*Destaque Governamental/Legal Listas Top 10

Top 10: carros com IPVA mais barato

Ao contrário do que muitos pensam no momento da aquisição, um automóvel não gera custos somente na compra e nos postos de combustível. Além desses dois fatores, um veículo carece de pagamento de impostos e manutenção, por exemplo. Quanto aos impostos, o proprietário do carro deve pagar todos os anos o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de vias Terrestres) e licenciamento.

O IPVA é uma taxa estadual que é dividida entre o estado e o município em que o automóvel foi emplacado. Sem ele, o proprietário não consegue realizar o licenciamento do veículo, que é necessário para manter o modelo em circulação no território nacional sem complicações e também para realizar a transferência do bem em uma futura venda.



No estado de São Paulo, o IPVA corresponde a 4% do valor venal do veículo. Como exemplo, se um automóvel tem valor venal de R$ 20 mil, ele irá pagar aproximadamente R$ 800 de imposto. Pensando na questão citada logo no começo desta matéria, listamos alguns exemplos de automóveis que têm valor de IPVA um tanto quanto baixo. Para tal, consideramos apenas carros de até R$ 20 mil com no máximo 15 anos de uso. Confira:

1) Volkswagen Gol Special 1.0 2p 2002 – preço médio de R$ 9,4 mil e IPVA de R$ 376

Volkswagen-Gol-Special Top 10: carros com IPVA mais barato

Um dos exemplos de automóveis que possuem IPVA mais em conta é o Volkswagen Gol Special. O modelo de 2002 na configuração de carroceria de duas portas tem preço médio de R$ 9,4 mil. Sendo assim, o imposto do veículo no estado de São Paulo é de aproximadamente R$ 376. Uma verdadeira “pechincha”.

O Gol Special 2002 oferece um motor 1.0 litro a gasolina, que rende até 54 cavalos de potência e 8,5 kgfm de torque, atrelado a uma transmissão manual de cinco marchas. Por se tratar da versão mais em conta da linha na época, o modelo não oferecer quaisquer equipamentos de conforto.

2) Ford Fiesta Street 1.0 2p 2002 – R$ 9,4 mil e R$ 376

Volkswagen-Gol-Special Top 10: carros com IPVA mais barato

Outro exemplo de automóvel mais antigo como IPVA barato é o Ford Fiesta Street com duas portas de 2002. Este modelo pode ser encontrado pelo mesmo preço médio do Gol Special e paga os mesmos R$ 376 de IPVA.

A primeira geração do Fiestinha usa um motor 1.0 litro a gasolina, capaz de entregar potência de 65 cavalos e torque de 8,9 kgfm, juntamente com uma transmissão manual de cinco marchas. A lista de equipamentos do carro também é bastante enxuta, onde os destaques na época eram os retrovisores com comando manual interno, cintos de segurança com ajuste de altura, vidros verdes escurecidos, entre outros.

3) Fiat Palio Young 1.0 2p 2002 – R$ 9,7 mil e R$ 388

Volkswagen-Gol-Special Top 10: carros com IPVA mais barato

Pertencente ao mesmo segmento do Ford Fiesta Street e do Volkswagen Gol Special, o Fiat Palio Young aparece em terceira posição. É possível encontrar este modelo em sua configuração com duas portas, de ano 2002, por algo em torno de R$ 9,7 mil, sendo que o IPVA se aproxima dos R$ 388.

O compacto conta com um motor 1.0 litro a gasolina, com seus 61 cv e 8,1 kgfm, atrelado a um câmbio manual de cinco marchas. Ele também conta com poucos equipamentos, sendo que algumas unidades podem dispor de airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado e direção hidráulica, que na época eram ofertados como opcionais.

4) Chevrolet Celta Super 1.0 2p 2002 – R$ 11,1 mil e R$ 444

Volkswagen-Gol-Special Top 10: carros com IPVA mais barato

O quarto lugar segue exibindo um carro popular do início da década de 2000. O Chevrolet Celta Super, modelo mais em conta da linha da fabricante norte-americana no País, conta com preço médio de R$ 11,1 mil e IPVA de R$ 444. Este preço corresponde ao modelo com carroceria de duas portas e ano 2002.

Na motorização, o Celta Super dispõe de um 1.0 litro a gasolina, com até 60 cavalos de potência e 8,3 kgfm de torque, com uma transmissão manual de cinco marchas. Algumas unidades podem dispor de sistema de som, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, entre outros.

5) Peugeot 206 Sensation 1.4 2006 – R$ 12,2 mil e R$ 488

Volkswagen-Gol-Special Top 10: carros com IPVA mais barato

O Peugeot 206 era um dos carros mais modernos da época em seu segmento. O modelo na versão de acabamento Sensation de ano 2006 é o quinto colocado deste top 10. Ele tem preço médio de R$ 12,2 mil, o que resulta num IPVA de algo em torno de R$ 488 no estado de São Paulo.

Na motorização, há um 1.4 litro flex, que desenvolve 82 cavalos de potência e 12,6 kgfm de torque, com um câmbio manual de cinco marchas. Ele dispõe de desembaçador e limpador do vidro traseiro, volante com ajuste de altura, preparação para som, tela multifunções no painel central, entre outros. Algumas unidades dispõem ainda de direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, entre outros.

6) Renault Clio Get Up 1.0 4p 2006 – R$ 13 mil e R$ 520

Volkswagen-Gol-Special Top 10: carros com IPVA mais barato

Há também o popular Renault Clio. A versão Get Up com carroceria de quatro portas e motor 1.0 litro, de ano 2006, está disponível no mercado com preço médio de R$ 13 mil, seguindo os dados da tabela Fipe. Com isso, o modelo paga somente R$ 520 de IPVA.

O Clio GetUp oferece um motor 1.0 litro flex, com até 76 cavalos de potência e 10 kgfm de torque, com um câmbio manual de cinco marchas. Entre os equipamentos, há faróis de neblina, computador de bordo, alarme perimétrico, sistema de som com comando satélite na coluna de direção, vidros elétricos dianteiros, ar-condicionado, entre outros.

7) Chevrolet Corsa Joy 1.0 2008 – R$ 16 mil e R$ 640

Volkswagen-Gol-Special Top 10: carros com IPVA mais barato

Em sétimo lugar aparece o Chevrolet Corsa na versão de entrada Joy de ano 2008, que usa um motor 1.0 litro flex de até 79 cavalos de potência e 9,41 kgfm de torque, com um câmbio manual de cinco marchas. O hatch compacto tem preço médio de R$ 16 mil e IPVA de algo em torno de R$ 640.

Porém, ele acaba não sendo uma boa opção para quem busca por um refinamento a mais, já que o ar-condicionado pode ser encontrado somente a partir da versão superior Maxx. Há apenas itens básicos, como desembaçador do vidro traseiro.

8) Fiat Stilo 1.8 2004 – R$ 17 mil e R$ 680

Volkswagen-Gol-Special Top 10: carros com IPVA mais barato

Quer um modelo de categoria superior à desses outros sete carros citados acima? Há o Fiat Stilo. O hatch médio da fabricante italiana pode ser encontrado na versão de entrada com motor 1.8 a gasolina, de ano 2004, com preço médio de R$ 17 mil. Por conta disso, ele paga IPVA de R$ 680.

O motor que equipa o Fiat Stilo nesta configuração consegue entregar até 122 cavalos de potência e 17,4 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de cinco marchas. Há recursos como direção elétrica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, porta-luvas refrigerado, entre outros. Algumas unidades contam ainda como airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado e sistema de som com CD player.

9) Ford Ka Class 1.0 2012 – R$ 18 mil e R$ 720

Volkswagen-Gol-Special Top 10: carros com IPVA mais barato

A nona posição é ocupada pelo compacto Ford Ka em sua segunda geração. A versão Class dotada de um motor 1.0 litro flex, de ano 2012, tem preço médio de R$ 18 mil. Portando, o modelo conta com um IPVA de aproximadamente R$ 720.

Sob o capô, o carro esconde um motor 1.0 litro flex de até 73 cavalos e 9,4 kgfm, com um câmbio manual de cinco marchas. Há poucos recursos, como painel com conta-giros e banco traseiro rebatível. Algumas unidades dispõem ainda de airbag duplo, faróis de neblina, alarme antifurto, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rodas de liga-leve, sistema de som com Bluetooth, entre outros.

10) Renault Logan Authentique 1.0 2011 – R$ 19 mil e R$ 760

Volkswagen-Gol-Special Top 10: carros com IPVA mais barato

Por fim, há o sedã compacto Renault Logan em sua versão Authentique com motor 1.0 litro flex, de ano 2011. Este modelo conta com preço médio de R$ 19 mil, com IPVA de algo em torno de R$ 760.

O Logan Authentique oferece um motor 1.0 litro flex de até 77 cavalos de potência e 10,1 kgfm de torque, com transmissão manual de cinco marchas. Há itens como ar quente, desembaçador do vidro traseiro, preparação para som, entre outros. Certos exemplares oferecem ainda direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, volante ajustável em altura, entre outros.

5.0

COMPARTILHAR:
  • Raul Pereira

    IPVA (assim como outros impostos praticados por aqui) é definitivamente uma extorsão. Um carro de valor de mercado baixíssimo, sem o mínimo de itens opcionais custa quase 400 mangos pra manter por ano, sendo que meu Onix tem valor muito maior de mercado e custa pouco mais que o dobro. É um valor totalmente desproporcional ao que foi adquirido, essa história de 4% na prática é conversa…

    • Xandy Paiva

      Além de ser uma extorsão, não retorna em nada pra gente.

      Outra coisa, porque em alguns estados e mais barato que em SP.

      E outra, se não me engano no Paraná, vc tem a opção de pagar parcelado, sendo um mês sim é outro não, ao contrário daqui que além de todas as despesas já existentes no nosso começo de ano, eles ainda nos obrigam a pagar nos três primeiros meses.
      É só um detalhe, atrasa pra vel o valor da multa, é exorbitante, não existe multa nenhuma no país igual a ela, e ninguém questiona isso????????????

    • Hodney Fortuna

      Sempre digo: o IPVA é um imposto desonesto e criminoso por associação indevida estatal sobre a propriedade privada do cidadão! Sempre afirmo que o sistema tributário brasileiro é uma afronta ao direito a propriedade! É uma extorsão socialista! Um dinheiro que dizem ser para uma determinada área mas, sempre vai estar envolvido em escândalos de desvios e corrupção! Esse imposto era para ser extinto!

      • Cosi fan Tutti

        Por isso que o Brasil não tem chance de entrar no 1º mundo enquanto não mudar toda a estrutura de impostos existente, e isso teria de mexer na maquina publica que hoje não aceitam, então é praticamente inviavel, e o Brasil nunca vai mudar, vai ver a China e a India entrar no rol dos países mais fortes e avançados ate 2050 (projeção é que a China passe os Eua em 2032) e vai ficar pra tras, capaz de perder ate pra Russia, se brincar. Infelizmente é isso!

  • Nossa, não esperava o Stilo nessa lista, seria devido ao valor de mercado (que na prática começa a partir de 13-14 mil)? Isso é um outro ponto a favor dele na minha escolha do próximo veículo.

  • Aristeu Junior

    Aqui em Rondônia o IPVA pra carros 1.0 é de apenas 2%
    Ano passado paguei 633 no IPVA do meu UP TSI com desconto. Nesse ano eu prevejo algo próximo a R$ 600
    Se fosse com motorização 1.6 o IPVA seria maior

    • invalid_pilot

      Inveja, aqui em SP up Move aspirado 14/15 pagará R$ 1.113,79

      • Diego

        Já esteve em Rondônia ? Coloque no Youtube sobre as condições das estradas deste estado, vai pagar 1113 sem olhar para trás.

        • invalid_pilot

          Já esteve em SP ? , coloca no google e veja o estado de conservação das vias e preferiria morar em Rondonia que pelo menos não tem trânsito.

      • Pedro Henrique

        eu achei um absurdo esses preços da matéria e de sp… credo
        aqui em SC eu pagava 550 de ipva no palio 1.4 2010 e agora que virou o ano deu pra ver e vou pagar 757 e imposto no up TSI cross 2016…
        porém uma coisa agora que vi é que o aristeu ali de rondonia tem desconto no pagamento, aqui em SC não tem desconto, se você pagar parcelado ou cota unica da o mesmo valor, mancada assim não estimula ninguém a pagar cota unica

        • invalid_pilot

          Esse valor dito por mim já conta os magnificos 3% de desconto pra pagamento a vista.

          • Pedro Henrique

            pelo valor que é tbm esses 3% faz diferença, mais de mil reais em um up 14/15 aspirado.. e ainda tem o seguro que é mais caro e o rodizio…
            sp é coisa pra maluco kkkkkkk

    • Hodney Fortuna

      Aqui no Ceará é assim! Carros 1,0 até 100 cv paga 2.5%
      Carros com motor até 180 cv paga 3%
      e acima de 180 cv paga 3,5%.
      O carro fica isento de IPVA quando completa 15 anos.
      Meu carro, um Fiat Palio Economy 11/12 irei pagar R$ 405 e com o desconto, 380 reais.

    • Andre Henrique Melo

      Sorte sua Minha Palio 2013 R$ 1.200 Rio de Janeiro ano passado dia 10 si valor deste ano. No ES o mesmo carro R$ 460,00

  • Diego

    No RJ carros com mais de 15 anos de produção não pagam IPVA, apenas as taxas, gera um total de 253 Reais, este ano veículos ano 2003 pagarão IPVA pela última vez, mesmo aquele carro que hoje paga IPVA se possuir GNV tem redução de 75% do valor do Tributo.

    • RPM

      Exato….não tenho pago mais IPVA do meu Civic 99,somente as taxas de licenciamento…

      • Pedro Henrique

        excelente carrinho, mas, diga, é complicado achar peças pra ele? tanto de manutenção cotidiana quanto peças de carroceria e acabamento?

        • RPM

          Não é complicado não….eu mesmo compro quase tudo na css,pois dou preferência para pçs de qualidade….mas tem muita coisa mais barata no mercado paralelo,com qualidade inferior,claro….mas vou vendê-lo,pois comprei outro carro.

  • ViniciusVS

    Aqui em São Paulo meu Santana 1.8 Alcool ano 2000 está R$ 353,00 mais barato que o gol.

    Já o Civic EXR 2014 está R$ 2.347,00

    Carro somente Etanol paga se não me engano 3% do valor.

  • Cosi fan Tutti

    IPVA em um país serio devia ser o contrario, carros velhos pagar valor cheio, e carros novos menos poluentes ter desconto ou ele ser zerado por um periodo, ate a pessoa conseguir pagar o carro. Assim muitas pessoas trocariam o velho por novos, obrigadas no caso, mas isso garantiria uma frota renovada, vendas, e mais limpeza no ar e pq nao beleza em nossas vias, e tambem segurança! É incrivel como no Brasil é tudo pensado ao contrario..

    • Charlis

      Posso curtir mais de uma vez seu comentário!? Rs …
      Exato, alguns países funciona assim.
      Infelizmente aqui é o contrario, sem lógica alguma.

      • Hodney Fortuna

        Alguns países funcionam assim por conta do custo do carro zero ser bem mais acessível que no brasil! Um Moby intermediário custar mais de 37 mil é impraticável! Mesmo que uma pessoa que ganha 4 mil reais e que tenha uma família com um filho não consegue comprar um carro desses!

        • Cosi fan Tutti

          Vc ta dizendo que todo mundo que tem Mobi ganha mais de 4 mil por mes? kkkk kra, por favor, eu conheço gente que ganha isso, tem familia grande, paga financiamento de apt, condominio e tem Corolla zero na garagem.

          • Leandro

            Cara, sabendo administrar, ganhando 4 mil reais dá pra ter um carro bem melhor…

    • Hodney Fortuna

      Como alguém que ganha pouco, mal consegue manter um carro mais antigo, vai despender mais de 40 mil reais para adquirir um novo? Cai na real, meu caro!

      • Cosi fan Tutti

        Pensa meu caro, no que eu falei, com esse valor amortizado, a pessoa vai fazer os calculos por ano quanto vai economizar, e vai sim comprar, pode ate parcelar, mas compra. O que nao pode é facilitar pra carros velhos continuarem poluindo e sendo inseguros fazendo vitimas por ae. Ja viu crash-tests destes modelos???

      • Caio Lucas Andrade

        Não sei em que país estes vivem Hodney.

  • Daniel dos Santos

    Quanto mais velho, deveria custar mais…tem muita tranquera nas ruas..

    • Geraldo Xavier

      Acho que a taxa deveria ser de valor único. Ridículo você ter que pagar mais em um carro novo que polui menos e pagar menos em carros velhos que poluem mais

      • Pedro Henrique

        acho que as taxas deveriam ser um valor único, com exceção de carros super esportivos de luxo que deveriam ter uma taxa diferente (mas nada absurdo também)
        a única diferença que deveria ter é vistoria pra ver as emissões do veículo, se tiver alguma coisa irregular (escapamento, catalizador.. enfim)se poluir mais deveria pagar uma taxa separada de irregularidade de emissões, se tiver dentro do padrão não paga essa taxa.
        ia ser muito bom, imagina a quantidade de veículo diesel que teria de se regularizar pra não toma a facada no rim, fora as maria fumaça que anda por aí, pessoa pode até não ter condição de ter um carro mais novo, mas pelo menos cuide do que tem, ao menos pra não fica por ai parecendo um mata mosquito

        • Geraldo Xavier

          Seria ótimo

  • Marcio Souza

    Esse país é do avesso. Um carro com menos tendência a quebrar e polui menos paga mais IPVA.

    • invalid_pilot

      Porque o imposto é pelo valor da propriedade. (Um absurdo na minha opinião, governo não tem que se meter nas propriedades privadas)

      • Hodney Fortuna

        Mas pela questão ideológica, ele invade e o povão aceita!

        • invalid_pilot

          Sim, sim.

          Eu ainda acho que IPVA deveria ser pago somente pra quem tem mais de 1 carro no seu nome e/ou pra quem ganha dinheiro trabalhando com o carro – e não como é hoje.

          • Hodney Fortuna

            O IPVA jamais deveria existir! O que o governo deveria exigir é que cada carro seja segurado como nos EUA! Esse meio eu aprovo e desabona o contribuinte de impostos com gastos de internação e tratamento de vítimas de acidentes!
            O IPVA é um imposto criminoso que atenta contra a Propriedade Privada, criada durante o Regime Militar e que ainda se mantém desde os anos 70. Basta apenas o Licenciamento e exigir o seguro total ou parcial para permitir o carro rodar!

            • Cosi fan Tutti

              O IPVA como foi criado não é ruim! Ele foi criado como TAXA e como tal so poderia ser usado para o fim proposto, que era pra pavimentação. Tanto que é so se cobra de veiculos sobre rodas. O problema foi terem tornado ele em imposto, se tirou a obrigação de ser usado apenas em pavimentação e cuidado das vias. Hoje varias prefeituras dependem dele pra pagar um monte de coisa, e gastam bem mais que arrecadam pois terão IPVA e IPTU no começo de cada ano. Nos Eua também tem a taxa de rodagem, mas ela é pelo peso do veículo.

  • Hodney Fortuna

    O imposto de um Ford Ka ano 2012 em SP é mais caro do que de um Nissan March 2014 com motor 1.6 aqui em Fortaleza.

  • jkpops

    Aqui em são paulo não existem percentuais por potencia do motor não todos pagam 4% do valor e é cobrado dos veículos com até 20 anos de uso tenho um Monza 1993 que paga apenas as taxas de seguro obrigatório e licenciamento.

    • rgrigio

      Paraná é 1,5% para utilitários e 3,5% para os de passeio. 20 anos. Mas a tabela deles é sempre inflacionada, na prática pode chegar a 4% do valor de mercado do veículo.

  • Paulino Lino

    DIGO MAIS: se todos vcs que escrevem e protestam aqui, bem bonitinho, comparecerem às urnas este ano, tudo vai continuar a mesma porcaria de sempre. Esse país só tem conserto começando pela REFORMA POLÍTICA, (e os pedágios? o que me dizem?). TODOS OS BRASILEIROS SÃO TROUXAS !

  • felipe15

    Pessoal vamos para com a falacia de que IPVA é para melhorar estradas. De acordo com a lei 5172 ” Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.”
    isso significa que imposto não tem destinação específica, mesma coisa que acontece com o IPTU. O tributo que serve para a melhoria das nossas estradas é o CIDE combustivel.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email