Etc

Problemas Sem Parar: sistema que só traz irritação e problemas aos motoristas

problemas-sem-parar Problemas Sem Parar: sistema que só traz irritação e problemas aos motoristas

No Brasil, o cidadão comum leva constantemente o nariz de palhaço. E isso também se aplica ao sistema Sem Parar, que tem trazido irritação constante a muita gente. Nos últimos meses, em que passei a fazer constantes viagens a São Paulo, buscando veículos para fazer avaliações (qualquer avaliação de uma semana me custa pelo menos R$ 300) fui atacado por funcionários das cabines de pedágio, insistindo toda hora para que eu instalasse o Sem Parar. Em uma viagem até Campinas, por exemplo, são 5 pedágios e 5 NÃO que você tem que dar.



E a cada vez que você passa no pedágio e tem que dizer NÃO, a irritação vai aumentando. Hoje, ao ver uma matéria no blog do jornalista Luis Perez, e também uma reportagem da Folha, resolvi escrever sobre isso aqui no NA. O jornalista citado comentou uma coisa que até então eu não tinha percebido: as cabines de pedágio “normais”, para quem quer pagar com dinheiro, estão diminuindo a cada dia. De umas 15 existentes, geralmente só a metade está funcionando. Ou seja, você vai sendo espremido para ter comodidade. Se não quiser pagar, fica com um serviço de qualidade cada vez pior. Já a passagem de carros com Sem Parar aumentou… na maioria das praças de pedágio agora são duas, exclusivas, e abertinhas para você passar sem esperar nada.

Sistema maravilhoso esse, não? Não. Você paga R$ 60,78 para aderir a um sistema que faz com que a concessionária daquela estrada tenha de empregar menos gente. (???) Uma coisa que lhes alivia, lhes dá um lucro ainda maior, tem de ser pago, e o valor é alto, pois não estamos falando de 10 ou 20 reais de adesão, mas sim de 60. Depois disso, paga R$ 10,84 todo santo mês para poder usar o serviço. Sim, existe a adesão e depois a mensalidade. No final de um ano, você pagou mais de 120 reais só para não esperar alguns segundos na hora de passar no pedágio. E depois de cinco anos, você paga os R$ 60,78 novamente. (???) Eita mordomia cara essa, hein??

E pensa que usar o Sem Parar é garantia de não ter dores de cabeça? Se você não tem dor de cabeça na hora de selecionar moedas para pagar o pedágio, tem de outras maneiras. A reportagem da Folha cita que uma pessoa que estava em Jundiaí, no interior de São Paulo, teve um outro carro passando em um pedágio a 39 quilômetros dali, e o valor caiu na sua fatura mensal. O carro não era dele, mas foi cobrado como se fosse.

Já outras pessoas passam pelo Sem Parar e depois recebem multa, por passar sem pagar, a chamada evasão de pedágio. Multa de 127 reais mais 5 pontos na carteira. Histórias do tipo sobre um serviço criado para agilizar a passagem dos veículos nos pedágios não são mais esporádicas – e já começam a ganhar espaço em entidades de defesa do consumidor.

Se até 2008 apenas uma reclamação foi feita no Procon contra o sistema Sem Parar, em 2009 já foram 17. E estas pessoas que me desculpem, mas Procon não adianta de nada. Há dois meses, fiz uma reclamação lá, sobre um produto que comprei no site do Magazine Luiza, que não recebi, e fui informado que a empresa teria até 30 dias para responder. Depois disso o assunto viraria uma audiência no Procon, que a propósito, não tem poderes judiciais para fazer nada contra a empresa. Os 30 dias se passaram e nada aconteceu, nem mesmo recebi contato do Procon local. Resultado? Tive que entrar com processo no Juizado Especial Cível.

Mas, voltando ao assunto do Sem Parar, ele não serve para quem está cada hora com um carro. Eu tenho que comprar o chamado TAG e colocar em apenas um carro. Não posso retirar dele e usar em um Honda City que estou avaliando, e depois em uma pickup F-250. Teria que colocar TAG em cada um deles. E pagar R$ 60 em cada veículo. Sem condições. E o Sem Parar continua crescendo, pois fomenta o tipo de atitude mais comum em nossa sociedade moderna, de que eu sou especial, eu sou VIP, eu sou prioritário. Posso passar direto aqui na minha faixa especial ao passo que os pobres ficam esperando para entregar suas moedinhas. Em 2005, 32% dos veículos não paravam nas cabines devido à cobrança automática. Atualmente eles já são 51%.

E o problema é que tem motorista cobrado por lugar onde nunca esteve, carro taxado como caminhão, veículo barrado como se não fosse do Sem Parar e a queixa mais constante: as cancelas que não abrem, provocando freadas e acidentes. A pessoa vai a 40 por hora, e a cancela não abre. Aí o carro bate nela, e vem o prejuízo de amassados e riscos, que a praça do pedágio não vai querer pagar.

E existe até caso de morte. Em 2009, houve até a morte de um condutor no km 36 da rodovia dos Bandeirantes, após uma carreta reduzir a velocidade porque a cancela do Sem Parar não abriu. Há três anos, só no sistema Anchieta-Imigrantes havia dois acidentes por dia nas cancelas do Sem Parar -a empresa os classifica como “incidentes”, alegando que essas colisões eram sem danos físicos ou materiais. Sei.

Hoje são 2,4 milhões de clientes do sistema Sem Parar. Cada um pagando 10 reais por mês. E mesmo assim eles não conseguem criar um sistema que funcione. Ou parar de encher a paciência de quem não quer instalar Sem Parar no carro. Enquanto isso, a prestação de serviço para quem não usa Sem Parar vai piorando a cada dia.

  • misterbass

    Eu já tive problemas com ele, na cabine do shopping……
    Eu entrei com o carro normal, mas na hora de sair, ele acusou que eu não tinha pago o estacionamento, sem ao menos eu ter pego aquele cartãozinho de validação normal que as outras pssoas q não utilizam sem parar pegam…….
    This is Brazil, my friend……THIS IS BRÁZÍÚ……..

  • schip624

    aki em vitoria existe o sistema via expressa.. funciona perfeitamente.. nunca tive problema com nenhum dos dois carros aki de ksa e nem conheço ninguem que tenha algum tipo de reclamaçao quanto ao funcionamento… vez enquando tem uns besta que quer passar nas cabines de via expressa sem ter o equipamento.. e ai toma multa.. mais eh soh.

  • rafaelprol

    Eber o que muita gente faz ter o TAG e nao colar no carro. vejo direto na estrada gente aproximando o tag no vidro e depois tirando…

    O de troca de tag, é 35,00 reais e alguns centavos…. Eles nao dizem mas se voce comprar pela internet sai mais em conta cerca de 45 reais a adesão e outra que eles guardam segredo, quem possui o cartao american express Green / GOLD / Platinum, e optar pela cobrança via cartão de credito fica isento da tarifa de mensalidade…!!!

    • alyalysson

      são uns safadenhoooos :@
      hehehe

      • Rafasst

        esse da American eu Não Sabia..! valeu amigo

  • Felipe_Tozelli

    Eu tenho o sistema fazem mais de 3 anos e nunca tive problema algum, e também, nunca ouvi reclamações das pessoas que conheço que tem.

    Sei que o sistema não é perfeito e que tem seus problemas, que é uma coisa cara para quem usa esporadicamente. Mas para quem usa todo o santo dia, não ter que andar com dinheiro no carro, e dependendo do pedágio que pega, depois 20 pedágios por Mês vc paga uma tarifa reduzida.

    Sei que no seu caso Eber, não vele muito a pena, mas para quem pega pedágio todo santo dia ou viagem longa muitas vezes… Vale a pena.

    • betowmf

      e quando for pegar uma praia e ter que esperar 1 hora pra pagar o pedágio?? EU HEIM TO FORA !!

      • evtdesign

        Isso só ocorre quando o povão decide se enfunhanhar na areia em fim de ano… EU HEIM TO FORA !!

        • Rafasst

          lembra a Praia Grande em São Paulo,, toods na imigrates e na anchieta.. eu desço pra Rive pela mogi que tbm enxe nessas horas.

        • betowmf

          vc enquanto isso fica curtindo um churrasco na lage não é mesmo ?? hhehe

          • evtdesign

            Eu não, vou curtir minha familia, alguns amigos.. só na boa, sem muvuca, sem stress.. sem TRÂNSITO..
            E quando eu viajo… vou pra algum BOM lugar bem longe da multidão..

            Trabalho eu o ano todo pra gastar minhas poucas férias no fim do ano dentro de um carro, horas e horas no meio trânsito pra ir pra praia lotada, que está lá o ano todo disponível e na mesma distância, sem sair 1cm do lugar??

            Até churrasco na laje é melhor mesmo se for ver.. com a gelada do lado.. só na boa..

            Feliz Natal e um Trânsitado Ano Novo pra você.. pq pelo jeito.. você gosta!

            • Filippeyke

              Concordo hahahah

              "passar virada na praia" é programa de índio
              tudo lotado, trânsito, farofa, falta água, virose…

              mil vezes passar em casa, com a família, tomando uma cerveja no conforto do que passar o que esse povo passa…

              boa sorte aí farofada!

              • betowmf

                ja estou na praia :D curtindo de boa no ap e nem peguei transito heheh
                tmb acho que se for pra deixar na ultima hora e pegar transito nem vira..
                mais se precisar é sempre bom ter o sem parar (pelo menos essa é minha opnião)

                feliz natal a todos ae sem ressentimentos :)

  • Duda_li

    Com certeza essa porcaria deveria custar mais barato, afinal estão baixando seus custos, reduzindo funcionários, risco de assalto, etc…

    Aqui no RS, os pedágios são os mais caros do País – para andar em pista simples, asfalto ondulado, degrau na pista/acostamento, é piada.

    • eds2010

      Me fala um pedagio que custa mais que o sistema Anchieta-Imigrantes (R$18,50)?

  • jaydeero

    Eu uso o Sem Parar faz 2 anos totalmente SEM problemas.

    Me desculpem, mas a maioria das reclamações sobre o Sem Parar está na confiança do sistema. Só que já repararam como o povo utiliza o Sem Parar? Passam quase que em maioria acima de 40km/h, não respeitam a distância minima, etc.
    Eu faço o trajeto Campinas/SP muitas vezes por mês e é SEMPRE a mesma história.
    Lógico que não respeitando os padrões mínimos exigidos para o uso do sistema, vai dar problema.
    Fora os que não prendem a TAG e o alcance do sensor diminui. Eu não prendo, para poder tirar do carro em um shopping, por exemplo, e não correr o risco de ser roubado, mas por conta dessa comodidade passo a cerca de 30km/h nos pedágios, sempre segurando a TAG próxima ao para brisa. Se não fizer isso, não abre a tempo ou nem abre mesmo.

    De boa, pra mim vale MUITO a pena. Só de não ficar cheio de moedinha picada dentro do carro, já valeu. E quem usa regularmente acaba passando por mais de 10 pedágios, e a mensalidade fica reduzida.

  • O único problema que eu tive foi que não abriu a cancela logo no 2° dia após a instalação (eu estava a 30km/h e o limite máximo é 40km/h – sim, eu sou um desses otários que respeita o limite de velocidade até no sem parar, ao menos minha vida não está em risco), ai dei uma ré e a cancela abriu (ainda bem que não tinha ninguém atrás).

    Depois dessa vez NUNCA tive problema com meu Sem Parar, tanto que não tenho medo da cancela não abrir (mesmo isso já tendo acontecido 1 vez)

  • mauriciusvogel

    #RIO GRANDE DO SUL
    Eu nunca tive problemas com o via fácil.
    Não paguei nada de adesão e pago R$3,00 por mês de taxa de administração.
    acho que vale muito a pena.
    Tenho o auto expresso também e este nunca me deu problema mas a mensalidade é de R$5,00.

    *dica para instalação dos chips é colocar na área que o manual do usuário do seu veiculo informa para evitar constrangimentos de o chip não funcionar, pois há uma área no seu parabrisa própria para a colocação desse tipo de Chip.

    • evtdesign

      Essa tarifa até que não é cara.. mas existem 2 sistemas? Por que não há uma unificação? o.O'

      • Fábio Sardinh

        Existem sim 2 sistemas, o Via Fácil, que é da CCR, um grupo de concessionárias que acabam ganhando dos dois lados, pelo pedágio e pelo sistema Via Fácil.

        E o Auto Expresso, uma empresa que já esta forte no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, se expandindo para outros estados, porem encontrando barreiras com o monopolio das concessionárias.

        O Auto Expresso tem uma mensalidade referente ao seu cartão de crédito, que é vinculado ao chip, este serve para utilização em postos de combustíveis e lojas especializadas para o veículo, desta forma deixando o seu outro cartão de crédito livre para despesas habituais.

  • Del

    Eu tenho no meu carro e o único problema que tenho é no New York City Center, aonde eu chego com o carro próximo, vou passando BEM devagar e a cancela não abre. Sou obrigado a dar marcha-à-ré e tentar de novo umas 3 ou 4 vezes, irritando o motorista que vem atrás.

    • Kokokil

      "New York City Center"…
      Brasileiro inventa cada nome tão original …

      • Del

        Não é?

  • b3t0rj

    Tanto eu como meu pai usamos a pouco mais de 1 ano, e sem problemas.
    É uma mão na roda!!!
    A unica coisa q é irritante é a falta de educação do povo aqui do rio q insiste em ficar na faixa destinada ao sem parar até onde pode e mudam na última hora por não ter o sem parar, atrapalhando as pessoas que tem.

  • kikofar

    Pois é… quando morava em Pirassununga, interior de SP, sempre fiquei p… com esse sistema "Sem Parar". Um colega meu colocou no carro dele na época e fui quente perguntar sobre desconto em pedágio e tal. Mas pra minha surpresa, não havia nadinha de descontos, mesmo tendo que pagar pela adesão e pela manutenção!

    Mais um daqueles absurdos que só acontecem aqui!

    BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS.

  • Rod70

    A maior burrice desse sistema é usarem uma cancela; que além de poder provocar acidentes caso não abra, faz com que a própria empresa tenha que trocar a cancela quebrada toda vez que tiver acidentes, ou seja gastos para a própria empresa. Ficaria bem mais simples um sinal luminoso assim:

    Verde: Liberado/Pago
    Vermelho: Falha da tag ou evasão de pedágio; caso isso aconteça um sinal sonoro também é ativado avisando que houve um problema no carro em questão. O motorista que não tem a tag e quis entrar na faixa do SemParar assim mesmo é claro que não vai parar, vai receber a multa em casa; mas o motorista que tem a tag, que foi paga direitinho, provavelmente vai parar para saber o que houve, ele não seria idiota de passar direto e receber a multa sem mais nem menos, ainda que atrase sua viagem.
    Acho que é bem por aí, algo nesse sentido, sem cancela e com sinal luminoso ficaria bem melhor.

    • eds2010

      Isso daria problemas. Isso daria margem para erros maiores de sistema, justamente por passar num mesmo sensor. Vale lembrar que se vc passa e não lê sua TAG, o tempo de processamento do sensor do carro traseiro é maior e pode fazer ele "pagar" por problema no seu carro.

      Eu já vi pessoa passando no Sem parar em minha frente e na frente dele ter um cara que estava com a TAG nao grudada no parabrisa. Conclusão: Os dois tiveram de estacionar para conferencia.

    • Lorena

      concordo..bem inteligente

  • EduMav

    E ae Eber, tudo bem? Não quero criar polêmica aqui, ok? Apenas vou comentar sobre algo que notei aí em SP.
    Assim como o outro leitor ali de cima, tb sou aqui do RS, onde temos o Via Fácil. Eu uso o sistema desde o inicio e tb nunca tive problema. Mas em recente viagem aí pra SP, uma coisa me chamou muito a atenção.
    Ali na Castelo Branco, naqueles pedágios, notei – tanto na ida quanto na volta – que praticamente todos os motoristas do Sem Parar, passavam muito rápido na cancela. Não sei se era 40km/h ou não, mas era muito rápido…
    Aqui eu acho que o limite máximo é uns 20.. e acho que talvez seja esse um dos problema aí…
    Enfim.. foi o que notei.
    Abs

  • tandre_br

    Paga-se pela comodidade, nada mais justo.

  • Vitão

    Não instalo este bagulho nem a pa**, pq olha q palhaçada, vc tem q ficar pagando todo mês….. Fala sério…..

  • duhehe

    Eu tenho Sem Parar desde sempre !

    Nunca tive nenhum problemas.

    Os 60 de adesão e os 10 da mensalidade é o preço da comodidade ué
    Quem fica mendigando esses valores pra mim tem um nome simples = Espírito de Pobre !

    Só vou deixar de ter sem parar quando a mensalidade ficar totalmente inviável coisa que não é hj, pois ele sabe que existem muitas pessoas mão de vaca !

    Moedinhas pra pagar pedagio ??? , ticket de estacionamento de shopping .. ficar procurando onde paga aquela porcaria … DEUS ME LIVRE ! São os R$ 10,00 mais bem pagos do mundo !

    Uma coisa é verdade na materia ..se vc tem sem parar … use-o ! , nen tente entrar com ticket pq aquele negocio de aperta o botão não cancela não, vc vai pagar 2 vezes !

    • eds2010

      As vezes o cara nao tem espirito de pobre, mas se nao utiliza com frequencia esses itens para que ter no carro? para ficar pagando mais a toa do que usando?

      Eu acho que tudo vai da necessidade. Assim como vc, eu trabalho com meu carro e tbm viajo com o mesmo. Portanto, no meu caso é interessannte ter o Sem Parar.

    • Wrca_

      Bem, como acho shopping programa de aventureiro de domingo a bordo do Crossfox, e concordo com amigos em relação a muvuca da praia de fim de ano, não instalo sem parar, jamais! Não é ser espirito de pobre, e questão de prioridades. Prefiro gastar esses dez reais tomando cerveja em um dia.

      o principal motivo de não instalar é porque p serviço é atrelado a um carro, não uma pessoa, eu que dirijo semanalmente três carros diferentes não vo colocar três sem parar. O serviço deveria ser atrelado a pessoa, não ao carro, mas como estamos no Brasil, o pessoal paga por uma coisa que não existe, acha que esta ganhando em comodidade sendo o mais incauto possivel.

  • danielGT

    Custa realmente caro, mas quando saiu de SP e vou para o Rio economizo mais de 1 hora de viajem e nunca tive problema com o aparelho. Acontece que ja vi muitas pessoas virem com tudo para poder passar no sem parar. Uma vez quase que um ze mané encheu minha traseira…duvido que naquela velocidade a canceça iria abrir a tempo de ele passar. Enfim existe gente que tira e na hora do pedagio levano o aparelho para poder passar….existem varias e varias coisas que podem ter ocorrido para estas falhas que vamos e venhamos ainda são bem poucas !!!!

  • eds2010

    Tem um amigo meu em especifico, que tem o Sem ´parar no Clio dele… ele sempre vai por volta de 80km/h.

    No meu caso eu sempre vou na velocidade que tem que respeitar. Para nao dizer que nunca fui, uma vez eu passei a 51km/h e suei frio diante da situação (com carro atras de mim). Ainda bem que nao deu problemas.

    Mas sempre respeito.

    No meu caso eu tenho a pouco menos de 2 anos, mas funciona mto bem. De fato o sistema é falho, porque tirando a questão de passar 10 pedagios e deixar de pagar 1, já aconteceu mais de uma vez de nao marcar algum pedagio que passei. E mesmo ligando para a central e falando a respeito da falta de marcação eles dizem que pode dar erro em sistema e não cobrarmesmo. Quer dizer, eu fui correto e tentei corrigir o problema e a atendente disse que nao vai ser cobrado. Achei mto estranho.

    (esse episodio ocorreu 2 vezes e isso foi complicado para mim, pois aponto minhas despesas a minha empresa eclaro constando o apontamento sem o dia "cobrado" posso ter problema).

  • almeidajonas

    Texto deselegante. Nunca havia lido um texto no NA que propriamente ofendesse.
    A primeira frase já tratando de "nariz de palhaço"? Quer dizer que eu que tenho o Sem Parar sou palhaço?
    Eu passo no pedágio na média de 20~30 vezes por mês graças ao sr. Geraldo Alckmin, ao sr. José Serra e cia. limitada.
    Se cada vez que eu fosse parar no pedágio eu tivesse de desacelerar dos meus 110~120 km/h para depois novamente acelerar até a velocidade desejada além de gastar tempo, gastaria minhas pastilhas de freio, minha gasolina (atrito estático e dinâmico etc.) além de colocar minha paciência a prova com tanta moedinha. Isso sem contar no risco que é você, viajando sozinho, ter de ficar pegando dinheiro, no escuro, juntando moedinhas etc etc etc a 120 km/h.
    Agora, aos fatos: você não pode culpar um serviço pelo mau uso deste. É a mesma coisa que culpar o metrô de São Paulo se houvessem muitos suicidas ou a rodovia porque há pessoas que gostam de correr e depois morrem em acidentes.
    As vezes a cancela não abre (nunca aconteceu comigo e já vi acontecendo uma vez com um indivíduo que, olhando ao retrovisor não tinha tag), mas se o indivíduo estivesse a 40 km/h não é difícil parar. E se o indivíduo de trás também estivesse a 40km/h a uma distância adequada não haveria NENHUM acidente, a não ser que o ser esteja dormindo, trocando o CD etc.
    TODAS as outras coisas, são simples de se reparar. Se um carro for considerado caminhão basta ligar lá e falar "ei, não sou um caminhão". Bem como evasão de pedágio, lugares onde nunca esteve etc."
    E dizer que o número de cabines manuais está diminuindo porque há sem parar é inocência para não dizer estupidez.
    O problema não é o serviço.

  • DCald

    Eu tenho o Sem Parar, realmente é muito mais comodo… hoje mesmo estava comentando isso com meu pai… fui ao Shopping e tinha fila pra entrar no estacionamento, passei pelo sem parar "de boa"… na hora de sair (depois das filas absurdas dos caixas das lojas) vi o tamanho da fila para pagar o tiquete de estacionamento… dai dei graças a Deus pelo Sem Parar, peguei o carro e sai "de boa" novamente…

    Na estrada, pode parecer que não, mas se ganha bastante tempo, principalmente em epocas de ferias em que as praças de pedágio ficam lotadas.

    Só tive problema 2 vezes com o Sem Parar, ambas solucionadas facilmente… uma vez veio cobrança de categoria diferente (como se eu estivesse com um reboque de 2 eixos (provavelmente um mané que passou colado e sem o tag), liguei pra lá e disse que cobraram errado, na hora eles já corrigiram, devolveram o valor na proxima fatura, sem estresse.
    A outra vez foi um pouco mais estressante pq fiquei sem informação. Quando vendi um carro, tirei o tag e fui numa loja da sem parar num shopping para devolver, o Tag que ia ser devolvido estava dentro do porta-luvas, e eu passei com outro carro que tbm tinha o tag. Cobraram uma diaria inteira do estacionamento do tag que foi devolvido. Eu ainda perguntei na loja e eles disseram que não tinha problema e que como estava sem o pino (que cola no parabrisas) não iria funcionar mesmo. Não me devolviam o dinheiro e eu estava no exterior, não conseguia ligar para o 0800 e contato por e-mail só vinha resposta generica (parece que nem liam o que eu escrevia)… Quando eu voltei ao Brasil e instalei (já chateado) o Semparar num novo carro, a primeira fatura veio com o desconto do estacionamento cobrado indevidamente.

    Mas a Grande Sacanagem é cobrarem a taxa de adesão e a mensalidade. Todo mundo sabe que eles recebem um percentual da tarifa pela operação.
    Se não cobrassem a manutenção (ou se ela fosse unica por fatura e não por tag) eu iria ter o tag em todos os carros aqui em casa… atualmente, tenho em apenas um, que uso mais para viagens… mas já cheguei a ter em 2 qdo morava no Interior de São Paulo e estava cada semana com um carro… (na epoca pagava em media 750 reais de pedagio/mes! Imagina ter que sacar dinheiro e separar moedinhas pra pagar isso???)

  • marcoac14

    Também tenho há bastante tempo e nunca tive grandes problemas.
    A única coisa que todos tem que ter bastante atenção é na hora de entrar no shopping.
    Por alguns motivos numa semana fui ao shopping todos os dias rapidamente só para pegar algumas coisas.
    Não demorava nem 10 minutos, sendo a tolerância de 20. Acontece que a Via Fácil cobra todas essas entradas, mesmo dentro da tolerância. Por incrível que pareça você tem que ligar pra lá pra eles cancelarem. Ou seja, eles sabem que a cobrança é indevida mas continuam cobrando de todos, a não ser que você ligue pra reclamar!
    Também acho que o sistema deveria ser mais eficiente do tipo sem cancela. Na Florida existe um sistema chamado Sun Pass que em determinados pontos da rodovia existem sensores que lêem o tag e você nem mesmo precisa reduzir a velocidade. Caso você passe por lá sabendo que não tem o tag, você tem um prazo para ir a um local pagar. Caso você não perceba, eles enviam pra sua casa uma notificação. Simples assim. Mas é EUA e não Brasil. Fazer o que! Ah, e também existem cabines para aqueles que não tem o tag, mas são bem poucas mesmo e geralmente você tem que sair da via principal, não atrapalhando o trânsito. Dá pra perceber que o sistema é bem difundido e usado pela maior parte da população de lá. Claro, a mensalidade deve ser irrisória, se é que tem mensalidade. O pedágio em si já é barato e a rodovia é 100 vezes melhor. =/

  • D_Millan

    Falando sobre a abordagem dos vendedores do "sem parar" fazem, simples. Cole um adesivo no vidro escrito. "NÃO quero comprar "Sem parar"! Por favor não insista, ajude a evitar acidentes no trânsito!

    • evtdesign

      Se fosse assim eu teria um painel de anuncios no vidro..

      NÃO QUERO SEM PARAR..
      NÃO QUERO GASOLINA ADITIVADA
      NÃO QUERO RECARGA DE CELULAR
      NÃO QUERO QUE LAVE O VIDRO
      NÃO QUERO 'SUFLÉ'
      NÃO QUERO PROPAGANDA DE IMÓVEIS

      Se pá ia ter até um NÃO QUERO NOTA FISCAL PAULISTA…

      heuaheuahuehauheauheua

      • 430scuderia

        IAUSDHauiSDHauisd, muito boaa! euri!

  • Filippeyke

    Só não entendo o motivo pra tanto choro por causa do Sem Parar: Usa quem quer, ninguém é obrigado.

    Nunca me deu problema e olha que eu viajo bastante…

    É só respeitar o limite de 40 km/h e 30m do veículo da frente que não vão acontecer acidentes.

    difícil?

  • danielrava

    Pra empresas o sem parar é uma ótima ferramenta. Para nós assalariados realmente são R$ 700,00 a cada 5 anos pela comodidade…

  • pfcmacedo

    Eu uso o via facil/sem parar na ponte rio-niteroi a mais de 3 anos e nunca tive problemas. Não posso dizer o mesmo de estacionamento dos shoppings que por vezes vc passa perto da cancela (manobrando por exemplo) e ela aciona, nos shoppings aqui do RJ o sistema é bem ruim, mas a maior culpa é das administradoras dos estacionamentos. Quanto a adesão e mensalidade, acho abusdo porem não tem condiçoes de ficar na fila na ponte no horario de rush

  • Leandro_SP

    O sem parar nunca deu problema comigo, problema foi a cobrança dos 60 reais depois de 5 anos…. me senti um palhaço e cancelei na hora.

  • Paulo_Ricardo

    eu uso no rio o via fácil (que é a mesma coisa) e utilizando o american express gold do bradesco q eu tenho, eu não pago a tarifa.

    mas descobri uma coisa interessante pro povo de são paulo "*Mensalidade para veículo de passeio ou utilitário: R$ 10,84.
    Desconto de 50% na mensalidade quando o veiculo efetuar mais de 10 passagens no mês-calendário nas rodovias de SP, exceto do DER, NovaDutra e Rodoanel, creditado na fatura em até 60 dias após as passagens"

    o pior é q o pedágio q passa aki na porta de casa é via expressa pois ele vem de minas, mas aí eu uso a estradinha de dentro e corto ele quando tenho de ir pra xerém hehehe

  • sandra

    oi tenho o sem parar a uns 3 anos só que em janeiro de 2015 recebi um a fatura de 412,00 reais e quando me assustei com o valor fui dar uma olhara na fatura e percebi que tinham cobrado meu carro como caminhão,existiam varias passagens duplicadas e triplicadas o mesmo horário segundos e o pior no mesmo pedagio,e um monte de passagens que eu não conhecia tinha dia que meu carro tinha ficado em casa na garagem eu existiam varias passagens,liguei para reclamar me devolveram alguns centavos das duplicadas e das não reconhecidas estou aguardando até hoje sem resposta e já estamos em março,na fatura de março já tem tudo de novo duplicadas tripicadas troca de categorias como caminhão e passagens não conhecidas arranquei o tag devolvi e cancelei o serviço estou agora com o conectcar por enquento sem problemas

  • steang

    Para qualquer reclamação utilizem o site http://www.consumidor.org.br que funciona. Posso garantir. Para reclamações contra operadores de telefonia, usem também o site da ANATEL. Resolve!!! Sou testemunha viva. Precisamos nos mover e agir contra esses aproveitadores.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend