Land Rover Discovery – Defeitos e Problemas

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A Discovery é uma longeva SUV da Land Rover, que passou por diversas transformações com o passar das gerações.

 Já foi um verdadeiro tanque de guerra e hoje se vende mais como uma SUV familiar de 7 lugares, ou pelo menos tenta.

Na hora da compra de um importado usado, todo cuidado é pouco, por isso fique atento.

Nosso texto de hoje vai descrever os principais problemas e reclamações do modelo.

A Discovery já está no mercado brasileiro desde a década de 90, nesses anos já teve diversas motorizações, dentre elas o 2.5L turbodiesel de 111 cv das primeiras gerações.

Outro motor é o 3.0L V6 de 240 cv, presente nas unidades mais modernas, com desempenho bem superior ao antecessor.

Os principais acessórios presentes em algumas gerações são os 7 lugares, tração 4×4, airbags, ABS, controles de tração e estabilidade, multimídia, entre outros.

Então pra você que pensa em ter uma Discovery, ou já tem uma em vista, abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Atendimento ruim na rede de concessionárias

Boa parte das reclamações dos proprietários se dá pela falta de atenção e a não solução dos problemas que são apresentados para as concessionárias, por se tratar de um carro premium.

Quem compra não espera precisar ficar indo com frequência à concessionaria, muito menos espera ser mal atendido na rede de concessionárias.

Manutenção complexa

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Nem adianta levar uma Discovery em qualquer oficina, provavelmente seu problema não será resolvido e a fatura vai ficar alta.

Mesmo as manutenções simples são desnecessariamente complexas, por isso sempre é necessário levar em uma oficina especializada, que costuma cobrar caro.

Desempenho fraco em algumas gerações

Só porque é uma Land Rover, não quer dizer que ande bem, as primeiras gerações por exemplo tem mais de 2 toneladas, 110 cv, velocidade máxima de menos de 150 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em desesperadores 20s.

Problemas na turbina

Apesar de não ser tão problemática quanto a Evoque nesse quesito, vale a atenção pois existem relatos de problemas no conjunto das turbinas.

Consumo excessivo de óleo e motor com fumaça azulada ao acelerar, são indícios de defeito.

Problemas no câmbio automático

Algumas versões tem problemas graves no câmbio automático, inclusive com relatos de troca da caixa na concessionária.

Ao que tudo indica, o principal modelo afetado foi a Discovery Sport e não a Discovery convencional, mas de qualquer forma vale a atenção de praxe ao câmbio automático.

Não devem haver trancos nas trocas de marcha ou arrancadas, e exija as notas de revisão e trocas do óleo do câmbio.

Preço de peças elevado

Em se tratando de peças originais, cada farol pode custar mais de R$ 8.000,00, um retrovisor cerca de R$ 6.000,00.

Os amortecedores paralelos custam na faixa de R$ 3.000,00 e um para-choque R$ 3.000,00.

Claro que sempre existem componentes mais baratos no mercado paralelo, mas alguns deixam a desejar, principalmente se tratando de um veículo de luxo.

Peças difíceis de achar

Especialmente as primeiras gerações tem peças de acabamento muito difíceis de achar no Brasil.

Verifique se a unidade que está comprando tem todas as peças plásticas do interior inteiras.

Revenda complicada

A desvalorização que o carro sofre na hora da revenda é bem alta, sem contar que nem sempre lojistas aceitam o modelo na troca, boa parte das vezes, quando o fazem, desvalorizam ainda mais o carro.

Seguro caro

As unidades mais antigas sequer costumam ser seguradas e as novas tem um seguro elevado, na casa dos R$ 10.000,00.

Consumo elevado

Mesmo normalmente equipada com um motor turbodiesel, o consumo é elevado, na casa dos 6 km/l na cidade e 8,5 km/l na rodovia.

Conclusão

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A Discovery é uma compra arriscada, por mais que seu conjunto seja até que robusto, qualquer problema mais sério é uma dor de cabeça desnecessariamente grande.

As unidades mais antigas tem baixo desempenho e alto consumo, que somados à complexa manutenção, não justificam muito a compra.

As unidades mais novas tem um desempenho melhor, porém são igualmente complexas para se manter.

Se o seu sonho é ter uma Discovery, procure uma unidade conservada e com histórico de manutenção impecável, para não se tornar um pesadelo.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.