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EcoSport 2019: preço, consumo, versões, detalhes

EcoSport 2019: preço, consumo, versões, detalhes
EcoSport 2019

O Novo EcoSport 2019 chegou ao mercado com uma atualização quase geral, mas focando no custo-benefício com a introdução de fábrica de vários itens de conforto, conectividade e segurança.

Oferecido nas versões SE, FreeStyle, Titanium e Storm, o Novo EcoSport 2019 agora está disponível com preços que começam em R$ 79.250, podendo ultrapassar os R$ 105 mil na versão mais completa.


No evento de apresentação, a Ford fez comparativos de conteúdo e preço com alguns dos rivais do Novo EcoSport 2019.

Para se destacar num segmento que já foi exclusivamente seu, o Novo EcoSport 2019 não só mexeu no visual frontal e interior, o crossover teve que adotar novos motores, um câmbio melhor e recheio bem consistente para atrair velhos e novos clientes.

Com um milhão na América do Sul e 600 mil vendidos no Brasil até agora, sendo 200 mil da atual geração, o SUV compacto teve 50 mil clientes que trocaram ano-modelo.


Além de Brasil, o Novo Ford EcoSport 2019 passará a ser montado em CKD na Venezuela, além de fabricação normal na Romênia, Rússia, Índia e China. Nos EUA, o modelo será lançado em 2018.

Ford EcoSport – história

Nascido em 2003, o Ford EcoSport foi sempre um projeto brasileiro, que seria executado apenas no país. Sua produção seria feita em Guaíba-RS, mas acabou indo para Camaçari-BA.

O modelo foi baseado em outro produto, o Ford Fusion, mas não o sedã americano e sim o crossover compacto vendido na Europa. Em 2013, os engenheiros brasileiros da Ford desenvolveram a segunda geração, mas esta com foco global.

Com design mais esportivo e aerodinâmico, o Ford EcoSport tem um porte bem compacto, medindo 4,26 m de comprimento – com estepe – 1,76 m de largura, 1,69 m de altura e 2,52 m de entre eixos. O SUV tem 356 litros no porta-malas e mais 52 litros no tanque.

O modelo foi líder durante anos em um segmento que criou. Com a chegada do Duster, o utilitário esportivo da Ford começou a sofrer pressão.

Mas, foi a partir de Renegade e HRV que o Ford EcoSport perdeu a liderança e caiu bastante em vendas. O alento foi a atualização recente, que focou no melhor custo-benefício. Mesmo assim, as vendas do SUV continuam irregulares.

Em agosto, o modelo foi o 25º colocado com 2.726 emplacamentos. No acumulado do ano, o crossover está em 21º lugar com 18.372 unidades.

Em seu segmento, o SUV está apenas em sexto.

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Novo EcoSport 2019 – detalhes

Olhando por fora, nota-se que os retrovisores não são basculantes eletricamente na Titanium, mas esta pelo menos tem teto solar elétrico. O friso cromado da um ar mais “chique” ao topo de linha. A entrada com sensor na porta é elogiável.

No FreeStyle, os detalhes em cinza escuro também são interessante, assim como as rodas aro 16. Os faróis com projetores tipo canhão são um ponto positivo.

Por dentro, o Titanium dá um “plus” na vida do Novo EcoSport 2019, ambientado com dois tons bem contrastantes, embora a cor bege do revestimento em couro não deva agradar muita gente, por conta da limpeza.

Nota-se a ausência das alças no teto, evidentemente por causa dos airbags de cortina a partir do modelo Titanium. O teto solar apenas corre, não levantando o vidro para ventilação simples. Boa impressão tivemos do cluster, amplo e com iluminação de LED translúcida, criando um visual escurecido quando desligado.

O volante multifuncional do EcoSport 2019 é bem resolvido e com boa empunhadura, mas a regulagem em profundidade se mostrou rígida demais. A multimídia SYNC 3 sem dúvida é uma das mais completas e intuitivas do mercado, não demandando muito tempo para seu manuseio.

O ar-condicionado automático é bem eficiente, até exagerado em alta potência. Não gostamos do apoio para celular, que poderia ser plano e não vertical. O mesmo em relação ao porta-objeto com apoio de braço. No entanto, as duas entradas USB pontuam muito bem.

O acabamento melhorou bastante, especialmente a atenção nos detalhes, como os speakers do sistema de som (Sony Premium no topo de linha) ou o revestimento em material emborrachado na parte superior do painel.

Os novos bancos se mostraram mais confortáveis, assim como o aproveitamento do espaço traseiro com os encostos menos proeminentes.

As portas redesenhadas dão um aspecto melhor ao ambiente. Já a prancha sobre o assoalho do porta-malas é uma boa ideia para separação de objetos e criação de uma plataforma plana, mas não amplia os 356 litros do bagageiro, ainda pequeno diante da concorrência. O banco bipartido ajuda, mas tira lugar para priorizar bagagens.

No Novo Ford EcoSport 2019 em versão FreeStyle, o acabamento não é tão ruim quanto se espera, mantendo a mesma atenção nos detalhes em comparação ao Titanium, mas com apenas um tom de cor, preto.

A tela grande (8 polegadas) e o mesmo volante do topo de linha, valorizam a versão, assim como ar-condicionado automático e bancos em tecido/couro.

A versão Storm vem com visual personalizado, dotado de faixas decorativas, para-choques e saias de rodas com proteção adicional, bem como grade estilizada “Storm”, rack de teto exclusivo e rodas de liga leve próprias, bem como interior personalizado.

 

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Novo EcoSport 2019 – novidades

A principal novidade da linha 2019 do Ford EcoSport foi a introdução da versão Storm, a mais cara da linha e a única com sistema de tração permanente nas quatro rodas. O EcoSport Storm 2.0 4×4 2019 é ainda o único crossover compacto flex com tração 4×4 à venda no Brasil.

Logo de cara, dá para notar que o novo EcoSport Storm 2019 é um carro com vocação aventureira. O visual do crossover topo de linha é marcado pela grade dianteira com acabamento escurecido e o nome da versão escrito por extenso ao invés do logotipo da Ford, além dos para-choques mais robustos.

Há ainda molduras plásticas nas caixas de roda e na parte inferior das portas, rack de teto, capa dos retrovisores e maçanetas na cor cinza, adesivos alusivos à versão no capô e nas portas, rodas exclusivas de 17 polegadas também na cor cinza e capa dos estepe exclusiva da versão.

O interior, por sua vez, traz volante e bancos com revestimento em couro preto e costuras laranjas, a mesma tonalidade aplicada em alguns pontos do painel.

O destaque, porém, é o sistema de tração 4WD com tração inteligente que transfere automaticamente o torque entre os dois eixos. Isso otimiza a tração no fora de estrada de forma automática, sem intervenção do motorista. O condutor pode verificar a distribuição de torque instantânea feita pelo sistema por meio de uma tela no painel.

Há também suspensão reforçada com curso ampliado em 1,7 centímetro e suspensão traseira do tipo independente com braço duplo e barra estabilizadora. Os pneus 205/50, porém, foram projetados para o asfalto e têm perfil baixo.

A lista de equipamentos segue o mesmo padrão do EcoSport Titanium, com sete airbags, teto solar, sistema de som premium da Sony, alerta de ponto cego, entre outros.

Além disso, o Ford EcoSport 2019 deixou de oferecer os airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista nas versões SE e FreeStyle, passando a ser uma exclusividade dos modelos Titanium e Storm.

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Novo EcoSport 2019 – versões

O EcoSport 2019 está disponível em quatro versões de acabamento diferentes, com variadas configurações mecânicas. Confira:

  • Ford EcoSport SE 1.5 MT 2019
  • Ford EcoSport SE 1.5 MT 2019
  • Ford EcoSport FreeStyle 1.5 MT 2019
  • Ford EcoSport FreeStyle 1.5 MT 2019
  • Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2019
  • Ford EcoSport Storm 2.0 AT 4×4 2019

Novo EcoSport 2019 – equipamentos

Ford EcoSport SE 1.5 MT 2019

Segurança: airbag duplo frontal, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alarme antifurto, sinalização de frenagem de emergência, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, controle anti capotamento, freios ABS com EBD, Isofix, chave My Key programável com funções de segurança, retrovisores externos com indicadores de direção, faróis com follow me home, entre outros.

Conforto: volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista ajustável em altura, ar-condicionado, banco traseiro bipartido e rebatível, bolsa porta-revistas atrás dos encostos dianteiros, volante em couro, vidros elétricos com one touch, travas e retrovisores externos elétricos, porta-luvas climatizado, entre outros.

Tecnologia: sistema SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, assistente de emergência, computador de bordo, Bluetooth, chave canivete com controle remoto e painel de instrumentos com tela LCD de 2,3 polegadas.

Exterior: bagageiro de teto, retrovisores na cor da carroceria, grade frontal com controle ativo, aplique preto na coluna das portas, gancho para reboque dianteiro e traseiro, grade frontal na cor prata, rodas de liga-leve de 15 polegadas, entre outros.

Ford EcoSport SE 1.5 AT 2019

Se diferencia somente pela transmissão automática de seis marchas com paddle shifts atrás do volante e piloto automático de série.

Ford EcoSport FreeStyle 1.5 MT 2019

Segurança: recebe alarme volumétrico, sensor de estacionamento traseiro e luzes de condução diurna em LED.

Conforto: conta com ar-condicionado automático e digital, bancos revestidos em couro e tecido e assoalho inteligente no bagageiro.

Visual: conta com retrovisores externos, grade frontal e maçanetas na cor cinza Dark London e rodas de liga-leve de 16 polegadas na mesma tonalidade.

Tecnologia: adota painel de instrumentos com tela TFT de 4,2 polegadas, e sistema multimídia SYNC 3 com tela de oito polegadas, navegador GPS integrado e câmera de ré e também piloto automático.

Ford EcoSport FreeStyle 1.5 AT 2019

Passa a contar também com câmbio automático de seis marchas e paddle shifts.

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Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2019

Segurança: dispõe de airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, aviso de tráfego traseiro, faróis de xênon e retrovisor interno eletrocrômico.

Conforto: se diferencia pelos bancos em couro e detalhes internos em Light Stone, teto solar com acionamento elétrico, sensor de chuva, sensor de luminosidade, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, entre outros.

Tecnologia: conta com sistema de som Sony com nove alto-falantes.

Exterior: recebe grade frontal cromada, faróis com acabamento cromado, capa dos retrovisores e maçanetas na cor da carroceria e rodas de liga-leve de 17 polegadas.

Ford EcoSport Storm 2.0 AT 4×4 2019

Em relação ao Titanium, passa a dispor de rodas exclusivas com acabamento escurecido, faróis e lanternas escurecidos, maçanetas na cor cinza, retrovisores pretos, para-choques com proteções exclusivas, grade frontal com o nome da versão, rack de teto com barras transversais, faixas decorativas, suspensão elevada e tração 4×4 permanente.

Novo EcoSport 2019 – preços

Confira abaixo os preços do Ford EcoSport 2019:

  • Ford EcoSport SE 1.5 MT 2019: R$ 79.250
  • Ford EcoSport SE 1.5 MT 2019: R$ 85.250
  • Ford EcoSport FreeStyle 1.5 MT 2019: R$ 86.490
  • Ford EcoSport FreeStyle 1.5 MT 2019: R$ 92.490
  • Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2019: R$ 100.590
  • Ford EcoSport Storm 2.0 AT 4×4 2019: R$ 105.290

EcoSport 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Novo EcoSport 2019 – motor

A Ford desenvolveu um novo motor de três cilindros de fabricação indiana, que será oferecido para a nova dupla de compactos, mas antes ele aparece aqui no Novo EcoSport 2019. O propulsor é chamado Dragon no oriente, mas aqui ele é simplesmente 1.5 3C Ti-VCT.

Com alumínio no cabeçote, bloco e cárter, o motor tem coletor de escape integrado, duplo comando de válvulas variável, eixo balanceador no cárter e sistemas de refrigeração do produtor independentes.

Ele entrega 130 cv a 6.500 rpm com gasolina e 137 cv a 6.500 rpm, bem como 15,6 kgfm na gasolina e 16,2 kgfm no etanol, ambos a 4.500 rpm. Com ele, o Novo EcoSport 2019 vai de 0 a 100 km/h em torno de 11,8 segundos com velocidade final de 180 km/h.

Essa performance é igual com câmbio automático de seis velocidades.

Com o novo motor 1.5 3C Flex, o Novo EcoSport 2019 ficou mais econômico em relação ao antigo Sigma, fazendo na versão manual 8,3/9,0 km/litro com etanol e 11,6/13,1 km/litro com gasolina, respectivamente em cidade e estrada.

Já com câmbio automático de seis marchas, o SUV faz 7,1/8,9 km/litro com etanol e 10,4/12,8 km/litro na gasolina, respectivamente cidade e estrada.

Na versão Titanium, por enquanto, o motor é o conhecido Duratec Direct, que é uma evolução ao antigo Duratec 2.0. Com quatro cilindros, bloco em ferro fundido, duplo comando de válvulas variável e outras alterações, o 2.0 tem ainda injeção de eletrônica direta, mas isso não ajuda muito no consumo nesse projeto antigo.

Embora vá de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, ele é limitado em 180 km/h, o Novo EcoSport 2019 faz 6,1 km/litro no etanol e 8,8 km/litro na gasolina na versão 2.0. Na gasolina, o SUV em paz com  8,3 km/litro no etanol e 12,0 km/litro na gasolina.

Este motor entrega 170 cv a 6.500 rpm com gasolina e 176 cv a 6.500 rpm, bem como 20,5 kgfm na gasolina e  kgfm no etanol, ambos a 4.500 rpm.

O Novo EcoSport 2019 vem com transmissão manual de cinco marchas nas versões SE e FreeStyle, enquanto a outra opção para as demais é uma nova caixa automática de seis marchas, a mesma do Ford Fusion atual.

Com ela, a Ford decidiu substituir o velho câmbio de dupla embreagem Powershift, que apresentava diversos problemas, entre eles superaquecimento, vidração, ruído, desengate de marchas, trancos, alterações no consumo e na performance, bem como na segurança.

O novo câmbio tem modo Sport, engates suaves e precisos. Sua concepção com conversor de torque é mais tradicional, porém, de maior confiabilidade. Em breve, o SUV deve receber também a tração 4×4, que não foi perdida, de acordo com a Ford.

Essa opção visa manter a característica mais off road ou para quem deseja um carro para pisos molhados e congelados no inverno.

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Novo Ford EcoSport 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Novo EcoSport 1.5 MT 2018 – 11,8 segundos e 180 km/h
  • Novo EcoSport 1.5 AT 2018 – 11,8 segundos e 180 km/h
  • Novo EcoSport 2.0 AT 2018 – 9,5 segundos e 180 km/h

Cabo de Santo Agostinho/PE – A Ford realizou o test drive do Novo Ford EcoSport 2019 com as versões FreeStyle 1.5 AT e Titanium 2.0 AT. As primeiras impressões do SUV compacto renovado foram boas.

O visual exterior chama bastante atenção na frente e mostra uma evolução do produto, embora ainda longe da terceira geração e com muito do modelo anterior. Os faróis de xênon com LEDs diurnos dá ao modelo um visual mais atraente que o anterior, em especial na Titanium, onde as rodas são aro 17 com belo desenho.

O estepe continua exposto na traseira, algo que não agrada a todos e deixa o pneu sobressaliente muito à mostra. A Ford tem algumas capas como acessório. A empresa fala que o perfil virou uma característica do Novo EcoSport 2019.

A abertura lateral da tampa continua do mesmo jeito, não sendo muito funcional.

EcoSport 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Andando, o Novo EcoSport 2019 na versão Titanium apresentou uma boa performance com o motor 2.0 Duratec Direct Flex, que entrega 170/176 cv a 6.500 rpm e 20,6/22,5 kgfm a 4.500 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.

Embora o motor seja potente, ele precisa de alto giro para mostrar sua força.

Mesmo em retomadas, rapidamente a rotação alcança 4.000 rpm, elevando bastante o ruído interno. Na cidade, ele não se esforça tanto, mas na estrada incomoda essa elevação exagerada para situações onde um motor 2.0 não é tão exigido.

Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.300 rpm, o que é um bom nível, tendo em conta a caixa automática de seis marchas. No modo Sport, o propulsor só reage em alta, mas não decepciona em condução esportiva.

Nas mudanças manuais, o novo câmbio do Ford EcoSport 2019 dá pouca liberdade para manter as marchas, não logrando um desempenho extra por conta disso. Em relação ao câmbio, as mudanças são suaves e pouco perceptíveis, não gerando ruído ou trancos.

As relações focam o conforto e a economia. A suspensão ficou um pouco mais rígida, mas com melhor estabilidade. O curso não é muito longo, então, valetas ou lombadas são encaradas como se estivéssemos em um automóvel de passeio. A absorção de irregularidades melhorou ao relação ao anterior.

A direção elétrica ficou mais firme e com resposta mais imediata, enquanto os freios se mostram bem adequados para a proposta do modelo. O Novo EcoSport Titanium se mostrou um carro interessante, mas não mais que o FreeStyle 1.5 AT.

Nesse caso, o crossover se mostra ágil para sua menor potência e motor compacto. Rodando apenas no meio urbano, o SUV com seu propulsor de três cilindros agradou mais.

O 1.5 3C Flex entrega 130/137 cv e 15,6/16,2 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. Os números são atingidos nas mesmas rotações do motor 2.0, mas esse três cilindros tem uma resposta boa em baixa rotação.

O interessante é que mantendo-se 60 km/h, a rotação chega a cair para 1.500 rpm.

Geralmente, no circuito urbano, o propulsor trabalha entre esse nível e 2.500 rpm. Retomadas são feitas a 3.500 rpm normalmente, enquanto o modo Sport exige algo entre 4.000 e 5.000 rpm. O nível de ruído em alta ainda é menor que o do 2.0.

Com funcionamento suave, o 1.5 3C Flex vibra muito pouco em marcha lenta. Para as versões SE e FreeStyle, que tomarão conta do mix de vendas, a escolha não será nada ruim.

Com rodas aro 16 polegadas e pneus 205/60 R16, o Novo EcoSport 2019 mostra boa estabilidade e conforto ao rodar.

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Novo EcoSport 2019 – consumo

Cidade

  • Novo EcoSport 1.5 MT 2018 – 8,3 km/litro no etanol e 11,6 km/litro na gasolina
  • Novo EcoSport 1.5 AT 2018 – 7,1 km/litro no etanol e 10,4 km/litro na gasolina
  • Novo EcoSport 2.0 AT 2018 – 6,1 km/litro no etanol e 8,8 km/litro na gasolina

Estrada

  • Novo EcoSport 1.5 MT 2018 – 9,0 km/litro no etanol e 13,1 km/litro na gasolina
  • Novo EcoSport 1.5 AT 2018 – 8,9 km/litro no etanol e 12,8 km/litro na gasolina
  • Novo EcoSport 2.0 AT 2018 – 8,3 km/litro no etanol e 12,0 km/litro na gasolina

Novo EcoSport 2019 – manutenção e revisão

A marca revelou o valor médio de seguro Ford para o Novo EcoSport 2019 entre R$ 2.846 e R$ 3.930. Na manutenção, as revisões somam R$ 1.536 no FreeStyle 1.5 AT, bem como não programada em R$ 9.148 e peças de colisão em R$ 12.986.

O contrato do Ford Protect para revisões programadas custa R$ 1.703, R$ 2.820 com um ano adicional de garantia ou R$ 3.310 com dois anos extras.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.5

Preços 2.0

10.000 km

R$ 368

R$ 368

20.000 km

R$ 576

R$ 576

30.000 km

R$ 592

R$ 592

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Novo EcoSport 2019 – Ficha Técnica

Motor

1.5 3C Ti-VCT

2.0 Duratec Direct

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1497

1999

Válvulas

12

16

Taxa de compressão

12:1

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 130 cv @ 6500 rpm / Etanol: 137 cv @ 6500 rpm

Gasolina: 170 cv @ 6500 rpm / Etanol: 176 cv @ 6500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 15,6 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 16,2 kgfm @ 4500 rpm

Gasolina: 20,6 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 22,5 kgfm @ 4500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / Automático 6 marchas

Automático 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção / Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

205/60 R16

205/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4269

4269

Largura sem retrovisores (mm)

1765

1765

Altura (mm)

1693

1693

Distância entre os eixos (mm)

2519

2519

Capacidades

Porta-malas (litros)

356

356

Tanque (litros)

52

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

433

391

Peso em ordem de marcha (kg)

1242

1359 / 1456 (4×4)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

0,35

Novo EcoSport 2019 – Galeria de fotos

Viagem a convite da Ford. 

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