A Mercedes-Benz é uma das marcas que mais possuem SUVs em seu portfólio, sendo que apenas por carroceria, a marca alemã tem 12 modelos, que não incluem as variantes da Mercedes-AMG e Mercedes-Maybach.
Contudo, os modelos EQA e EQB compartilham a mesma carroceria básica dos GLA e GLB, respectivamente, sendo ambos feitos sobre a plataforma MFA2, enquanto os demais modelos são construídos sobre a base MRA e EVA.
Basicamente, a Mercedes-Benz tem duas linhas de utilitários esportivos, sendo a clássica com os modelos a combustão GLA, GLB, GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé e GLS.
Os modelos elétricos da Mercedes-EQ são compostos pelos EQA, EQB, EQC, EQE e EQS, sem nenhuma variante de estilo cupê. Estes dois últimos ainda não são vendidos no Brasil, mas os irmãos sedãs, estão presentes.
Nesta matéria, falaremos de todos os SUVs da Mercedes-Benz:
Mercedes-Benz GLA
O GLA é o menor SUV da Mercedes-Benz, feito sobre a plataforma MFA2 com 4,41 m de comprimento e 2,73 m de entre eixos, sendo equipado com motor M282 1.3 Turbo de 163 cavalos e 25,5 kgfm.
Outro motor é o M260 2.0 Turbo de 224 cavalos com 35,7 kgfm, com a versão GLA 35 AMG com 310 cavalos, enquanto o M139 2.0 Turbo de 387 ou 421 cavalos no GLA 45 e GLA 45 S.
No caso do GLA 250e, PHEV, são 260 cavalos numa combinação que ainda não veio para cá. Aqui custa a partir de R$ 348.900.
Mercedes-Benz GLB
Fabricado no México, o GLB tem sete lugares e mede 4,68 m de comprimento com 2,83 m de entre eixos, compartilhando a mesma mecânica do GLA, porém, com alguns diferenciais, como a versão GLB 35 AMG com 306 cavalos e 136 cavalos na versão de acesso GLB 180, tal como no GLA.
Nas versões diesel, o GLB tem de 116 a 190 cavalos, sendo equipado com transmissões de dupla embreagem com 7 ou 8 marchas. O GLB aqui tem tração dianteira ou AWD com preços a partir de R$ 378.900.
Mercedes-Benz GLC
O Mercedes GLC é um produto que a marca alemã, com 4,72 m de comprimento e 2,89 m de entre eixos, tendo ele versões a diesel 2.2 com 194 cavalos na versão GLC 220d e uma versão GLC 43 AMG com 390 cavalos, usando um V6 3.0 Biturbo.
Com preços a partir de R$ 459.900, o Mercedes-Benz GLC tem outras versões no exterior, mas aqui ele é um dos últimos modelos de SUV a diesel, assim como seu irmão GLE, o que é uma boa alternativa.
Mercedes-Benz GLC Coupé
Versão do GLC com carroceria de estilo cupê, este SUV tem motor 2.0 Turbo com 258 cavalos e 37,7 kgfm, enquanto o GLC 43 AMG com um V6 3.0 Biturbo de 390 cavalos e 52,9 kgfm.
No mercado brasileiro, o GLC Coupé não tem opção diesel e tem somente tração 4Matic, além de transmissão automática com nove marchas, com preços sugeridos a partir de R$ 610.900.
Mercedes-Benz GLE
O GLE é o modelo de porte intermediário da Mercedes-Benz e ainda sustenta uma plataforma com elementos ainda trazidos da DaimlerChrysler, sendo vendido no Brasil em duas versões.
O GLE 400d tem motor diesel 3.0 seis em linha com 330 cavalos e 71,1 kgfm, enquanto a GLE 53 AMG com um seis em linha 3.0 com MHEV de 48 volts.
Nesse caso, a potência do motor é de 435 cavalos e o elétrico tem 22 cavalos, ajudando a reduzir o consumo. Os preços partem de R$ 750.900.
Mercedes-Benz GLE Coupé
O GLE Coupé é uma variante de estilo homônimo que também foca no diesel no mercado brasileiro, com a versão GLE 400d, que tem o seis em linha 3.0 de 330 cavalos, além do esportivo GLE 63 AMG, com um propulsor micro-híbrido.
Nesse caso, são 612 cavalos do propulsor V8 4.0 M177 e do sistema MHEV de 48V com 22 cavalos, indo de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Os preços partem de R$ 785.900.
Mercedes-Benz GLS
Maior SUV da Mercedes-Benz, o GLS ainda mantém parte do DNA da DaimlerChrysler e seu porte com sete lugares dá ao produto um status acima dos demais, porém, é polido no Brasil.
Para conter preço, que começa em R$ 905.900, o GLS tem somente o V6 3.0 de 367 cavalos com sistema MHEV de 22 cavalos, mas a versão AMG Line simplesmente passa de R$ 1,1 milhão.
Lá fora, o GLS tem V8 4.0 de 489 a 612 cavalos, com versão AMG.
Mercedes-Benz EQA
Elétrico, o EQA é a releitura da Mercedes-EQ para o GLA, usando a mesma carroceria, mas com motor elétrico dianteiro de 190 ou 230 cavalos, além de uma variante com tração nas quatro rodas e 290 cavalos.
Usando bateria de lítio, sua autonomia varia de 426 km a 540 km, dependendo da versão de motor ou configuração, sendo assim bem eficiente na proposta. Parte de R$ 480.900, um preço bem salgado para o mais barato dos Mercedes elétricos.
Mercedes-Benz EQB
Assim como o EQA é para o GLA, o EQB é um reflexo elétrico do GLB e compartilha a mesma estrutura, exceto pela propulsão, com tração dianteira e 190 cavalos, além de uma opção com 230 cavalos e outra AWD com 290 cavalos.
O alcance vai de 412 km a 452 km, tendo como destaque os sete lugares presentes no GLB, porém, diferente deste, não vem do México, mas da Hungria. Parte de R$ 502.900.
Mercedes-Benz EQC
Primeiro Mercedes-Benz elétrico no Brasil, o EQC é um SUV médio robusto, que usa plataforma MRA, mas não a compartilha com os irmãos maiores da EVA.
Sofre por ser o primeiro e por isso tem autonomia de no máximo 417 km, tendo somente uma versão agora, já que na Europa, a opção de 354 km foi retirada. Começa em R$ 693.900.
Mercedes-Benz EQE SUV
Feito sobre a plataforma EVA dos grandes elétricos da Mercedes-Benz, o EQE SUV tem um irmão sedã e seu estilo não corresponde ao do GLE, diferente do EQC em relação ao GLC.
Estiloso, especialmente por seu painel exótico, o EQE SUV não é vendido aqui, diferente do sedã, tendo potências de 390 a 686 cavalos, tendo alcance de até 550 km.
Mercedes-Benz EQS SUV
Assim como o EQE SUV, o EQS SUV não existe aqui, mas o sedã EQS sim.
O SUV elétrico é uma variante maior do citado acima e conta basicamente com duas variantes de tração nas quatro rodas.
Uma tem 360 cavalos, enquanto a outra entrega 544 cavalos, sendo menos que o EQE SUV, não sendo ainda um similar do GLS e nem mesmo tendo sete assentos.
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