Pneu run flat: o que é, quanto tempo dura, etc (15 dúvidas)

pneu run flat

Já ouviu falar em pneu run flat?

Este termo em inglês significa “rodar murcho”, e é exatamente o que ele faz.

Vamos aqui ver todos os detalhes a respeito do pneu run flat, bem como responder algumas perguntas e dúvidas que muitos fazem sobre ele.

Confira abaixo:

O que é o pneu run flat?

Se trata de um pneu especial, que tem uma construção diferenciada, para poder rodar mesmo que fure, com um prego, parafuso ou outro objeto cortante.

O pneu run flat tem paredes laterais bem mais reforçadas, que conseguem suportar o peso do carro mesmo vazios.

Como funciona o pneu run flat?

Os pneus normais apenas funcionam corretamente quando estão inflados com a calibragem recomendada.

Quando um furo aparece, o ar sai lentamente ou rapidamente (dependendo do tamanho do furo) e o pneu murcha por completo, impedindo o uso do veículo.

Se a pessoa ainda assim tentar andar com o carro, o pneu poderá se desprender da roda, ou mesmo se despedaçar, por causa do peso do carro em cima da sua borracha, que não é preparada para isso.

Já o pneu run flat não murcha por completo quando é furado, então ele continua funcionando normalmente.

Ele até murcha um pouco, mas suas laterais reforçadas continuam em pé, sustentando o carro.

Quanto posso dirigir com o pneu run flat?

A maioria dos fabricantes recomenda uma distância máxima de rodagem com o pneu run flat de até 80 quilômetros.

Importante: é necessário obedecer a velocidade máxima de 80 km/h, não é possível andar acima disso com o pneu run flat.

Quanto tempo dura o pneu run flat?

Em termos de quilometragem total que o pneu dura, os fabricantes dizem que ele deverá durar aproximadamente o mesmo que os pneus convencionais.

Mas não é isso que geralmente os proprietários de carros com pneus run flat dizem.

Muitos relatam de durabilidade bem inferior a pneus normais.

Aí que entra um dos grandes problemas do pneu run flat, que são os custos.

Quanto custa um pneu run flat?

Temos informações divergentes entre o que os fabricantes dizem e a realidade do mercado.

As empresas que produzem estes pneus falam de custos 20% a 40% maiores, em relação a um pneu de mesma medida, mas convencional.

Mas basta pesquisar online que vemos pneus run flat que custam 100% a mais do que convencionais, mesmo dentro das mesmas marcas.

Veja o caso do pneu de medida 245/45R18, que é usado como medida original em modelos como Audi A6, Audi A8, BMW 530i, Mercedes E300, Mercedes S600, etc.

Uma rápida pesquisa retornou o preço de R$ 2.790 a unidade, para o pneu Michelin Primacy 3 ZP, que é run flat, ao passo que o Michelin Primacy 3 convencional tem preço de R$ 1.450. É uma diferença absurda!

Com isso, muitos proprietários desses veículos acabam colocando pneus normais quando chega a hora da troca, e adicionando um estepe no porta-malas, junto com macaco e todas as ferramentas necessárias para a troca do pneu furado.

pneu run flat 2

O pneu run flat é melhor do que um pneu convencional?

O pneu run flat tem sim seus benefícios, os principais a segurança de não ter que parar para trocar o pneu furado, e a economia de combustível por causa do peso eliminado do estepe.

Mas também tem pontos negativos, como durabilidade inferior, preço altíssimo e redução no conforto, pois geralmente são pneus mais duros.

O pneu run flat também tem que ser trocado sempre que se furar, o que é um custo a mais para o proprietário do carro.

O carro com pneu run flat fica mais seguro?

A segurança dos ocupantes de um carro com pneu run flat é aumentada no sentido de que eles não precisam passar por situações perigosas para trocar um pneu.

Por exemplo, se o pneu fura no meio da madrugada, em um local totalmente vazio e ermo. Ou pior ainda, em um local que é conhecido por ser frequentado por bandidos e ladrões.

Esse motorista poderá continuar andando normalmente com o carro até chegar a uma área mais segura, como um grande posto de combustíveis ou perto de uma delegacia de polícia.

Como saber se um pneu é run flat?

Existem marcações diferentes nas laterais dos pneus run flat, mas não existe uma simbologia universal.

O que acontece é que cada fabricante vai ter uma indicação para designar o pneu run flat.

Confira os códigos para algumas das marcas mais conhecidas de pneus abaixo:

Bridgestone – ROF, RFT, RSC
Pirelli – RSC
Michelin – ZP
Goodyear – ROF, EMT
Dunlop – DSST, ROF
Continental – SSR

Uma maneira muito simples de saber se seu carro usa pneus run flat é abrir o porta-malas e ver se ali existe um estepe, ou mesmo um kit de reparo com espuma que pode ser colocada dentro do pneu, no caso de um furo.

Se tiver quaisquer destes itens, seu carro não usa pneus run flat. Ele terá este tipo de pneu especial se no porta-malas não tiver nada relacionado a troca de pneus.

Que carros são equipados com pneus run flat?

Geralmente, os carros equipados com pneus run flat são carros de segmentos mais altos do mercado, ou seja, carros mais caros.

Em outros países, os governos tornaram os monitores de pressão dos pneus um item obrigatório, cerca de 10 anos atrás.

Com isso, várias marcas passaram a usar pneus run-flat, já que os veículos com esses pneus devem obrigatoriamente ter sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Marcas que geralmente usam pneus run flat incluem Audi, BMW, Mercedes, Mini, também modelos importados da Volkswagen.

Como ele fica em relação ao conforto na rodagem?

Infelizmente não existe um jeito de se colocar pneus run flat em um carro e ele continuar com o mesmo conforto na rodagem.

Os pneus run flat tem laterais mais reforçadas, o que deixa sua absorção de impactos mais prejudicada.

Tanto que quando o proprietário troca estes pneus por modelos convencionais, percebe uma melhora muito grande no conforto ao rodar.

O pneu run flat precisa de uma roda especial?

Não, eles geralmente podem ser instalados juntamente com rodas convencionais.

É possível reparar ou consertar um pneu run flat?

A resposta aqui é não, na maioria dos casos. Quando um pneu run flat recebe um furo, ou um rasgo, ele deve ser imediatamente trocado por um outro igual.

Isso porque sua integridade estrutural não pode ser comprometida de maneira alguma.

A exceção é no caso de danos muito pequenos, que ainda podem ser reparados.

Posso usar um pneu normal no carro que veio com run flat de fábrica?

Muitos sites automotivos dizem que não se deve colocar pneus convencionais em um carro que tinha pneus run flat.

Isso se dá porque a suspensão pode ter sido calibrada de maneira mais firme pelo fabricante, levando em conta o tipo de pneu usado.

Mas o site da Michelin do Reino Unido diz que essa troca pode sim ser feita, desde que se coloque um estepe no porta-malas, junto com macaco e outras ferramentas.

O que temos certeza que não deve ser feito é misturar pneus run flat com pneus normais, já que os pneus run flat tem o sensor de pressão do pneu, chamado TPMS.

Os carros com pneus run flat tem algum equipamento a mais?

Obrigatoriamente, esses carros devem ter o sistema TPMS, que significa Tyre Pressure Management System.

Ele é um sistema que monitora a pressão dos pneus e informa no painel se algum deles está com pressão baixa demais ou alta demais.

O pneu run flat ajuda na economia de combustível?

Ele pode ajudar no consumo de combustível se pensarmos na redução de peso total do carro, pois ele vai estar sem estepe, sem macaco, sem chave de roda, etc.

Fora isso, não existe nada que ajude ainda mais.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.