Por que no Japão os carros tem retrovisores em cima do capô?

carro japao retrovisor paralama 3
carro japao retrovisor paralama 3

Até os anos 80, os carros japoneses tinham uma característica única. Eles vinham com retrovisores parabólicos não exatamente em cima do capô, mas igualmente lá na frente do carro, nos para-lamas dianteiros.

Essa escolha não era só por estilo. Era para cumprir as leis de trânsito do Japão, focadas em melhor visibilidade nas cidades lotadas.

Os retrovisores instalados nos para-lamas, também chamados de fender mirrors no mercado mundial (que significa “retrovisores de para-lama”, em inglês), eram símbolos de engenharia inteligente, pensando na segurança e na visibilidade.

Esses espelhos, colocados nos para-lamas, davam boa visão sem distrair. Com eles, é mais fácil ver pedestres, ciclistas e outros carros, sem ter que desviar muito a visão do que está acontecendo à frente do veículo.

carro japao retrovisor paralama
carro japao retrovisor paralama

E quando paramos para pensar, realmente exige um pequeno tempo, nem que seja meio segundo, para desviarmos a atenção do movimento lá na frente para poder olhar nos retrovisores do tipo comum, que são instalados nas portas dianteiras.

Outra vantagem é que, ao dirigir um carro com esses espelhos nos para-lamas, o motorista tem um grande auxílio para rodar em lugares apertados, que são abundantes no Japão.

Isso é porque não ficam muito para fora do carro. Assim, reduzem as chances de bater em algo, ou em alguém, em ruas estreitas.

Mas alguns comentavam que estes espelhos diferenciados foram adotados no Japão também para proteger as indústrias japonesas dos estrangeiros.

Mesmo quando, em 1983, as regras mudaram, permitindo retrovisores nas portas, muitos carros, especialmente táxis, continuaram com os espelhos no capô. Eles acham que essa maneira é ainda melhor.

Vantagens dos espelhos nos para-lamas

Vantagem Impacto no Trânsito
Redução de pontos cegos Menor número de acidentes por falha de visão lateral
Menor projeção lateral Facilidade em transitar e estacionar em ruas estreitas
Privacidade para passageiros Conforto e satisfação aumentados para usuários de táxis

Comparação entre os espelhos convencionais e os instalados nos para-lamas

Característica Retrovisores Convencionais Retrovisores nos Para-lamas
Visão do motorista Limitada aos espelhos laterais Ampliada no campo de visão frontal
Privacidade do passageiro Menor, exige movimento do motorista para olhar os espelhos Maior, motorista mantém posição voltada para a frente
Adoção nos táxis Comum no Ocidente Preferência no Japão devido à etiqueta japonesa
Etiqueta e formalidade Menos enfatizadas Fortemente enfatizadas na cultura japonesa
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.