HB20 Sense Plus 2024: simples, ágil e econômico

hyundai hb20 2024 caoa santos (1)
hyundai hb20 2024 caoa santos (1)

O HB20 Sense Plus 2024 é a versão de acesso do hatch compacto da Hyundai, o terceiro modelo de automóvel mais vendido do país em 2023, ficando atrás do VW Polo e do Chevrolet Onix.

Porta de entrada do “popular” da marca sul-coreana, o HB20 Sense Plus se apoia na economia de seu motor Kappa 1.0 de até 80 cavalos com uma caixa manual, não tendo outros destaques mecânicos.

Todavia, o adicional “Plus” à versão, foi um reforço na proposta desta versão de entrada para ficar mais atraente diante de rivais como o Chevrolet Onix 1.0 e o VW Polo Track.

Tendo espaço interno suficiente e porta-malas na média do segmento, o HB20 Sense Plus tem um aspecto moderno, porém, seu conteúdo ainda fica abaixo do esperado para seu preço de R$ 82.890.

Culpa dessa impressão vem do Peugeot 208 1.0, especialmente da versão Style, bem equipada para a categoria e que nos faz exigir mais de concorrentes como o hatch da Hyundai.

Reforço na proposta

hyundai hb20 sense 2023

Com maçanetas externas e espelhos retrovisores na cor do carro, além de acabamento preto-fosco nas molduras das portas e nas colunas B, o HB20 Sense Plus 2024 surgiu como uma alternativa ao HB20 Sense, que foi retirado.

O acabamento exterior adicionado apenas reforçou a proposta do HB20 de acesso para um visual melhor e assim mais atrativo que a Sense, mas ficou somente nisso e isso foi um ponto ruim na mudança da linha 2024.

Na frente, o HB20 Sense Plus tem faróis com máscara negra, dispondo de parábolas simples e lanternas, com piscas comuns posicionados abaixo, tendo a grade superior em acabamento preto com elementos segmentados, tendo ainda o logo da Hyundai ao centro.

A grade inferior é ampla e tem elementos semelhantes, que lembram escamas, além de molduras laterais na forma de grandes spoilers, com acabamento preto ao centro.

Nas laterais, os para-lamas dianteiros ganharam repetidores de direção e os retrovisores são na cor do carro, tendo ainda rodas de aço com calotas aro 14 polegadas e pneus 175/65 R14.

Com maçanetas na cor do carro e colunas C com acabamento em “X”, o HB20 Sense Plus 2024 tem na traseira, lanternas em forma de “T” e iluminação comum, porém, com lente que as une sobre a tampa do bagageiro.

A tampa do porta-malas tem vigia com limpador e lavador, além de temporizador e desembaçador, com vidro verde, enquanto a parte inferior do conjunto, tem para-choque com acabamento da base em preto e também refletores, além de luzes de ré.

Tendo para-brisa degradê e vidros verdes, o HB20 Sense Plus 2024 tem ainda antena no teto. Já no interior, o ambiente é simples e tem bom acabamento dos bancos em tecido com malharia escura.

O painel conta com cluster analógico com grafismos brancos e simples para velocímetro e conta-giros, além de display digital para o computador de bordo.

Ao centro, um rádio simples com display digital no lugar que seria de uma multimídia, tendo ele Bluetooth e entrada USB. Logo abaixo, os difusores de ar com acabamento preto e os comandos do ar condicionado.

hyundai hb20 2024 caoa santos (2)
hyundai hb20 2024 caoa santos (2)

Todavia, o que chama atenção no HB20 Sense Plus 2024 não é o rádio simples ou acabamento, mas o volante multifuncional “com tudo dentro” e isso inclui piloto automático!

A direção tem ainda comandos do computador de bordo, mídia e telefonia, além de acabamento cinza inferior.

Cheio de botões, ele é um contraste estranho com a proposta da Sense Plus, que tem ainda console sem tampa para conexão USB e fonte 12V, além de túnel com porta-copos.

Nas portas, o acabamento em plástico duro com maçanetas pretas e comandos dos vidros elétricos dianteiros, além de regulagem manual dos espelhos retrovisores externos.

No teto, alças para mão, luz interna geral, espelho retrovisor interno dia e noite, com para-sois tendo espelhos não iluminados.

hyundai hb20 2024 caoa santos (3)
hyundai hb20 2024 caoa santos (3)

No painel, o HB20 Sense Plus 2024 tem ainda botão para desligamento do controle de estabilidade, enquanto a direção elétrica tem ajuste em altura.

Já o pomo da transmissão manual de cinco marchas é cinza e o porta-luvas não tem iluminação, com o banco do motorista tendo também ajuste em altura.

Atrás, os vidros são manuais, mas as travas gerais são elétricas, com travas manuais de segurança para crianças.

O HB20 Sense Plus 2024 tem cintos de 3 pontos e Isofix, além de seis airbags, completando ainda o habitáculo com um porta-malas de 300 litros com iluminação.

Boa proteção, mas conteúdo simples

A proteção do HB20 Sense Plus 2024 é apoiada nos airbags frontais, laterais e de cortina, assim como nos controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e conjunto de cintos e apoios de cabeça, mais Isofix e alerta de afivelamento e airbag do passageiro.

No padrão, está em sintonia com o Onix, ganhando do Polo Track nos airbags,mas com um pacote básico de ar condicionado, piloto automático, direção elétrica, banco do motorista e coluna de direção ajustáveis em altura, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas, bancos em tecido e rádio com Bluetooth e USB.

Ágil e econômico

Seu motor Kappa 1.0 MPi é construído em alumínio com duplo comando de válvulas com variação na admissão, tendo quatro válvulas em cada um dos três cilindros, além de 999 cm³ e taxa de compressão de 11,5:1.

Com injeção multiponto, o 1.0 MPi entrega 75 cavalos na gasolina e 80 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm, tendo ainda torques de 9,4 kgfm no derivado de petróleo e 10,2 kgfm no combustível vegetal, ambos a 4.500 rpm.

Já o câmbio é manual de cinco marchas, que ajuda no bom desempenho do HB20 Sense Plus 2024, que vai de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos com velocidade máxima de 161 km/h.

No etanol, o HB20 Sense PLus faz 9,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, enquanto com gasolina, ele faz 13,3 km/l no urbano e 14,6 km/l no rodoviário.

Ficha técnica

Motor 1.0
Tipo
Número de cilindros 3 em linha
Cilindrada em cm3 998
Válvulas 4
Taxa de compressão 11,5:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 75/80 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 9,4/10,2 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Automática de 6 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 14 polegadas
Pneus 175/65 R14
Dimensões
Comprimento (mm) 4.015
Largura (mm) 1.720
Altura (mm) 1.470
Entre eixos (mm) 2.530
Capacidades
Porta-malas (L) 300
Tanque de combustível (L) 50
Carga (Kg) 441
Peso em ordem de marcha (Kg) 993
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X