Governamental/Legal Matérias NA Trânsito

Parcelamento IPVA – veja como funciona

O parcelamento já está presente no dia a dia do brasileiro há muito tempo. Esta modalidade não está só disponível para compra de serviços ou produtos, atualmente é possível dividir até tributos, como no caso do IPVA.

Com a crise financeira que o país vem passando, obter descontos e formas facilitadas para pagar o imposto foi uma saída para ajudar muitos motoristas. Apesar disso, podemos observar um alto número de cidadãos que não pagaram o IPVA.


Mais de 220 mil pessoas não pagaram no estado do Rio Grande do Sul.

Em São Paulo mais de 6 milhões de veículos não pagaram IPVA até agora.

Na Bahia o número também está alto: 351 mil automóveis que ainda não quitaram a dívida. Os números são referentes 2018.


VEJA TAMBÉM:

Para onde vai o dinheiro do IPVA?

Carro, moto, ônibus e caminhão, todos esses devem pagar. O dinheiro arrecadado é dividido entre o estado e o município onde o automóvel foi registrado, ou seja, não é destinado ao Governo Federal. Com o valor recebido, o poder público deve realizar investimentos na educação e em outros sistemas.

Para entender essa partilha, a divisão é feita assim: 40% do valor recolhido é encaminhado para governo estadual e mais 40% é destino à prefeitura onde é responsável pela cidade onde houve o emplacamento.

Os outros 20% vão para a Fundeb, que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Parcelamento IPVA - veja como funciona

Isso quer dizer que mesmo sendo pago por pessoas que possuem carros e utilizam vias públicas de transporte, todo o dinheiro arrecadado com o IPVA não necessariamente precisa ser utilizado em melhorias de ruas e rodovias.

A lei brasileira é que indica que a divisão deve ser realizada desta forma informada anteriormente.

De forma geral, o governo pode decidir qual a melhor maneira de utilizar os 40%, pode ser para saúde, educação, manutenção das ruas e até os custos com o funcionalismo público.

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Mas voltando ao IPVA, o não pagamento causará graves consequências ao proprietário do carro.

A primeira dela é o impedimento de realizar o licenciamento, que é a autorização para o veículo circular pelas ruas do país e, além disso, ele atesta que o mesmo encontram-se dentro normas de segurança e ambiental.

Parcelamento IPVA - veja como funciona

Quem for pego, em uma blitz, por exemplo, com o licenciamento irregular, poderá ter o carro apreendido.

Já o IPVA atrasado em si não ocasiona apreensão, se ocorrer de algum motorista passar por essa situação, ele pode recorrer e solicitar indenização. Muitos especialistas, geralmente advogados, defendem que o estado não tem o direito de retirar bens de cidadãos, e o correto é analisar outra forma de fazer a cobrança.

A boa notícia é que você não precisa ficar refém de uma dívida por muito tempo. É viável pagar IPVA atrasado, de outros anos. Por meio do site do Detran do seu estado, é possível fazer uma consulta referente às pendências do seu veículo. Basta informar a placa e o Renavam.

O parcelamento do IPVA

Ao receber o boleto do IPVA, você pode optar por duas formas de pagamento: o parcelamento em até três vezes ou pagamento integral, à vista, que dá desconto para quem pagar tudo de uma vez.

É importante tomar ciência que mesmo quitando o débito de outros anos, o novo boleto será gerado com juros atualizados e correções monetárias, ou seja, assim como qualquer atraso de pagamento de outros serviços, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, também repassará juros ao motorista, ficando obviamente mais caro.

Parcelamento IPVA - veja como funciona

Caso você esteja na lista dos que possuem débitos de IPVA anteriores não pagos, ainda existe uma saída que pode ajudar. Alguns estados oferecem o parcelamento da dívida e para isso é necessário entrar em contato com a Secretaria da Fazenda (estadual) para ver a possibilidade de negociação.

A outra boa notícia é que isso pode ser feito por cartão de crédito ou débito. Logo depois do Contran – Conselho Nacional de Trânsito autorizar a utilização de cartão para quitar multas (tanto para parcelamento como à vista), o Denatran, Departamento Nacional de Trânsito fez a publicação de uma portaria onde incluía também a quitação de outros custos referentes ao veículo, que integra o IPVA.

Após a publicação no Diário Oficial da União, foi preciso a implantação e adequação dos órgãos oficiais de trânsito como Detrans, Polícias estaduais, rodoviárias e prefeituras. Como o projeto é novo, pode haver alguns problemas nesse início.

Para aqueles que optarem por pagar o IPVA por meio de cartão de crédito, é bom prestar muita atenção, em alguns estados, o parcelamento pode ser feito em até 12 vezes, mas, com juros.

Para consultar mais informações e ter uma base de quanto pode ser o juros de mercado praticado, o aconselhável é entrar em contato direto com o Detran.

Passar a adotar o pagamento por meio de cartão de crédito ou débito para multas e IPVA, tem como intenção reduzir o número de inadimplentes e evitar que outras pessoas possam ficar devendo ao governo, principalmente em momentos de crise, como a do Brasil vem passando, explica o Ministério das Cidades que hoje está vinculado ao Contran.

Parcelamento IPVA - veja como funciona

Em Minas Gerais, o governo promete conceder desconto de 3% para bons pagadores de IPVA, mas o projeto valerá a partir de 2019 para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Para não deixar de liquidar, o recomendado é fazer um planejamento e se possível aproveitar as oportunidades de descontos para pagar à vista ou parcelamento. Deixar para quitar o licenciamento depois pode ser um risco, por isso, tente fazer o pagamento tudo junto.

O valor pago do seguro obrigatório, conhecido como DPVAT, está incluso no IPVA. Ele serve para indenizar pessoas vítimas de acidentes de trânsito. O preço varia de acordo com a categoria do automóvel. Para obter o boleto do seguro DPVAT separado, só solicitando pelo site da Seguradora Líder, a responsável pelo controle do serviço.

Muitos motoristas têm isenção do IPVA e não sabem, alguns casos são até curiosos. A cada 3 brasileiros 1 está dispensado de pagar o imposto.

Pessoas com dificuldade de mobilidade, deficientes físicos e mentais condutores ou não, para vítimas que tiveram o carro roubado ou furtado e para quem está em tratamento de câncer, em alguns estados.

A lista completa está na matéria: Carros com IPVA atrasado: podem ser apreendidos?

Parcelamento IPVA – veja como funciona
Nota média 2.7 de 7 votos

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Fanjos

    Imposto mais ridículo do planeta.
    Carro não passa de um pedaço de ferro com plastico, querer taxar algo assim TODO santo ano é a mesma coisa que querer taxar uma TV ou geladeira ou carrinho de pedreiro, etc.
    Quer cobrar esse imposto absurdo na hora da compra?Ok, cobra somente na hora da compra e mesmo seria absurdo ainda mas menos nojento que querer cobrar esse absurdo que cobram.
    Se é para manter esse chorume que seja destinado totalmente para a manutenção das vias para que não aja um único misero buraco

    • Ford Opala Attractive 200TSI

      Não sou contra a existência do IPVA, pois assim como o IPTU é um imposto sobre a propriedade de bens. Ou seja, quem mais tem, mais paga. E quem tem casa e carro se utiliza de toda uma infraestrutura que onera o poder público. Só acho que 4% é muuuito. Deveria ser menos da metade disso.

      Eu sei que já pagamos impostos quando compramos o carro, pagamos pedágio, pagamos licenciamento e DPVAT e assim por diante. E eu sei também que essa multitributação ( nem sei se essa palavra existe kkkk) é pesadíssima. Mas a culpa é de todo o sistema político/ eleitoral/ judiciário que faz com que a corrupção, a impunidade e a má administração imperem.

      • Fanjos

        Eu tb não sou contra imposto, não acredito em anarco capitalismo, é tão utópico quanto o comunismo funcionar,
        Mas os impostos devem ser justos e uma reforma completa no país é urgente para ontem.

        • Ford Opala Attractive 200TSI

          Exato!

        • Luis Burro

          Eu até concordo com a idéia do imposto,mas no fim sou totalmente contra.
          No Brasil ñ adianta falar q ñ é contra imposto pq eles simplesmente ñ usam o montante como deveriam.
          Isto aí serve só pra pagar as despesas da familia de cada político,já acho q político nem deveria ter salário pq nem profissão é,eles ñ produzem nd!

      • Cesar

        ” E quem tem casa e carro se utiliza de toda uma infraestrutura que onera o poder público….”

        Perguntas:
        Quando você compra um carro já não paga ICMS?
        Quando você compra um imóvel você já não paga ITBI?
        Qualquer mercadoria ou serviço já não paga ICMS?
        O seu salario já não é tributado com IRPF?
        Para que servem as taxas de limpeza urbana, taxa de iluminação, taxa de água e esgoto?

        Em resumo: quem tem casa e carro e se utiliza de toda uma infraestrutura não onera o poder público porque já paga para a implantação e manutenção desta. O IPTU e IPVA é somente mais uma forma de se cobrar por algo que já foi cobrado anteriormente.

        • Ford Opala Attractive 200TSI

          Partindo desse seu raciocínio, só deveria haver um único imposto, pois todos os outros seriam bitributação. É ilusão achar que todo imposto é injusto.

          – O IPTU e o IPVA não tem nada a ver com água e luz que são taxas, ou seja, dependem de uma contraprestação de serviço.
          – O ITBI vc pode passar a vida inteira sem pagar, se vc morar de aluguel, por exemplo.
          – O ICMS é sobre circulação de mercadorias, precisa de nota fiscal, se vc comprar só carro usado, vc não vai pagar também. Então são impostos de naturezas diferentes.

          O IPTU e o IPVA são uma forma justa de cobrar pela utilização da infraestrutura urbana: ruas, praças, parques, equipamentos urbanos ( postes, sinalização, placas, lixeiras, mobiliario urbano) e muitas outras coisas.

          São muito mais justos que o IR, ISS, ICMS, IPI que são impostos que “punem” quem produz, quem faz o país crescer.

          • Thiago

            Amigo, as taxas que são tributos vinculados só podem ser usados para cobrir despesas e investimentos naquele tipo de serviço que foi prestado ou posto em disponibilidade, já os impostos são tributos não vinculados… então dificilmente o IPVA, que é repartido entre o município e o estado e o IPTU, q é totalmente do município, será utilizado para infraestrutura urbana, infelizmente será usado para cobrir algum rombo seja na folha de pgto ou em algum fundo… o ideal seria que esses impostos teriam que ser convertidos em taxas para aí sim serem usados nessa infraestrutura que vc disse… mas estamos em banânia aquele país tropical famoso pelo carnaval, futebol e telenovela (pão e circo) onde o povo tem bandido de estimação…

            • Ford Opala Attractive 200TSI

              Concordo. É utópico achar que boa parte do valor do IPTU, IPVA sirvam para melhorar a cidade. As taxas que o município cobra são para serviços prestados, ou seja, iluminação pública, coleta de lixo, implantação de asfalto novo (não manutenção), roçada e outros serviços. O resto terá que vir dos impostos mesmo.

          • Fernando H. Oliveira de Azeved

            Perai, irmao. Energia recolhe icms todo mês na conta. Agua geralmente esta dentro da cidade, vc ainda acha certo pagar ICMS?
            E pra que imposto, se eles ja repassam esses dois produtos com lucro? Ou voce acha que o governo repassa isso a preço de custo?
            O ITBI só deve ser pago por quem tem casa, obvio que eu nao vou pagar se morar de aluguel. ICMS de carro usado tb é pago, sim, simplesmente pq as garagens sao obrigadas por lei a emtir nota de venda.
            Se não emite, é problema da fiscalização da receita estadual.
            Venda de veiculos entre pessoas fisicas, não se emite nota, mais isso é cagada do governo, não do povo. IPTU e IPVA sao justos, e ISS, IR, ICMS e IPI nao sao?
            Entao vc tira esses impostos da empresa e joga pro povo pagar?
            Gozado que nos EUA nao pensam assim.
            Voce nao paga IPVA por lá. E eles sao o maior país do mundo.
            IPTU e IPVA só deviam ser pago na aquisiçao do carro e da casa.
            Depois deveria ser só seguro e licenciamento, no caso do carro.
            E ITBI qdo vender a casa e IPTU qdo comprar a casa nova.

      • Fernando H. Oliveira de Azeved

        Se vc nao é contra o imposto sobre bens, então devemos apoiar o IPVA sobre barcos, iates, lanchas e avioes. Eles tb sao veiculos automotores.

    • Diego G. de Lima

      Queria saber como é no resto do mundo, tem esse imposto análogo nas republicas de verdade?

      • Fanjos

        Se cobram um imposto desses no EUA o pessoal queima o congresso na base da bala

        • Diego G. de Lima

          Kkkkk…

    • Esses dias descobri algo muito interessante, na Alemanha é cobrado imposto sobre o sinal de TV todo ano, basta ter uma tv que paga. Dono de cachorro também paga imposto. Descobri isso pois tenho o hábito de ver vídeos no YouTube de brasileiros que moram em outros países.

      • Pedro Henrique

        no japão também, se você tem TV em casa o pessoal de uma tv estatal? nacional? algo assim, bate na sua porta pra você pagar anuidade e eles estão cobertos por lei pra fazer isso.
        você pode ter só a tv sem estar ligada a nada, só o fato de possuir o equipamento…

        • Luis Burro

          Pois é,mas vá ver se o montante ñ é utilizado como deveria.
          Sério ñ dá mais pra pagar,ñ sei pq o pessoal ñ se organiza e boicota,é absurdo um troço destes.
          Ou então todo mundo virá político,quero ver a gambiarra pra evitar o colapso!

      • Filipe Augustus

        Aqui em casa eu pago todo mês, hahaha quem dera que fosse 1 vez por ano! rsrs

    • Filipe Augustus

      Eu só acho que deveriam cobrar por peso uma tributação entre 150 e 500 reais que já estivesse incluído licenciamento, seguro obrigatório e etc. Mais que isso é abuso!!!!!

    • José Barbosa

      Cara, por incrível que pareça, para a nossa realidade, não é.
      No Brasil, infelizmente, há uma economia informal muito forte e uma falta de progressividade nos tributos. Uma das poucas formas do Estado tributar as pessoas pela capacidade, minimamente, é através do IPVA e outros impostos sobre o consumo, especialmente nestes bens que possuem maior valor agregado.

  • Ford Opala Attractive 200TSI

    Tem estados em que o IPVA é 4%.
    Significa que a cada 25 anos vc está dando um carro para o governo.

    Quem por acaso tem 5 carros (empresa), vai dar um carro para o governo a cada 5 anos.

    • Fanjos

      São Paulo por exemplo, um Estado extremamente rico e que acharca a população sempre que pode, culpa desse governo esquerdista lixo do PSDB, por isso que para governador temos que votar no NOVO aqui para dar uma aliviada nesses absurdos

      • Ford Opala Attractive 200TSI

        Faz tempo que o PSDB não é esquerda rsrs

        • Fanjos

          Imagina se fosse né…
          Alias Socialista Fabiano é isso mesmo, é a pior especie de esquerdista que existe, muito pior que o esquerdista comunista que é burr0 e fácil de desmascarar, o Socialista Fabiano é muito esperto, é uma cobra que se transveste de uma coisa que não é para enganar fazendo se passar por aquilo que não é e para no final acalçar o mesmo objetivo do comunista mas maquiado de maneira mais palatavel mas que no fim segue a risca a cartilha:
          – Estado inchado
          – Empresas “concedidas” (privatização de verdade que é bom nada) nas mãos dos “amigos” do rei que dividem e pilham a nossa grana, o Metrô é um excelente exemplo.
          – Impostos e mais impostos
          – Protecionismo para proteger os amigos do rei
          – Falta de liberdade econômica, livre mercado para esse pessoal não existe
          – Regulamentações e interferência do Estado o tempo todo na vida cotidiana
          – Imposições e dificuldade imensa para empreender assim evitando que as empresas amigas possam sofrer concorrência algum dia.

          Tem muito mais coisas, mas o texto ficaria ernome

          • Ford Opala Attractive 200TSI

            Mas aí vc não está falando nem de São Paulo nem do PSDB, vc está falando do BRASIL IL IL IL rsrs

        • Pedro Henrique

          não existe partido no Brasil que não seja de esquerda ou centro-esquerda.
          resumindo, não existe direita no Brasil, o partido mais próximo a isso que existe é o NOVO e é um baguinho de feijão dentro da feijoada.

      • Louis

        Uma coisa é certa, o Alckmin só aumentou o tamanho do estado, é um burocrata de esquerda, sufoca os pequenos empresários e todo mês tem mudança tributária. Não fez nada para diminuir a máquina estatal. Ele tem sede de arrecadação. Nesse cara eu não voto mais.

    • Filipe Augustus

      Tenho um cliente que pagou 108 mil reais de IPVA dos carros dele e das Montana da empresa!!!! Isso é um absurdo!

  • SK15

    Complementando outros comentários … Tabela atual da alíquota de cada estado:

    • Acre – 2%
    • Alagoas – 3%
    • Amazonas – 3%
    • Amapá – 3%
    • Bahia – 2,5%
    • Ceará – 2,5%
    • Distrito Federal – 3,5%
    • Espírito Santo – 2%
    • Goiás – 3,75%
    • Maranhão – 2,5%
    • Minas Gerais – 4,0%
    • Mato Grosso – 2%
    • Mato Grosso do Sul – 3,5%
    • Pará – 2,5%
    • Paraíba – 2,5%
    • Paraná – 3,5%
    • Pernambuco – 3%
    • Piauí – 2,5%
    • Rio de Janeiro – 4,0%
    • Rio Grande do Norte – 3%
    • Rio Grande do Sul – 3%
    • Rondônia – 2%
    • Roraima – 3%
    • Santa Catarina – 2%
    • Sergipe – 2,5%
    • São Paulo – 4,0%
    • Tocantins – 2,0

  • Diego G. de Lima

    Paguei essa desgraça hoje, 1000 paus, se parcelasse ia ficar 1200 e uns trocados. Depois de pagar essa desgraça, o seguro, as contas sobrou 70 reais. kkkkkk
    Cada k uma lagrima.
    Não sei o que me revolta mais, pagar o seguro ou esse imposto maldito.

    • Pedro Henrique

      se você paga mil reais de IPVA, você tem um carro com bom valor agregado, a escolha foi totalmente sua de compra, a todo momento você estava ciente e sabe que tem impostos a pagar.
      acredito que impostos em que não é visto retorno deva ser mais revoltante pois o seguro você está pagando por um serviço privado de escolha pessoal e opcional.

      • Diego G. de Lima

        Pior que não, é um carro comum. Sobre o seguro não vou nem comentar que pago não por luxo, mas por necessidade.

        • Pedro Henrique

          mas você não é obrigado a contratar o seguro, isso que estou dizendo, não existe lei obrigando a isso, paga quem quer, quem pode…
          não deixa de ser um item essencial na minha opinião, só que é melhor que seja assim, opcional se a lei obrigasse a ter seguro o preço desse ia pro espaço já que as pessoas estariam amarradas a lei que os obriga.
          quanto ao ipva, então deve ser morador dos estados que mais cobram ipva porque mais de mil reais de ipva em um carro, no minimo o carro tem q valer acima de 40 mil que já não é coisa de “pobre” se é que me entende

  • Pedro Henrique

    Santa Catarina não da desconto para pagamento a vista do IPVA, é tudo na bucha mesmo

    • Rodrigo Santos

      Em MG tem um desconto ridículo de 3%.

      • Pedro Henrique

        ridículo de 3% é melhor que de 0%

        • Ford Opala Attractive 200TSI

          Segundo a tabela postada acima, em SC a alíquota é 2%, ou seja, vc paga metade do que alguém que tenha o mesmo carro que vc, só que em SP, RJ ou MG.

          Ou seja, vc está chorando de barriga cheia kkkkkk

          • Pedro Henrique

            o valor da alíquota aqui não vem ao caso mas o próprio estado não te estimula a pagar a vista (que seria melhor pra eles já que evita esquecimento e atraso)
            o valor da alíquota também corresponde ao tamanho da frota e não sei se já veio pra SC mas aqui as cidades são relativamente pequenas e até por isso a mobilidade urbana na capital é um caos principalmente no verão que é quando tem mais turista do que morador.
            os estados que tem maior frota cobram mais, gastam mais.

            • Ford Opala Attractive 200TSI

              Não sei de onde vc tirou esse raciocínio. Não existe motivo nenhum para um estado cobrar mais que outro.

              Eu já fui a SC, moro no PR, que também tem muitas cidades minúsculas. Não há motivo para a alíquota aqui ser 3,5% e ai 2%. SP tem mais gastos mas também tem muito mais carros para cobrar IPVA.

              A alíquota deveria ser igual em todos os estados.

              • Pedro Henrique

                santa catarina tem quase metade da população do paraná.
                o ideal é que a população a mais compensasse o aumento de gastos por igual, mas isso não ocorre, não a toa os estados que mais cobram ipva são os mais populosos.
                isso é certo cobrar tanto? não, mas se cobrando isso tudo com custo de vida alto essas metrópoles já estão abarrotadas de carro, imagina se fosse barato.

    • Emanuel Schott

      Aqui em RO não tem parcelamento, mas tem 10% de desconto se pagar com dois meses de antecedência ou 5% se pagar com um mês.

  • afonso200

    nos EUA um carro padrao Corolla e similares é 130dolares por ano de imposto

    • Emanuel Schott

      Sempre contam essa parte boa dos “tio Sam”, mas esquecem de citar a ruim. Problema nos EUA é o seguro obrigatório contra danos a terceiros. Muitas vezes o valor do seguro chega a custar 30% do valor do veiculo. Se não contratar, corre o risco de ter o veículo apreendido.

      • Jefferson Ferreira

        Não o seguro lá é mais barato que o seguro aqui… e depende do estado seguro e não é obrigatório como aqui…

        • Emanuel Schott

          Não é não. Lá não interessa se é um carro 0km de $50.000 ou um usado de $5.000, o seguro tem o mesmo valor. Isso ele a a conta pra um valor muito alto em relação ao valor do veículo. Conheço gente que paga $1.200/ano de seguro e tem um carro velho de $3.000.

          E não, não tô falando de DPVAT que é relativamente barato e só cobre morte ou invalidez, tô falando de seguro daqueles que você aciona quando bate o carro. Esse seguro não é obrigatório no Brasil, contrata quem quer, lá é obrigatório no país todo.

      • Alexandre Borges

        Cara depende muito do estado. Esse dias vi um video do CarlinhosTroll (tem canal no youtube) e ele disse q paga algo em torno de 10% do valor do carro por ano. Seguro total com 100 mil dolares de danos para terceiros. Eu pago me media 5% ano no brasil (logan 2016), mas o cara tem uma SUV q pagou 50 mil dolares q aqui custa 450mil (chevrolet tahoe).

        • Alexandre Borges

          Resumindo, ele paga algo com o 3 salarios americanos de seguro por ano. Eu pago tambem 3 salarios (brasil 980,00) por ano no seguro. Só q meu caro nem chega perto do dele.

        • Emanuel Schott

          O negócio é que o carro dele é 0Km e consequentemente o valor é alto.

          A grande questão é que o seguro não é atrelado ao carro, mas a pessoa. Então se hoje ele paga $1000 no seguro (ou 2,5% do Chevrolet Tahoe dele), pagaria a mesma coisa pra um carro usado de $5.000 (ou 20% do valor). Essa alíquota é muito alta e mesmo que fosse a mesma do BR, não dá pra desconsiderar que aqui é opcional (não estamos falando de DPVAT que é relativamente barato e só cobre morte ou invalidez) e lá é obrigatório.

          • Alexandre Borges

            Sim. Entendo. Pra carro barato la custa caro ter seguro, mas pra carro novo ou seminovo é beeem mais em conta q no brasil. Alem do q carro la é bem barato comparado com o brasil.

  • Luis Burro

    Eu ñ consigo entender qm ñ dá esmolas mas fica pagando imposto e sustenta os mais vagabundos do Brasil!

    • Louis

      Ué, mas o Loola acabou com a miséria no país, pra quê dar esmola?

      • Luis Burro

        Ele acabou com o país,realmente agora ñ tem mais nd!😂

  • Matozao

    Alguém sabe me dizer se a possibilidade de dividir multa no boleto? MG

  • Alexandre Borges

    Nos ultimos 13 anos eu tive 3 carros. Corsa 2000, Siena 2009 e Logan 2015. Somando o que paguei de IPVA se eu tivesse deixado aplicado na poupança eu teria 20.000 reais.

  • zeh

    …parcelamento???deveriam acabar com esse imposto fajuto….roubado pelo estado….já não basta a indústria da multa atuando livremente….só o licenciamento bastaria…

  • Luis Burro

    Eu ñ concordo só pq é imposto e sou totalmente contra pq no Brasil sabemos q ao menos uma parte ñ vai ter o destino q deveria e obriga a lei,é revoltante isto!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email