos

Yamaha Neo 125 UBS Racing Blue – Pintura azul metálico, motor de 125 cilindradas, câmbio CVT, embreagem automática, farol de LED, lanterna em LED, bagageiro interno e freio dianteiro a disco e traseiro a tambor.

Suspensão traseira monobraço, rodas de liga leve aro 14 polegadas, pneus 90/80-14 na frente e 80/80-14 atrás, sensor no descanso lateral, partida elétrica, injeção eletrônica, proteção de ignição, piso plano, entrada USB para recarga de celular, entre outros.

Yamaha Neo 125 UBS Matt Grey – Itens acima, mais pintura cinza-fosco.

Yamaha Neo 125 UBS Midnight Black – Itens acima, mais pintura preto metálico.

Neo 125 – preços

  • Yamaha Neo 125 UBS 2017 – R$ 8.963
  • Yamaha Neo 125 UBS 2020 – R$ 10.345
  • Yamaha Neo 125 UBS 2023 – R$ 12.074

(*) Preços da tabela Fipe – agosto/2023.

Neo 125 – motor

A Neo 125 tem um motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar forçada por ventoinha, com cabeçote SOHC de duas válvulas acionadas por corrente, tendo ainda 125 cm³ com diâmetro x curso do pistão de 52,4 mm x 57,9 mm.

Esse pequeno propulsor entrega 9,8 cavalos a 8.000 rpm e 1,0 kgfm a 5.500 rpm, tendo assim bom torque em baixa rotação, além de funcionamento linear com injeção eletrônica de combustível, mas apenas com gasolina.

Montado na balança monobraço traseira, o motor é acoplado a um sistema de transmissão CVT por engrenagens acionando a roda traseira diretamente, além de embreagem com sapata centrífuga seca.

Neo 125 – desempenho

  • Yamaha Neo 125 UBS – 0 a 100 km/h – ND
  • Yamaha Neo 125 UBS – velocidade final – 110 km/h

Neo 125 – consumo

  • Yamaha Neo 125 UBS – urbano – 41,5 km/l
  • Yamaha Neo 125 UBS – rodoviário – 42,5 km/l

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Neo 125 – ficha técnica

Motor 125
Tipo
Número de cilindros 1 em linha
Cilindrada em cm3 125
Válvulas 2
Taxa de compressão 9,5:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 9,8 cv a 8.000 rpm (gasolina)
Torque máximo 1,00 kgfm a 5.500 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo CVT
Tração
Tipo Correia
Partida
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Disco dianteiro de 200 mm e tambor traseiro com 130 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico
Traseira Monobraço monoamortecida com motor integrado
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 14 polegadas na frente e liga leve aro 14 polegadas atrás
Pneus 90/80-14 na frente e 80/80-14 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 1.870
Largura (mm) 0.685
Altura (mm) 1.070
Entre eixos (mm) 1.260
Capacidades
Bagageiro (L) 27
Tanque de combustível (L) 4,2
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 97
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X