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EcoSport 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

O Novo EcoSport 2018/2019 chegou ao mercado com uma atualização quase geral, mas focando no custo-benefício com a introdução de fábrica de vários itens de conforto, conectividade e segurança.

Oferecido nas versões SE, FreeStyle, Titanium e Storm, o Novo EcoSport 2018/2019 agora trabalha em uma faixa e preço de R$ 20.000, indo de R$ 73.990 até R$ 99.990.


EcoSport 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

No evento de apresentação, a Ford fez comparativos de conteúdo e preço com alguns dos rivais do Novo EcoSport 2018/2019.

Para se destacar num segmento que já foi exclusivamente seu, o Novo EcoSport 2018/2019 não só mexeu no visual frontal e interior, o crossover teve que adotar novos motores, um câmbio melhor e recheio bem consistente para atrair velhos e novos clientes.


Com um milhão na América do Sul e 600 mil vendidos no Brasil até agora, sendo 200 mil da atual geração, o SUV compacto teve 50 mil clientes que trocaram ano-modelo.

Além de Brasil, o Novo Ford EcoSport 2018/2019 passará a ser montado em CKD na Venezuela, além de fabricação normal na Romênia, Rússia, Índia e China. Nos EUA, o modelo será lançado em 2018.

Ford EcoSport – história

Nascido em 2003, o Ford EcoSport foi sempre um projeto brasileiro, que seria executado apenas no país. Sua produção seria feita em Guaíba-RS, mas acabou indo para Camaçari-BA.

O modelo foi baseado em outro produto, o Ford Fusion, mas não o sedã americano e sim o crossover compacto vendido na Europa. Em 2013, os engenheiros brasileiros da Ford desenvolveram a segunda geração, mas esta com foco global.

Com design mais esportivo e aerodinâmico, o Ford EcoSport tem um porte bem compacto, medindo 4,26 m de comprimento – com estepe – 1,76 m de largura, 1,69 m de altura e 2,52 m de entre eixos. O SUV tem 356 litros no porta-malas e mais 52 litros no tanque.

O modelo foi líder durante anos em um segmento que criou. Com a chegada do Duster, o utilitário esportivo da Ford começou a sofrer pressão.

Mas, foi a partir de Renegade e HRV que o Ford EcoSport perdeu a liderança e caiu bastante em vendas. O alento foi a atualização recente, que focou no melhor custo-benefício. Mesmo assim, as vendas do SUV continuam irregulares.

Em agosto, o modelo foi o 25º colocado com 2.726 emplacamentos. No acumulado do ano, o crossover está em 21º lugar com 18.372 unidades.

Em seu segmento, o SUV está apenas em sexto.

EcoSport 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Novo EcoSport 2018/2019 – detalhes

Olhando por fora, nota-se que os retrovisores não são basculantes eletricamente na Titanium, mas esta pelo menos tem teto solar elétrico. O friso cromado da um ar mais “chique” ao topo de linha. A entrada com sensor na porta é elogiável.

No FreeStyle, os detalhes em cinza escuro também são interessante, assim como as rodas aro 16. Os faróis com projetores tipo canhão são um ponto positivo.

Por dentro, o Titanium dá um “plus” na vida do Novo EcoSport 2018/2019, ambientado com dois tons bem contrastantes, embora a cor bege do revestimento em couro não deva agradar muita gente, por conta da limpeza.

Nota-se a ausência das alças no teto, evidentemente por causa dos airbags de cortina. O teto solar apenas corre, não levantando o vidro para ventilação simples. Boa impressão tivemos do cluster, amplo e com iluminação de LED translúcida, criando um visual escurecido quando desligado.

O volante multifuncional do EcoSport 2018/2019 é bem resolvido e com boa empunhadura, mas a regulagem em profundidade se mostrou rígida demais. A multimídia SYNC 3 sem dúvida é uma das mais completas e intuitivas do mercado, não demandando muito tempo para seu manuseio.

O ar-condicionado automático é bem eficiente, até exagerado em alta potência. Não gostamos do apoio para celular, que poderia ser plano e não vertical. O mesmo em relação ao porta-objeto com apoio de braço. No entanto, as duas entradas USB pontuam muito bem.

O acabamento melhorou bastante, especialmente a atenção nos detalhes, como os speakers do sistema de som (Sony Premium no topo de linha) ou o revestimento em material emborrachado na parte superior do painel.

Os novos bancos se mostraram mais confortáveis, assim como o aproveitamento do espaço traseiro com os encostos menos proeminentes.

As portas redesenhadas dão um aspecto melhor ao ambiente. Já a prancha sobre o assoalho do porta-malas é uma boa ideia para separação de objetos e criação de uma plataforma plana, mas não amplia os 356 litros do bagageiro, ainda pequeno diante da concorrência. O banco bipartido ajuda, mas tira lugar para priorizar bagagens.

No Novo Ford EcoSport 2018/2019 em versão FreeStyle, o acabamento não é tão ruim quanto se espera, mantendo a mesma atenção nos detalhes em comparação ao Titanium, mas com apenas um tom de cor, preto.

A tela grande (8 polegadas) e o mesmo volante do topo de linha, valorizam a versão, assim como ar-condicionado automático e bancos em tecido/couro.

A versão Storm vem com visual personalizado, dotado de faixas decorativas, para-choques e saias de rodas com proteção adicional, bem como grade estilizada “Storm”, rack de teto exclusivo e rodas de liga leve próprias, bem como interior personalizado.

 

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Novo EcoSport 2018/2019 – novidades

A Ford mencionou que fez melhorias no processo produtivo com medição laser de carroceria, até então exclusivo do Mustang. Também fez alterações nas suspensões, tornando o conjunto mais robusto, além de atualização da direção elétrica.

Na aerodinâmica, além da grade ativa, o Novo EcoSport 2018/2019 vem ainda com defletores sob o para-choque dianteiro, plataforma e para-choque traseiro, reduzindo o arrasto aerodinâmico com o fechamento das aletas em alta velocidade, abrindo-as em baixa para refrigeração do motor.

A Ford também mudou o formato dos bancos do EcoSport 2018/2019 e adicionou um sistema mais prático para basculamento do banco traseiro, que é bipartido. Outro item que chama atenção é o Advance Trac com RSC, um sistema anticapotamento que usa freios e controle de tração.

Isolamento acústico sob o capô também foi introduzido para reduzir o nível de ruído. As travas foram reforçadas, assim como mais material isolante foi colocado nos revestimentos.

Outra novidade é a versão Storm, que além do visual personalizado, oferece tração nas quatro rodas, mas agora com um diferencial, tem câmbio automático de seis marchas com conversor de torque ante o antigo modelo, que tinha câmbio manual de seis marchas.

Além disso, vem com motor Duratec Direct 2.0 de até 176 cv. A novidade chega por R$ 99.990.

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Novo EcoSport 2018/2019 – versões

  • Novo EcoSport 1.5 SE MT 2018
  • Novo EcoSport 1.5 SE AT 2018
  • Novo EcoSport 1.5 FreeStyle MT 2018
  • Novo EcoSport 1.5 FreeStyle AT 2018
  • Novo EcoSport 2.0 Titanium AT 2018
  • Novo EcoSport 2.0 Storm AT 4×4 2018

Novo EcoSport 2018/2019 – equipamentos

Novo EcoSport 1.5 SE MT 2018 – De série com sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, medidor de pressão dos pneus, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15 polegadas, assistência de emergência (SAMU 192), Isofix, sensores de estacionamento, multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas e Android Auto/Car Play, Bluetooth, 2 entradas USB, volante com controles de áudio, AppLink, sistema anticapotamento (RSC), ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico e repetidores de direção nos retrovisores.

Novo EcoSport 1.5 SE AT 2018 – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas, paddle shift e piloto automático.

Novo EcoSport 1.5 FreeStyle MT 2018 – Itens do SE MT, mais câmera de ré, navegador GPS integrados, tela de 8 polegadas no SYNC 3, piloto automático, display TFT de 4,2 polegadas no cluster, luzes diurnas em LED, ar-condicionado automático, bancos parcialmente em couro, rodas de liga leve aro 16 polegadas e assoalho inteligente no bagageiro.

Novo EcoSport 1.5 FreeStyle AT 2018 – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas e paddle shift.

Novo EcoSport 1.5 Titanium AT 2018 – Itens acima, mais sistema de som Sony com 9 alto-falantes, entrada e partida sem chave, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, sensor de ponto cego com alerta de tráfego traseiro, bancos em couro na cor Light Stone, faróis de xênon, teto solar elétrico e rodas de liga leve aro 17 polegadas.

Novo EcoSport 2.0 Storm AT 4×4 2018 – Itens acima, mais para-choques com proteções extras, saias de rodas e estribos em preto, faixas decorativas, rack de teto com barras transversais, faróis e lanternas escurecidos, estepe com capa Storm, rodas de liga leve aro 17 polegadas exclusivas, suspensão mais elevada, maçanetas em cor cinza, tração permanente nas quatro rodas, retrovisores pretos, detalhes internos em cor laranja, entre outros.

Novo EcoSport 2018/2019 – preços

  • Novo EcoSport 1.5 SE MT 2018 – R$ 73.990
  • Novo EcoSport 1.5 SE AT 2018 – R$ 78.990
  • Novo EcoSport 1.5 FreeStyle MT 2018 – R$ 81.490
  • Novo EcoSport 1.5 FreeStyle AT 2018 – R$ 86.490
  • Novo EcoSport 2.0 Titanium AT 2018 – R$ 93.990
  • Novo EcoSport 2.0 Storm AT 4×4 2018 – R$ 99.990

EcoSport 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Novo EcoSport 2018/2019 – motor

A Ford desenvolveu um novo motor de três cilindros de fabricação indiana, que será oferecido para a nova dupla de compactos, mas antes ele aparece aqui no Novo EcoSport 2018/2019. O propulsor é chamado Dragon no oriente, mas aqui ele é simplesmente 1.5 3C Ti-VCT.

Com alumínio no cabeçote, bloco e cárter, o motor tem coletor de escape integrado, duplo comando de válvulas variável, eixo balanceador no cárter e sistemas de refrigeração do produtor independentes.

Ele entrega 130 cv a 6.500 rpm com gasolina e 137 cv a 6.500 rpm, bem como 15,6 kgfm na gasolina e 16,2 kgfm no etanol, ambos a 4.500 rpm. Com ele, o Novo EcoSport 2018/2019 vai de 0 a 100 km/h em torno de 11,8 segundos com velocidade final de 180 km/h.

Essa performance é igual com câmbio automático de seis velocidades.

Com o novo motor 1.5 3C Flex, o Novo EcoSport 2018/2019 ficou mais econômico em relação ao antigo Sigma, fazendo na versão manual 8,3/9,0 km/litro com etanol e 11,6/13,1 km/litro com gasolina, respectivamente em cidade e estrada.

Já com câmbio automático de seis marchas, o SUV faz 7,1/8,9 km/litro com etanol e 10,4/12,8 km/litro na gasolina, respectivamente cidade e estrada.

Na versão Titanium, por enquanto, o motor é o conhecido Duratec Direct, que é uma evolução ao antigo Duratec 2.0. Com quatro cilindros, bloco em ferro fundido, duplo comando de válvulas variável e outras alterações, o 2.0 tem ainda injeção de eletrônica direta, mas isso não ajuda muito no consumo nesse projeto antigo.

Embora vá de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, ele é limitado em 180 km/h, o Novo EcoSport 2018/2019 faz 6,1 km/litro no etanol e 8,8 km/litro na gasolina na versão 2.0. Na gasolina, o SUV em paz com  8,3 km/litro no etanol e 12,0 km/litro na gasolina.

Este motor entrega 170 cv a 6.500 rpm com gasolina e 176 cv a 6.500 rpm, bem como 20,5 kgfm na gasolina e  kgfm no etanol, ambos a 4.500 rpm.

O Novo EcoSport 2018/2019 vem com transmissão manual de cinco marchas nas versões SE e FreeStyle, enquanto a outra opção para as demais é uma nova caixa automática de seis marchas, a mesma do Ford Fusion atual.

Com ela, a Ford decidiu substituir o velho câmbio de dupla embreagem Powershift, que apresentava diversos problemas, entre eles superaquecimento, vidração, ruído, desengate de marchas, trancos, alterações no consumo e na performance, bem como na segurança.

O novo câmbio tem modo Sport, engates suaves e precisos. Sua concepção com conversor de torque é mais tradicional, porém, de maior confiabilidade. Em breve, o SUV deve receber também a tração 4×4, que não foi perdida, de acordo com a Ford.

Essa opção visa manter a característica mais off road ou para quem deseja um carro para pisos molhados e congelados no inverno.

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Novo Ford EcoSport 2018/2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Novo EcoSport 1.5 MT 2018 – 11,8 segundos e 180 km/h
  • Novo EcoSport 1.5 AT 2018 – 11,8 segundos e 180 km/h
  • Novo EcoSport 2.0 AT 2018 – 9,5 segundos e 180 km/h

Cabo de Santo Agostinho/PE – A Ford realizou o test drive do Novo Ford EcoSport 2018/2019 com as versões FreeStyle 1.5 AT e Titanium 2.0 AT. As primeiras impressões do SUV compacto renovado foram boas.

O visual exterior chama bastante atenção na frente e mostra uma evolução do produto, embora ainda longe da terceira geração e com muito do modelo anterior. Os faróis de xênon com LEDs diurnos dá ao modelo um visual mais atraente que o anterior, em especial na Titanium, onde as rodas são aro 17 com belo desenho.

O estepe continua exposto na traseira, algo que não agrada a todos e deixa o pneu sobressaliente muito à mostra. A Ford tem algumas capas como acessório. A empresa fala que o perfil virou uma característica do Novo EcoSport 2018/2019.

A abertura lateral da tampa continua do mesmo jeito, não sendo muito funcional.

EcoSport 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Andando, o Novo EcoSport 2018/2019 na versão Titanium apresentou uma boa performance com o motor 2.0 Duratec Direct Flex, que entrega 170/176 cv a 6.500 rpm e 20,6/22,5 kgfm a 4.500 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.

Embora o motor seja potente, ele precisa de alto giro para mostrar sua força.

Mesmo em retomadas, rapidamente a rotação alcança 4.000 rpm, elevando bastante o ruído interno. Na cidade, ele não se esforça tanto, mas na estrada incomoda essa elevação exagerada para situações onde um motor 2.0 não é tão exigido.

Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.300 rpm, o que é um bom nível, tendo em conta a caixa automática de seis marchas. No modo Sport, o propulsor só reage em alta, mas não decepciona em condução esportiva.

Nas mudanças manuais, o novo câmbio do Ford EcoSport 2018/2019 dá pouca liberdade para manter as marchas, não logrando um desempenho extra por conta disso. Em relação ao câmbio, as mudanças são suaves e pouco perceptíveis, não gerando ruído ou trancos.

As relações focam o conforto e a economia. A suspensão ficou um pouco mais rígida, mas com melhor estabilidade. O curso não é muito longo, então, valetas ou lombadas são encaradas como se estivéssemos em um automóvel de passeio. A absorção de irregularidades melhorou ao relação ao anterior.

A direção elétrica ficou mais firme e com resposta mais imediata, enquanto os freios se mostram bem adequados para a proposta do modelo. O Novo EcoSport Titanium se mostrou um carro interessante, mas não mais que o FreeStyle 1.5 AT.

Nesse caso, o crossover se mostra ágil para sua menor potência e motor compacto. Rodando apenas no meio urbano, o SUV com seu propulsor de três cilindros agradou mais.

O 1.5 3C Flex entrega 130/137 cv e 15,6/16,2 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. Os números são atingidos nas mesmas rotações do motor 2.0, mas esse três cilindros tem uma resposta boa em baixa rotação.

O interessante é que mantendo-se 60 km/h, a rotação chega a cair para 1.500 rpm.

Geralmente, no circuito urbano, o propulsor trabalha entre esse nível e 2.500 rpm. Retomadas são feitas a 3.500 rpm normalmente, enquanto o modo Sport exige algo entre 4.000 e 5.000 rpm. O nível de ruído em alta ainda é menor que o do 2.0.

Com funcionamento suave, o 1.5 3C Flex vibra muito pouco em marcha lenta. Para as versões SE e FreeStyle, que tomarão conta do mix de vendas, a escolha não será nada ruim.

Com rodas aro 16 polegadas e pneus 205/60 R16, o Novo EcoSport 2018/2019 mostra boa estabilidade e conforto ao rodar.

EcoSport 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Novo EcoSport 2018/2019 – consumo

Cidade

  • Novo EcoSport 1.5 MT 2018 – 8,3 km/litro no etanol e 11,6 km/litro na gasolina
  • Novo EcoSport 1.5 AT 2018 – 7,1 km/litro no etanol e 10,4 km/litro na gasolina
  • Novo EcoSport 2.0 AT 2018 – 6,1 km/litro no etanol e 8,8 km/litro na gasolina

Estrada

  • Novo EcoSport 1.5 MT 2018 – 9,0 km/litro no etanol e 13,1 km/litro na gasolina
  • Novo EcoSport 1.5 AT 2018 – 8,9 km/litro no etanol e 12,8 km/litro na gasolina
  • Novo EcoSport 2.0 AT 2018 – 8,3 km/litro no etanol e 12,0 km/litro na gasolina

Novo EcoSport 2018/2019 – manutenção e revisão

A marca revelou o valor médio de seguro Ford para o Novo EcoSport 2018/2019 entre R$ 2.846 e R$ 3.930. Na manutenção, as revisões somam R$ 1.536 no FreeStyle 1.5 AT, bem como não programada em R$ 9.148 e peças de colisão em R$ 12.986.

O contrato do Ford Protect para revisões programadas custa R$ 1.703, R$ 2.820 com um ano adicional de garantia ou R$ 3.310 com dois anos extras.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.5

Preços 2.0

10.000 km

R$ 368

R$ 368

20.000 km

R$ 576

R$ 576

30.000 km

R$ 592

R$ 592

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Novo EcoSport 2018/2019 – Ficha Técnica

Motor

1.5 3C Ti-VCT

2.0 Duratec Direct

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1497

1999

Válvulas

12

16

Taxa de compressão

12:1

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 130 cv @ 6500 rpm / Etanol: 137 cv @ 6500 rpm

Gasolina: 170 cv @ 6500 rpm / Etanol: 176 cv @ 6500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 15,6 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 16,2 kgfm @ 4500 rpm

Gasolina: 20,6 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 22,5 kgfm @ 4500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / Automático 6 marchas

Automático 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção / Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

205/60 R16

205/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4269

4269

Largura sem retrovisores (mm)

1765

1765

Altura (mm)

1693

1693

Distância entre os eixos (mm)

2519

2519

Capacidades

Porta-malas (litros)

356

356

Tanque (litros)

52

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

433

391

Peso em ordem de marcha (kg)

1242

1359 / 1456 (4×4)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

0,35

Novo EcoSport 2018/2019 – Galeria de fotos

Viagem a convite da Ford. 

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